MENU

27 de julho de 2010 - 10:27F1

Duvide-o-dó

SÃO PAULO | Schumacher, maior vencedor da história da F1, amplamente beneficiado por táticas de equipes, sobre o episódio: “Só deve ser feito de um jeito legal e não tão óbvio”.

Ecclestone, do baixo de sua experiência: “O que as pessoas fazem quando estão dentro da equipe e como eles gerem o time são coisas que dizem respeito apenas a eles mesmos”.

Briatore, futuro braço-direito de Ecclestone: “Apostar no piloto com melhores chances de vencer o título é uma decisão lógica”.

Presidente da FIA é Todt, autor da ordem na Áustria 2002.

E virão mais e mais comentários defendendo a atitude de algo que será julgado em 10 de setembro, primeiro dia de treinos para o GP… da Itália.

Se a negada do Conselho Mundial fizer alguma coisa além de uma multinha, será muito. Se vier uma exclusão — de corridas ou até do campeonato de Pilotos — , merecem troféus em praça pública entregue por moças desnudas e insinuantes.  Mas como diria minha tia Edith, levemente mais experiente e muitíssimo mais pobre que Ecclestone, “duvide-o-dó”.

Pelo menos a tia Edith ainda está lúcida.

43 comentários

  1. Vicente disse:

    E AGORA??
    Massa falou que se souber que é segundo piloto abandona a fórmula 1.
    Que devemos fazer?
    Contamos pra ele?!?!
    Blogueiros, me ajudem nessa difícil decisão….
    As vezes omitir é proteger ;-)

  2. cesar luidi disse:

    vc. victor esqueceu de comentar um detalhe a mais:
    SÓ TEM SUCESSO QUE SABE SE IMPOR OU SEJA FELIPE
    SERA SEMPRE SEGUNDO PILOTO

  3. Fernando Amaral disse:

    Tal meeting poderá servir para anunciarem a supressão da tal regra proibindo ordens de equipe – o que agora me parece um objetivo, para a Ferrari (e também outras equipes, a bem da verdade), maior que angariar mais pontos para seu piloto melhor colocado na tabela.

  4. João Carlos disse:

    Eu acho que não vai dar em nada, a fia vai acatar o que a ferrari fez, mais não querendo ser egoista, ficou um vazio para mim, eu acompanho a formula um desde quando tinha oito anos de idade e faz tempo pode crer, cansei de matar trabalho só para ver os treinos classificatórios, sempre senti que domingo sem formula um não tinha graça, quando o campeonato acabava ficava ansioso para ver recomeçar, eu sempre critiquei o Rubinho pelo que fez para favorecer o Schumi, mais eu até gostava do alemão, mais Alonso!!!!!!!! o pior piloto da formula um, mal carater, dick viagarista, por causa dele pode estar acabando a carreira de mais um piloto brasileiro, o mesmo que fez com Nelsinho , o Alonso nunca ganhou nada honesto, ele é desonesto e o melhor que a fia teria que fazer é tirar os pontos deste vigarista chamado Alonso, ninguem comentou , mais eu vi quando o empresario deste xarope, foi falar com o chefe da equipe quando o Dick vigarista não consegui passar o massa, Mais um recado quero mandar para o massa , sou um cara vivido dexei passar varias oportunidades na vida ´por não concordar com este tipo de canalhice que aconteceu domingo, estou triste da mesma forma que fiquei quando morreu Sena , Felipe , não sei se um dia voce vai ler o que estou escrevendo, mais pode acreditar eu acreditava em voce, e acho que o Brasil inteiro acreditava, desculpe alguns erros de portugues , pois estou muito emocionado eu gostaria de ver voce campeão e vibrar pela sua conquista, mais o sonho acabou, massa se é isso a formula um , vou passar a curtir mais a formula indi, pois a vezes que assisti não vi estas covardias por parte das equipes, palhaçada, priorizar um puiloto canalha, sujo………. FERRARI PARA MIM VOCE É A EQUIPE MAIS SUJA DA FORMULA UM, SCHUMAKER TODOS OS TITULOS QUE VOCE CONQUISTOU NA FERRARI, A MAIORIA FOI TUDO ARMAÇÃO , E NÃO SE INLUDA VOCE NÃO É E NEM NUNCA FOI TUDO QUE PENSA SER DENTRO DA FORMULA, SENNA ESTEJA AONDE ESTIVER VOCE AINDA É O UNICO.

  5. Gustavo disse:

    Ai ai, Sr. Victor.
    Fala para mim só um título que o Schumacher tenha ganho por ter sido beneficiado por um companheiro de equipe…
    1994? 1995? 2000? 2001? 2002? 2003? 2004? Até parece.

  6. FRANCISCO disse:

    A nescessidade de muitos sobrepoem a vontade de poucos.
    O piloto que não quer ser preterido, que aplique-se no seu trabalho. Corretíssima atitude do time!

  7. Neanderthal disse:

    Eu concordo com o raciocínio (nossa, isso é um tipo de crime de morte?!) do Mac logo acima – o que discordo é que naquele momento Alonso não era mais rápido que Massa, que vinha fazendo o melhor que pode para se manter à frente.
    Ué, é por isso que eu vejo corridas, há quase 40 anos.
    No contrato diz que devem obedecer ordens, mas a função primordial de um piloto de F1, para o distinto público, é ser competitivo em função da velocidade, não ganhar posição literalmente no grito.

    É válido observar, foi uma maneira da Ferrari forçar a que revejam a regra que proíbe as ordens, de preferência eliminando essa regra por completo. Esse é um segundo objetivo das descaradas falas pelo rádio no domingo.
    O descaramento e a petulância, bom, isso é típico Enzo Ferrari.

  8. Mac disse:

    Só esqueceram que Schumacher também teve que fazer jogo de equipe a favor de Irvine, O alemão entregou a vitória do GP da Malásia para ajudar Irvine ser campeão, e se precisar vai fazer o mesmo na Mercedes! Como disse o Irvine: “Meu contrato nunca teve cláusulas dizendo que eu era o segundo piloto, mas dizia que eu teria que seguir as instruções dadas pelo time”. Nenhum piloto esta acima da equipe, Se Piquet, Prost e Senna tivessem que entregar um GP para o companheiro ser campeão eles o fariam, pois estariam fora da disputa do título. Todo piloto é empregado, recebem ordens eles não são os donos da equipe! Ou vc aceita as ordens ou esta fora da jogada! Piquet em 87, Prost em 89 e Alonso em 07 não recebiam ordens, mas não satisfeitos por favorecimento ao companheiro de equipe cairam fora no ano seguinte! Massa esta sendo profissional, sabe que pra ele esta muito difícil o título não pela pontuação, mas porque ele não consegue se achar com o carro. Alonso sem sendo melhor que Massa a várias corridas, ele entendeu a situação da equipe por isso cedeu a vitória. Se em 2011 ele estiver a frente de Alonso sabe que a Ferrari não vai deixar ele na mão, sabe porque? Porque isso aconteceu com ele em 2008, estava melhor colocado no campeonato, Kimi não se achava com o carro, a Ferrari apostou naquele que estava melhor colocado e se dando melhor com o carro, isso acontece na Ferrari desde 2000, sera que ninguém percebeu? O melhor piloto colocado na tabela e que esta se dando melhor com o carro terá melhor atenção, a equipe visa o título!

  9. Andre disse:

    Se voce botar todo mundo na mesma Balanca voces vao ver que sao todos Crápulas e bandidos. Agora como bem lembrado acima pelo leitor , eu tb nao vejo diferença no que fez Nelsinho e Massa, afinal foi tudo ordem de equipe. Domingo mesmo deixei de torcer para a Ferarri, agora minhas apostas veladas para a Red Bull, ou Vettel ou Webber campeao porque eu quero que esse lixo da Ferarri se exploda na pista com toda essa corja de marginais vermelhos e esse pilotinho de MERDA Felipe massa que fez os Brasileiros de palhaco, eu tenho nojo de saber que o ano passado torci muito por voce Felipe, e voce jogou a dignidade dos Brasileiros no lixo, SEJA HOMEM e nao um subalterno de 5° categoria É POR ESSAS E OUTRAS QUE AYRTON SENNA SERA SEMPRE O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS!

  10. Cesar disse:

    muito infeliz essa babaquice de “mocas desnudas e insinuantes”….. pq eh soh pra isso q servem mulheres na F1, certo? talvez se as mocas insinuantes estivessem vestidas e tomando decisoes ao inves desses velhotes tarados, seria diferente

  11. Wembley disse:

    Eu como admirador do esporte em primeiro lugar e da categoria,fico frustrado por atitudes que só fazem acabar com a credibilidade tanto da F1 quando dos pilotos.
    Devido a isso venho aqui dizer que não darei preferência a marcas vinculadas tanto à ferrari quanto a seus pilotos.
    Essa é a maneira de penalizar esses que deveriam prezar pelos empresários que os matém ativos.

  12. Samuel disse:

    Engraçada esta declaração do Bernie Ecclestone que está no grandepremio:

    “Bernie sustentou, por fim, que as novatas não trouxeram nada à F1 além de mais carros no grid. “O mais importante é que, verdadeiramente, eles não deram a nós um valor por estar lá. Se, de repente, estas equipes não aparecerem nas corridas, não acho que o público vai ficar menor, ou que as TVs serão desligadas, ou que os jornais vão parar de escrever, vão?” ”

    Ele tem razão quanto as pequenas equipes. Mas o episódio Ferrari/Massa/Alonso é justamente tipo de coisa que faz o publico ficar menor e desligar as TVs, ou seja, é ruim pra categoria…

    Alem disso, como fica a Bridgestone que associa a imagem do Massa a seus pneus? Desde domingo não vi mais a propaganda deles…

  13. hENRIQUE disse:

    Gostaria de saber qual a diferença entre as atitudes do Massa e do Nelsinho Piquet, em relação a obedecer as ordens da equipe (empresa). Afinal, tratava-se de um garoto de 22 anos, tentando um lugar no circo da F1, enquanto outro, já consagrado e numa equipe de ponta, em igualdade de condições. E não era isso que o Nelsinho tinha e foi tão achincalhado.

  14. PHILIPE disse:

    Sinceramente… não vai dar nada porque a FIA já está conropida faz tempo!!!!!

    Olha só o que aconteceu neste ano: Hamilton fechou Petrov “344″ vezes na reta da Malásia e o que aconteceu???

    Hamilton perdeu a entrada dos boxes, cortou caminho no meio da pista na China e o que aconteceu???

    No Canadá foi um festival de fechadas na reta, carro fora da pista e tudo mais e o quem foi punido???

    Quer coisa mais ridícula, esdrúchula, nojenta, repulguinante, sem senso, pífia, desimulada, horrorosa como o que aconteceu em 2007?

    A Maclaren é excluída do mundial por sabotagem e roubo de informação da Ferrari, tomam a punição mas não punem os pilotos que foram diretamente privilegiados pelo epsódio!!!! Olha que estupidez!!!!!! Se Raikkonen não vence aquele campeonato imagina como seria isso hoje!!!! Aquela do Hamilton de falar que houve um problema no volante no gd Brasil daquele ano me lembrou a copa do mundo de 1998… será porque?????

    Em 1999 não me lembro ao certo qual gp foi, as Ferrari ficaram em 1 e 2 com Schumacher e Irvine e foram punidos porque as aletas estavam fora da regra, e isso estavam brigando pelo título com Hakkinen e no final das contas o que aconteceu?? Voltaram atras e fedeu tudo!!!!!!!

    Bem, talvez haja um punição das quais não percam os pontos e vire marmelada, f1 hoje é negócio e não esporte!!!!!

  15. Saul En. Crem disse:

    E o Filipe trouxe a F-Future para o Brasil….tinhamos de fazer campeonatos de F- Jegue pois o que parece restar para os pilotos tupiniquins…está “coroando” o antigo emprego de Tod para o Briatore e então, Ferrari + Tod + Schumacher = Ferrari + Alonso + Briatore…..o climax do descaramento somando-se ao poder econômico do Santander….só nos restará a F-Jegue.

  16. claudio aun disse:

    só tem pessoas probas, briatore ,eclestone,tod ( participou de todas as falcatruas que o kid vigarista venceu)..a F1 está muito bem,,,,,,,,,,,,,,

  17. pires disse:

    Prezado Vitor
    Existem questões contratuais nisso tudo e uma certa tradição dentro da F1 de adotar tal procedimento.Ttudo normal.
    Se quisermos ver disputa a valer é só assistir a Indy.
    Há tambem uma diferença de comportamento. Massa e Rubinho ( em que pese os excelentes pilotos que são) são cordeirinhos e lucram uma grana pesada.
    Basta ver a reação do Castro Neves quando lhe tiraram a vitória na ultima corrida.
    Quase “saiu no braço”.
    Assim é o povo da Indy…

  18. Ron disse:

    Se esse conselho não fizer alguma coisa pesada com a Ferrari, vai ser um desastre para o negócio. Se der pizza, não duvidaria se houvesse vários autódromos quase vazios daí para frente.
    Seria mais ou menos como torcida de futebol quando o time só perde: os diretores ficam tentando convencer os torcedores a ir e a grande maioria fica desconfiada se acredita na propaganda.

  19. Maximus disse:

    Se fosse aprovada a idéia da Ferrari de cada equipe de ponta terem três carros nas corridas, então seriam três carros que não competiriam entre si.

  20. Wallace disse:

    Depois de Piquet, Mansell, Prost e Senna não teve mais nada, as pistas ficaram apertadas e só cabe um carro atrás do outro. Por isso a regra mudou, o primeiro tem que sair da frente para o segundo ganhar e se puder ficar do lado de fora da curva…. Nada como ser um idiota ganhado bem….. Os brasileiros deveria boicotar o Gp F1 e a mais ridícula indy. Dominguinho ordinário esse….

  21. Geraldo Albano disse:

    Já que o negócio é dinheiro (que redundância),no Brasil, deveríamos iniciar uma campanha para não se comprar mais veículos da fiat (com letras minusculas mesmo).

  22. Ibisen disse:

    O GP Alemão reacendeu a banda podre da F1, como sempre os REDHELL (Ferrari) manipulando o resultado das corridas com suas dúbias ordens de equipes.
    Mais uma vez o XORONSO (Alonso), o endinheirado, mimado, apadrinhado pela fortuna que patrocina a F1 e a Ferrari, Banco Santander, envolvido em polêmicas.
    Sem dúvida, fica claro que Alonso é um bicampeão discutível, mau caráter, desonesto, sempre teve carros com componentes bem superiores ao de seus companheiros de equipes, duvido que Massa tenha pilotado um carro 99% semelhante ao do Xoronso. Pois como vimos na Mclaren, a única vez que Xoronso teve um bólido igual ao de seu parceiro não conseguia desempenhos superiores em relação ao mais vibrante piloto do grid, Lewis Hamilton, na época estreante, que ao contrário do beneficiamento espanhol no GP Germano foi terrivelmente prejudicado pelo asturiano com a longa parada nos boxes para a classificação do GP da Hungria, tirando então a chance de Hamilton fazer a poleposition nos idos de 2007.
    Para Alonso ser campeão é preciso que ele tenha o melhor carro do grid e que seus parceiros de times respeitem os contratos por ele redigidos. Também fica subentendido que onde Xoronso passa há máfia, na Mclaren teve o escândalo da espionagem, na Renault culminou com o acidente mais peripatético da história do PODRE ESPORTE e agora na Ferrari subestima Massa, tal como fizera com Fisichela pois tem um equipamento superior.
    Não podemos esquecer outros aspectos importantes como as declarações do gagá Eclestone, do Gavião Schumacher e do pombo David Coulthard, todos saíram em defesa da Ferrari e das ordens de equipes. Eclestone sempre tem as colações mais absurdas apesar de ser o detentor da FOM e de quase todo lucro da F1. Schumacher é o gavião acostumado a comer os pombos que as equipes sempre o enviou, Schume Master Sênior discutível, detentor dos principais recordes da categoria assiste às apresentações de Nico Rosberg com TELESCÓPIO SUBARU, vemos suas terríveis limitações para atingir o Q3 enquanto Rosberg dispara sua flecha de preto anos à sua frente e todos ficam acobertando seus pífios desempenhos com a famigerada desculpa da readaptação, como disse Tarso Marques em seu brilhante comentário: “falta de adaptação é balela! Os novatos que chegam na F1 não tem tempo pra adaptação tem que mostrar resultado logo!” . E por último, temos o homem que aprendeu a ser “POMBO”, Sr. David Coulthard, disputou centenas de GP’S na categoria e ganhou meia dúzia com dificuldade, defensor das ordens de equipe, pois foi com elas, na Mclaren na longínqua década de 90, onde tornou-se pombo sempre obedecendo às ordens da equipe para virar jantar do então, nada parceiro, Mika Hakkinen.
    Caso a Ferrari não seja excluída do GP Alemão e a vitória caia nos colos a quem de direito merece, Sebastian Vettel, jamais voltarei a assistir à F1. Alonso Xoronso vá se… tomar no…

    Voa Hamilton, Vettel e Webber (cuidado se a asa for da RedBurro)!

  23. JUNIOR disse:

    DEVEMOS FAZER UMA CAMPANHA VIA NET CONTRA ESTA MARMELADA DISCARADA, E INSULFLAR UM BOICOTE AO GRANDE PREMIO BRASIL, ISTO TUDO É MUITO IDIOTA, E DEPOIS AINDA VEM OS REIS DA MARMELADA AINDA APOIAREM ESTA IDIOTICE.

  24. Fabiano de Paula disse:

    Boa noite lamentavel e pouco , mostrou mais uma vez que independente da equipe que o massa estiver sera sempre o segundo piloto, velhos tempos onde senna, prost, mansel, alesi, piquet brigavam por vitorias, enquanto hoje em dia, o importante por fim e ter os milhares de dolares, bom ele esta na ferrari a quase dez acredito que ele não precisava mais destas palhaçadas…ridiculo

  25. Bjornn Borg disse:

    O correto não seria “Duvido. E ô dó.”?

  26. Como bom palmeirense, está chorando demais. Leia a coluna do Young e veráuma opinião mais coerente.

  27. Assis disse:

    Não há nada errado com jogo de equipe . É um esporte de equipe, e não de pilotos . O Superior manda, o funcionário obedece, e a empresa ganha . Se não gosta da forma como a coisa funciona, procure outro lugar pra trabalhar . Esperava que Massa o fizesse domingo, não o fez . Se punirem a Ferrari, tem que punir a Red Bull e outras tantas equipes em outras tantas situações semelhantes .

  28. Fernando disse:

    Senão vejamos: Brawn, Ecclestone, Briatore… Mais fácil condenar um político no Brasil. Aliás, achamos algo mais podre do que as entranhas do poder tupiniquim: A F1!!! Vai dar uma pizza com certeza, homenagem ao GP da Itália que começa no dia. Mamma mia

  29. Leo Machado disse:

    Minha revolta se faz pelo seguinte motivo:
    Em 2007, fiz uma via sacra para ver a F1 em Indianapolis. Dirigi cerca de 2400 km ida e volta de NY-Indianapolis sendo q de domingo para segunda nao foi possivel dormir 1 minuto sequer pq cheguei de volta a Nova York as 5:30 da manha. Foi so tempo de tomar um banho e partir para o trabalho. Foi recompensador todo esse sacrificil pq foi um excelente fim de semana de F1 (com estreia de Vettel pela BMW no lugar de Kubica, acidentado no Canada).
    Fico imaginando qual seria minha a minha decepcao e de tantos outros q se sacrificaram fisica e economicamente se tivesse acontecido naquela corrida o q se passou na Alemanha domingo passado. Acho q eu seria me tornaria um torcedor do Nacional do Uruguai e atiraria na pista o q visse pela frente.

  30. Leo Machado disse:

    Nao coloco 1 centavo de Real a uma punicao de desclassificacao dois dois pilotos da Ferrari nesta triste passagem de domingo. Estao conseguindo manchar um esporte tao bonito e caro, caro principalmente para os torcedores q pagam estrondosas quantias para poder ver de perto os “melhores pilotos do mundo”.
    Alonso e o Kiko do seriado “Chaves”. Mimado, criado em uma vila fechada e dono de todos os brinquedos.
    Tomara q ele nao venca nem em par ou impar daqui pra frente.

  31. Junior disse:

    Segundo os critérios do Ecclestone que ele declarou acima, então o que o Piquet Pimpolho fez em 2008 se justificaria. Quanta bobagem essa india velha do Bernie fala, tá loco.

  32. Alexandre Kail disse:

    Caso a FIA não faça nada em relação à atitude da Ferrari, deveriam então excluir de vez o campeonato de pilotos e fazer só um campeonato de equipes. Assim seria válido “jogo de equipe”. Assim como fazem nos campeonatos de ciclismo: onde cada ciclista tem sua função determinada: FUNDISTAS, SPRINTERS, etc.

  33. Fabio Souza disse:

    Depois eles reclamam de audiencia em baixa, necessidade de apertar os cintos, autodromos vazios.
    Quero mais é que se exlodam todos eles.
    Fabio
    Agora sou Hamilton e Kobayashi desde criançinha. :)

    • Danilo Candido disse:

      E Webber também, que tendo sido muito mais “macho” para enfrentar ordens de equipe que o “Mr. Mola na Testa”…

    • Eudemar disse:

      É meu caro, o Webber esta escudado pelo pilantra do Briatore, não elogie muito, não, neste domingo colocaram o Mark, no seu devido lugar, ou seja, atras do Vettel!
      Você peitaria seu patrão e tendo que pagar um ano do seu salário como rescisão deste contrato?!

  34. Alexander disse:

    Infelizmente o que aconteceu no domingo é lamentável, é o típico episódio onde procuraram satisfazer o ego de uma ou duas pessoas (O velhinho do Santander e/ou Alonso), que no caso são os donos do dinheiro (acredito que se o velhinho não estivesse lá não teria essa ordem de equipe), em detrimento ao esporte. Com essa atitude, Massa se suicidou mesmo, e para piorar, não terá nenhuma equipe Brawn onde possa se recuperar e mostrar para o mundo que ainda pode ser piloto de ponta.
    Acho que a solução para acabarem de vez as ordens de equipe é limitar um carro por equipe, colocarem um teto orçamentário, e aumentar o número de equipes no grid. Claro que teriam que adaptar os autódromos, para comportar a quantidade maior de equipes, mas isso é apenas na implantação.
    Dessa forma a fórmula 1 continuaria sendo um esporte de equipe (mecânicos, piloto, projetistas, e etc.), e não haveria privilégios a um piloto em detrimento de outro, acredito também que teríamos vencedores diversos e acabaria com essa pilantragem que presenciamos no domingo, enfim seria mais justo.

  35. Egon Kniggendorf Jr. disse:

    A muito tempo não acompanho tão apaixonadamente a F1, muito embora tenha montado um “dossiê” sobre o antigo esporte, para passar a meu filhinho hoje com 9 anos (Egon Herman), para que conheça o passado deste esporte que tanto encantou o país e o mundo.
    Confesso que a atitude de Massa e a corja que o cerca, foram a gota d’agua pra mim.
    O que farei pra esplicar a meu filho, após um exemplo como esse?…
    Como justificar o pagamento de ingressos tão caros, para assitir a uma categoria que emana valores como estes, ao chegarem em Interlagos?…
    Pra mim, já deu… Felipe Massa nem imagina a quantidade de pessoas como eu que afastou da F1 com sua atitude.
    Daqui em diante, quando tocar a vinheta do início das transmissões da Vênus Platinada, desligarei a TV e irei brincar com minha cachorra labradora. Minha Fiel companheira, que jamais mudará seus valores, nem a maneira como me trata. Dela sei que não terei surpresas, e também sei que me ajudará a educar o Egon Herman bem melhor.

    • Carlos Alberto Petry disse:

      Fácil Egon, diga ao Egon Herman que o pai dele não compreende o fato da Fórmula 1 ser um erporte de euipes antes de ser um esporte de pilotos ou pior ainda de paises.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>