Helio e a Nascar

SÃO PAULO | Negócio é o seguinte, rapaziada. Conversei aqui e ali com algumas boas fontes passarísticas, e a questão da punição de Helio Castroneves em Edmonton pode ter sido apenas o estopim de uma guerra de bastidores que ocorre entre a Penske e o diretor de prova Brian Barnhart.

Barnhart não é muito bem visto pelas equipes e pilotos e tem perdido poder na categoria com a saída de Tony George e família e a entrada de Randy Bernard e outros dirigentes. A Penske tem suas restrições desde 2008, quando Helio foi punido em Chicago. Roger Penske, mesmo, não se envolve em polêmica, mas delega a seus subordinados diretos o que cada um deve fazer — leia-se o estrategista Tim Cindric.

Daí o que se passou no domingo no aeroporto do próspero estado de Alberta ter representado uma retaliação de Barnhart.

Neste cenário, entra uma informação importante: nos últimos dias, Helio foi sondado para correr na Nascar. A equipe não é revelada nem sob tortura de acompanhar aquele comercial da Net e do tal do Hamilton. Mas é importante ponderar que a Penske tem uma equipe lá — com Sam Hornish, que está sob ultimato — e que o brasileiro é muito amigo de Jeff Gordon e de Juan Pablo Montoya.

Helio já admitiu, na Grande Entrevista que fiz no começo do ano, que a Nascar é o próximo passo. Até sexta, deve receber ligação de Barnhart para conversar sobre seu instante de cólera após a corrida, em que pegou Charles Burns, o diretor de segurança, pelo colarinho. Tal qual o Conselho Mundial da F1, o brasileiro será julgado e a decisão deve sair na semana que vem, antes da etapa de Mid-Ohio. Uma exclusão de corrida poderia até acelerar, ainda que só neste fim de ano, a ida de Helio para a Nascar — já que, em termos práticos, Castroneves já não concorre mais ao título da Indy.

E aí, seria uma boa Helio largar a Indy e se aventurar no mundo do turismo americano? Sinceramente, é cedo demais.

Comentários

  • O Hélio não é campeão ainda da Indy, mas tem 3 indy500 e é o maior vencedor estrangeiro daquela que é considerada a mais importante prova do automobilismo. Ele gosta do jeitão caipira espalhafato dos americanos e por isso ele vai com aquela baboseira do “Homem Aranha” lá naquelas corridas. Sucesso pra ele, mas é bom saber que todo mundo que foi da Indy pra Nascar se deu mal. A Lista é grande, Kenny Brack, Cristian Fittipaldi, Paul Tracy, Jacques Villeneuve, Sam Hornish Jr., Dario Franchitti, Patrick Carpentier, e por aí vai. Acho que lá só o Tony Stewart é que se deu bem lá….

  • Nascar é um porre, só dá pra ver os 15 minutos finais de corrida, qd tudo se resolve, e olhe lá! 89 corridas em oval por ano é impossível de acompanhar!! Mas o Hélio é quase um cidadão americano mesmo, deve gostar!

    Quanto ao Hamilton da net, que bichona!

  • Entre NASCAR e INDY, com toda a certeza a NASCAR é muito mais negocio, essa INDY ta quebrada.

    Agora, se vai andar bem ou não, só correndo.

  • Creio que seria um erro a Nascar agora. Helio ainda tem uma excelente performance na Indy, é relativamente novo e tem tudo para ganhar mais campeonatos.

    Não é o caso de outros pilotos, como por exemplo, o Paul Tracy, que tem o perfil de piloto da Nascar, um showman gordo e loiro.

  • Se ele for ou não, acredito que ele terá um desempenho bom. Contra ele vai estar o fato de que entre os ex-Indy, o único bem sucedido nos últimos anos é o Tony Stewart. Montoya tem ido bem, mas não consegue ganhar e ser constante nas corridas. Tá sempre lá no top-10 mas não termina no top-10.

  • Olha só, acho que a Nascar deve parar com este protecionismo americano e permitir a entrada de pilotos de outros países, por já correu alguns, então vejo com bons olhos a entrada do Helinho.

    Seria muito legal ter um brasileiro com o seu talento correndo por lá, esfregando a lataria um com o outro para ver como seria a reação…

  • Cedo para mudar de uma vez é sim.
    Mas, para começar a treinar e fazer umas corridas é hora sim. Se não qndo for, vai andar 2 anos lá atrás… Deveria já estar se preparando, fazendo algumas corridas de Truck e Nationwide.
    O Hélio é um grande produto nos EUA, maior inclusive que a IndyCar, portanto uma hora ele terá q mudar mesmo.

    E, brasileiros, não se enganam. A Nascar arrecada só nos EUA o que a F1 arrecada no mundo inteiro. Então, Nascar tem mto mais expressão q IndyCar, só para terem uma idéia, a TV q transmite a IndyCar nos eua é a cabo e pequena, Versus.
    Nascar é transmitida por ABC, ESPN, TNT, FOX… é outro nível…

  • Seria uma boa ter um brasileiro na Nascar, mas não acredito na possibilidade dele pilotar na mesma equipe de Jeff Gordon, que já se sabe contratou Kasey Khane pra 2012 e Mark Martin tem contrato até o fim de 2011, no caso a Penske, tem Sam Hornish Jr. com um desempenho fraco e acredito que Roger Penske não deve estar nada satisfeito também com Brad Keselowski pela punição da semana passada, são possibilidades para o Hélio, na equip de Montoya, Mcmurray venceu Daytona e Indianápolis este ano, é o terceiro a conseguir, e pra complicar um pouco mais, a equipe tem como um dos principais sócios o grande rival da Penske, Chip Ganassi. Não acredito que ele saia da Indy ainda este ano, 2011 qum sabe, mas se for mesmo pra Nascar creio que continuará na Penske. Desculpa te corrigir, mas a punição que ele sofreu em 2008 foi em Detroit, ele venceu em Chicago.

  • Tá certo que é muito prematuro, mas acho que ele tá certo, vai ficar na Indy pra tirarem mais vitórias dele?? Vai pra f-1 (Lê-se menos 1) onde há marmeladas a 3 por 4 e os brasileiros servindo de palhaços?? Prefiro o Helinho lá atrás do grid da Nascar mesmo, pelos menos na Nascar acontecem corridas de verdade e com finais de verdade!!

  • Eu acho que se o Helinho for, não volta mais mesmo, esse vai pra ganhar e eu acho que faria o mesmo ja que ele acha que ja não é mais bem aceito na categoria pelos dirigentes da IRL.
    Isso causará um grande “preju” em termos de imagem pra Indy e vai piorar se a Danica for nesse embalo ja que ambos são as estrelas da categoria.Mas concordo com o Leandro, ele poderia aproveitar esse ano de 2010 ja pra ir fazendo aqueles testes e ir conhecendo a coisa por que não tem sido facil pra quem foi.Intercambio ja pro Helio ,mas quando ele for sentirei saudades dele.

  • O Hélio foi punido em Detroit, não em Chicago. Em Chicago ele ganhou a corrida.

    Dúvido que o Hélio vai para a Nascar. Vai lá fazer o que? As mesmas coisas que o Sam Hornish e o Dario Franchitti? Nas Indy Helinho consegue pilotar mais uns cinco anos no mínimo em alto nível, na Nascar vai para ser mais um no fundo do grid como Papis, Allmendinger, McDowell, Villeneuve…ex-Indy’s que também não deram em nada.

    A manobra que o Hélio fez foi errada, é fato. Está na regra. A regra é ridícula? Sim, mas no começo do ano todos leram e acataram, não?

  • Victor,

    O Hélio vive no mundo Americano, então, dentro da perspectiva daquele país, fazer sucesso na Nascar seria uma consagração depois de ter vencido mais de uma vez a Indy 500.

    Sinceramente não sei se o título de campeão da Indy vale muito mais prestígio do que uma Indy 500, entretanto, como piloto, seria bacana se ele pudesse realmente ser campeão de verdade antes de tentar o próximo passo.

    Além do mais, o Franchitti está aí para mostrar que sempre é bom deixar uma boa imagem para que em caso de retorno tenha boas opções a vista.

    • Não é mico não José Floriano, a Nascar tem mais representatividade nos EUA que a Indy e tem conquistado cada vez mais fãs no Brasil.

    • Isso no Brasil.
      Tanto pra ele quanto pra Nascar, sua ida seria um baita negócio.
      Hélio é um cara muito popular lá. Nada mais natural que ele ir pra categoria mais popular deles.

  • Olá Victor, primeiramente eu sou contra tomar decisões no calor do momento, como o que ocorreu domingo passado, que podem levar a arrependimentos futuros. Essa ida do Helinho à Nascar deveria ocorrer aos poucos, ou seja, continua na F Indy e faz algumas provas da Truck e da Nationwide por uns tempos até pegar mão do carro e aí, sim, entrar de fato na categoria (isso levaria uns dois anos pelo menos?). Eu falo isso, porque vejo o Franchitti que voltou após um ano e o Hornish Jr. que era piloto de ponta nos monopostos e no turismo está penando para se firmar. Além disso, como a Penske tem equipe na Nascar, esta poderia ser a porta de entrada do brasileiro na categoria.
    abs.

  • Creio que sendo boicotado na Indy, o Hélio, deve ir para a Nascar. Mas deve ficar pelo menos uma temporada correndo tanto na Nationwide como na Truck Series de forma integral, diz a lenda que as reações do truck são mais parecidas com o carro da sprint, só que na Nationwide o retorno (visual e $) é maior…

  • A Toyota tem interesse em levar um piloto brasileiro para a NASCAR. Tentou com o Vitor Meira e com o Nelsinho Piquet. O filho do Piquet me parece meio indesiso se vai para a NASCAR ou tenta a F1(Marmelada) novamente. O Hélinho é uma opção mais interessante comercialmente para a NASCAR, o brasileiro divide a popularidade da Indy com a Danica, por causa do Dacing with Stars e também porque é tri-campeão de indianapolis. Mas eu penso que primeiro ele deveria correr na ARCA ou na East series e depois pular para a Nationwide, para pegar experiência nesse tipo de corrida. E por final correr na Sprint Cup. Se ele for direto para a categoria principal pode quebrar a cara como o Dario Franchitti que foi um fracasso na NASCAR.

  • estou de dedos cruzados torcendo para o Hélio CastrNeves ir para a NASCAR, quem sabe assim com um brasileiro lá alguma TV começe a passar as corridas ao vivo!

  • Soemnet o Hélio sabe o que ´emnelhor para ele, mas que vai ficar faltando 1 titulo da Indy, para ele se tronara de fato num dos maiores pilotos brasileiro no mesmo patamamr de Emerson, Piquet e Senna, isso vai.

    De nada adianta continuar tentando se existe esquema para queima-lo…Realemnte é uma questão complicada, com a ida do Helio, a NAskar vai ganhar muito, já para a Indy seria indiferente.

  • Acho que Helio já está há tempo demais na Indy e ainda não ganhou o título.

    A Nascar seria boa pra ele, pois iria ganhar mais e dar uma renovada no estímulo.

    …Trsite é não vê-lo ganhando mais uma 500 milhas.
    Boa sorte pra ele.

  • Cedo demais? mas quando seria a hora ideal? eu acho q a ida do Hélio pra NASCAR eh uma robada, nao eh pq corre em oval que eh a mesma coisa, NASCAR eh turismo, completamente difentente dos Open wheels, esses dias ouvi uma entrevista com o miguel Paludo -que esta nos EUA escalndo de baixo as categorias menores da NASCAR que leva a Sprint CUP- peguntado sobre se trocaria a East Series por uma chance na indy ele falou q nao pq nao eh a praia dele, Open Wheel eh mto diferente e a adaptação eh mto sofrivel, apesar de acompanhar e gostar mto da NASCAR eu nao acho q seja uma boa pro Castroneves

  • é uma pena se ele for, é um piloto que eu gosto de ver correr. é bom e não foi campeão ainda por azar em corridas decisivas. Na Nascar eu não o veria mais correr, já que a categoria nem em TV fechada é transmetida aqui!
    Abraços

    • Fernando, a Nascar é transmitida sim em TV fechada no Brasil com narração em português do Sérgio Lago e do Roberto Figueroa, pelo Speed Channel. Pergunte na sua operadora de TV como fazer para conseguir este canal. Eu sei que a NET tem este canal em sua grade. Abraços!

  • Olha Victor, apesar de parecer a primeira vista uma fria, o Hélinho na Nascar pode ser sensacional. A categoria é de arrepiar, seria fantástico.

  • Ainda acho que não é hora para o Helio partir para as barcaças. Tudo bem que é uma categoria muuuuuito mais popular nos EUA, mas acho um desperdício de talento ele sair da Indy sem um campeonato no bolso.

    Mas não estou na pele dele, então que ele decida o que for melhor.

  • Imagina o que Helio faria no lugar do Massa… Enquanto ele ir para Nascar, acho bom demais, a Indy precisa de um Ecclestone para voltar a ser o que era. A Nascar hoje eh a Formula 1 do pequeno planeta chamado EUA, seria bom ter um Brasileiro representando.

    • Tá maluco? A Indy é o que é hj, apenas um resquício do que foi, porque teve dedo do Berne na cisão IRL/Cart. Ele num tava nada satisfeito com a popularidade da Indycar e resolveu dar uma ajudinha ao Tony George. Deixe esse câncer na F1 mesmo.

  • O Hélio é excelente em ovais e tem muito carisma nos EUA.
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    Não acho cedo não. Aliás, acho que nunca é cedo para se ganhar mais dinheiro. Na Nascar ele vai ganhar muito mais dinheiro.
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    Sim, andar de Indy e de Nascar são coisas muito diferentes, haja vista a dificuldade do Montoya, Hornish, Robby Gordon, Scot Speed, dos que eu me lembro.
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    Mas na Nascar, pelo que acompanho assiduamente há uns 3 anos, as facilidades dependem dos pontos:
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    * Ser carismático e famoso, o que ajuda na comercialização dos diversos produtos oficiais e, no caso do Hélio, venceu o “Dance with Stars”, venceu a batalha contra o FISCO americano e venceu 3 vezes as 500 milhas de Indianópolis, sem falar que aumentaria a visibilidade da Nascar no Brasil;
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    * Bons amigos pilotos que darão boas dicas de adaptação e, no caso do Hélio, ter dicas do Jeff Gordon seriam ótimas dicas e, se for pela Penske mesmo, terá também as dicas do ex-campeão Kurt Bush;
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    * Ter uma equipe de ponta e, no caso, a Penske não é das piores.
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    Helinho já na Nascar! A Indy está uma palhaçada, mesmo…
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    Abraços

  • Lembrando que Helio ja desafiou os pilotos TOP da Nascar em Ovais no Antigo IROC. Portando ja tem expriencia e conhece o estilo de pilotagen deles.

  • Ah, eu não acho que seja cedo, até acho que seria uma boa para ele, mas a briga tem que ter sido realmente séria pro Helio largar a Indy antes de conseguir um título.

  • Pois eu acho que não tem isso de cedo ou tarde. Nada que Helio faça fora de um Nascar será proveitoso para a sua “futura categoria”. Para se aprender a andar num Cup (COT como queiram) só andando realmente. Helinho já sabe tudo que tem que saber sobre correr em ovais, agora é só adaptação ao novo carro e ai, repito, so andando mesmo. E te digo Thiago, andar num Nascar é muito mais dificil, ou seja, precisa de muito mais talento, do que andar num formula.

    Torço muito que Helinho vá direto para a Sprint (sem passar pela nation) como torcedor da Nascar e torcedor dos brasileiros no automobilismo.

  • Tudo depende de como ele se sair. Se conseguir ir bem, fez bem, se ir mal, nao. Então não dá pra saber antes de tentar. E na Nascar não tem essas regras ridículas. Tudo é decidido na pista.

  • eu acho que é melhor ir , tentar do que, depois, nao ir para Nascar e continuar com essa perseguição na indy, arrependimento e muito forte, força helinho, esses cartolas ridiculos nunca guiaram nem carrinho de supermercado.

  • Se correr para ganhar, e não entregar pra ng, ta valendo. Ele tem personalidade, coisa que falta a todos os brasileiros na F1 nos últimos 16 anos.

    • Se isso se comfirmar, Pra min como fã dessa categoria americana foi o “melhor” rumor do dia. O grande problema é que a categoria de ” banheiras ” nao é tao facil assim. Vide o numero de insucesos de pilotos de monoopostos de nome nos ultimos tempos.
      Acho que a truck series seria uma boa para o brasileiro nesse momento. Se enfiar logo de cara na Sprint Cupe é um risco muito grande.

    • Eu não acho cedo… pode até ser…. Mas a questão, pra mim, não é quando e sim como. Se houver preparação, ou seja, treinos e adaptações a um novo estilo, não vejo problema… qualquer piloto que seja talentoso pode ter sucesso. Agora fazer como Danica, Hornish e Montoya (exemplos mais clássicos) que já chegaram “chegando”, pra mim é um erro. Não fazem nada além de ganhar dinheiro.