Caracóis húngaros

SÃO PAULO | E, então, Christian Horner chegou ali na reunião e disse aos meninos: “Arrebentem”. Tem até quem ouviu um “let’s show who commands this bagaça here”. A fonte não é muito confiável. Enfim.

O desempenho da Red Bull hoje na Hungria já faz pensar se a vitalidade que a Ferrari apresentou na Alemanha não se tratou de uma exceção, o “one-off” que tanto Evelyn Guimarães gosta de dizer na redação, sorvendo um café. 

É claro que a Ferrari vem bem, muito melhor do que estava antes de Valência. É nítido que se transformou em segunda força desde que todos os apetrechos aerodinâmicos ficaram comuns a todos do G4 — e isso inclui o duto frontal e o conjunto difusor-escapamento. Mas chegar ao fim de uma sexta-feira e ver que a Red Bull de Vettel já está 0s5 à frente traz aquela sensação de que o caminho do vinagre é logo ali, nas curvas estreitas e chatas do Hungaroring.

Alonso ainda se pôs em segundo, pouca coisa à frente de Webber. Só que é mais pelo fato de Webber não ter encaixado uma volta ideal do que propriamente um esforço hercúleo do espanhol. Nada mais racional pensar, portanto, que a disputa da pole deva incluir só os dois pilotos taurinos que vêm empatados no campeonato.

A Massa deve restar o quarto lugar no fim de semana, sempre naquelas CNTP da vida. Aparece, vez ou outra, um instituto de meterologia para confundir a gente ou uma equipe ou piloto para desmentir. A McLaren definitivamente perdeu o rumo com a história do ‘blown diffuser’. A Renault veio melhor com Petrov do que com Kubica. E é claro que não é muito prudente apostar as fichas no russo que tem de provar que merece ficar no time cosmopolita da F1 em 2011.

Comecei a rabiscar aqui um esboço do campeonato com os prováveis resultados da corrida de domingo, considerando que vá haver uma ordem Red Bull-Ferrari-McLaren. A dupla energética passaria a 161 e 154 pontos, seja com quem for. Hamilton teria algo entre 165 e 167. Button pularia para 151 ou 153. E Alonso chegaria a 138. Ou seja, a McLaren já começaria na prática a sofrer os efeitos de sua queda, perdendo a dobradinha que passou a ter desde o GP do Canadá. E já poderia ter a liderança perdida na Bélgica com uma nova vitória de quem ganhar na Hungria.

Evidente que é um exercício evoluído de futurologia, uma tábua de probabilidades. Mas é muito mais agradável falar de como a competição está interessante na esfera esportiva e existe a pleno, principalmente entre os companheiros de duas equipes. A terceira, como bem se sabe, nunca vai aprender isso.

Comentários

    • Condições Normais de Temperatura e Pressão – Aqui no Brasil ensinam isso no ginásio (se é que ainda existe o nome “ginásio”).

      É preceito báscio para qualquer análise de um experimento em laboratório.

      Abraços

  • Um viva à Red Bull!!! Gosto de gente nova e motivada, que gosta do esporte, que motiva seus esportistas a serem esportistas, competidores, e não subservientes!!!

    Abraços!!!

    E torço pro Webber, porque a gente torce pro mais fraco mesmo…..

  • Victor, li esta semana, em algum canto, que rolava a notícia de que a Red Bull teve problemas com um novo óleo na Alemanha, por isso apanharam tanto.
    .
    Se for verdade, vão pegar o óleo ruim da Alemanha e colocar em uma grande frigideira para fritar Ferrari, McLaren, Mercedes e Renault!
    .
    A Red Bull, famosa por “nos dar asas” está sobrando e se ela “der as asas” certas para os seus pilotos para que eles não briguem, as outras nem vão ver a sombra!
    .
    Abraços
    .
    Fernando

  • A torcida agora é contra a ‘TERCEIRA”

    E o pior é que ele diz que não fará de novo…..

    Não fará pois a TERCEIRA não vai permitir que ele ande na frente mais, se é que ele conseguiria…..

  • Olá Victor, será que não vai ter uma rodada ou batida “suspeita” do Massa para gerar uma bandeira amarela para o Alonso vencer?

  • sinceramente…. nada contra mas esse fds não quero ver, ler ( a não ser esse post ), ouvir nada relacionado com F1…. perdi o tesão!!! por mim podiam todos pegar fogo :) :)

  • Tomara que a Mclaren possa se recuperar e competir frente a frente com a RBR. Não quero parecer infantil, na linha do “ferre-se a Ferrari pelo que fez”, mas até que me provem o contrário, essas equipes são aquelas que podem manter o interesse do espectador no esporte.

    Se for para assistir mais de 40 voltas de uma prova, para em seguida alguém falar “era brincadeira pessoal, quem vence é outro cara”… bem, acho que é melhor eu brincar de carrinho com meu filho. Vai ser bem mais legal.

    Abs!

  • A Mclaren está mal nos treinos e em voltas rapidas. Acredito q seu rendimento deve melhorar na corrida.

    Acho q após essa corrida na Hungria, se ocorrer tudo dentro da CNTP, o campeonato vai ficar embolado.

  • Exercício evoluído de futurologia? Eta soberba heim? Vitor, era seu leitor assíduo, pode olhar aí pelo IP. Mas não dá mais, o senhor está se transformando em um poço de vaidades. Basta ver que num post anterior o Senhor retirou todos os cometários criticos, restando apenas os bajuladores. O senhor pode ter um milhão de leitores/blogueiros/seguidores, mas esse milhão é feito de leitores individuais. Um deles era eu, mas, sinceramente, não vale a pena. Humildade é qualidade. Já arrogancia…abs

    • VM responde: O interessante é que vc me acompanha há tanto tempo e não capta as minhas ironias… E neste caso, nem houve: o exercício evoluído é porque falo de algo que pode acontecer no domingo já numa sexta-feira, pensando numa classificação de campeonato. Algo além, pensando alto. De qualquer forma, um abraço.