MENU

31 de agosto de 2010 - 0:54F1

Massa e a largada queimada

SÃO PAULO | Pois pipocou hoje na internet um vídeo interessante: o de Massa largando fora da posição no GP da Bélgica.

A cena é vista e gravada da arquibancada de Spa & Francorchamps por um espectador — e, claro, como se ouve, sempre tem um brasileiro infiltrado em qualquer lugar. Massa passa do colchete designado ao sexto lugar e põe pouco menos de meio carro à frente da marca branca. A largada deu-se sem que isso fosse percebido por Charlie Whiting ou o comissário responsável pelo carro do brasileiro — muito embora sua função, a de agitar a bandeira amarela, só se dá quando o piloto faz um movimento indicando problema.

Anos atrás, num GP da Malásia, Fisichella conseguiu, acho que em 2001, de Renault, errar sua posição de largada. Tentou esterçar, ficou parado no meio do grid, provocou uma nova largada e tal. Deu pane no italiano — ele tinha dessas.

O regulamento, no artigo 38.9, no item “Procedimento de largada”, que, “quando os carros voltam ao grid no fim da volta de formação, eles vão parar em sua posição respectiva no grid, mantendo seus motores funcionando”. E não há menção algums sobre o assunto. Massa foi esperto, a bem da verdade. Ficou ali, quietinho e se preocupou com o apagar das luzes para não queimar propriamente a largada. Na minha opinião, acabou queimando antes. Ainda que não tenha ultrapassado ninguém além de Webber, levou vantagem. Não parou devidamente em sua posição respectiva no grid. Abre o precedente para todo mundo colocar seu carro centímetros ou metros a mais. Ninguém viu, ficou por isso mesmo.

Taí mais uma coisa que a FIA e a F1, sim, teriam de reavaliar.

28 comentários

  1. Wagner disse:

    Não perco mais meu tempo discutindo o Massa. Não merece nossa atenção.

  2. Juliano Alves disse:

    Atualmente a Ferrari e os brasileiros são os que mais infringem as regras na F-1 (Rubinho na Áustria, Nelsinho em Cingapura e Massa na Alemanha). Neste caso aí da largada do Massa, mais uma infraçãozinha. A Ferrari está manchando a Fórmula 1 e deve ser punida, pois a equipe está se tornando um símbolo de trapaças frente aos torcedores. Vai chegar ao ponto de envergolharem seus fieis torcedores.

    Obrigado

  3. Niki Lauda disse:

    Se fosse o Alonso, estaria agora toda a patota da teoria da conspiração, liderados pelo Galvão, dizendo como os brasileiros são passados para trás, etc e tal.
    Na F1 não tem santinho.

  4. Luiz Ronaldo disse:

    Fato é que ele estava em posição irregular, se não por regra, por senso comum. Digo isso mesmo sendo Ferrarista e torcendo pelos brasileiros em geral. Merecia um acréscimo de 35s no tempo final, q é o q se dá geralmente qndo o piloto não paga um drive-through na corrida por ela acabar antes dele poder fazê-lo.

  5. Ricardo Silva disse:

    Qual a visão que o piloto tem do cockpit?
    Ele consegue ver a frente do carro chegando na marca?
    Foi só o Massa que parou depois da marca?
    Se outros pararam depois da marca, então qual é o critério para punir apenas o Massa?
    Então qual o critério para dizer que apenas o Massa é o pecador e os outros são todos santinhos?

    • Ricardo Silva disse:

      Massa respondeu as duas primeiras perguntas. A resposta dele é uma boa defesa contra a acusação de ter usado de esperteza. Os pilotos não tem visão do bico do carro para ver o alinhamento com a posição de largada.

  6. PHILIPE disse:

    Por um acaso em 2001 quando a Renault não consegui posicionar seu carro no conchete não seria Alonso ao inves de Fisichella? Porque acredito que se não foi isso, anos mais tarde o Alonso fez a mesma “caca” no Canadá!!!!

    • Fernando Horta disse:

      Fisico fez a lambança duas vezes, numa consertou e na outra a emenda ficou pior que o soneto. Em 2001 era ele o Button na Renault, Alonso estreava pela Minardi

  7. Fabio de Deus disse:

    O pior é q o massa fez uma largada mto ruim, né, pq da pra ver q ele esta bem mais proximo do button do que deveria, e nem assim ganhou a posição do ingles…

  8. Julio Diaz disse:

    Meu esse safado do massa não merece sequer que se trace uma linha sobre sua pessoa, cafajeste, vendido, sem alma e sem patria, QUERO VER A VAIA EM INTERLAGOS !!!!

  9. Victor disse:

    Devia ser punido. Massinha aprendeu bem as liçoes de picaretagem com o Shuchu e agora está aperfeiçoando elas com o Alonso, é isso.

  10. Cara, é procurar pêlo em ovo!
    .
    O fiscal teria que avisar antes, depois, babau!
    .
    Sempre aconteceu na F1!
    .
    Veja nas largadas que postarei. Em todas tem carro passando 10cm, 20cm, 1metro e o negócio vai adiante… Pra mim, adiantar 1cm ou 1m é a mesma coisa, queimou e, se for assim, não teríamos mais largadas.
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=n5TvaTEB8cU
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=JbDeCI6LDRs
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=DpZSD6clUKs
    .
    Abraços

  11. Rodrigo disse:

    Boa noite VM, Zacarias Mussade deu sorte dessa vez. Acho que a prova teve tanta confusão que o diretor prova nem viu o que aconteceu com o Zaca mussade.

  12. hanle disse:

    o certo é parar a RODA ou o BICO atrás da linha?
    ninguém parecia estar totalmente certo ali.

  13. Mauricio disse:

    Não dá pra saber se não levou vantagem.
    Ainda que não tenha ganho posições na largada, pode ser que, se largasse do lugar correto, perdesse posições.

  14. Massa é café com leite, nem vão investigar.

  15. marcelo ivo disse:

    a questão é a seguinte… nesse campeonato o que o Massa faz ou deixa de fazer é irrelevante… quem vai se preocupar com ele quando há 5 outros pilotos lutando pelo título?

  16. Rogerio disse:

    Assistindo a transmissão na TV espanhola, o locutor (o qual desconfio ter algum caso com o Alonso) fez um pequeno escandalo pela posição do Massa e seguiu comentando sobre o tema até o fim da corrida.

  17. Rodrigo F Bertelli disse:

    No vídeo, McLaren, Willians e FI cada um estão em posições diferentes. A FI está “comendo” a linha. Rubens está para trás, então não tem muito como reclamar. E quando algum carro fica “torto” em relação ao resto do grid? Então, não tem jeito. O único jeito é o bandeirinha que fica ao lado de cada carro reclamar na hora. Só isso.

  18. Thiers disse:

    Se a FIA fosse séria, ele merecia ser desclassificado, já que na corrida, nada fizeram… Haaaa, mas é da Ferrari, então nada vai acontecer, ela tudo pode…

  19. Rodrigo F Bertelli disse:

    Isso acontece várias vezes durante o ano. Uns param mais a frente, outros menos, mas alguém sempre coloca o carro um pouco a frente. Dessa vez foi muito, mas não adianta reclamar agora. Do contrário vão ter que criar o “queimar muito” e “queimar pouco” a posição de largada. Não dá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>