Absurdo em Paris

SÃO PAULO | Simplesmente patética e ridícula a decisão do Conselho Mundial em não aplicar nenhuma outra punição além daquela que foi dada pelos comissários do GP da Alemanha, os tais US$ 100 mil, pela ordem de equipe escancarada da Ferrari.

Os correligionários do esquema sequer aumentaram a multa. Na Áustria há oito anos foi de US$ 1 milhão. É a crise do mundo moderno, que proporciona a deflação da economia mundial em cascata. Cascata…

A FIA referenda, com isso, que todas as suas categorias sob sua parca chancela permitam que os times façam o que bem queiram com seus pilotos, agora marionetes oficiais com habilidades automotivas, formados e lapidados com esforço para que se tornem escravos do sistema e coadjuvantes de um campeonato de marcas.

O que não me entra na cabeça é fazer com o que um piloto se acostume desde criança com a ideia de que ele pode não ser campeão porque seu empregador terá respaldo para barrá-lo. Nenhum moleque de 7 ou 8 anos sonha em ganhar o título de equipes para a Ferrari ou qualquer equipe. O pobre coitado vai ter de pensar diferente. Que siga outro esporte, pois. Ou melhor: que siga um esporte.

Demoraram para sair as declarações oficiais da patifaria da Praça da Concórdia. E tudo vai ser explicado amanhã.

Nem precisa. Todos entenderam.

Comentários

  • Concordo com o Marcelo… Alem do que Senna e Piquet tinhao patrocinios pessoais que permitinhao a comprar qualquer vaga na F1, em 86 Senna vetou a ida de Derek Walwick para a Lotus… disendo a Colin Chapman que nao ia dividir a Lotus com um Piloto Ingles…. E olhem so uma coisa a equipe de Grand Prix Ferrari é socia do Banco Santander (Espanhol), o Alonso trouxe com ele 5 engenheiros da Renault para a Ferrari, o volante desse ano da Ferrari é igual a posiçao dos botoes da Renault no ano passado para o Alonso nao ter dificuldade de guiar o carro e tem mais quando o marrador brasileiro diz que o Massa tem dificuldade de aquecer os pneus para classificação pode-se ler supensao feita da maneira ideal para a forma de conduçao do Alonso… Vcs tem duvidas para quem a Ferrari trabalha…. Quando o Brasil era beneficiado com jogo de equipe o narrador brasileiro nao fala, até por que nao era interessante para ele…

  • Eu já esperava por isso. O Jean Todt não iria contra algo que ele próprio exibiu ao mundo anos atrás.
    Saudades do Max Mosley… Hoje tá explicado porque o Luca di Montezemolo bateu tanto de frente com ele: queria colocar algum capacho da Ferrari para atender aos interesses da equipe.

  • GENTE SE VCS QUEREM QUE TENHA UM BRASILEIRO CAMPEÃO NA FORMULA 1 COLOQUE O GALVÃO BUENO PARA SER PRESIDENTE DA FIA …………..

    AI VAI PUNIR TODOS OS PILOTOS ESTRANGEIROS E OS BRASILEIROS FICARÃO DE FORA COM CHANCE DE SER CAMPEÃO….

  • Se a Ferrari é inocente, que devolvam os $100 mil dela.
    Nunca tive esperança de que ela fosse considerada culpada com Jean Todt no comando, ainda mais na véspera do GP da Itália. Agora a pouco acabei de ler que no GP da Alemanha, Alonso andou com o motor no máximo de giros enquanto pediram pra Felipe baixar os dele.
    Na boa, sem trocadilhos, espero que a Ferrari se ferre, que o motor restante de Alonso exploda. Desse jeito, a F1 seria melhor sem a Ferrari.
    Espero que Hamilton ganhe o campeonato. Ele tem feito por merecer. A Red Bull abusou demais da sorte, acha que apenas tendo o melhor carro já basta.

  • È infelizmente é ridículo que acontece no mundo da F1 e ninguém faz nada sabem por quê? Tudo gira em trono de $$, mais o povo do conselho tem que entender que isto ainda é um esporte e não uma mina de ganhar $$ fica uma pergunta será que um dia o Futebol irá chegar a este nível? Lamentável, sou apaixonando pelo esporte mais a cada dia que passa fica mais difícil acordar de manhã ou pela madrugada para vê esta palhaçada.
    Um forte abraço, de um amigo insatisfeito com a F1.

  • A F1 está conrompida, interesses acima da transparência do esporte. a Ferrari põe o pé no barranco e diz que se não for como ela quer em 2013 irá uscar novos desafios…. que vá então mas se a FIA fizer tudo que ela quer então faça um campeonato só de Ferraris caramba…!!!!

    A FIA só anda fazendo esteiras: excluem Briatore depois voltam com Briatore.

    No caso da espionagem Maclaren x Ferrari excluem a equipe dos construtores mas não excluem os pilotos da época ALONSO e Hamilton.

    A Ferrari ainda contrata uma ameba como Alonso que usufruia via e-mail dos dados da Ferrari junto a Maclaren.

    Este ano deixaram de punir Hamilton uma 30 veses e puniram Vettel por algum corno mediu com uma régua a distãncia dele para Weer e descoriram que tinha um espaço de mais de 10 carros…………

    Em fim, já que não tinham provas “SUFICIENTES” contra a Ferrari então eles vão devolver o dinheiro da multa a eles certo?

    faça me o favor… já apodreceu a F1, é por isso que eu torço demais este ano pra Ferrari se ferrar e mais ainda aquele otário do Alonso…

    ai ai… como foi bom vendo o Rubinho arrebentar ele por tras em SPA e depois vendo ele rodar e bater onde só ele o fez lá…..

  • Em 1998 na PRIMEIRA corrida Hakkinen liderava, mas a equipe o chamou por engano para o boxe, Coulthard assumiu a ponta, mas teve que devolver a liderança de forma sutil(pra mim foi na cara dura) ao companheiro Hakkinen. Como todo mundo percebeu a manipulação a Mclaren justificou dizendo que Hakkinen merecia mais a vitória que Coulthard(risos) porque a equipe errou(a Mclaren gosta muito mais quando Hakkinen vence diria o Galvão). Eu pergunto: “Se a equipe errou com Hakkinen, o que Coulthard tem haver com isso? Coulthard também merecia vencer era a primeira corrida do ano”. Em outras corridas Coulthard entregou posições a Hakkinen e ninguém falou nada, ninguém foi punido!

    No GP da BEL ainda em 1998 Coulthard tirou o pé do acelerador de propósito em um trecho de alta velocidade para o líder da corrida Schumacher bater atrás quando chovia forte, foi um forte acidente, por sorte ninguém saiu ferido. Coulthard e a Mclaren nem punidos foram! Antes desse acidente R.Dennis disse a Coulthard que se Hakkinen fosse campeão ele receberia 1 milhão de bônus, mas claro teria que mostrar “serviço”. Isso já seria motivo para a FIA ficar de “olho” em Coulthard, a FIA de novo ficou em cima do muro!

    É justo punir a Ferrari hoje sendo que no passado a Mclaren fez coisa pior e nada aconteceu? Williams e Mclaren fizeram jogo de equipe na cara dura para derrotar a Ferrari na última corrida em 1997, nem advertidas foram…

    A Ferrari dança conforme a música, o problema é que Rubens e Massa entregaram a posição na cara dura, esse foi o jeito de mostrar ao público que receberam ordens e que foram apenas “vítimas” no ocorrido. Se tivessem feito de modo sutil como outros pilotos fizeram nos últimos anos, muita dor de cabeça seria evitada! Se Rubens e Massa não estão satisfeitos então saiam da equipe, pra mim Rubens e Massa não tem nada de vítimas, estão participando da manipulação de resultado, o que eles fizeram foi “jogar” para a torcida. A verdade é uma só, na hora eles deram um jeito de sair como vítimas e ao mesmo tempo ficar na equipe, Rubens na Ferrari assim como Massa hoje recebia um GORDO salário e pelo jeito não estavam muito a fim de mudar de equipe para ganhar menos(por um lado seria até burrice). A equipe tem o direito de administrar a temporada, ninguém coloca 300 milhões de orçamento visando só o lado esportivo, sempre vão fazer de tudo para pelo menos um dos pilotos se manterem na disputa do título, nos últimos anos os pilotos deram muito mais valor ao alto salário que a própria carreira, por isso a maioria não tem coragem de dizer NÃO a equipe. Quantas vezes o Berger teve carro mais veloz e mesmo assim se mantinha atrás para não tirar pontos do Senna? Quantas vezes o mesmo Berger ficou “segurando” Prost e Mansell para Senna disparar a frente? Isso pra mim é tudo jogo de equipe, e ninguém era advertido! Bobagem essa regra de proibir jogo de equipe, isso nunca funcionou, quem não estiver satisfeito que caia fora da equipe! O que não da para aguentar é choradeira de piloto que ficou multi milionário se fazendo de vítima em toda entrevista. Renê Arnoux em no GP da FRA/82 não aceitou ordens de equipe para entregar a vitória ao Prost(até tú Prost?). Faltavam ainda 6 corridas para o final da temporada, Arnoux deu um NÃO bem grande a Renault, venceu a corrida e depois avisou que iria se transferir para a Ferrari, em 83 acabou fazendo sua melhor temporada na F1, Arnoux nunca foi campeão, mas pelo menos tinha ATITUDE! Prost vendo Senna ser favorecido na equipe foi para a Ferrari em 90. Piquet fez o mesmo quando viu que Mansell era bajulado, saiu da Williams e foi para a Lotus em 88. Alonso fez o mesmo, saiu da Mclaren e voltou para a Renault em 08. Se Rubens quis ficar 6 anos na Ferrari, AZAR DELE, ficou muito rico, mas ficou sem moral em seu país! Massa pode escolher, mas acho que vai ficar na Ferrari por mais 3 anos, ninguém é louco de sair de equipe de ponta e ao mesmo tempo jogar 14 milhões de euros fora por ano, ia chegar em casa e apanhar da mulher…

  • Vê se não é engraçado. Quando não era proibida a ordem de equipe, a multa foi de 1 milhão. Agora que existe regra disciplinando o tema, a sanção foi de 100 mil. Parece coisa de Brasil.

  • Simplesmente, normal em se tratando de F1.

    Se o publico não reclama (e como fazer isso? Simples não assistindo as corridas, deixando tudo vazio nos autodromos ou ainda não comprando e enviando cartas e email aos “patrocinadores” falando que nao comprou seu produto porque viu e nao gostou dele pagando para alguem que não age de acordo com o que ele quer).

    As emissoras que não transmitam mais as corridas e os jornalistas não comentem mais… é facil né? assim ela morre no ostracismo e se ve obrigada a mudar.

    Mas como tudo na vida o $$ fala mais alto(infelizmente) e dúvido que alguem vá deixar de publicar posts no caso de jornalistas, ou que as emissoreas não transmitam as corridas..
    O publico que poderia não faz tb só olhar os autodromos lotados! inclusive aqui no Brasil, assim fica díficil, quem vai lá esta apoiando tudo isso então não reclamem façam!

    A minha parte ja fiz não assisto mais corridas da F1 e evito comprar as coisas de fabricantes que estejam por la.

  • Engraçado as pessoas falarem ” O senna não permitiria isso!” É claro que não, e sabem pq? Pq. ele era invariavelmente mais rápido que seus companheiros de equipe! Não estou dizendo que a Ferrari agiu certo, pelo contrario. Mas, o Felipe ao deixar o Alonso tirar o pé, ficar pra trás 3s. e “colar” nele novamente, deu muito mole! Ora, se não quer receber essas ordens ridículas, que seja mais rápido que o Alonso, coisa que, infelizmente, pelo menos nessa temporada Felipe não é!

  • “Absurdo”..haha… Muitas pessoas tem memória curta. Na época do Schumy, era normal, agora é errado? Dinheiro, emprego, ordens são tudo no círculo da F1. Agora quem acha que o Massa é mais rápido que o Alonso não acompanha as corridas. Não tem nada a ver com “paitrocinio” e sim com pilotar.
    Massa foi contratado como 2º piloto, e não adianta imaginar coisas. Realidade é dura.

    • Nunca achei normal na epoca do Schumacher e não é agora que vou achar, o maior problema eh que hoje em dia há uma regra proibindo isso e antes, na epoca so Schumacher, não havia.

      Ja quanto ao Alonso ser mais rápido, concordo plenamente, mas por que não passar no braço? falta oq? capacidade, coragem? Ganhar no grito como menininho mimado é ridiculo, e isso vale pra todos.

  • Só queria ver na última corrida do ano, no final da corrida o Massa na frente do Alonso e o Alonso precisando de mais 1 ponto para ser campeão e o Massa deixando ele passar para poder ser campeão. Alguém duvida que ele faria isso de novo ? Claro que sim, é um empregado da Ferrari e tem que obedecer ou perde o emprego. Não se iludam com dignidades e caráter no circo da F1. O dinheiro fala mais alto.

  • Sem essa!!! Sem drama!!!
    F1 nunca foi esporte!
    F1 desde os primórdios é um campeonato de pilotos (?!) com jogo de equipe!
    A marca é prioridade!!!
    E ainda tem gente que gostaria de 3 (três) Ferraris correndo…
    Na minha opinião, cada equipe deveria ter somente um carro competindo!
    Abraço a todos!

  • E muito triste e frustrante, pensar que a F1 deixou de ser um esporte.O Massa sempre foi muito,mas muito rápido mesmo, isso é inegável. Quando o vejo tomando de 3 a 6 décimos do Alonso, mesmo tempo que tomava o Nelsinho, que apesar de talentoso, não tinha esperiencia suficiente para encarar o bi campeão, não tenho dúvida alguma, o carro dele não é igual ao do Alonso. Todos sabemos que uma libra a mais ou menos nos pneus fazem diferença. Uma mistura de combustivel mais rica ou pobre, etc, etc, etc, mudam o resultado da fração de segundo planejada para o resultado desejado.
    O Massa só estava la porque largou muito melhor, e eles nao tinham como passar. Como vc disse Victor, qual criança poderia sonhar em ser piloto, pra que? Guiar melhor?. Acho que os pilotos das ctegorias de acesso, deveriam frequentar o congresso nacional p aprender como levar sua vantagem, caso contrario, vao ter que entregar as viórias.
    Sinto muito, vou continuar assistir a F1, pode ser que um dia os dirijentes deem lugar a dignidade, vai que eles se descuidem!
    abraço a todos os traidos pelos cartolas.

  • domingo estaremos todos assistindo a corrida parem de ser hipocritas so bato na mesma tecla pq a FIA faz a merda de mostrar tudo pra depois fazer nada isso que me deixa inquieto…. acho que é um complo para tirar o bernie e colocar o briatore kkkkkkkkkkkkkkkk

  • A F-1 perdeu credibilidade, cheira mal, se tornou sórdida, vulgar, mesquinha. Os pilotos são de péssimo caráter & má indole (os filhos de Schummy). Essecialmente são chatos e enfadonhos. Babacas. Parecem mais meninas mimadas do que homens. Definitivamente não parecem homens. Qualquer um que ganhe me é desconfortável, desagrada. A categoria é estigmatizada pela antidesportividade. O presidente da FIA é parcial e foi colocado lá por interesse das montadoras que não perdoaram Mosley. A Ferrari está se tornando uma equipe asquerosa, porca e miserável em sua gana de vencer a qualquer custo. Já matou o Gilles V. por isso e agora está matando o esporte. A F-1 e a copa do mundo de futebol, hoje, têm menos credibilidade que concurso de miss universo. Parei.

  • E aposto que interlagos vai ficar lotado no grande premio de F1 no brasil que realizara em interlagos.

    Eu num gasto um centavo mais pra ver esses imbecis, se a audiencia cair seria outra historia.

    Airton Senna nunca aceitaria uma atitude assim, Rubens e Felipe, vocÊs não honram suas proprias dignidades.

  • Só estava esperando o resultado. F1? estou fora, não há pilotos e sim mercenários, não há honra. Migro para a Stock Car, talvez encontre mais seriedade nesta categoria.

  • Esaa multa de US$ 100 mil e propina gente ou o salario que a ferrari para para jean tod vcs não acha que ele é ainda funcionario da Ferrari?

  • Se o Vatanen tivesse sido eleito a história terminaria diferente.
    O maior parceiro comercial da F1 atual é o Santander, a ponto de serem distribudos troféus ridiculamente moldados a partir de sua logomarca. E o Santander patrocina a Ferrari e patrocina o Alonso.
    Essa F1 de Todt, Ecclestone, Tilke, Santander e muitos euros de origem duvidosa não vale nada.

  • Eu sempre achei que o campeonato de construtores fosse paralelo ao de pilotos e não o principal. Sendo assim pra que listar os carros na cronometragem com o nome de seus pilotos? Podem colocar carro A e B da equipe tal – os dos brasileiros serão sempre o carro B? kkkkkkkkkk – é como diz um amigo meu: o errado é que está certo.
    Já não se fazem mais pilotos como antiguamente… e pensar que um dia um cara talentoso pacas ganhou seu primeiro título, em 1988, em cima do seu companheiro de equipe que já era bicampeão, com todo o suporte da equipe deles, e no braço, como sempre deve ser… bons tempos… que nunca mais teremos?

  • A FIA faz o que quer, a Ferrari e Massa também. Pra mim depois de uns 35 anos torcendo o que eu quero é esquecer da Fórmula 1 por um bom tempo. Vou correr no Ibira domingo de manhã. Abraços a todos, pois não sei se volto por aqui um dia.

  • Copio aqui um trecho de FG: “Sempre se pode dizer “não”, como está fazendo Webber, que peitou a Red Bull. E nem por isso foi demitido. Sempre se pode dizer “sim”, como fez Raikkonen na China com Massa em 2008, e nunca se queixou pelos cantos por causa disso. ”
    Massa disse não quando não era nada na F1! E agora decepcionou. Ele é o principal culpado por isso!

  • sou brasileiro, apaixonado por formula um, para mim felipe massa agiu mal em deixar passar alonso, deveria ligar o radio bem alto e dizer aqui não passa facil…. se ameaçado de despedimento, deveria dizer.. no fim da corrida passo ai para pegar meu cheque.. alonso não é nem de perto o piloto que pensa ser..tenho certeza disto, ´so por causa do paitrocinio de um banco? massa não deve temer nada com alonso, pareçe que todos esqueçeram que o maior piloto da historia da modalidade senhor AIRTON SENNA DA SILVA ERA BRASILEIRO, MEREÇEMOS RESPEITO NÃO ADMITO QUE UM ESPANHOL METIDO A DIK VIGARISTA PASSE POR CIMA DA NOSSA HISTORIA, SE NÃO, DEIXO DE VER F1, PARA QUE ?

  • Se a FIA não pune porque eles mesmos mostram o ocorrido fazem um alarde todo para depois acabar em pizza.
    Impressionante como os caras gostam de fazer a merda remechem para feder mais e depois querem jogar para debaixo do tapete.

    Parabens a eles

  • Victor
    Como amante do automobilismo, e diante de tanta falcatrua, tomei uma decisão, vendi meu fiat, não abasteço com combustivel shell, não uso processador da AMD e não sou cliente Santander, e tambem não dixar de me referi ao Felipe Massa como segundo piloto da ferrari. e minha disulusão foi tão grande que deixei de ler diariamente o site do Grande Premio.

  • É, para nós que acompanhamos o “esporte” pode ser meio brochante…

    Mas os mesmos que criticam a Ferrari agora criticam a Red Bull por permitir a disputa entre os seus pilotos…

    Uai, se a Red Bull perder é idiota, se a Ferrari priorizar um piloto é indecente… quem ta certo então?

    (Eu acho que a Red Bull, Mclaren e Willians estão certas)

  • Só discordo um pouco do pensamento de que está permitido o jogo de equipe, está permitido o jogo de equipe da Ferrari e ponto final!!! Na F1 a Ferrari pode tudo queimar largada (Massa meio carro), jogar piloto para fora da pista (Alonso contra Liuzi = o Vetel que foi punido, nenhum dos 02 merecia mas só 01 foi) então é triste vermos que a F1 já era só nós os trouxas que gostam de automobilismo perdemos tempo vendo esse “circo da F1”, aliás a palavra circo nunca caiu tão bem para a formula 1 !!!!

  • Desculpa se eu for muito grosso no comentário, mas na minha opinião quem acha que nisso tudo que aconteceu hoje, foi tudo normal, que não teve absurdo algum, no minímo não conhece a palavra DIGNIDADE. Em 11 anos nunca me senti tão TROUXA, em 2002 dava pra entender não havia regra agora isso foi demais, acordar cedo pra ver jogo de cartas marcadas? Jamé!

  • A Ferrari não foi punida pela FIA? Que novidade.

    Eu também estava no “grupo” que achava que alguma punição seria imposta a Ferrari (financeira ou esportiva) , mas francamente, com Jean Todt (o defensor-mór deste tipo de “administração”) a frente da FIA, não poderia dar em outra coisa senão aquela iguaria redonda muito apreciada em grande parte do mundo.

  • Acho que seria natural a decisão caso Felipe nao tivesse a menor chance de disputar o campeonato, mas, na ocasião, a disputa ainda estava aberta. Ridículo. E o ano que vem?? Como vai ser a vida de segundo piloto do Felipe?? Será que ele ainda tem motivação para acelerar??.. Pra que??.

  • Essa decisão da FIA mostra que não existe o menor respeito pelo publico que assiste e gosta da F1 ! A partir de hoje a F1 morreu para mim !! Não há como assistir a um esporte onde existe manipulação de resultados. O que eles estão permitindo é uma desrespeito aos torcedores e ao esporte de um modo geral ! A Ferrari no minimo deveria perder os pontos desta prova !!

  • Depois das famigeradas ordens de equipe, referendadas hoje pela FIA, que transformaram o esporte em mero negócio, é mais um motivo para não comprarmos mais carros deste fabricante… Aproveito e conclamo um boicote nacional também aos carros da Fiat, acionista majoritária da Ferrari!!!

    • É muito melhor vermos um jogo de equipe sendo feito abertamente do que uma simulação de ultrapassagem ou perda de tempo maior nos boxes para que isso ocorresse! O que está errado é o piloto aceitar da equipe que ele valha menos que o outro! Nos casos dos nossos brasileiros, isso é uma constante! Eles vestem a camisa 2 sem nenhum constrangimento ou vergonha! Eu só pergunto o que a equipe ouviria no rádio se o piloto fosse o Ayrton ou o Piquet? Tem gente até propondo boicote a Fiat! Isso é ridículo! Mas, em compensação, eu não compro mais Ferrari nem em promoção!!!

  • Pô, Victor, do alto dos seus excelentes textos você ainda achava que puniriam a Ferrari?
    Não na FIA do Todt
    Não na F1 do Ecclestone.
    Não na F1 de centenas de milhões de euros financiados pelo business.
    F1 nunca foi esporte, e sim competição. E a livre competição começou a acabar no momento que as equipes passaram a ter mais de um carro, portanto interesses acima dos de cada piloto.

  • “Será que a FIA pensa que todos nós somos palhaços?” Eles não pensam, eles têm certeza. Por isso eles continuam a construir autódromos cada vez mais caros e os babacas continuam a pagar para ver o desfile dos carros de propaganda mais modernos do mundo.

  • Você sonhou mesmo que a FIA puniria sua QUERIDA Ferrari com Jean Todt no poder? O mundo não é um conto da fadas e a Fórmula 1 não é um esporte.

  • Por essas e por outras que o automobilismo morre um pouquinho mais a cada dia. Mas, o que esperar de uma federação que é comandada pelo ex-chefão da Ferrari? Se houvesse punição é que seria a surpresa.

  • O esporte morreu há muito tempo. Cada decisão dessas da FIA só nos lembra desse fardo. Isso ao mesmo tempo em que Spa é trocada por pistas como Abu Dhabi e India no calendário. Só falta o sepultamento oficial…