MENU

24 de setembro de 2010 - 12:36F1

Foi Maluf quem fez

SÃO PAULO | Não dá pra dizer que a Red Bull dominou sob sol ou sob chuva porque o negócio todo é à noite, mas já dá pra entender muito bem que os taurinos voltaram, ah!, se voltaram. Na pista molhada, as coisas até que foram mais complicadas, com Webber superando Schumacher (hein?) só no fim dos 90 minutos iniciais. Mas no asfalto já seco e propício para uso dos slicks, Vettel foi muito melhor que a rapa. E a gente sabe bem que, quando o negócio começa assim na sexta-feira, a tendência é a situação se repetir no resto do fim de semana.

A diferença fala por si só: 1s030 para Button, o terceiro colocado. Alonso até poderia obter coisinha melhor, provavelmente obteria, mas o espanhol acabou, por problema no câmbio, parado no mesmo lugar onde estacionou sua Renault em 2008 durante o treino classificatório, levando ao planejamento sórdido que todo mundo já sabe no que deu. Também tomou 1 segundo. Hamilton ficou em quinto, 1s1 atrás. E Webber, que foi o segundo, levou 0s6 do companheiro.

Ainda que seja apenas um treino livre, a diferença pode ser levada em conta por um fator: Webber nunca se deu bem em Cingapura. Não é lá uma pista das que mais gosta, e ainda que sua força esteja muito acima de um pedestal neste ano, talvez ela não seja capaz de fazê-lo andar no ritmo de Vettel — que precisa, mais do que nunca, como diria o agora magro Faustão, de 25 pontos.

De resto, a turma de sempre seguiu o bonde, com Barrichello, Rosberg e Kubica sempre à frente de seus comparsas de equipe, as novatas estão mal à beça, Klien entrou no lugar do estomacalmente afetado Yamamoto (sei…) e Heidfeld estreou bem, já andando na toada de Kobayashi, o mito.

Mas tudo isso pode ser falácia diante da previsão do tempo, que aponta chuva para a classificação de amanhã. Andar com aquela água pingando o tempo todo é bem diferente da situação que os pilotos encontraram no TL1. Aí, como se sabe, Hamilton e Alonso vêm pra frente pelas habilidades naturais.

1 comentário

  1. Danilo Candido disse:

    Parece que o “estomacalmente afetado” Yamamoto também irá passar mal durante o GP da Japão, pois será substituído lá também por Klien, talvez por não estar acostumado à culinária japonesa (!). Pra quem vinha suportando bem com a paella podre da Hispania até então…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>