MENU

8 de outubro de 2010 - 3:55F1

Japa girl

SÃO PAULO | O negócio é simples como um pudim de leite condensado: a chuva é a redenção de Ferrari, McLaren e quem se sentir no direito de se incluir no grupinho que quer alguma coisa do GP do Japão. O domínio da Red Bull nestes primeiros treinos livres fez lembrar o que os carros taurinos haviam feito em Barcelona, onde desbancaram a rapa que achou que ia dar um rapa em Vettel e Webber com o primeiro lote de atualizações aerodinâmicas da temporada. A chuva há de marcar território, e Alonso, Hamilton e Button nem precisam se reunir mais à noite para uma seita secreta com atabaques e bongôs para pedir que ela caia. A chuva forte é, enfim, uma certeza da meteorologia. Dizem que vai chover entre a noite de hoje em Suzuka e a madrugada do domingo 85 mm. Nem com margem de erro do Ibope e do Datafolha hão de errar.

Então está claro para todo mundo que, na corrida, que deve ser disputada em tempo seco, Vettel e Webber terão facilmente os melhores carros. Os dois só vão depender do que vai acontecer no sábado. Vettel é bom de chuva, mas não tão precioso quanto este Alonso em franca evolução e este Hamilton em evidente decadência. Button é um lorde Byron em qualquer condição, assim não seria surpresa se miscuir na briga pela pole. O iluminado Webber ainda deixa a desejar nestas condições, mas nada que seja tão comprometedor. A questão é que a situação de pista molhada, ‘wet’ para os íntimos, aproxima outros pilotos igualmente competentes, como Kubica, Barrichello e até Sutil. E aí a pretensão de dobradinha da RBR se transforma em drama.

E entre Vettel e Webber há alguma diferença. O alemão está mais rápido. Não os 0s6 de Cingapura, mas leva vantagem ainda em metade deste tempo. Vettel vem numa regressiva pessoal, tem porque tem de vencer onde já ganhou com um pé nas costas no ano passado. E Webber vai cercando os rivais enquanto pode. Um segundo lugar até lhe viria a calhar.

Kubica não precisou da pista molhada para mostrar seu valor. Apareceu em terceiro, mas andou com os pneus macios na toada do que as Red Bull andaram com os duros. É que, para a Renault, tomar 0s7 tá mais do que de bom tamanho. Alonso, quase 0s9 atrás, é quem tem de se preocupar. Button levou 1s de nabo. Não há de perder cabelos, cerebral que é. Hamilton bateu no primeiro treino e andou só 8 minutos no segundo. Afe, diria Evelyn Guimarães. A Mercedes até que andou bem, mas não se deve confiar muito que Rosberg e Schumacher vão andar assim ao longo. 

Não seria exagero dizer que uns oito pilotos disputam a pole — e não incluo Massa nessa previsão. Para a Red Bull, um bom resultado é encaixar seus dois carros nas duas primeiras filas. Não é fácil passar em Suzuka, apesar da magia que há em torno deste circuito, e depender de uma estratégia nos pits é deveras arriscado. O sábado, molhado, vai ser uma prova de fogo. Principalmente para Vettel.

7 comentários

  1. lorente disse:

    ola,,curiosidade,,quem e a japinha ai na foto?? parece ser a patricia ?

  2. Kaká Ambrósio disse:

    Boa essa de “o sábado, molhado, será uma prova de fogo”. Pelo texto percebe-se que o autor está bem espirituoso. hehehe!!! Abração.

  3. aquiles disse:

    Pensei que era o Guga de capacete

  4. Victor, você já tentou fazer um pudim de leite condensado ?

  5. Fabricio disse:

    Massa e chuva, não dá pra incluir mesmo em disputa pela pole. Um detalhe interessante é que já é o terceiro ou quarto final de semana seguido onde o Schumacher é mais rápido que o Rosberg, mas alguns seguem na ladainha de que o alemão não está bem (o Lixo, por exemplo).

  6. Carlos Jr disse:

    Em “Pura Singa” eles também foram até mais rápidos do que esses 0.7s para o Kumbica e na hora que era pra valer…….deu El Fodon.

  7. Élcio Eduardo de Paula Santana disse:

    Olá Victor. Acima de tudo, um belo texto.
    Com relação à disputa, interessante será notar o ótimo Vettel – que já cometeu diversos deslizes, com o perdão do trocadilho, este ano – em extrema pressão e em condições delicadas de se guiar para qualquer um neste treino qualificatório (em função da chuva), tanto para os bestas até para os bestiais. O quali promete!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>