Japa girl, 2

BLUMENAU | Não foi lá a melhor das corridas, até para quem viu a corrida a partir da metade da corrida. Nestas horas sempre é bom uma transmissão ao vivo, e no glorioso Grande Prêmio fui acompanhando a batida de Massa com Liuzzi, a de Petrov com Hülkenberg, a do bem com o mal. E quando, então, pude assistir, Vettel já vinha com o ritmo para ganhar a parada, sem que Webber, mesmo andando mais rápido, pudesse ameaçá-lo. Até porque o australiano não ia arriscar perder 18 pontos para ganhar mais 7. Não valia a pena repetir algo como o que rolou na Turquia.

Vettel, enfim, ganhou. Chegou aos 206 pontos, empatou com Alonso, que foi fichinha no fim de semana, e agora vai para a Coreia para tentar voltar à briga. Que deve se resumir aos três, afinal a McLaren tem acusado seguidamente os golpes que a vida tem lhe dado, sobretudo com Hamilton. Essa caminhada de Button para chegar em quarto ou quinto é para bovino descansar. Só.

Webber tem sido esperto, e mesmo sem vencer, vai abrindo dos rivais. Por enquanto, Markola vem num campeonato impecável, até estranho para alguém que nunca foi virtuose e jamais havia chegado numa condição de disputar o título. 14 pontos à frente de Alonso, Webber tem de conseguir uma vitória para impedir que seus dois principais rivais não atrapalhem sua vida.

Mas tudo isso é perfumaria diante de Kobayashi. Que se lasque o resto. O cabra é bom demais. Aí ele vem em sexto, troca os pneus, cai para 12º, aproveita-se que Sutil e Rosberg abandonaram, mas passa Alguersuari, Heidfeld e Barrichello de tal forma que torna todas as teorias de que não se dá para passar em patifaria. Kobayashi é um mito, convenhamos, e já merece algo muito melhor que a Sauber. A Ferrari já lhe cabe. Porque só dizer que se trata do melhor japonês que o automobilismo já viu é pouco e ridículo para dar a ele como predicado.

É tudo. Vamos festejar. Em ritmo germânico…

Comentários

  • O Galvão Bueno fala muita besteira, mas durante a transmissão do Gp ele falou algo q rendeu muitas risadas e um pouco de reflexão. “O Kobayashi não acredita muito nesse negócio de turbulência”. Será q essa história da turbulência e da dificuldade de ultrapassar não acabou acomodando os pilotos? Por mais que possa ser verídico o assunto da dificuldade em ultrapassar não se vê os pilotos arriscarem nda. Acho q acomodaram.

  • Deixem o Japa onde está, ele vai dando seus lampejos de Gilles Villeneuve para o nosso delírio e satisfação.
    Agora imaginem o Gilles Japoneuve a bordo de uma mesma equipe que matou Gilles e aposentou Capelli? São dois poréns recentes na história, obviamente seria uma puta coincidência, por isso prefiro o Japonês que caça campeões(vide Button, Schumacher e Alonso) dar seu espetáculo descomprometido do que metido em pressões e jogos de equipes/patrocinadores, mas há o fator curiosidade que sempre bate os corações né? Haja pressão!

  • O Webbão e bom, meu amigo. Quem daria conta de por uma Jaguar e 3º lugar num grid de F1 como ele fez aqui em São Paulo. Se lembra ? ? ?
    Pois é, parece que o cara não tem padrinho, ai só sentava em carro médio ou ruim. Agora que teve a oportunidade, está mostrando a sua capacidade. Mesmo “velho” segundo o Hamilton, o cara tá dando pau em todos, inclusive no Sebastião Vettel.
    Aposto nele MARK WEBBER como campeão ! ! !
    O cara tem fibra como um tal Alonso, que falava que iria disputar o título e todos diziam que era marketing, ou que estava blefando.
    Esses dois tem garra e são determinados como o nosso falecido Ayrton o era.

    Abs,
    Torcedor Atento

    • Concordo plenamente. Webber criou uma imagem ruim aqui no Brasil porque deu um pau no Pizzonia, mas ele sempre foi muito bom, superior à maioria de seus companheiros de equipe. Botou a Minardi em quinto lugar em sua corrida de estreia (coisa que nem o Alonso fez na temporada anterior inteira). Na horrorosa Jaguar, conseguia brigar pelos primeiros lugares na classificação. Foi pra Williams, disputou pau a pau com o já experiente Heidfeld e foi constantemente melhor que o novato Rosberg. E foi muito melhor que o Coulthard somando-se os dois anos que estiveram juntos. Até aquela época, seu problema era ser rápido demais mas não manter a constância na corrida. Agora é o contrário. E tá brigando pelo título. Tem muito piloto experiente por aí com mais de 300 Gps que nunca sequer liderou o campeonato, nem por uma volta.

  • Não é a primeira vez que o Koba adota a estratégia de ir até o fim com um jogo de pneus para ultrapassar a rapa em poucas voltas para o fim. E isso só é possível pelo arrojo do Jaspion.

  • Bom, como acompanho seu Twitter, sei que tudo isso sobre o Kobayashi não é ironia. Mas o cara é demais mesmo: passa por dentro, passar por fora e, quando houve toque, foi hagada do Alguersuari.
    Aliás, acho que Felipe Paranhos diria que ver uma corrida do japa lembra jogar Super Monaco GP com a Minarae x Madonna.

  • koba e o cara… formula 1 e pra gente ousada, pecado que o dinheiro hoje e mais importante que o talento… se fosse em outros tempos ele ja estava de contrato assinado com uma grande equipe, espero que a f1 um dia volte a privilegiar nao so os bons que tenha patrocinadores, mas todos…a esperança e a ultima que morre…. mas morre…

  • Realmente o Kobayashi mandou bem. Fazer 2 (ou foram 3) ultrapassagens no hair pin? Com esses carros atuais, onde todos já freiam dentro da curva… Fazia tempo que não via um piloto tão arrojado!

  • Kobayashi é realmente muito bom.

    Volto á dizer, sua consistência esse ano e sobretudo, com a performance apresentada no Japão, o japônes com certeza chamou a atenção do paddock e deve ser á partir de agora mais observado por dirigentes e equipes.

    Está trilhando o caminho correto para se chegar á uma equipe de ponta.

  • Webber só precisa de uma vitoria pra se tornar campeão.
    Se a RBR fosse inteligente já liquidaria a fatura rapidamente.
    Mas o bêbê Vettel vai chorar né? Ae não pode.

  • Não simpatizo nem um pouco com o espanhol Alonso, mas admito que o cara é excepcional. Ele destruiria o Kobayashi em 2 tempos, assim como tem feito com o Massa. Não por falta de talento do japonês, mas por sua vasta experiência. Mas quem sabe a Renault? Só teria a ganhar tendo o Kubica como companheiro. Ou até mesmo a Red Bull? Eu descartaria o Webber sem pestanejar.

    • Não é o Alonso quem destrói. São os patrocinadores, que mandam na equipe, que por sua vez mandam nos pilotos. Quando não dá para mandar, acontece o que aconteceu quando ele foi para McLaren. Se Kobayashi receber um carro no mesmo nível, ele não vai aliviar. Também acho que nenhuma equipe contrata um piloto como Kobayashi para ser capacho de algum primeiro piloto, tendo em vista o risco que vai correr. As qualidades necessárias para segundo piloto você encontra em Rubinho, Massa, Kovalainen, etc. que não ameaçam o primeiro piloto e obedece as ordens da equipe.

    • Alonso tá procurando o Kamui desde o GP de Valência onde levou um passão do japa. Até agora o espanhol não sabe por onde ele passou.