Petrobras e Red Bull

SÃO PAULO | Falaram em McLaren. Não. Imaginaram que seria na equipe com quem Senna assinasse. Nem. Aí garantiram que seria a Lotus a partir da temporada europeia. Tampouco. Fonte pré-salina afiançou ao Blog Victal que os esforços da Petrobras para voltar à F1 estavam concentrados na equipe que lidera o campeonato de 2010.

A petrolífera brasileira conversou, negociou e esteve “muitíssimo próxima” de fechar com a Red Bull para ser a fornecedora de combustível e lubrificante dos carros de Adrian Newey a partir de 2011. O acordo melou, contudo. Melou por causa dos franceses Renault e Total — antigamente Elf.

A montadora francesa é parceira dos taurinos na cessão de motores. Além de proteger a empresa de seu país, a Renault não viu com bons olhos o fato de trabalhar com dois fornecedores distintos, até porque requereria o uso contínuo e total — sem trocadilhos — de seus propulsores nos dinamômetros para o desenvolvimento da parceria.

Assim, é bem provável que a postura da Petrobras seja aguardar para tentar uma volta em 2013, para quando está prevista a mudança no regulamento dos motores — que terão sua capacidade e válvulas reduzidas e passarão a ter turbo.

Comentários

  • Concordo, a Williams seria a parceira perfeita e Cosworth certamente iria gostar de ter um parceiro para trabalhar com o peso e a tecnologia da Petrobrás.

  • A petrobras não tem acertado nos seus parceiros no automobilismo Willians quando estava em ma fase, action power Luciano Burti, as equipes e o momento que escolheu na antiga formula 3000 tambem não foram competitivas, etc
    acho que devia ter alguem assessorando a Petrobras que realmente entende de automobilismo, oque não é facil de encontrar.

  • Vitor sou veterano em f1,lembro-me do apoio que a elf deu aos pilotos franceses(pironi,beltoise,cevert,pescarolo,etc) desde o inicio de carreira na f3,foi uma epoca de grandes pilotos franceses a petrobras poderia fazer o mesmo com os pilotos brasileiros em inicio de carreira acredito que iria valer a pena,os franceses atualmente nao tem grandes pilotos na f1acredito que tambem por la o apoio acabou.

  • A Willians seria uma equipe bleza, tem piloto Brasileiro, é independente, e daria a mesma visibilidade que as equipes de ponta na F1, c/custo bem inferior.

    Quanto aos Metralhas, ref. ao comentário anterior , ainda bem, se não fossem eles com certeza a Ptrobras BR, ja estaria nas mãos das concerrentes estrangeiras

  • Gostei que falaram ae: pra ser campeão tem q ter no nome, ON!! uahhaa…Nelson, Emerson, Ayrton!! huahaha…Boa boa!!! Se for assim, estamos ferrados, pq nao me lembro de nenhum brasileiro, msm nas categorias de base, que tenham ON no nome!!

    Retomando sobre a petrobras, realmente falta patrocínio, auxilio, ao pilotos brasileiros, tanto aos veteranos e aos iniciantes. Seria necessário o apoio financeiro forte, maciço para que tenhamos um campeão novamente. Quem sabe alguma verba para Bruno e Lucas! Lucas tem muito mais base por estar mais tempo no automobilismo, mas quem sabe o Bruno se dê bem, msm eu achando q ano que vem ambos estarão fora da F1 !!

    Alguns exemplos de patrocionio que “valorizaram” os pilotos são Alonso, que mesmo sendo um grande piloto, tem ainda o Santander por tras, colocando o patrocinio do Massa no chão!! rss

    Petrov, com a nação russa bancando, por enquanto fica na Reunalt!! Por enquanto…

    O novo piloto da Sauber (não me lembro o nome), tem somente a TELMEX por tras!!

    E ainda falta o Pastor Maldonado, que tem Chavez como padrinho e a PDVSA como apoiadores!!

    Falta sim, a petrobras entrar na F1 novamente e focar os pilotos que la estão!! E ainda fortalecer categorias de base para que no futuro tenhamos excelentes pilotos!!

  • Motores turbo é? Interessante. A Petrobras deveria investir onde tem brasileiros, como fazem a PDV e a Citgo, que investem naqueles duas marmotas venezuelanas na Indy.

  • Petrobras e Red Bull:

    Tudo indica que em 2011 a Petrobras será de europeus, ai sim, a Petrobras poderá investir na RedBull, hoje dificilmente equipes de F1 aceitam empresas petroliferas fora do eixo Estados Unidos-Europa.

    • Só rindo !!! Depois da resposta partidária, agora podem eventualmente perder a eleição e o vencedor vai vender a Petrobrás para os europeus??? Teremos assim um cabide de emprego a menos…Esquece, vamos de automobilismo.. que é bem melhor…

  • Deveriam por o dinheiro em equipes do automobilismo nacional… A exemplo da Petronas que alem da F1, apoia o automobilismo local da malasia…

  • A petrobrás tem que fornecer combs e $$$$ para o campeonato de formula 3 do Brasil, bota uns carros top de linha, um filho do Galvão Emulsão Scoth Bueno para a globo transmitir e trazer mais patrocínio pra garotada. Assim gente pode voltar a ter piloto pra ser campeão mundial em qualquer escuderia, com qualquer companheiro de equipe e com qualquer combustível/pneu. Ah…mas tem de ter “on” no nome senão pela maldição não ganha!!! Emerson, Nelson e Ayrton…

  • Lamentável discussões politicas em um post sobre automobilismo. Pior de tudo é o cara que nem escrever sabe dizer que sugeriu pauta ao PT. Jesus, realmente…

    Sobre o tópico em SI, a Petrobrás não deveria ter saído da Williams. Ia pra Honda e fail. Ia pra Lotus e fail. Agora ia pra Red Bull e fail.

  • Vamos lá Ailton.

    Victor para seu conhecimento eu enviei essa pauta para o progarama do PT, eles quem a usou.
    abraço,

    Correção do seu parco português:

    Victor, para seu conhecimento, eu enviei essa pauta para o programa do PT, então eles a utilizaram.

    Abraço.

    Sei que aqui não é um blog sobre educação, mas também não é um blog sobre política, portanto digo com todas as palavras:

    Some daqui e para de falar tanta besteira!

    A Jaguar foi vendida a Red Bull, a Jaguar como equipe de F-1 não existe mais, ou seja a Red Bull assim como a Toro Rosso são equipes de propriedade da Red Bull, isso é muito mais que ser patrocinador envolve muito mais dedicação e conhecimento. Você, que se julga uma pessoa informada, deveria saber, antes de sair escrevando tanta asneira, afinal esse ótimo blog não é penico! Na época a Jaguar pertencia à Ford, Hoje perternce ao Grupo Tata, nem os donos da própria Jaguar são os mesmos. Trabalho no ramo sei o que estou falando.

    Em tempo, RBR não existe é somente uma forma ridícula que a Globo conseguiu de não realizar propaganda de graça para a Red Bull, que para sua informação é Austríaca, Australiano é o Mark Webber (não ele não é dono da fábrica de carburadores, que à anos foi adquirida Magnetti Marelli, que pretence ao grupo FIAT). Até porque a Austrália fica muito longe da Áustria.

    Que Deus proteja esse país e envie mais cultura e esclarecimento para o povo.

    Att.

  • Speed Gonzalez,
    Vejo que a leitura semanal de VEJA fez de você mais um tucano emplumado. Vote em quem você quiser, mas guarde sua verborragia para seus íntimos, sem ofender aqueles que votarão na próxima presidente do Brasil. Democracia é isso, mas pena que você não compreende.

  • Liga não galera, pelo português de pré-primário, o monte de baboseiras e a imaginação fértil o tal Ailton deve ser um molecote de 14 anos que tá num bad trip. Não levem a mal (nem a sério).

  • Nossa;;; O Ailton tá doidão sahsuahsausha. Na verdade pelo pensamento dele então é a Stewart que tá vencendo as provas, e com isso novamente o Barrichello errou na carreira ao sair da Stewart.. Piada, e ainda por cima, cabo eleitoral no PIOR local possível para falar do governo onde o automobilismo foi tratado como lixo, nenhum tipo de investimento…

    • Investimentos como? Se temos dois pilotos fracassados como representantes , Barrichello e Massa dois energumeno, queria ver o Nelson Piquet tirar o pé para alguém em uma corrida, o Fank em 1987 passou o campeonato inteiro mandando Piquet ceder a posição ao Nigel Mansel, quanto mais pedia mais Piquet acelerava, Frank Willlin chegou a demiti-lo no meio do campeonato por desobedecer as ordens, más voltou atrás, Nelson já tinha vencido seis GPs naquela temporada, como ai demitir um vencedor? Isso sim que é piloto não essas topeiras que estão na Ferrari e Willians
      Com sua desobediencia às ordens da equipe, Piquet trouxe três titulos mundiais, isso em uma época que só havia pilotos feras, não é como hoje, que apenas tres ou quatro se destacam.
      Eu não investiria um centavo nesses derrotados,

    • Automobilismo tratado como lixo, porque só temos pilotos lixo por lá, com exceção dos iniciantes, Bruno Senna e Lucas de Grassi que praticamente não estraram.
      Tirar o Pé para outro da mesma equipe e ainda no meio de um campeonato é o fim da carreira para qualquer piloto, ele vai carregar esse complexo de inferioridade para o resto de suas vidas.
      Veja quem era o Massa, e quem é agora depois da Alemanha, o cara se sente o pior piloto do mundo, perdeu toda a sua vontade de correr, isso é natural. agora só com dez anos de analises em consultórios psicquiatricos para tentar reverter esse drama interior.

      Rubens Barrichello morreu na Hungria e Massa encontrou sua morte na Alemanha. morreram para o esporte, ambos são zumbis nas pistas.
      Só consultórios psquiatricos para resolver.
      Caras frouxos.

  • A Petrobras patrocinava 100% uma equipe na formula Indy, hoje a IRL, empresa desistiu, fdevido os nobres Senadores da oposição pisaram na cabeça do diretor da Estatal, seria um estagio para financiar também uma equipe na F1 em 100% de seu merchand, assim como faz a RedBull, eles encamparam a Jaguar Racong, más ninguem sabe disso, só sabem que a equipe é RedBull. Na verdade quem vence as corridas é a Jaguar, no entanto só sobre a RBR recaem as atenções. Vejam o retorno que bebida energética Australiana RedBull obteve.

    Não fiz,não quero que os outrs façam, é o lema

    • bebida energética australiana???? Jaguar vencendo corrida???? Só falta me dizer que o Lulla é o melhor presidente da historia desse país e que ele realmente tem mais de 80% de aprovação hahahahaha o infeliz deve ter tomado muita providência e escreveu essas baboseiras petralhas aqui hahahahaha

    • Speed em primeiro lugar se identifique, nicks não são de gente de bem!

      Agora meu caro realmente em vez de escrever Austria terminei por escrever austrália, Vacilo meu, deve ser devido ao Marck Weber ser australiano, agora cara! Se voce trata os outros dessa forma eu tenho pena de sua mãe, como deve destratada, ela que está proximo a tí.
      E quanto a Jaguar,se informe o que há por baixo da pintura da RedBull é a Jaguar, ele abriram mão da identidade para ser conhecido como RedBull, em troca da grana do sr. Dietrich Mateschitz, dono empresa RedBull.

      cove de nick speed, quando se fala em bebida, não são só as alcoolicas são bebidas , aée uma simples limonada é uma bebida, se foi isso que o assustou e o fez surtar.

      abraços.

  • Os privateiros dos anos noventa queriam pulverizar a Pretrobras em pequeninas empresas para vende-la mais fácil e barata, ate nome os pilantras mudaram para PETROBRAX, para despistar a atenção dos brasileiros, nem setores do próprio PSDB acitou isso, pessoas do proprio Tucanato se voltaou contra a destruição da petrobras. por isso ela esta ai, e se tornou a segunda maior empresa do mundo na administração Lula96% (aprovação), o sociologo pirata e seu piratinha calvo nunca mais,
    Aguardem o 31/10

  • Acho que existem equipes que dariam excelente retorno à Petrobras sem muito investimento. A Willians é a principal. Corre nas intermediárias, piloto brasileiro, piloto alemão, motor Cosworth. Acho que seria, de novo, a melhor parceria. Quanto aos motores, penso q deveriam ser aspirados de 2,8 L, 13000 RPM, com arquitetura LIVRE, cada um faz do jeito q quer com a quantia de cilindros q lhe interessar.