MENU

18 de outubro de 2010 - 14:56F1

Parlatório

SÁO PAULO | Incentivado por mais um ato presepeiro da Hispania, que não dispõe de um simulador para que seus pilotos façam testes mais verossímeis em tempos de vacas magras, surgem os comentários de que esta é a pior equipe da história da F1.

Lola, Andrea Moda, Hispania… o negócio é brabo… Mas qual é, afinal, a mais péssima pior de ruim de todos os tempos?

Vou dizer que aquele carrinho xexelento com patrocínio da Mastercard e que tomou uns 12 tantos segundos da Williams na Austrália e nunca mais apareceu aparece forte…

58 comentários

  1. Leonardo Felix disse:

    Nada pior que a Life, seu motor W12 com metade da potênciados Honda e dos Renault, seu piloto aposentado em ativa, 20 quilos acima do peso, seu carro Frenkenstein, seus mecânicos perdidos, seus 40 segundos para os melhores tempos, suas marteladas pra poder encaixar o motor Judd, quando viram que o W12 não daria certo, seus… seus… seus…. enfim… nada pior que a Life nobilíssimo Victor Martins

  2. Carlos Henrique disse:

    Footwork?

  3. Hercules disse:

    O comentário acima era da foto exibida pelo blogueiro Vital. Quanto ao pior de todos, tenho de concordar com o “Peixe Antenado”. Lola tinha tudo pra andar melhor por ser fabricante conceituada de chassi. Na época em que corria, era sinônimo de velocidade da Indy (Newman-Raass). Tirando a Penske, o resto era Lola. Na F1 só andava lá atrás. Já que o assunto é ressuscitar defunto, lembram da Zakspeed? E da Osella?

  4. Hercules disse:

    O pior: o carro era uma bosta (desculpe o termo, escremento mecânico deveria ser a palavra) e tava todo estampado de patrocínio. A Sauber é muito mais carro e tá todo pelado.

  5. Fernando disse:

    Para mim foi a Lola com certeza. Ela disputou apenas os treinos livres e o qualify da Austrália, dando poucas voltas. Não se classificou para a corrida e fechou as portas dias depois.
    Ainda por cima fizeram o maior aue para arrecadar recursos com torcedores e tal, o que deu a entender que a equipe foi um grande golpe.
    Pelo menos Hispania e Minardi terminavam o ano

  6. Sem dúvida a equipe life que tomava quase 20 segundos dos carros da pré qualificação.
    Que bosta foi aquela?

  7. sandro silva disse:

    Com toda certeza foi a LIFE, que derivava do modelo Frist e que tomava 12 segundos na PRÉ-QUALIFICAÇÃO, ocarro era tão ruim que levava 8 segundos da Osella, 9 segundos da AGS, 10 segundos da Dallara e Larrousse e pasmem 23 segundos da Mclaren….

  8. André disse:

    Acho que todas as equipes citadas estão no mesmo patamar, são sub-categorias dentro da F1. A Hispania, pode ter uma pequena vantagem, porque ainda não fechou as portas. Talvez , se continuar no ano que vem( eu disse se), possa se tornar, ao menos, uma verdadeira equipe de F1, no momento, é só um carro ruim, dando voltas no mesmo lugar e horário dos outros carros da catregoria. Toma muito pau até das outras novatas no fim do grid. não acrescenta nada, não dá nem para avaliar seus pilotos.

  9. Carlão disse:

    Páreo duríssimo esse heim ? Falar que foram/são ruins é pouco.

  10. So daria meu voto para a Forti Corse, lembra no inicio de 90 quando todos andavam com cambio sequencial eles apareceram com um cambio H patern, e so posso falar pois estava na pista assistindo e podia ver a diferenca de motor tambem que era imensa.

    Mas se olharmos na historia da F! vamos encontrar varias.

    No passado poderiamos colocar a culpa em varios fatores, hoje na realidade o unico problema e grana.

    Os pilotos da decada de 70, 80 e 90 que eram campeoes nas categorias de base tinham ao menos interesse das equipes da F1. Hoje voce ve o campeao da GP2 ter que levar um caminhao de dinheiro para andar na F1. Isso nao e esportivo e sim financeiro (negocios).

    Um abraco a todos e que DEUS os abencoe

  11. Rodrigo M Garcia disse:

    Esqueci de mensionar Larousse…. mas eu ainda acho que a pior é a Hispania….

  12. Rodrigo M Garcia disse:

    Hispania com certeza, pois na epoca de Simtek, Pacific os carros nao andavam tão mais lentos e poderiam até revelar pilotos….

  13. É que essa Hispânia está nos aterrorizando agora, mas já teve coisa pior na F1. Vale uma pesquisa para ser mais pontual.

  14. tecpix disse:

    Em tempo.. naquele GP Brasil nosso querido Moreno que é um bota tomou 15 segundos do pole.. e na primeira classificação o cambio saiu na mão dele… tétrico

  15. tecpix disse:

    Andrea Moda sem dúvida nenhuma.. Segundo nosso querido Flávio Gomes que cobria o GP do Brasil de 92 dizia : “O carro era uma temeridade. Os mecânicos da Andrea entravam e saíam do autódromo numa Kombi, atrás de oficinas que pudessem tornear uma peça, ou que dispusessem de um cabo, uma válvula, uma mola.”
    A miséria era tanta que, em troca de divulgação da churrascaria Fogo de Chão no macacão de seus pilotos, toda a equipe tinha almoço de graça durante toda a estadia no Brasil.
    Não existiu equipe pior que essa sem dúvida nenhuma

  16. Rafael disse:

    Disputa feia entre Life e Andrea Moda. Mas eu acho a Andrea Moda ainda pior. Apesar de ter conseguido resultados minimamente superiores (passou 1 vez do pré-quali), a equipe era mais obscura, o dinheiro surgia e sumia n se sabe como, uma confusão total. A life pelo menos era mais simpática e honesta.

  17. Hogan disse:

    Nem um nem outra a pior dentre delas era Sintek!!!!!

  18. Will disse:

    Para mim, o pior carro de todos os tempos foi o USF1! hahaha!
    Só tinha o bico!

  19. Rafael Sartori disse:

    A Minardi podia ser considerada uma Ferrari diante dessas escrotices……

  20. Francis David disse:

    Não podemos esquecer da Forti Corse…. Como era ruim!!!

  21. TH disse:

    acredito que o pior foi o Coloni – com motor Subaru – na temporada de 1990.

  22. Alex disse:

    Nossa tem várias. EuroBrun, Coloni, FortiCorse, AGS, Osella, Onyx, Rial…mas pelo jeito a Life foi a pior.

  23. Danilo Candido disse:

    Lola Mastercard (a Lola Beatrice também não foi muito melhor que isso, não), Andrea Moda e Life (essa estava mais para Death” !) estavam no mesmo patamar. A Hispania pelo menos deve fazer a temporada completa. Mas deveremos considerar que, se houvesse hoje a pré-qaulificação, ou a regra dos 107% vigente, certamente a situação da equipe espanhola seria pior ainda…

  24. Vanderlei Julio disse:

    Acho que Hispania tá ganhando disparado. Porque além de um carro horrível, é pelado só com o nome dos caras em letras garrafais. O que é isso, kart?! A Lola andava ali naquelas bandas que andam Toro Rosso e Lotus e a Andrea Moda também era muito ruim, mas pelo menos tinha o colorido dos patrocínios.

  25. Peixe Antenado disse:

    Fico com a Lola, pq dela se esperava mais, por ser do ramo…

  26. FTrack disse:

    Life, disparado. Existem vários relatos na internet que deixam claro o total amadorismo e despreparo da equipe, desde a péssima qualidade de construção do chassi atestada por ninguém menos que Ricardo Divila (quando ainda se chamava First) até a montagem de um motor Judd à marreta no Estoril 90.

    http://www.motorpasion.com.br/tag/life/

  27. Glaucio Branco disse:

    A pior de Todas = LIFE .. por 1/2 cabeça contra a ANDREA MODA. srrsrs

  28. Como pior equipe no todo, pela falta de estrutura completa, Andrea Moda fácil.

    Pelo carro, o prêmio de pior chassis vai para o Lola MasterCard que começou a ser desenvolvido para a temporada de 98 e o patrocinador obrigou a estréia com pouquíssimo desenvolvimento ainda em 97.

    E pelo conjunto motor-chassis, principalmente pelo motor, o sensacional Life – Life W12, com cilindros dispostos num inusitado formato em W (V duplo)que mal conseguia ser acionado e um chassis que havia sido condenado no ano anterior ao tentar ser inscrito pela equipe First, por ter falhas estruturais e ser reprovado no crash test da FIA.

    • Alaor Jr. disse:

      Francisco
      O motor nao poderia ser um V duplo, porque no caso ele nao seria um W12 e sim um W16 (como é o motor do Bugatti Veion).
      Na verdade eram 3 bancadas de 4 cilindros montados juntas, me lembro ate de ter conseguido uma foto desse motore mas nao sei aonde ta salvo, se encontrar posto aqui.

    • Alaor Jr. disse:

      Veyron, desculpe…

  29. Paulo Torres disse:

    Life era um fiasco completo. E a EuroBrun, que era melhorzinha que Andrea Moda, Coloni, e outros trastes, vale a menção pela festa que fizeram em um GP onde o Moreno conseguiu classificar-se entre os 26 do grid – praticamente um titulo mundial pra eles.

  30. Reinaldo disse:

    Algumas pessoas dizem que foi a Life, mas como acho que foram poucos os que chegaram a ver o carro desta equipe, nem sei se podemos coloca-la na disputa! rsrs!

  31. Sergio Magalhães disse:

    Alô Victor,

    Eu diria que a Andrea Moda conseguiu ser pior que Lola e Hispania. No GP de Mônaco de 92, onde apenas os 20 mais rapidos largavam, Moreno conseguiu colocar aquela carroça entre os 20 na sexta-feira, mas no sábado aconteceu um lance bizarro: Caiu o escapamento do carro de Moreno, e os mecânicos, pasmem, não tinham luvas para pegar a peça quente.

    Sem falar que em Interlagos não havia “ferramentas” suficientes, e tiveram que pedir emprestadas em oficinas ao redor de Interlagos. A equipe estava manchando a imagem da F-1 e Eduardo Sasseti foi convidado a se retirar da F-1, sem falar que ele já respondia a processos de sonegação de impostos na Itália.

    Na minha opinião, a Andrea Moda é a pior equipe que a F-1 já teve.

  32. Francis Junior disse:

    Alguem lembra da “Lambo” meados da decada de 80…

    • Glaucio Branco disse:

      A LAMBO chegou a se classificra em varias corridas, tinha com pilotos o holandes ERIC VAN DER POELE e outro que não me elembro agora. o Projeto original era do Mauro Forghieri (Oriundo da FERRARI) ou seja não era tão tranqueira assim.. E tinha Muito ptrocinio tambem , se comparada com a Hispania

  33. Telo disse:

    Meu voto vai para a Coloni “asas de silver tape”, que o Moreno andou ou melhor tentou andar no GB Brasil com o aerofolio remendado com fita…
    Uma verdadeira cadeira eletrica !!!!

    Falando nisso o Moreno correu na maioria dessas tranqueiras… Coloni, Andrea Moda, Forti-Corsi, EuroBrun… Não é a toa que era conhecido como “operário da velocidade” !!!!

  34. Zé Eduardo Morais disse:

    Life levou 7 minutos para dar uma volta em San Marino.

    Não imagino um CARRO DE PASSEIO levando tanto tempo

  35. Rodrigo disse:

    Tinha a Coloni, se não me engano. Alguém aí lembra do Moreno indo pegar um jogo de molas emprestado do Senna, então na McLaren? Isso foi num treino, acho que em Jacarepaguá.

  36. Fernando M.A. disse:

    - Ir para um GP sem levar os motores (Canadá).
    - Trocar tanto de pilotos durante a temporada que a FIA proibiu novas trocas.
    - Ter um segundo piloto pagante que não deve ter dado mais de dez voltas a temporada inteira (incluindo os treinos).
    - Não conseguir participar da classificação que determinava a formação do grid para maioria das provas.

    Por mim a Andrea Moda consegue esse título e só não ficou doze voltas atrás de outro carro por quebrar antes (aliás, ela conseguiu participar de umas onze voltas em corrida na temporada inteira).

  37. Julio Diaz disse:

    Sem duvida a Life foi a pior, deu apenas 7 voltas em 14 pre qualificações…. coitado dos pilotos Gary Brabham e Bruno Giacomelli.(que não correram juntos pois só havia um carro)

  38. Francisco Luz disse:

    Andrea Moda é hors-concours. O perfil deles no F1rejects.com é sensacional.

  39. Alaor Jr. disse:

    a Life Racing com seu modernissimo motor W12 que tomou mais de 20s na pre-classificação
    Tinha uma Coloni tambem que correu a temporada toda com um motor Subaru V12 e nao se classificou pra nenhuna corrida

  40. Smirkoff disse:

    O pessoal anda mal acostumado nessa época de índice de quebras quase nulo. A Hispania tem motorhome, pelo menos um dos carros termina as corridas e a equipe tem comparecido a todos os GPs. Tem mais estrutura que mais da metade do grid da Indy.

    A Andrea Moda nem peças tinha pros seus carros, e a Life nunca deu mais que UMA volta em pré-classificação. Os espelhos da Coloni caíam durante as voltas de classificação em Mônaco, 88. Sem falar nos pesadelos móveis que eram a Maki ou a Eiffeland. Ou seja, já teve coisa MUITO pior que a Hispania na pista.

  41. RafinhaDias disse:

    Complicado.
    A Hispania não paga o mico da minha amada e aventureira Team Life, não desmancha como a Andrea Moda, graças a Deus não tem nenhum fato tipo Simtek/94 na conta.
    São carros lentos, sem peça de reposição e que perderam o suporte técnico ao longo do ano, mas acho exagerada a comparação.
    E para o B. Senna largar uma dessas, é pq já chutou o balde mesmo. :-)

  42. Felipe Mazorca disse:

    A Life é séria concorrente também.

  43. Ednardo Guaitolini Merlo disse:

    simtek…pacific…e outras mais…

  44. Thomas Visani disse:

    Acho que a Lola Mastercard nem deveria valer, tentou só classificar para uma corrida.
    Pensando em equipes “menos aventureiras”, na falta de um termo melhor, acho que ficaria entre a Andrea Moda e a Life…

  45. Thiago disse:

    Sem dúvidas Hispania é bem melhor que Lola e Andrea Moda, não tem nem comparação.

  46. Filipe Dias disse:

    Acho que o Sasseti, pela fanfarronice, merece levar sua equipe ao topo desta disputa…

  47. Thiers disse:

    Outro bom candidato, Forti Corse, fracassada tentativa francobrasileira, de fazer uma equipe de F1, se não me engano, mal chegou no fim da temporada…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>