Parlatório

SÃO PAULO | A Ferrari é toda Alonso faz tempo. A McLaren, enfim, vai priorizar Hamilton nas duas provas finais. E a Red Bull mantém o discurso de igualdade, porque Vettel ainda pode ser matematicamente campeão, apesar de Webber ter mais pontos.

Está certa a equipe taurina em deixar ver até a última corrida ou já está mais que na hora — apesar do consultor Helmut Marko ser contra — de apostar no australiano?

Creio que será a única vez de Webber. Vettel tem muito chão pela frente. A Red Bull, por prudência, poderia já pensar com carinho em dar a Markola tal regozijo a seu ‘segundo piloto’…

Comentários

  • O negócio da RedBull é vender energéticos e não competir na F1. Pra ela, as corridas são um meio e não um fim. Desse modo, é melhor ser vice campeã, mantendo o discurso da esportividade do que ser campeã, mas com a mácula de ter escolhido um piloto.

    Entre outras coisas, a RedBull não precisa de patrocinadores outros que não ela mesma. Mais vale arriscar ser campeã mantendo o espírito esportivo.

  • Victor,

    Vou aproveitar este post ja que nunca acho um em que caiba.

    Cara e incrivel, nem voce nem o Falvio ou qqualquer outro dao os merecidos elogios ao Rosberguinho, e acho que o mundo inteiro, visto que ate ele ficou injuriado em ouvir que o Carro nao combina com Shoemaker, o pneu nao combina com Shemaker, a chissis esta trincado. Que outra desculpa vao arrumar.

    No final das contas ele meteu o dobro dos pontos e na ultima prova, na qual alguns se dao o trabalho de elogiar a corrida mediana do Shoemaker, o Rosberguinho corria bem e na frente do companheiro, que sinceramamente ja passou da hora de entrar em forma ( se e que esta forma absoluta realmente exisitiu ou era so a magia dos carros da Ferrari que metiam trocentos segundos na competicao).

    Rosberguinho tem sido primordial durante todos estes anos, alguns diziam o Leao das Sextas, Sabados. Frank Williams sabe que perdeu um campeao que ja merece carro bom a muito tempo.

    Vou ter que torcer pra Mercedes ter carro bom o ano que vem pra ver ele meter de novo no Shoemaker.

    Bom
    Abraco.

  • Se o Massa estivesse à frente do Alonso na classificação, a Ferrari estaria com a mesma conversa da RBR. Isso porque Alonso e Vettel são os primeiros piloto. Pois quem decide é o patrocinador.

  • Essa é fácil, pergunta pro Frank Williams o que ele faria se pudesse voltar no tempo e para o ano exato de 1986. Naquele ano os pilotos da Williams, Nelson Piquet e Nigel Mansell (preferido da casa) eram líderes do campeonato, 3º e 1º respectivamente, com um certo Alain Prost entre eles. Pois bem, na última prova Mansell abandona de um 3º lugar (que garantiria o título) por um pneu estourado e a Williams chama Piquet para o pit tentando evitar que o mesmo aconteça com ele. Só que nessa o Prost passa a liderar, vence a corrida, e fatura o campeonato em cima de uma dupla de invejar e que tinha o melhor carro daquele ano. Venceram juntos 9 de 16 provas.
    O Webber tem a equipe inteira contra ele e ainda supera o Vettel, um moleque talentoso e burro ao mesmo tempo, e porque não nojento? Aquele dedinho dele quando faz pole é de chorar em alemão.
    Eu vejo muita gente falando que a Red Bull é favorita em SP pq venceu no ano passado, mas a Ferrari de ’09 foi daquelas de serem esquecidas, não tem como saber como a F10 vai andar lá. Mas pelo que tem mostrado nessa parte final do campeonato, vai andar perto e com uma “sortezinha”, faz a pole e manda a Red Bull e o chato do Christian Horner pra casa do piiiiiii!!!
    Um abraço

  • um palpite vettel larga na pole e lidera em abu dabhi independente do que acontecer em interlagos, se webber estiver em segundo e precisar vencer vettel da a vitoria para a equipe na ultima volta e vai cobrar a conta em 2011 porque de bobo o alemao nao tem nada

  • webber mostrou que nao e esta fortaleza e vettel que nao e bobo entao se a equipe opitar pelo australiano antes da hora pode perder o campeonato do mesmo jeito

  • O problema não é adivinhar o piloto com melhores condições de ser campeão, mas sim o carro com maiores condições. Porque carro de Adrian Newey e motor Renault, nunca dá pra confiar.

  • acho que a equipe faz o certo, até porque o vettel é mais piloto que webber, e até a última corrida tinha o mesmo número de pontos que alonso
    além disso, o que ela poderia fazer?? não entendo quando falam em priorizar o webber, como se fosse por isso que ela (se acontecer) perderá o campeonato

  • Blahblahblahblahs….
    A gente se tá lembrando de como se cozinha o macarrão, mas distraídos de como se faz o tempero e de como faz o molho etc…
    O Alonso deu sorte, é o piloto ”mais completo” e outras balelas adjetivas e tal… mas ele TEM que ser campeão já aqui no Brasil, pois se deixar pra usar os três únicos motores que ele tem pra Abu, e esses motores estourarem, vide Vettel, o discípulo da infame dinastia Briatore vai, literalmente, levar no c*, sorte seria um desses motores estourarem nos treinos, mas se for em uma das corridas, tchau el genocidón de las américas hahahahaha

  • Villeneuve tb tinha a vida pela frente para deixar Scheckter ser campeão em 1979, a Ferrari de 80 e 81 era uma bomba e em 82 todo mundo sabe bem o que aconteceu, meu Pai dizia: nunca deixe para amanhã o que pode fazer hoje….

  • A Red Bull já devia ter garantido a derrota das outras equipes a uma ou duas corridas atrás deixando assim os únicos pretendentes ao título seus dois pilotos. Mas devido a erros e brigas exageradas dos dois dentro da pista estou vendo um Alonso ou Hemilton, dois pilotos que seus companheiros de equipe nunca tiveram o apoio justo da equipe para lutarem de igual por igual, a levarem o título de pilotos e se bobiar de construtores. Vai ser um derrota que vai ser lembrada por décadas.

    • Bom dia a todo,

      Eu fico em duvida se no contrato do Vettel com a RBR não existe nada que o libera caso seu companheiro de equipe seja campeão.

      Por isso o medo da Red Bull que Webber leve a melhor

  • Fiz uma continha besta, baseada na hipótese de Webber, Vettel e Alonso se alternarem entre primeiro, segundo e terceiro.

    Na hipótese de Alonso ficar em terceiro nas duas corridas próximas, e Vettel vencê-las, com Webber em segundo, a RBR perde o título de pilotos, pois ambos os da Red Bull estarão empatados com 256 e o Alonso ficará com 261.

    No entanto, na hipótese de Webber vencer as duas, a situação muda drasticamente de figura. Webber seria campeão com 270 pontos, 9 a mais do que Alonso, que ficaria com 261 e Vettel ficaria com 242.

    Se a RBR está certa em manter o “discurso da igualdade”?

    Se o Horner olhar para o Webber e dizer: “Vença pelas suas forças. Assim é o esporte”, o Webber pode mandar a RBR à puta-que-lhes-pariu, pois se o cara não possui o apoio, só pode ser algo pessoal.

    Uma EQUIPE que abre mão do título de pilotos apenas pelo discurso “puro e inocente” do esporte só pode fazer isso por duas alternativas:

    1) É uma empresa burra – como bem disse o FG;
    2) Ou é algo de ressentimento por alguma coisa que o MW deve ter feito aos antepassados do Helmut Marko…

    Gosto muito do Vettel, e queria que esse fosse o ano dele, mas para a RBR ser campeã, e o Alonso não, somente com o Webber.

    E ponto final.

    Há apenas dois candidatos ao título, apesar da matemática…

    • mas é óbvio que se na última corrida o vettel tiver em primeiro, webber em segundo e alonso em terceiro a equipe trabalharia para webber…

    • O Helmut Marko pode achar que acertaram-lhe uma pedra no olho em Clermond Ferrand/72 à mando de algum amigo ou parente do Webber…e hoje este seu único olho que enxerga olha apenas para Sebastian Vettel, o queridinho dos austríacos (tanto do caolho como do bilhardário manda-chuva). Seria triste para Mark e para quem torce por ele (este que vos escreve), mas seria também muito merecido para a Red Burra perder este título, tamanha intransigência diante de fatos tão óbvios !

  • Esperto é aquele que aprende com os erros dos outros.

    A McLaren já ilustrou muito bem a eficiência de manter igualdade na reta final do campeonato.