MENU

8 de novembro de 2010 - 16:04F1

Brasileirinhas, 21 + Abu seita

SÃO PAULO | Dava para notar desde a última quarta-feira que a sina que Interlagos incorporou nos últimos tempos, mais precisamente cinco anos, terminaria. Como nem a chuva do sábado ajudou Alonso e a Ferrari, o GP do Brasil foi na verdade um dos outros 18 que foram disputados no ano. Em outros termos, Interlagos não tinha cara nenhuma de final, e absolutamente ninguém, nem mesmo na equipe italiana, ousou tratar assim. Uma prova em banho-maria.

Por ser um dos tantos, foi comum, com uma ordem esperada: as Red Bull, Alonso e as McLaren, sem que Massa conseguisse novamente ocupar o posto que lhe seria conveniente e normal na temporada, a sexta posição. 

No domingo que vem em Abu Dhabi é que o negócio vai pegar. Ainda em Interlagos ontem à noite, dei uma de Tristão Garcia e, contente, fiz no papel as combinações possíveis para o título dos quatro postulantes a tal, como comprovam os papéis abaixo:

Como se nota, a chance de Hamilton é 0,1%.  Ganha, torce contra os três outros desesperadamente, pede chuva e neve para que todo mundo se espatife, acorda e cai da cama. Só está para compor estatísticas e trololós.

Meus cálculos com ábaco apontam que Vettel tem 6,7%. Carro e gana para levar a mortadela ele tem, e é natural que ele bata Webber como tenho feito nas últimas corridas. Webber não incomoda, aliás. Uma vitória nos EAU pelo menos o põe empatado com o australopiteco. A questão simples é que ele precisa que Alonso termine em quinto. Isso significa que as McLaren teriam de ajudá-lo. Ou torcer para que o calor seja abissal e estoure o motor do hispânico e o jogue lá para trás numa eventual punição. Se perder o campeonato, pode pôr na conta da Renault e daquele abandono em Yeongam.

Com 21,8% de possibilidades, Webber só depende de dois fatores: Red Bull e Vettel. Porque Webber vai ter de esperar até a última volta para saber se vão deixar que seja campeão. Interlagos só serviu para mostrar que o australiano está por si só e que é dura é a agonia que vem da incerteza se Vettel será por ele. Webber tem carro e condições para ganhar, mas o resultado mais normal é que seja segundo. E aí dependeria de uma ordem de equipe de Christian Horner e/ou da boa vontade de Vettel.

Os 72,4% restantes indicam o terceiro título de Alonso. Um segundo lugar basta. Problema é que a pista abudhabiana é favorabilíssima aos carros taurinos. Que seja terceiro, pois. Aí vai ter de rezar e rebolar no ritmo de um flamenco para que Vettel bata o pé e vença. Ou que faça vodu para que Webber acuse o golpe que até agora só deu sinais em duas provas — sob chuva, China e Coreia.

Palpitaço até prematuro: Webber vence na última volta, com a cloaca na mão.

30 comentários

  1. Alexandre Garrincha disse:

    Acho que Webber ensaca o troféu na raça, sem ordens de equipe…

  2. rodrigo disse:

    Anotem.
    Largada: Vettel, Weber, Alonso e Hamilton.
    Faltando 5 voltas a Red Bull dará a ordem para a troca de posições.
    Faltando 3 voltas o motor do Alonso vai andar na montanha russa da Ferrari.
    Faltando 2 voltas Vettel vai para cima de Weber tentando recuperar a posição doada. Os dois se atropelam e o título fica com Hamilton que vinha 26 segundos atras dos dois e comemora com Safety Car na pista.

  3. HELMUTH ROGANO disse:

    Sr., favor deixar os cálculos para quem entende do assunto.

  4. Luiz Souza disse:

    É simples se o Webber, não tiver a liberação de troca de posição para vencer no GP de Abu Dhabi.

    Ele vai jogar o carro no vettel, vai passar de qualquer jeito ou os dois vão para o muro eo titulo vai para o El Fodon.

    Imaginem que eles não troquem de posição e perdem o titulo.

    Todo mundo vai lembrar que o Alonso só ganhou o titulo devido a passagem lá na Alemanha.

    Redbull vende latinhas de energéticos, para o dono da equipe o espirito esportivo está em 1º lugar, faz a empresa dele ganhar mais dinheiro, pois será capa nos jornais a atitude esportiva da Redbul e vão comer vivo a Ferrari mais uma vez que coloca tudo acima do esporte.

    Eu mesmo sempre vou lembrar do ato esportivo da Redbull por muito mais tempo que o titulo do Alonso.

    Vai entrar para história, todo sempre vão lembrar do ano de 2010 no qual foi o dia que a esportividade venceu.

    Imaginem a redbull fazendo um comercial destes para seus produtos, será um sucesso, venderá bem mais.

    É assim que o dono da Redbull pensa, sinceramente acredito que ele está certo !

  5. Tiago Patrese disse:

    Olha só se essa moda pega hein Martins? Não faz muito tempo, a temporada passada do Brasileirão dizia, numa determinada rodada, que o Flamengo tinha 5% de chances de ser campeão, e o Fluminense mais de 90% de chances de ser rebaixado, alguém se habilita a responder o que houve com esses dois times no Brasileiro do ano passado? Você pode responder seu Vitor???
    Pois bem, tenho que repetir, mais uma vez, que o motor do genocida hispânico tá no limite, se estourar, babau! São ”só” 10 posições perdidas no grid, aí, ele vai ter que sofrer um ritual de magnificência e se tornar o Deus da sorte né?
    Mas vou xingar muito os matemáticos se o genocida sair derrotado, ah sim, eu vou xingar….

  6. Tiago Patrese disse:

    O Alonso é amigo de quem???
    Acho que o Alonso é gênio no quesito ”dizimar” o piloto do outro cockpit, superando com folga outros gênios do gênero, como a dupla Prost/Senna. Dizem que é talento, se fazer pressão pelo rádio é talento, realmente faz sentido afirmar que a distorção dos valores é real né? Se você tá dizendo que o Alonso se tornará inimigo do Vettel, isso é meramente simbólico ok?

  7. diogo maed disse:

    Mas a minha grande torcida mesmo é pelo título do Vettel.

  8. Luiz G disse:

    Concordo com o Henrique Santiago.

    Não sei como a Ferrari aceita bancar um piloto que não alcança resultados…?

    Se eu fosse o chefe da Ferrari demitiria o Massa. Nada contra ele, nem pelo que aconteceu na alemanha…Mas o cara, simplesmente não alcança nenhum resultado e já comemora terceiro lugar como se fosse uma vitória.

    Ridículo.

  9. joao ferreira disse:

    Se Webber vencer e o Alonso chegar em terceiro, não será campeão?

  10. Francisco Monte disse:

    Vou rezar todo dia, pedir a Padin Cicero, São Francisco de Canindé e até para Santa Duce.

    O Marketing weber fique em segundo, o que ele é….

    A Guapa Louca largue lá atrás atrapalhado pelo Dick Vigarista…., faltando uma volta quebre o motor ou seja tirado da prova pelo Kobayashi, Liuzi, Sutil ou qualquer outro….Alguersuari…..(pense numa espanhola nervosa)

    Antes que eu esqueça, o Papa é alemão….

    • Henrique Santiago disse:

      - N é justo ficar contra o espanhol por conta do que ele fez com o Felipe, f1 é assim, quem pode mais chora menos.
      - Agora se for pra torcer, vamos de Hamilton e Vetel que são os que correm para ganhar, o resto se divide naqueles que querem beliscar uns pontinhos, fazer uma media e levar o carro ate o final e ai estão todos os brazucas, impressionante como a trupe é ruim, credo.

  11. Pry Queiroz disse:

    Rapaz, isso parece o quadro do House quando ele busca um diagnóstico… Parabéns pela cobertura do GP e pela paciência pra fazer tantos cálculos!

  12. Bolífris disse:

    Alesi, pombas.

  13. Anderson Puff disse:

    Quero ver o Webber campeão, mas tem que ter um toque de maldade, do tipo, com Alonso comemorando já, o Vettel abre e no jogo de equipe Webber vence Kkkk

  14. Henrique Santiago disse:

    - Simplismente impagavel o campeonato do Massa, ele se superou. Desse jeito nem a ferrari aguenta. Ele ja não consegue nem explicar. Naõ tem vitoria, não tem podio e nem volta rapida, e isso tendo um companheiro com maior numero de vitorias e pontos no campeonato.
    - Tá uma vergonha que não tem tamanho, não sei como a ferrari banca isso. Nem para atrapalhar os adversarios. Se o Alonso dependesse do Zaca tava ferrado.
    - E os comentaristas brasileiros, fingem que ta tudo bem, e prosseguem criticando o Shumi, menosprezando o Hulk e rindo do Petrov.
    - De todos eles o pior é o Massa, não consegue ultrapassar nem um Buemi, e o Rubinho so sabe falar em beliscar pontinhos, esquece ou finge que foi contratado não para ganhar. Estamos mal de pilotos, o resto não vale nem comentar.

    • Rogerio disse:

      Sao os pneus! Ele nao consegue aquecer os pneus.
      Massa passou a temporada inteira colocando a culpa nos pneus. O pior é que ele é o unico a ter problemas com o aquecimento de pneus. A cada prova de classificaçao é a mesma ladainha: “nao consegui aquecer os pneus do jeito que eu gosto”, ai ai ai.

  15. eduardo disse:

    o curioso é que ninguem depende só de si Alonso pressisa superar uma Redbull ou que o Vettel vença, Webber pressisa vencer Vettel na pista ou no jogo de equipe Vettel que é o favorito para a vitoria pressisa de um tropesso do Alonso, meu palpite é que o Webber vai ter que esperar até a ultima volta.

  16. Marcio K disse:

    Vale lembrar que a Red Bull tem um “habeas-corpus” pra uma troca de pilotos – vai fazer na última corrida, e “somente” porquê a Ferrari tem pontos a mais por ter feito a troca com Massa naquela corrida.

    Mas não sei se fariam na última volta não.

  17. Gilmar disse:

    E se o incrível Hulk se meter de novo? Prá bagunçar tem o Koba, o Barrica, o Michael “Dick Vigarista”… Ia ser legal. Melhor que essa corrida xôxa que foi Interlagos este ano.

    • Cranio disse:

      Eu ainda coloco uma outra hipótese… Faltam 3 voltas pro final. Vettel, Webber e Alonso em terceiro. Horner chama Vettel e diz, deixe o marsupial passar. Volta seguinte, motor do Alonso estoura. Vettel chama Horner e diz “quero minha posição de volta”. Webber diz “nem a pau juvenal”… E o coro come do mesmo jeito… Seria muito legal ver isso acontecer.

  18. Igor disse:

    Bom… Se a Red Bull lavou as mãos mesmo podemos dizer que tudo pode acontecer. Caso Alonso esteja em terceiro:

    Hipótese I: Última volta, Vettel em primeiro, Webber em segundo e, na última volta, invertem-se as posições.

    Hipótese II: Última volta, Vettel em primeiro Webber em segundo e a bandeirada se dá sem alterações.

    No caso de hipótese II, vai dar uma merda tão grande, que o alemãozinho pode ganhar um inimigo que poderia fazer com que ele jamais fosse campeão em anos posteriores.

  19. Luiz G disse:

    Só de curiosidade:

    Eu imagino que Vettel prefira ver Alonso campeão, pois nada é pior do que perder para o companheiro de equipe.

    Imagino que Webber pense da mesma forma contra Vettel.

    Imagino que Massa torça por Vettel ou Webber, pois não quer perder para Aonso (embora já tenha perdido).

    Imagino que Button também não queira que Hamilton vença.

    Imagino que Alonso quer que Felipe bata em algum de seus concorrentes enquanto corre sozinho e tranquilo até o título.

    Ou seja, eu imagino que todos estejam contra seus parceiros de equipe…..Vai ser um fim de campeonato interessante.

    • diogo maed disse:

      Serão 4 concorrentes ao título (na verdade, na verdade 3) e o final mais eletrizante de todos os tempos.
      Previsões, apesar da vontade, não há como se fazer. O negócio é fazer suas apoastas e rezar.
      Webber precisa que Vettel abra mão da vitória pra vencer o campeonato. Por sua vez, Alonso precisa que Vettel seja egoista (o que não é muito difícil) e não dê o título ao Webber.
      E se Vettel aprendeu bem a lição com seu grande professor (leia- se MS), ele fará com o Webber o mesmo que foi feito pelo MS ao Irvine em 99 quando MS precisava chegar na frente do Hakkinen para que seu companheiro fosse campeão e não o fez.
      Ou seja, Webber tem que torcer muito para que Vettel tenha esquecido as lições que aprendeu senão é Alonso Tri do mundo e Massa ganha o posto de eterno 2º piloto dos carrinhos vermelhos.

  20. Old parts disse:

    RBR, já campeã de construtores vai cagar pro Marsupial Webber, fazer 1-2 com Vettel em 1º, eles ficam com a mesma pontuação,maior número de poles e vitórias e etc, e El Fodon de las Asturias será tri campeão.

  21. José Roberto disse:

    Acho que essas contas estão equvocadas. A red Bull é super favorita e DUVIDO que a Red Bull vai perder o título com vettel em primeiro e Webber em segundo!!!!!

  22. Willian Akamine disse:

    Que maravilha de cacofonia esse título, não?

  23. Diogo disse:

    Se a Red Bull perder, não é na conta da Renault que eles têm que por: é na conta do Vettel, com aquela batida estúpida no Webber no GP da Turquia.

  24. Thiers disse:

    Seria comico Vettel vencer e dar o titulo pra Alonso, isso com Webber em segundo, bem proximo, garanto que alguem levaria um tiro pelo menos…

    Mas Hamilton ainda ganha, é so as Hispanias, Lotus e Virgins ajudarem ficando na frente de Webber, Vettel e Alonso, nada tão impossivel assim né?…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>