Pirelli é massa

SÃO PAULO | A Pirelli chegou, e com ela um Massa que ficou ao relento da escuridão durante um ano todo — gostei quando Luana Marino falou isso para mim hoje. Acho que foi a primeira vez desde a pré-temporada que Felipe se viu em primeiro na tabela de tempos. E não é só isso: a satisfação de ter feito um tempo melhor até do que conseguira no sábado passado em Abu Dhabi, 1min40s700, 0s306 melhor que o sexto lugar no grid.

Evidente que é muito cedo para fazer qualquer avaliação, mas já é possível notar que o choro do aquecimento dos pneus está devidamente engolido, ainda que os pneus italianos ainda vão passar por uma longa fase de desenvolvimento. “Eu me senti à vontade desde o começo”, sorriu Massa. Um Massa que precisa renascer e se redescobrir na carreira, para enfrentar um Alonso psicologicamente destruidor e uma equipe que lhe olha com desconfiança e o fuzila para que seja o avesso do que foi em 2010. A essas horas, lá na montanha-russa do Ferrari World, Massa está gargalhando ao mandar “meus pneus Bridgestone” às favas e já ligou para a Itália para gravar um comercial de graça para a Pirelli.

Às comparações dos tempos, sempre com o que se viu no grid: Vettel, +1s106; Kobayashi, +0s187; Kubica, +0s382; Barrichello, +1s222; Rosberg, +1s189; Alguersuari, +0s281; Sutil, +1s945 (foi quem mais tomou); Glock, +0s029; Kovalainen, +0s984. Paffett, Di Resta e Maldonado estão descartadas por razões, creio, óbvias.

Massa e Kobayashi foram aqueles que bem receberam abertamente a mudança para os Pirelli. Kubica, que enfrentou lá um contratempo e andou pouco, também gostou. Ainda não sei a opinião de Glock, mas certamente há de expressar ou que é a mesma coisa ou que os pneus italianos vão ajudar — o que não ajuda, mesmo, é a Virgin. Rosberg, a Britney, chiou, “é pior”. Williams e Red Bull botaram seus primeiros pilotos e tiveram uma diferença considerável. Sutil só andou meio treino, não se dá para falar que a Force India prefere o diabo vestindo Prada.

Vediamo domani como andarão os demais.

Comentários

  • Teorias da conspiração:
    Será que o Massa foi o único a conseguir melhorar o tempo com relação à corrida pois os pneus Pirelli “casaram” muito bem com a Ferrari ou será que ele não se esforçou tanto assim pra ajudar o companheiro de equipe na corrida?
    E ainda, será que a Pirelli, por também ser italiana, projetou seus pneus para casarem melhor com o carro da Ferrari?

  • – vejo comentarios razoaveis dos amigos da coluna, mas todos no fundo sabem a verdade. Não é pneu, não é acerto, não é momento. Tenho até preocupação com relação ao Felipe, este ano pode ser perigoso para sua integridade. Alonso não vai permitir. Senna era assim…

  • Quem acompanha a formula 1 enxerga um banco espanhol que patrocina a própria F1, bota dinheiro pra caramba na Ferrari, não vai botar banca para um piloto bicha fdp cheio do não me toque e que de certa forma é bom ser o numero 1!?
    Com o din din que tão botando na ferrari até eu que odeio os espanhois o aturava!
    O massa vai ter que correr como nunca e usar muito a cabeça pra dar nessa bicha espanhola!
    Força massa, e muita, mas muita inteligência mesmo!

  • Deveria aproveitar e mudar o capacete também, para vermelho, esse “colorido” parada gay parece mais com El Fodidon…

    Por sinal, não publicaram imagens desse capacete do teste….

    Novos ares….

  • zacarias chorão agora não poderá mais dar sua desculpa de pneus , com a vozinha fina que é sua característica. e agora zacarias???? vai culpar o favorecimento da equipe para choronso???

  • Massa esta tanpando o sol com a peneira. Todos nos brasileiros sabemos que ele (massa) e piloto da partilheira de baixo. Meus amigos, fitipaldi, piquet e senna. nunca mais!!!!!!

    • Realmente nunca mais, estes caras já mostraram o trabalho deles e agora é esperar para ver os próximos….

      Infelimente temos uma safra tal qual a CBA nos tempos de hoje…

  • vamos esperar, pior que tá não fica, mas acredito que ele virá mais forte neste ano, tem coisas q nunca ficaremos sabendo, rolou dindin têm que dá passagem…

  • Dêem um tempo pro Massa, ele já se provou competitivo no passado e pode fazer uma boa temporada assim como fez em 2008 e estava fazendo em 2009 até o acidente (pena q o carro não ajudava).

    • – Cassio, acorda, em 2008 ele teve tudo, melhor carro, melhor equipe, mais dinheiro, um Kimi desmotivado, um Hamilton vindo duma temporada desgante com o picareta do espanhol, e nem assim ele condeguiu, esquece…

  • Felipe Massa não tem que provar nada, todos
    devem lembrar o que ele fez em 2008 e com esses
    novos pneus tenho certeza que será competitivo novamente
    em 2011.

  • – A troca de fornecedora de pneus vejo como positiva, pois a Brigstone japonesa estava há tempo sozinha, após a saída da francesa Michelin, e vinha diminuido seus investimentos em laboratório, o que refletia nas opções em pista. A Pirelli chega num bom momento, que o Mundo está saindo de uma recessão, embora ainda com algumas dificuldades localizadas, como Irlanda, Grécia, Ucrânia, Turquia, e outros, os italianos deverão voltar a fazer fortes investimento que notariamente terão retorno pela visibilidade que a F-1 representa, embora a F-1 esteja em “crise existêncial” na última década, passando uma reengenharia mas que levará tempo para se adequar aos novos momentos.

    • Estava procurando um tópico desse tipo.

      O cara trocou o capacete ?

      Ala Shumi nos tempos áureos ou Kimi, ambos usavam capacetes vermelhos…

      Já que o banho de sal grosso não resolveu o cara resolveu trocar a cor do casco ?

  • Não consigo entender como ainda creditam a grande desvantagem de Massa em relação ao Alonso aos pneus… o problema não está nos pneus… está nos braços.

  • VAMOS VER AGORA ZACA, CARRO , PNEUS, MASSA TODOS ITALIANOS, PELO QUE VEJO ESTAO FALANDO A MESMA LINGUA POR ENQUANTO ,NÉ
    SÓ ESPERO QUE QDO O BABY SHUMI PEGAR PRA VALER VC VAI SE GARANTIR E NAO FICAR CHORANDO AI PELOS CANTOS CULPANDO O AQUECIMENTO DOS PNEUS, HEM. ESSA DESCULPA É VELHA E MANJADA!!RSRSRSR

  • Ainda é cedo para dizer, mas, alguma coisa mudou, pois, o Massa foi o mais rápido do final de semana, coisa que não aconteceu durante todo o campeonato. Acredito, como sempre acreditei, que se for resolvido o problema de temperatura dos pneus do Massa, Alonso não vai ter folga no próximo campeonato.

  • Por isso q o Senna era genial. Com pneu bom, com pneu ruim; com carro bom. com krro ruim; Mclarem, tolemam….não importava. O krra não chorava, ele sentava no carro e dava show.

  • O Felipe Massa não sabe o que lhe espera para o ano que vem ele pensa que está tudo bem e resolvido mas o Fernando Alonso quer mais do que nunca esse tri e vai correr com faca entre os dentes e será um dos três cabeças de chave na luta pelo campeonato em 2011 ao lado de Lewis Hamilton e Sebastian Vettel.

  • È impressionante,como ainda tem gente nesse mundo que sem absolutamente nada para dizer,talvez por ter baixissimo QI, fica escrevendo piadinhas de mau gosto sobre nossos representantes na categoria maxima do automobilismo mundial!todos eles que estão ou já estiveram “lÀ” merecem nosso respeito e admiração!

  • acho que ainda é muito cedo pra dizer qualquer coisa. os pneus ainda vão sofrer modificações nos compostos antes do inicio do mundial em 2011, com o apoio das equipes e informações colhidas por estas nestes dois dias. Pode até ser que o Massa tenha melhor adaptação, mas é esperar pra ver.

  • O Zaca se sentiu bem porque o Alonso nao participou do 1ºteste…ahahhaa, Amanha, quando o Alonso calçar os sapatos pirelli a coisa vai ferver para o Zaca. Nao adianta ficar falando desse mala sem alça do Zaca, esqueçam ele, por favor, é fraco e nao aguenta pressao, ainda mais com o Alonso ponto tempo nele a toda hora.

  • A alegria de Massa pode durar pouco. Se Alonso, Vettel ou Hamilton não gostarem, as equipes vão exigir mudanças nos pneus ao gosto de seus primeiros pilotos…

  • É, agora acabou a baboseira. Ou o Massa resolve andar, ou a Ferrari frita ele de um jeito que ele jamais vai sentar num F1 novamente. Pelo jeito a velocidade está voltando. Resta ver se ele vai ter capacidade de peitar o Alonso em 2011.

  • Esse povo esquece rápido das coisas!!!

    O cara sempre foi rápido e arrojado, só não se adptou com o carro desse ano e seu salário era menor até que o do Kimi, e de quebra a Ferrari fez aquela lambança toda de graça…

    Tomara que ele continue assim, ai vai calar a boca de muita gente de novo…
    Quem sabe assim esse povo aprende…

  • Parece-me que o Rosberg diz que é pior numa tentativa óbvia de desestabilizar o Schumacher.. mas quando o piloto que mais se queixou dos pneus nesta temporada diz que os Pirelli são bons e que gosta deles, então é dificil acreditar que são piores e mais do mesmo

    • É, a realidade de Massa neste ano foi um anti-comercial para os “meus pneus bridgestone”. Justamente no ano em que ele emplacou a propaganda lá no início da temporada, a bosta do pneu foi um dos bodes expiatórios para a temporada abaixo do esperado para o Felipe. Agora, tem um detalhe né: se o Felipe teve taaantos problemas com o carro para aquecer os pneus e o Alonso nunca, é obvio – projetaram o carro para o Alonso e não para o Felipe e aí é outra história que um novo fornecedor de pneus talvez não resolva muita coisa.

    • Tá, nem gosto de replicar comentários sobre dificuldades físicas, ainda que não limitem o ser humano. Massa é um profissional bem sucedido, superou revés que outros usam como desculpa para sua incapacidade. Costumo olhar pra minhas limitações, não compensá-las por comparações.

    • Sinceramente……. tolos dos que acreditam nas teorias do Galvão pra desculpar a fraqueza do Massa. Nada vai mudar . Ele pode até melhorar um pouco seu desempenho, mas continuará sendo um piloto inferior ao Alonso que vai cada vez mais priorizar a equipe em torno dele.
      O Massa pode dormir abracado com um pneu Pirelli, e nem assim vai adiantar.

    • Exato, o correto seria “meus pneus blidgestone…” o cebolinha não consegue pronunciar o “erre”… rsrs
      Pior é a propaganda do très de marchant!!