O terceiro carro (?)

FLORIANÓPOLIS | Ontem à noite estava com Evelyn Guimarães e os amigos Isabel, Rafael e Djoni numa agradável e talvez única bruschetteria destas bandas — nem em São Paulo tem, creio —, e lá pelas tantas da noite um garçom italiano, Alessio, pelos serviços que prestamos na ajuda de nostra língua ao interista di Pisa, nos ofertou um limoncello, un licor de limone con alcool etilico. Uns três goles daquilo já descem bem, digamos assim.

Aí a gente chega de manhã e lê a notícia de que Luca di Montezemolo voltou com sua ideia de alinhar com um terceiro carro na F1 e que considera que Penske e Ganassi devam assumi-lo a partir de 2013, em uma cruzada contra as equipes novatas, feias e caras-de-mamão. Ainda, mencionou Trulli como um possível candidato à vaga da Ferrari by Ganassi or Penske.

Primeiro que dificilmente a F1 vai aderir à ideia de um terceiro carro. A maioria das equipes teria de apoiar, ou seja, sete, e isso ser levado à FIA. Hoje, Ferrari, McLaren, Red Bull e Mercedes teriam condição de colocar um carro extra. O resto está de pires na mão. Também, F1, FOM e demais siglas fazem questão de um campeonato padronizadinho — em numeração, cores e muitas outras coisas — e está num embate heroico para contenção dos gastos, de modo que o terceiro carro para um número restrito de times é absolutamente contra tais princípios. E para arrebatar, tanto Penske quanto Ganassi têm uma operação imensa e uma vida na América, Nascar e Indy — nestas ampliando suas bases para disputarem entre si a hegemonia local. Roger e Chip não criariam um braço na Europa com risco de se perderem nos EUA.

Outro dia, Montezemolo disse que parte da temporada de Massa foi feita pelo irmão Dudu, naquela situação que se brinca em tom de realidade. Por essas e outras que se nota que Luca voltou à cena da F1 forte e consciente de que vai continuar como presidente da Ferrari, da Fiat e da Fota — a permanência de Silvio Berlusconi como primeiro-ministro da Itália acabou com sua pretensão política. São essas e outras que me fazem crer que seu café-da-manhã é regado a muito limoncello.

Comentários

  • Seria legal uma equipe Americana de verdade na F1, quem sabe os pilotos poderia ser a Danica Patrick e o Marco Andretti, iria bombar o IBOPE nos EUA.

    Eu so acho que tanto a Penske como a Ganassi poderia construir seus prorpios carros e usar os motores ferrari ai ficaria legal.

  • Terceiro carro?

    Seria interessante se não houvesse um presidente como o Tody que joga todos os interesses em benefício de sua “antiga empresa”.

    O que se viu neste ano na F1 não foi muito diferente do que nós brasileiros vemos constantemente nessa vergonha que é nosso país em se tratando dessa corja de políticos que nem merecem ser explícitas aqui.

    Mas voltando pra vergonha da F1, o que se viu este ano foi um absurdo sem precedente, algo descabível e totalmente imoral em se tratando de um esporte tão amado por todo mundo. No epsódio da Alemanha ficou escancarado aquela pouca vergonha e quando houve o julgamento o que aconteceu? Aquele safado baixinho e sem vergonha disse que faltaram provas…. só se for o !@#$%& dele!!!!!!!!!

    Quando aquele sem vergonha se candidatou ao cargo da FIA e torci por aquele filha de uma !@#$@#&…. e ele me apronta uma merda dessas!!!

    O que estou querendo dizer com isso tudo?

    Simples. Se esse salafrário do Montezemolo quer 3 carros e é contra motores de 4 cilindros esse bosta acha que a f1 tem que seguí-lo e o erro é escutarem isso dele. Ele sabe que superioridade deles iriam por agua abaixo e a F1 seria totalmente concorrida deixando de ser monopolizadas pelas grandes dificultando o espaço. E acredito que possa haver mais mudanças se esse babaca for contra as mudanças propostas, tudo em benefício da Ferrari.

    Sendo assim eu vou adorar o Montezemolo bater de frente com o Bernie Eclestone pois vai ser uma briga memorável e quero que esse ferrarista de ferre até o último grão que restar.

    Temos que torcer pela sustentabilidade da F1. A Indy hoje cresce absurdamente e ela é totalmente sustentável. Vários pilotos correm lá e pilotos de grosso calibre e um grande norral. A Indy tem uma regra bem niveladora onde vários carros e várias equipes disputam pela vitória. A Penske e a Ganassi se forem inteligentes não saem da Indy nunca e se forem pra F1 estam cometento a maior burrada da história do automobilismo mundial.

    Bem, torço para que no ano que vem as mães de Alonso e Massa corram em seus lugares somente para me dar uma grande prazer de ver essa corja de Ferrarianos se ferrarem denovo. Este ano foi a gota….

    Grande abraço a todos!!!

  • Eu acredito na possibilidade de haver três carros Ferrari num futuro próximo, já que um certo Jean Todt já está fazendo o papel de testa de ferro, a regra da manipulação de resultados já foi apagada, agora é só uma questão de tempo dos cabeças de bagre de Maranelo colocarem mais um pé-de-feijão com elevador pro céu!
    Isso não é muito difícil, mas sempre vai ter aquele lado de ocupação, discussão e polêmica, e os dirigentes da F1 estão nem aí pro que o fã ou a impressa pensam! Agora é ver o resultado disso( ou os resultados que a Ferrari vai definir).

  • A Ferrari não gosta de corridas, só dela mesma. Esta equipe deveria criar uma categoria só com carros Ferrari, assim ela ganharia sempre e não precisaria manipular os resultados. Francamente, as equipes, atualmente, mal conseguem manter dois carros no grid, três seria absurdo.

  • Imagina o jogo de equipe da Ferrari com 03 carros. Imagina na Epoca do Schumi, Ele na 3ª possição o Rubinho em 2º o Massa em 1º e todos tinham que deixar o alemão passar para vencer. Seria o Fim da Credibilidade do Esporte.

  • Eu gostei da idéia, as equipes maiores venderiam seus chassis, equipamentos, tecnologia para um time independente, assim seria uma troca justa,

  • Acho que todas as equipes deveriam ter um carro só. Acabava o jogo de equipe e os custos cairiam muito. Era ter um titular e um de testes. O de testes poderia andar de sexta e de sábado, mas não poderia fazer nem o Qualify e nem a Corrida. Aí daria para desenvolver o carro, testar, ter espírito de equipe e tal. Mas na prática a equipe iria trabalhar para um só. Isto é, não seria muito diferente de hoje. E teríamos como ter muito mais equipes competitivas no grid. Poderíamos ter tipo 4-5 equipes brigando pelo título, que de fato seriam 4-5 carros brigando e não 3 equipes com no máximo 3 pilotos brigando. Esse ano foi uma exceção, não esqueçam que normalmente é só um por equipe que disputa o título.

  • Penske e Ganassi estão bem na fita em uma Fórmula Indy que vem crescendo aos poucos, e de forma sustentável. Não vai se aventurar em uma Fórmula 1 cara demais, sem apelo e popularidade nos EUA.
    Roger e Chip são homens espertos demais. O Luca di Montezemolo fumou algum baseado dos grandes antes de soltar essa pérola.

  • Eu tenho 43 anos, e lembro da williams com tres carros, era um tal de Rupert Keagan, começo dos anos 80..o terceiro carro da lotus em 1980 era do nigel mansell, numero 13..alguem aí se lembra? e posso dizer com certeza: nenhum terceiro carro andou bem..

  • Ao contrário do que a maioria pensa, é a Ferrari que precisa da F1, e não o contrário! Sem a Ferrari, a F1 continua, e talvez até melhor. Sem a F1, a Ferrari diminui a números perigosos as vendas de seus carros. Já com relação às equipes poderem ter três carros no grid, não vejo nada demais, acho que seria ótimo, e ainda faço uma sugestão: que as equipes pequenas possam ter apenas um carro, se assim desejarem. A Hispania e Virgin poderiam ter ido bem melhor se tivessem concentrado seus esforços e recursos num único carro e quase metade dos empregados.

  • Olha, Victor, eu acho que a F1 deveria adotar vários princípios adotados pelo automobilismo americano como a possibilidade de mais um carro, venda de chassis e etc.
    No entanto, eu tenho plena convicção de que isso jamais vai acontecer. Tá bom , eu disse que o Muro de Berlim jamais cairia e caiu mas acho esse evento mais fácil do que as mudanças que gostaria de ver na F1.
    Também concordo contigo que os brilhantes macacos velhos como o Roger Penske (que já teve equipe na F1) e o Chip Ganassi não se proporiam sequer a emprestar o nome o que dizer montar equipes mesmo com o suporte da Ferrari.
    Acho que a intervenção do Montezemollo é interessante se fizesse a FIA, o Eclestone e demais pensarem e considerarem algumas hipóteses como as que disse. Ficaria muito mais interessante.
    Abraços!

  • Sem contar que Roger Penske já se aventurou por terras europeias nos saudosos anos 70, se naquela epoca já pulou fora, deve ser improvavel que volte hoje.

  • Com a F1 voltando aos EUA com uma corrida em Austin Texas, nao acho que essas equipes estejam contra ter um carro na F1, ainda com um piloto americano, pode trazer muita grana para eles. As corridas da indy aqui nem chegam a lotar autodromos.