Stock Car em Santa Catarina

FLORIANÓPOLIS | Tem alguma semana, pouco mais que isso, que a F-Truck divulgou seu calendário para 2011, e a coincidência da data de 6 de novembro com a Stock Car levantou a lebre. Não era, e talvez nunca será, possível imaginar que haveria uma união das duas categorias por 1) serem inimigas fidagais, alimentadas pelas TVs que as transmitem e 2) não haver espaço para carros e caminhões. Algo só poderia estar errado, seja lá de quem havia partido o engano.

Mas o erro não era tão erro assim, porque lá na Stock aparecia uma ‘alternativa’ à opção da capital paranaense. Digo, pelo que ouvi aqui e ali, que se trata do novo pólo do automobilismo nacional, o Beto Carrero World.

Tem quem fale que há até uma mínima chance de que, além do kartódromo que será erguido no parque do falecido Murad, há uma possibilidade de se fazer até um autódromo, com a chancela de Hermann Tilke. Claro que, se tal informação se confirmar, nada ficará pronto para o ano que vem. Então a prova aconteceria nas ruas da cidade de Penha, no entorno do BCW.

Mais: a corrida seria à noite, a primeira da história da Stock sob luzes artificiais.

O Beto Carrero World vai receber no ano que vem as 500 Milhas da Granja Viana e, muito possivelmente, o Desafio de Kart das Estrelas que hoje acontece na Arena Sapiens, em Floripa. Um jornalista houve de comentar: “E o dinheiro vem de onde?”.

Ah, e se fosse no Twitter, alguém haveria de colocar um ‘RIP Canelinhas’.

Daqui a pouco eu volto.

Comentários

  • O dinheiro vem de onde? Simples, do mesmo lugar que vem vindo em direção à ‘homo sapiens’, que irá em direção às 500 milhas e que é sonhado por outros ‘empreendedores’. Vem da Fesport e do Fundesport, com chancela da FAUESC. Por sinal, um bom montante dessa fonte já foi destinado ao autódromo de Canelinha, e mesmo assim não passa de uma obra de terraplenagem que já custou alguns milhões. Outros ‘cases’ de sucesso comprovadamente catarinenses ficaram de fora dessa farra do boi, o time de Futsal de Jaraguá do Sul fechou as portas diante da falta de repasses da Fesport e o vôlei de Florianópolis só não fechou, mas espera até hoje por sua parte nesses incentivos. Alguém com as iniciais GK, em conluio com uma dupla eterna no automobilismo de SC manobra essas verbas que em tese, deveriam promover eventos e atletas catarinenses, mas não é exatamente o que se vê. Por isso esse repentino interesse em fazer corridas naquele estado.

  • Amigos(as),

    Com todo respeito que tenho a Penha/SC, lugar esse que adoro passar umas horas, lá na praia da Armação e seus barquinhos de pesca, mas as vias da cidade não comportariam uma prova de stock car.

    As vias são estreitas, e os riscos de acidentes seriam consideráveis.

    Talvez seria viável com a utilização da Rodovia que passa em frente ao Beto Carrero como pista, mas ledo engano, a circunscrição dessa via é Federal, e assim ficaria inviável chegar na Penha sem maiores transtornos.

    Creio que a prova da Stock por lá, S.M.J., não rola em 2011.

    Abraço,

    RC.

    • Amigo, as ruas de Penha realmente nao comportam uma prova de Stock Car. Mas, caso ocorra a etapa, certamente ela sera efetuada nas dependencias do parque, provavelmente no estacionamento.

  • Eu acredito, porque o BCW, nos últimos anos vem investindo nos carros, Kart, Quadriciclos, a algum tempo atrás vi na TV um compacto da Mitsubishi cup e se não me engano ao fundo das imagens estava a fire wipe do parque e em 2010 o Extreme Show, é a combinação do cavalo com o carro, dá-lhe BCW.

  • Posso estar enganado, mas há anos o Parque tem a ambição de se tornar um polo automobilístico.

    Há uns 10 anos, ao entrar no parque, uma das primeiras coisas que se via era uma maquete gigante de um autódromo com uma parte oval e uma mista. Se falava que iria ser usada na CART.

    Também se falou de um autódromo na Região de Canelinhas. Lembro de haver uma briga política em torno disso, porque apesar do autódromo ser em Canelinhas, ele seria de Florianópolis. Alguém pensou “Aqui está lotado, colocamos a pista em outro lugar cheio de mato e damos o nome”.

    Não sei o que acontece hoje com esse projeto, mas pelo jeito deve estar engavetado na FATMA ou qualquer órgão que goste de um “Red Tape”.

  • Parece sonho, será que FINALMENTE meu estado de Santa Catarina vai ter um autodromo, e receber provas da Stock e Truck, e talvez até GT1 e WTCC no futuro, eu só acredito vendo, mas vindo do beto carrero eu até consigo acreditar, pois os mesmo já tornaram aquele parque lindo realidade, já a estoria da corrida de rua e com luz em penha, acho mais dificil mas vamos ver, talvez nas avenidas em frente ao parque que são novas e modernas…

  • Como assim, RIP Canelinha?
    Que eu saiba foram feitas algumas poucas obras de terraplanagem e só!
    Muito pouco, infelizmente, para se dizer que lá haverá um autodromo e, com isso, buscar algum apoio oficial ou não.
    O problema é que no Brasil, grandes obras significam grandes maracutaias ou no mínimo, grandes comissões sobre elas.
    Alías, boa pergunta!
    De onde vem a grana?
    Bom, se sair mesmo essa pista e com áreas de escape decentes para corridas de moto, melhor deixar pra lá, pelo bem do esporte a motor.
    Eh, cosi la nave và…. pro brejo!

  • Alí perto tem uma rodovia que liga o parque até a br 101, seria legal se for bem organizada. Mas temos que analizar que em Norishing na Alemanhã que também é na rua e também são carros de turismo são apenas 18 carros, alguma modificação alí naquelas ruas seria legal para a realização desta prova! e é claro aqui pertinho de casa onde moro em Balneário Camboriú!!