Tudo errado

SÃO PAULO | O dia está movimentado, confesso, e haveria uma ou duas notícias mais importantes para se comentar aqui. Mas foi um amigo das pistas, e resguardo seu nome, que me atentou para uma regra que será diversificada em 2011, confirmada por outros: quem corre na Stock Car não vai poder andar no Trofeo Linea neste ano, tal como o piloto que na primeira está não pode estar na F-Truck, e vice-versa. Coisa pouca, sabe?, mesquinha, dessa gente meio acéfala que comanda e não ajuda e não se ajuda.

Coisa da Vicar, sabe?, aquela que está organizando um Campeonato de Marcas e quer valorizá-lo, e assim agiu provavelmente porque a Fiat não deve ter tido interesse em botar seus carros no certame vicarístico, então aí se passa a caneta e fode-se a vida do pobre piloto. Cacá Bueno, então, não vai ter como defender seu título em 2011 no Linea porque está proibido, e aí vai falar isso para um português para ver se ele não tira sarro da piada pronta. Alceu Feldmann, Allam Khodair, Popó Bueno, Thiago Camilo, dentr’outros, terão só uma única alternativa na carreira in Brazil. E o certame que mais deu certo dentre aqueles criados pelos Massa se esvai.

Ser piloto aqui, às vezes, é sinônimo de ser heroi, porque deve ser um saco ter de engolir esse povo velhaco que cria e dita regras e os transforma em marionetes apenas capazes de virar para a esquerda e a direita, acelerar e frear. E muitos dos garagistas e preparadores que vivem das competições estão abandonados, com vermes e moscas rodeando as cabeças decompostas pela impossibilidade de agir, gente que dedicou tempo, vida e obra para que neles obrassem. Você, piloto que corre no Brasil, é um cara totalmente feliz com sua profissão? Você, chefe de equipe, tem situação financeira saudável no fim do ano? E você, dirigente-mor, encosta a cabeça no travesseiro tranquilo de que está fazendo a coisa certa?

O esporte a motor aqui é assim, ó: autódromos não recebem um cuidado mínimo, são destruídos, kartódromos idem, uns tantos mal saem da planta porque sempre há um ou dois bolsos prontos para ficarem cheios, campeonatos surgem e são podados, pilotos têm de saber nos ovos onde pisam e não podem pisar no do vizinho, empresas com interesses em patrocinar diminuem a cada ano, TV rival é TV inimiga, a entidade cruza os braços e cobra taxas, e é uma onda de lavagem de dinheiro e evasão fiscal do cacete. O automobilismo brasileiro é um grande tapete vermelho que serve só para esconder a poeira suja e acumulada.

Está absolutamente tudo errado. Sabe? Ô se sabe. O ideal seria se o automobilismo brasileiro fosse tipo um carro de rua, e cada piloto e/ou entusiasta pudesse junto apertar o botão para zerar, deixar tudo como uma tabula rasa. Só um recomeço salva o esporte, hoje caminhando para a fase terminal do câncer devidamente espalhado em metástase por essa gente que carrega no DNA a estranha mania de cuidar mal dele.

Comentários

  • Apenas uma observação…
    Muito se fala no termo ” familia stock car “, papagaiada !!!
    Acredito que sem os mecanicos, nada dessa marmelada estaria acontecendo. Esse ano o campeonato se encerra dia 06/11, onde já se viu !!! O que os mecanicos, que na maioria das vezes não são registrados, farão nesse intervalo de novembro de 2011 até março de 2012 ??? Cade a famlia stock car ??? A familia na verdade está em Tabatinga, onde estão todos nessa época, curtindo mansões e afins, enquanto os babacas correm de alguma forma reagir.
    Obrigado.

  • Incrivel é ver as duas principais do Brasil ( F.truck e Stock car) uma com 10 corridas no calendario e outra com 12, terem um calendario onde 7 corridas coincidem ,só por aí ja da para notar a destreza de dirigentes das 2 categorias e não tem nenhum dirigente da CBA para corrigir essa falta de conhecimento ou sei lá o q.
    Na Argentina existem 3 categorias fortes de carros de turismo (Turismo carretera, TC 2000 e TopRace) totalizando 42 corridas ao ano juntando as 3 categorias, e sabem qtas corridas coincidem? nenhuma.
    Isso é fazer automobilismo pensando em imprensa ,pilotos, patrocinadores,equipes e publico ,e acima de tudo não dividir midia que já não é muita aqui no Brasil.
    Mais uma coisa, ao menos 15 a 20 pilotos, participam das 3 categorias ,dando a chance de exercerem suas profissoes ,bem como fazem dirigentes, diretores e comissarios de provas nas corridas daqui.

  • Ah se todos soubessem o q corre por baixo da ponte do automobilismo brasileiro e principalmente da Stock Car. Pode ter certeza que é mais sujo que qq vala negra por aí…
    Vejam qtas equipes ja quebraram? Qtas devem verdadeiras fortunas? A Vicar manda mesmo, e equipe endividada é = a chefe de equipe cordeirinho. Ninguem nunca vai fazer nada.
    Ate pq volta e meia todo mundo precisa de um favorzinho. Se algum dia um patrocinado pela Ipiranga for campeão numa categoria da Vicar patrocinada pela Esso juro que vou me esbofetear ate a morte. Uns cavalinhos daqui, uma vista grossa dali e quem precisa ta lá. Larguei essa vida pq me enoja ver o que Slavieiros, Cols, e afins fazem com esse esporte fantastico.

  • Na Verdade, uns dos grandes culpados, Victor, são vocês mesmo, a imprensa, que não se interessa em nada pelo automobilismo, e só querem saber de futebol, agora, nesse momento ta rolando as 24 horas de Daytona, e não tem nada atualizado! o Campeonato Paulista e todos os regionais, não existem para a imprensa, a não ser claro, quando morre alguém, se a imprensa não parar de pensar apenas em leitores e espectadores de futebol convertidos em dinheiro não teremos patrocinio, não teremos dinheiro e futuramente não teremos automobilismo…

  • Tem alguma nota sobre isso no site Grandepremio? não achei nada.
    Casos assim são escandalosos, e é dureza ver que a informação fica contida apenas em cometários em blogs.

    Esse tipo de atitude não é apenas feia e chata, é criminosa! Emrpesas que se boicotam mutuamente precisam ser boicotadas pelos torcedores, e expulsas do automobilismo.

  • A Vicar a tempos que quer de qualquer jeito que a Stock é a melhor categoria do automobilismo tupiniquim e todos sabemos que a maior é a formula Truck com diversa montadores e cada uma com seu proprio motor. Não está na hora dos pilotos tomarem uma decisão e assumir o automobilismo começando pela Stock, deixando os carros mais parecidos com os de rua e cada um com seus motores. Divulgar as provas domésticas com uma divulgação eficiente pela imprenssa ( o que nã0 acontece hoje), com corridas secretas em Interlagos.
    Espero que um dia o nosso automobilismo chegue ao nivel do americano e europeu.

  • Caro Sandro. Acompanho o automobilismo há anos sempre como espectador. Já vi muitos campeonatos da Stock Car, tanto ao vivo quanto pela TV, mas este ano (2010) foi um absurdo as transmissões da Globo. Cortar a corrida pela metade, passar os melhores momentos, para mim foi o fim. Não sei se este ano irei à algum autódromo aqui do RS pois, compreendi o comentário sobre os patrocinadores que injetam dinheiro p/ aparecer e não aparecem, além dos malabarismos de interesses por partes dos dirigentes da CBA, Vicar e Globo, além de outros interesses escondidos nos bastidores. Muito ruim para o esportes e para os apaixonados por automobilismo.

  • Por essas e outras que eu defendo com unhas e dentes o autombilismo argentino.
    Aquilo sim é um exemplo de profissionalismo e competência, lá os pilotos de turismo são ovacionados e tratados como estrelas, disputam 2 ou 3 categorias simultâneas de nível nacional.
    Pena que essa fronteira que existe entre nós e os hermanos seja uma muralha, pois mesmo estando tão perto, não conseguimos nem se quer chegar a 10 % do que eles praticam lá nos seus autódromos.
    E a VICAR ainda fala em criar o brasileiro de marcas nos moldes da TC 2000, que piada, espero que tenha grid para alinhar na primeira etapa.

  • Meus parabéns Victor. Tem que falar isso e muito mais. só querem sxaber de encher os bolsos e não dão a mínima para os pilotos e para o público. O jeito vai ser comprar o Game Stock Car (Reiza) e se divertir assim.

    Parabéns Victor. Você contribui para divulgar essas armações. Daqui uns dias vai ter um deputado da Vicar. pode escrever.

    Abs e sussesso pra você.

  • Pilotos… bora fazer um mega boicote. Ninguém paga mais nada para a CBA. Ninguém aqui é palhaço e muitos estão tentando fazer disso seu único meio de vida. Como vou arrumar patrocinador em esportes cada vez mais marginalizados????

  • Meus “DEUS”…para ajudar não aparece ninguém…mas para atrapalhar podem chamar a VICAR e acho que até mesmo a Globo….que coisa feia…proibindo os pilotos do Brasil a trabalhar…SACANAGEM.

    Esse é o Brasil….de Brasileiros….que coisa feia.

  • Mas, ao meu ver a copa linea era mesmo uma competição para “gentlemens drivers”, e grandes nomes do automobilismo nacional eram ótima alternativa para divulgar o campeonato, mas agora muitos pilotos que gostariam de correr mas não se arriscavam por não quererem competir com os melhores, vão poder participar deste belo campeonato.

  • Falar do absurdo depois de todo mundo seria perda de tempo, mas tenho uma pergunta. Isso não seria um caso para a justiça do trabalho? Eu posso impedir um profissional de exercer sua profissão, um piloto de pilotar?

  • Mas a culpa disso é dos próprios pilotos. Eles é quem dão o show. E por que aceitam tal imposição. Por que não param e discutem com a TV, patrocinador? Por que não procuram outras TVs e patrocinadores e ficam abaixando a cabeça para os atuais. Como diria a minha vó, quem muito abaixa a cabeça mostra a …

  • Na contra mão das opniões, fiquei feliz com a notícia. Pq???
    A Copa Linea não estava atingindo seu propósito. Apenas virou mais uma forma de vermos pilotos ricos e consagrados (ou por recursos próprios ou por patrocínios “grosseiros”) andarem em uma categoria que deveria ser uma opção para o desenvolvimento, nascimento e renascimento de mais e mais pilotos.
    Mas, mais uma vez, dessa forma talvez ela morra. Pq???
    Infelizmente, patrocinadores não investem em qualquer um. Investem em amigos, investem em parceiros que vão devolver a sua porcentagem garantidamente e sem escandalos. É uma relação “muito pessoal”. Com a saída destes pilotos a situação voltará a ser a de pilotos pagantes num país que não sobra tantos milheiros de reais por mês de corrida que valham a pena serem postos em campeonatos de resultados direcionados e organizadores protetores dos seus pupilos.

    PS: Alguém já criticou a iniciativa do Massa??? Falando bem sério: se eu fosse piloto de F1, rico e com muita influência eu jamais criaria um “racing festival” que não fosse para viabilizar talentos. Ele criou um pátio de diversão para os ricos… Apenas isso! Postem quanto custa (oficialmente) e vejam se não é verdade…

    Abraço para todos!!!

  • Eu fui piloto, dirigente de automóvel clube, dirigente de autódromo. Deixei tudo isso pelas mesmas razões expostas (muito bem) pelo colunista. Infelizmente ainda tenho essa droga no sangue, e não consigo me livrar dela, quando ouço um motor roncando, ou o cheiro dos pneus misturado com gasolina, nas curvas de um autódromo. Vou levar para o túmulo essa paixão, e também essa frustração pelo caos que se tornou o automobilismo no mundo todo.

  • Vitonez, belo texto. Mas descordo de você. Como ex-piloto, cansei de ver apenas a mesma panelinha dominando a situação. A Fiat ajudou um monte de neguinho da Stock para andar de Linea em 2010. Por que não ajudar gente diferente? Outros pilotos, que poderiam estar aí, despontando e trilhando uma nova carreira. Para um patrocinador investir em automobilismo já é um parto. qual a vantagem de investir em um piloto que já tem seu nome ligado a outra marca? Quando falamos em Cacá Bueno, você se lembra da Red Bull ou do Itaú? Nâo tô defendendo a Vicar. Nem de longe. Até porque, quem começou com esse papo foi a Truck…

  • Victor,

    Vc é um cara legal. Vou te dar um conselho, o que é coisa rara. Ou vc vai ficar amargurado como o anão de jardim metido a jornalista/piloto/escritor ou faz aquilo que vc acha certo.

    Vcs tem a caneta na mão. Reúne a galera do bem, lança um manifesto de repúdio a isso aí. Se vcs conseguirem um padrinho, leva o caso ao ministério dos esportes. Com um pouco de pressão da imprensa e alguma força política, derruba-se essa cambada toda.

    As federações são um poço de sujeira e ineficiência, não precisa investigar muito para justificar uma intervenção e um novo estatuto.

    Quem tem que mandar no esporte é o esportista.

  • Que boicotem a Stock e vendam os direitos do Linea pra alguma emissora grande para realmente ganharem visibilidade…
    .
    Tem que acabar logo essa m* de Stock / Vicar

  • Raciocínio:
    1 – Como alguém se torna presidente da CBA?
    Sendo eleito pelas federações
    2 – Como alguém se torna presidente de federação?
    Sendo eleito pelos clubes

    O que um automóvel clube tem haver com esporte?
    Nada, é um clube social.

    Bingo, quem está lá em cima, cobra taxas, proibe e permite, faz e recebe a grana dos contratos NUNCA PILOTOU OU COMANDOU UMA EQUIPE.

    Esporte é, ou deveria ser, comandado por esportistas.

    Imagina se presidente da CBA fosse o Emerson Fittipaldi?

  • Meu ponto de vista é que os pilotos são burros! Sim, repito, são burros! A coisa é desse jeito porque eles permitem, a partir do momento que TODOS se juntarem contra essa maracutáia, isso vai acabar.

  • hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha
    esses amadores brasileleiros desses regulamentos
    e por isso q amo os campeonatos la na argentina
    VAMOS FIAT PRO RACING TEAM VAMOS GANHAR ESTE SPATARO

  • Mesma coisa que aconteceu na NASCAR, só que lá é por motivos bons, retransformar na Nationwide em uma categoria de acesso, não uma categoria para pilotos medianos da Cup. Mas aqui no Brasil a Vicar só pensou em uma ridícula vingança. Enquanto isso a CBA finge que cuida do nosso automobilismo. Em tempo: RIP Kartodromo da Bahia.

  • CAROS, VEJAM O LADO BOM , CHEGA DE SEMPRE OS MESMOS PILTOS DA STOCK BOLHA CAR , SEMPRE OS MESMOS ABOCANHANDO OS PARCOS PATROCÍNIOS , VEJAM A SUPRESA DO TROFEO LINEA O CESAR BONILHA , SEM PATROCINIO E BRIGANDO COM OS JÁ CONHECIDOS E VELHOS PILOTOS DO AUTORAMA sTOK bOLHA CAR , CORRIDAS SEM GRAÇA, ACREDITO QUE BARRARAM PARA NÃO PERDEREM PILOTOS PARA O LINEA !!!!!!!!!!!!!!!!!
    SE CADA UM QUE LÊ E ESCREVE DEIXASSE DE FAZÊ-LO A STOCK ” BOLHA ” CAR SERIA MAIS HUMILDE , PORQUE SERÁ QUE A FIAT NÕA ENTROU NA STOCK E PORQUE A VW SAIU TÃO RÁPIDO ,OFERECERAM PARA A RENAULT E ELES PULARAM FORA …. SEMPRE AS MESMAS TAXAS, PILOTOS , ETC ETC , NADA DISSO , É LINEA EM 2011 !!!!!!!!!!!!

  • Que saudades do Dr Piero Gancia, e outros dirigentes que tinham paixão pelo esporte. Quais os de hoje que foram pilotos, e tiveram algum sucesso?
    Ao que me parece, só temos dirigentes donos de clubes, e politicos.

  • Ainda não consigo entender pq este monte de pessoas q vivem do automobilismo no Brasil não se juntam e fazem um motim contra CBA, Vicar e o carálho de asa q for.
    Q fodam com tudo, os pilotos não larguem nas corridas, reclamem, não se façam de coitados. Chefes de equipe, com chaves de roda na mão, invadam a sede destas instituições abarrofadas de corrúptos e ladrões, tomem o comando e façam a coisa certa. Vai lá na Volks e tirem algum benefício dos trabalhadores de lá e haverá confusão. Vai numa garagem e ônibus e tirem a cesta básica dos motoristas e terão ônibus parados por toda a cidade. Pq só no esporte aqui no Brasil é q todos são cordeirinhos? Medo?

    • porque se fizermos um motim, aí ninguem corre, é mais ou menos assim: “vocês querem correr? então é assim e pronto, quer quer, não quer vai embora, estamos algemados e está cada vez pior…. infelizmente

    • Mas Rodrigo, se ng correr, se ng tirar carteirinha a coisa quebra. Acho ainda q falta união. Não sei muito bem como funcionam os campeonatos, mas o boicote funciona. O segundo esporte do Brasil, não pode continuar na mão destes caras. É como uma empresa com um gestor ruim, ou muda ou vai a falência!

  • Apenas uma palavra: Sacanagem!

    Fato lamentável, eu não sabia disso, com certeza tem muito haver com inveja e medo por parte da Vicar… como disseram seria bom se todos migrassem pro Troféu Linea, foi o ano de estréia e não lembro de ter lido nada sobre decisões fora da pista.

  • Ora caros amigos, não se esquecam que estamos no país fo futebol e é por isso que não só o automobilismo mas tambem o atletismo são as principais vítimas de tanto descaso dos governantes e da politicagem que existe nas suas confederações, pra que jogos olimpicos então em um país que nem apoia seus pobres e sofridos atletas , assim como pilotos e integrantes ?

  • Uma vergonha ter que ver noticias como esta nos dias de hoje. Eu que trabalho no ramo de prospecção de patrocinios e com contratos acertados com pilotos da Stock, do Linea, do Itaipava GT Brasil e da F-Truck, me sinto um trouxa ter que correr atras de recursos para colocar meus clientes nas pistas e depois ter que vê-los sendo recusado numa ou noutra categoria por ciumes dos dirigentes. A Vicar precisa acordar e ver que logo ela vai estar falida tomando estas atitudes e tenho certeza que isso saiu de lá, pois esta briga já é velha entre ela e a truck e como nosso amigo escreveu no inicio, esta atitude não partiu inicialmente da truck não…partiu da Vicar mesmo, pois vi tudo isso de perto. Estou a 21 anos neste ramo e até hoje só a Vicar toma este tipo de atitude. Eles tem muito medo de ver sua categoria falir e criam obstaculos para seus pilotos não andarem em outra. Uma vergonha. Além do mais, a Vicar precisa acordar também com relação a transmissão. Do que adianta ela gastar um caminhão de dinheiro com a Globo para passar apenas 10 minutos de corrida, se nem mesmo a emissora tem interesse no automobilismo, pois a Globo até hoje só transmite a F1 por causa da grana dos patrocinadores que aparece na TV, senão já era também, fora que não existe sequer algum respeito com os pilotos e patrocinadores. A gente se mata para convencer uma empresa a investir num determinado piloto ou equipe e no fim o nome do investidor nem aparece na TV, pois Globo não faz sequer uma entrevista descente, sempre fica escondendo o piloto dentro dos boxes e sempre na frente de uma parede sem detalhe algum. O jeito é destituir integralmente a CBA e começar novas regras no automobilismo com punições severas para as organizadores que tomam este tipo de atitude egoista, ai vocês vão ver a coisa ir pra frente.

  • Falar o que? P.Q.P. Será que poderia haver uma guinada total e os pilotos que correm na Stock bandearem para o troféu Linea? Quem é o presidente da Vicar?

  • Quem começou com essa palhaçada foram os dirigentes da Fórmula Truck, e faz tempo hein, que tanta gente baba ovo.
    Fala mal agora……..e ai???

  • Eu preferia que você não tivesse que escrever textos como este, mas é verdade e deve ser falado. Eu fico com medo de não ter o que assitir ou torcer pra algum piloto qualquer dia em território nacional.

    abs!

  • Nao dou 10 anos para piloto brasileiro de F1 ser algo raro.. so vai chegar com apoio de governo igual um maldonado da vida. Triste, muito triste.

    • 10? Eu não dou nem cinco.

      Barichello se aposenta em no máximo três anos (acho) e o Massa já é decadente. Vai da Ferrari para uma equipe média, e de lá pra fora da F1. em cinco anos não temos mais brasileiros na categoria máxima…

      E olha que éramos para estar colhendo os frutos dos pais que botaram seus filhos no kart por causa das vitórias do Senna.

      Mas no Brasil, esporte é futebol e só. Basta ver os programas “esportivos” da TV. 99% futebol, mesmo que notícias irrelevantes, e 1% para todos os outros esportes… Por isso a Stock só passa em compacto, etc…

    • Lendo a revista Veja São Paulo 457 anos, na linha do tempo, é citado várias partidas de futebol e inauguração de estádios, mas a inauguração de Interlagos foi esquecida assim como as vitorias de Senna no mesmo. Em uma entrevista no UOL Massa começou a falar do Troféo Linea, e foi interrompido pelo reporter para voltar a falar de F-1, se os meios de comunicação não tiver boa vontade e nem o público, ja eramos!

  • e eles são tão burros que essas regras idiotas vão fazer com que uma categoria enfraqueça a outra.
    categorias de base sucateadas, categorias de turismo para milionários terem outro hobbie além do tennis e do golfe… tá tudo errado mesmo.
    os pilotos, infelizmente, ficam perdidos como cegos em tiroteio.

  • Essa Vicar consegue juntar tudo oq há de ruim na gestão das categorias. É brincadeira o que esse pessoal faz nesses regulamentos, além da desvalorização da categoria, se vendendo pra passar 10 minutos de melhores momentos. Pior que se fosse só na Stock, até dava pra dar um jeito, mas tá tudo indo pro buraco mesmo. Os autódromos e kartodromos sucateados. Jacarepagua se foi, Goiania, Brasilia e vários outros acabados, o kartodromo de Canasvieiras tá detonado como mostrou o Seixas no blog dele, o de Lauro de Freitas ta correndo uma noticia hoje que vai ser demolido pra virar Confederação de Judô e aqui em Fortaleza só correm alguns gatos pingados. Não se vê notícia de uma nova categoria lotada ou uma nova praça de esportes. Podem fechar tudo logo.

  • Para os pilotos em fim de carreira, blza, a Stock é fim de carreira. Mas e aqueles que não se contentam em correr numa categoria que aparece pouco e não leva ninguém a lugar algum?

    A Línea era um baita sombra, assustou. Ví corridas animadíssimas, cheias de toques e confusão.

    Difícil crer que uma categoria sem sal como a Stock engessaria seus pilotos!!!!