MENU

7 de fevereiro de 2011 - 12:38F1

Quem vem?

SÃO PAULO | Só o fato de Kubica acordar, reconhecer todo mundo e conversar com parentes e amigos traz um alívio para quem tem um apreço pelo polonês — e a F1 e a absoluta maioria dos fãs têm. A circulação sanguínea parece estabilizada, mas os médicos preferem a cautela de mais alguns dias para assegurar que tudo está realmente ok. Mas as fraturas foram muitas. Kubica voltou a ser sedado, ficará assim até amanhã às 11h, enquanto avaliam como tratar do cotovelo e do ombro. Serão necessárias, portanto, mais intervenções cirúrgicas.

Num cenário mais otimista, difícil que Kubica volte antes da metade da temporada. É mais prudente, a princípio, que o polonês se recupere prontamente para retornar em 2012, tal como fez Massa após seu acidente na Hungria em 2009. O tempo de recuperação de Kubica será imprescindível para a decisão que a Lotus Renault vai tomar em relação ao campeonato para o qual vinha forte. Senna só será posto para correr se forem algumas corridas. Ou seja, esqueçam.

Numa lista de pilotos que podem reerguer a Renault, a primeira opção é Raikkonen. O problema esbarra em seu ano sabático e na necessidade de uma readaptação rápida. Com poucos testes nesta F1 de hoje, um Kimi enferrujado é um ponto contra.  

O segundo nome que surge é o de Heidfeld. Mas Heidfeld não combina com vitória. É um bom piloto, mas nunca combinou, seja lá as razões que não o levaram a um único triunfo na F1.

O terceiro seria Trulli. Dos pilotos do fundo do grid, é o que já trabalhou na equipe e teve um bom retrospecto naquela casa. Mas Tru-Tru, como apelidou outrora Flavio Gomes, já está em fim de carreira e é difícil imaginar que Tony Fernandes abra mão de seu contrato justamente para que o italiano vá para a outra Lotus. A não ser que seja promovida uma troca com Senna.

O quarto seria Liuzzi, que está sem vaga nenhuma no grid. Bom piloto, vá lá, mas o ano passado foi uma tragédia de Dante. Nunca correu em equipe grande. Vai que ganhe a grande chance. Mas é difícil, sei lá. Liuzzi já deu o que tinha que dar.

Se tivesse de apostar, por enquanto, iria em Heidfeld. E os caros internautas, têm alguma outra opção para o lugar de Kubica?

128 comentários

  1. rodrigo disse:

    ninguém citou o sebastien buemi. ele fez treinos impecáveis no ano passado, apesar de ser mais um piloto de corridas de demolição.
    é o mais sangue nos olhos dentre todos esses pilotos.
    já que não tem ninguém no mercado, voto no arrojo. vai buemi!
    hahaha

  2. Dionisio disse:

    Que tal o Rubinho ?
    Rápido , experiente. Esse carro deve ser melhor que aquela Willians

  3. Fernando Passos disse:

    Põe o Bruno Senna logo, pô!

    Cara, pra quê ser terceiro piloto se não pode treinar e não pode substituir o piloto titular numa hora dessas? Pra que serve terceiro piloto então?

    Se a Renault não utilizar um dos reservas, fica claro que eles só servem pra ficar dando zerinhos em shows pelo mundo e participando de ações de marketing em mercados importantes, como Brasil, China, França e Malasia… onde é bom ter um piloto do seu pais fazendo propaganda…

    Eu, se fosse manager da Renault, chamaria Heidfeld por ser experiente, rápido e conhece bem os Pirelli. Mantendo esse pensamento, eu manager da renault, não teria contratado 5 reservas…

  4. Anderson disse:

    HEIDFELD

    Veloz, experiente para ajudar no desenvolvimento, erra pouco.

    Liuzzi fraquissimo na F1, não deveria nem ser cotado.

    Raikkonen desmotivado e caro

    Gostei da sugestão que deram do GLOCK.

  5. Ricardo disse:

    Eu colocaria Caca Bueno. Na opinião do Galvão (que é um rei na F1) é o melhor piloto para o lugar do ” Kubitza” . Brincadeiras a parte, seria bom alguem pra acertar o carro. Pra ganhar corridas e marcar pontos, ta dificil.

  6. Barrichellogp2 disse:

    Pedro Paulo Diniz, que acaba o ano campeão.

  7. Walter disse:

    Massa. É a chance de sair da Ferrari que já é do Alonso e ir para uma equipe que está forte e em ascenção

  8. Manoel disse:

    Sou da mesma opinião do Rodolfo. Foi o primeiro piloto que me veio à cabeça, dentro das circunstâncias que vive a Renault, ou seja, desenvolver um carro que parece ser muito bom, num tempo curto e por alguém em atividade, que seja rápido, na pista e na adaptação. Só que muito improvável que a Willians o libere, pois tb precisa destas habilidades. abçs

  9. Fábio disse:

    Eu tentaria um acordo para pegar o Hulkenberg, exelene piloto que ficou de fora só pq não tinha grana. Merece uma chance!

  10. Rogevilson disse:

    BREAKING NEWS: A Renault contactou o Nelsinho Piquet para um acordo: os Piquets retiram o processo de difamação contra a Renault, onde pedem US$ XX milhões, e Nelsinho corre no lugar do Kubica !

  11. Mequetrefe disse:

    Boa!!!!!

  12. greyhound disse:

    Será que o Di Grassi está correndo por fora ? Mas prefiro o Senna.

  13. RUI SBC disse:

    Bem que o Alonso poderia voltar de onde saiu …..APOSTO QUE MASSA IA APROVAR ESSA IDEIA…………RSRSRSRSR

  14. Isaac disse:

    Hulkemberg!!!!! Simples assim…

  15. Olivarte disse:

    Se experiência ganhasse corrida o Xumi, teria feito alguma coisa em 2010, e o Barrichelo já seria tetracampeão de F1, vamos lá pessoal, bota o Senna nessa bagaça de Lotus e vamos ver o que dá, pois pra competir com a Hispania de 2010 eu vou com a minha CG 125 ano 1997 e chego na frente, kkakakakakak!

  16. Aguinaldo disse:

    Que tal NELSINHO PIQUET??
    Numa volta triunfal…???
    Sei não!!

  17. Pedro Merencio disse:

    O problema da Renault não é apenas conseguir um bom piloto. Ele tem que ter um estilo de pilotagem similar ao de Kubica, visto que o carro deve ter sido projetado em função do polonês.

    Em termos de talento e experiência, eu tentaria trazer Webber ou Rosberg. Talvez a chance de ser um 1º piloto faça com que um deles aceite ir pra uma equipe ‘menos forte’.

    Mas óbvio que as coisas não são tão simples assim. Sempre tem os benditos contratos pra serem levados em consideração.

    Mas na minha opinião, a melhor opção seria mesmo o Webber.

  18. Paulo disse:

    Acho que o Kimi mesmo enferrujado é uma opção melhor que o Heidfeld, Hulkemberg, Luizzi, Senna ou qualquer outro dispopnível.

    Luizzi é uma tragedia em forma de piloto..

    Heidfeld nunca convenceu ninguem, seus companheiros de equipe ganharam corridas, titulos e ele sempre foi um bom piloto e só, não vai ser agora que vai virar líder de equipe.

    Hulkemberg foi um Senna num carro muito melhor, o lado bom dele é que conviveu uma temporada inteira com o Barrichello e deve ter aprendido muito. Talvez essa seja a opcao mais real.

    O Kimi é mais piloto que essa turma aí, mas do jeito que é tô nem aí é capaz de tirar a readaptação de letra e apavorar…

  19. jairo faria disse:

    Raikkonen é uma ótima primeira opção, ta enferrujado mais já foi campeão, e isso não tem por aí em qq esquina. Se chamarem o cara vem, ninguém resiste aa canto da sereia de um convite pra F-1. Outra opção seria o Nelsinho, (se chamarem vem correndo! ) mais não sei se há ambiente e ainda mais no mesmo lugar!!! Seria até uma ironia, mais não se assustem se acontecer, pois da cabeça de chefes de equipe,…. Mais o Heifeld, me parece daquelas opções seguras e previsiveis que acabam utilizando quando não se sabe bem o que fazer,… quanto a Senninha,.. sem chances! Correm por fora , com operações complexas de engenharia finaceira esportiva,… o Hulk, Di Grassi e por aí vai,…

  20. Wesleywess disse:

    Já que a Renault deseja montar uma academia de pilotos, o mais certo seria apostar as primiras corridas no Senna, afinal esse papo furado de que o cara é o não experiente, eu acho uma grande balela, Shumacher correu ano passado igualzinho a um inexperiente?
    O cara que chegar a F1 tem que ser pau pra toda obra, ou consegue bons resultados sob pressão ou então vai embora e dá lugar pra outro.

  21. MARCEL disse:

    Na boa…colocaria o Senna na primeiras corridas pra ver como ele se sai. Se a Renault pensa em ganhar o mundial, isso ai ja era. Nao sera com Petrov e nenhum dos pilotos disponiveis.

  22. Rafa disse:

    por essa eu nao esperava…….segundo a Autosport e a f1technical já fecharam com o Villeneuve!

    =O

  23. Sanzio disse:

    Estava pensando aqui com meus botões… De repente o Brasileiro que pode sair beneficiado nessa é outro. Explico:
    Vamos supor que a Renault eleja Glock o substituto. Quem entraria no lugar dele? O piloto reserva provavelmente não, procurariam então alguém que eles conheçam. Quem entra na parada? Di Grassi.

  24. PHILIPE SPEED disse:

    É o seguinte…

    Se for para contratar alguém, tem que ser alguém que possa levar a Renault adiante, os caras não podem se dar ao luxo de colocar um “borra botas” e não ficarem nem entre os 5 primeiros no campeonato de construtores.

    A saída é realizar uma troca com alguém que tenha os motores Renault, independente se a Lotus preta tem “birras” com a Lotus Verde, o fato é que se Jarno Trulli fosse para a Lotus Preta ele faria bonito, o cara é bom e já esteve lá quando foi companheiro do Alonso. E detalhe, andou na frente até o babaca do Briatore sacar ele da equipe, Alonso ainda levou algumas corridas para poder passar Trulli em pontos. Já foi elogiado pelo outro babaca Montezemollo presidente da Ferrari e por essas e outras o cara é respeitado. O que atrapalharia seria o alto grau de honestidade de Trulli que honra seus compromissos e portanto não sei se ele mesmo iria querer isto.

    Fisichella seria derrepente um válvula de escape. O cara é mediano, não é uma estrela mas é muito competitivo. Diga-se SPA 2009 quando fez a pole e chegou em segundo dando um calor no Kimi, seria uma boa opção, mas não audaciosa como poderia ser.

    Raikkonen: Este sim seria uma opção lógica. Apesar dele ter se extressado com Eric Boulier chefe da Renault ele é o cara, e 1 ano só não deixa um top como ele enferrujado não, pelo contrário, o cara se vier vai vir para arrebentar a boca do balão, vai mostrar que não deveria ter sido demitido da forma que foi da Ferrari, torço para que isso aconteça.

    Montoya – Se estivesse competitivo seria uma ótima, mas sinceramente, caso fosse cojitado deveria ser feita uma avaliação, o cara tá gordo e ultimamente está acostumado a virar volante só para o lado esquerdo, então seria uma incógnita…

    Villeneuve – Não vou nem relatar…. pura insanidade caso venha a ser cojitado.

    ——————————————————————————————————————————

    DANIEL RICCARDO – Piloto de testes da Toro Rosso o cara é bom demais, fez testes pela Red Bull e portanto seria uma boa A Red Bull testá-lo e assim a Lotus Preta teria uma grana a mais para sustentar um dupla com pouca quilometragem, chamaria esse cara se fosse eu.

    —————————————————————————————————————————–

    Agora, Liuzzi e Hulk estão fora de cogitação – Um é novato demais e outro não sei o que fazia até ano passado, portanto se a Lotus Preta está cojitando isso eles estão querendo passar mau e levar uma “jambrada” nos fundilhos, pois o carro parece ser muito bom e seria interessante eles começarem a penssar grande.

    De La Rosa – se querem profissionais da terceira idade que levou um pau do “Espectroman Koba” aí tá difícil, tem que tomar cuidado para não ficarem atrás a Hispania no mundial.

    E para finalizar, se optassem por Rubens Barrichello e dessem uma grana a Frank Williams trazendo Hulk de volta ou até levando Senninha para a Williams e aprimorando ele lá ainda trazendo a lembraça do Tio Famoso na Williams, não seria de tudo ruim não, apesar de eu achar o Barrichello o “MAIOR PERDEDOR DA HISTÓRIA DA F1″ teria mais uma oportunidade de lutar pelo título e assim poder encerrar a sua carreira de forma descente já que teve algumas oportunidades e não soube aproveitar como deveria.

    Talvez o “RAIO BRAW CAIA DUAS VEZES NO MESMO LUGAR”

    Portanto fico com “KIMI ICE MAN RAIKKONEN ou DANIEL RICCARDO”

  25. Fabrício Passos BH disse:

    Gostaria de ver Räikkönen. Talvez Barrichello. Mas também acho mais provável Heidfeld, também gosto dele.

  26. Daniel Pescadinha disse:

    Heinfeld, porque é bom piloto e testou pneus pirelli, o que é uma vantagem neste momento. O resto seria pior ou sonhar um sonho muito improvável…

  27. Furacao81 disse:

    1. Kimi deixa o menino correr de rally e fecha o contrato com ele.
    2. Heidfeld ja testou de pirelli é um bom piloto
    3. KOOBAAAAAA, japones para liderar a renault, manda o B.Senna para sauber e traz o japa para um time melhor.

    os outros sem chance… ou sao velhos de mais ou sem experiencia

  28. Paulo Ribeiro disse:

    Heidfeld, com certeza ! Acredito que ele tenha muito talento, o que lhe falta é estrela. Lembrem-se que ele bateu companheiros de equipe ossos duros de roer, como Raikkonen e Massa. Alem disso é um cara experiente que, pelo menos, não deixaria a peteca do desenvolvimento do carro cair por ficar nas mãos da molecada. E é bem melhor que o Liuzzi.
    Está de muito bom tamanho um piloto como Heidfeld na função de substituto. Afinal de contas, no nível do Kubica, só Vettel, Alonso e Hamilton, aí é meio complicado…

  29. MarceloPOA disse:

    Se quiserem a experiência de Heidfeld, faltará na equipe piloto para disputar GP’s. Sim, porque Petrov serve apenas para agregar patrocínios e Heidfeld para desenvolver carros. E para correr de verdade um Grande Premio, como ficaria a equipe?

    Acho que, diante das parcas possibilidades, seria interessante a Renault apostar num jovem talento. Daqueles que em um ano fantástico pode ter um up na carreira.

    Não precisa ser o Senna. O alemão Hukemberg pode ser uma ótima saída. O que não pode é a equipe ficar remando com gente que comprovadamente pouco acrescenta ao time.

  30. Marco disse:

    O carro parece ser muto bom.
    Eles precisam de um piloto experiente e vencedor.
    Vão tentar o Kimi Raikkonen até o último momento.

    Sutil e Barrichelo dificilmente sairiam de suas equipes, pois quando o Kubica voltar ficariam “sem cadeira”.

    Os outros disponíveis são tão experientes quanto o Senna.

  31. André Marques disse:

    Victor, dá uma olhada nesse site, de primeira pra quem curte F1: http://www.bolaof1.com.br

  32. Jacaré e Capivara do Tietê disse:

    Sem o Kubica eles não correm para ganhar, os pilotos de ponta estão empregados, o resto é meia boca.
    Hulk levou pau do Rubens…no comments!
    Liuzzi é macarrão com feijão, não funciona
    Trulli é tipo Sampdória
    Heleninha Raikkonen Roitman deve estar com o reflexo do Ronaldo Gordo
    Piquet ta sussa no Tio Sam
    Usa a mentalidade do Boxe, e chama o Villeneuve para chamar a atenção com um campeão do mundo, dar chance pro Petrov crescer e na pior das hipóteses se livra dos dois no fim do ano.

  33. Isaac disse:

    Meu caro amigo me perdoe por favor!!! , vou de Bruno!!!mas admito que esse é meu lado torcedor berrando!!!, creio que dos nomes ventilados na reportagem o do Heifeld seja o mais seguro, mas preferia o Trulli , e o Bruno indo pra outra Lotus heheh, me perdoe novamente ,esse meu lado torcedor não toma jeito!

  34. Luiz G disse:

    Parafraseando o velho Nelson Piquet:

    “Um piloto novo é sempre melhor, pois custa menos e tem muito mais vontade e gana de vencer.”

    Um piloto como Heidfeld, Liuzzi ou Trulli talvez consigam um pódio acidental, mas não correriam com a faca nos dentes. Seria só um trabalho.

    Eu apostaria num novo, possível, talento.
    Por ser Brasileiro, claro que eu apostaria no Bruno Senna…huahuahua

  35. Doctor_House disse:

    BIA FIGUEIREDO!!!! ; )

  36. Rodrigo Monassa disse:

    Bourdais anda falando cobras e lagartos e ta querendo voltar pra indy. pra calar a boca do ‘quatro-olho’, que tal pô-lo numa barata decente?

  37. marcelo ivo disse:

    se não tem um piloto interessante no mercado… vai de Senna… quem sabe ele não se dá bem…

  38. Beto disse:

    Uma unica pergunta, pra que ter piloto reserva se ele não pode testar nem correr, em um caso desses?

    Seriam eles figuras decorativas?

  39. Antonio Sisoto disse:

    Não me surpreendo se Massa for negociado para a Renault . Acho que mais peças podem se mover caso de Rubens , Kimi e Hulk. Provavelmente acho que massa vai para a Renault e Rubens volta a Ferrari. , zzz que sonho estranho

  40. Paulo disse:

    Aposto no Heidfeld, mas acredito que o Kimi Raikkonen mesmo após um ano sabático aproveitaria melhor o novo carro da Renault (que parece ser um bom carro para esta temporada) e traria melhores resultados para a equipe. Os testes para o substituto de Kubica poderiam ser realizados no mesmo esquema do Schumacher, quando foi cogitado para substituir Felipe Massa após o acidente sofrido na temporada de 2009.

  41. chubber disse:

    O Piquet jr, seria uma boa.

  42. Cassio disse:

    Hummmmmmmmm deixa eu pensar ………..
    Ah. facil essa solução. vou dizer mas a LR tem que pagar depois viu.
    Coloca o Nelsinho gerenciado pelo Briatore. Facil né?

  43. Luiz Eduardo França disse:

    Gente podem ter certeza que o Willi Weber já está mexendo os pausinhos para colocar o Hulkenberg nesta vaga. Seria bom que fosse o Bruno pois, assim iria desencantar de vez ou sucumbir.
    Se houvesse um acordo com o Frank tambem seria uma boa pedida porque o Rubens é o cara mais técnico para desenvolver este carro que promete muito.

  44. Anderson Puff disse:

    Eu iria de Nico Hulkenberg… é a melhor opção

  45. Diogo disse:

    Nico Hulkenberg é a opção menos ruim.
    Porém continuo na minha torcida pelo Bruno Senna.

    No mais acredito que este será um ano para a Lotus Renault Preta esquecer e já pensar em 2012. E já pensando nisso uma luta direta de Senna X Petrov valeria para ver se o sobrinho do Ayrton tem ou não futuro na F1. Caso perca de muito então seria a hora de aposentar o capacete e pensar na fundação criada pelo tio, afinal alguém terá que tocar o barco daqui a uns 25 anos.

  46. Artur disse:

    Acho que o Hulk fica fora dessa lista, pois, apesar de ser um piloto competente, é, por enquanto, apenas isso, ou seja, muito pouco para ocupar o lugar do Kubica.

    A melhor opção, em minha opinião, ainda é o Kimi. Acho verossímil que ele aceite, se pensarmos que o acidente do Kubica foi justamente no rally, paixão compartilhada também por Kimi. Se motivdo, é o piloto mais rápido da F1 e seria a única salvação da Renault para esta temporada.

    Bruno Senna seria jogar dinheiro fora. Ele é simplesmente muito ruim e faria uma dupla pífia com Petrov.

    Todos os demais, Liuzzi, Trulli, de La Rosa, são pilotos que não acrescentariam nada à equipe, só manteriam o carro correndo. Não é disso que a Renault precisa. Ao que parece pelos primeiros testes de temporada, a Renault tem um carro competitivo. Pode não ser uma Maclaren ou Red Bull, mas parece bom o suficiente para garantir alguns pódiuns. Com um piloto acima da média, como Kubica, nunca se sabe onde eles poderiam chegar. Eles não podem desperdiçar o carro colocando-o nas mãos de qualquer um, precisam manter o nível para ter esperanças de bons ou excelentes resultados na temporada e, assim, continuar crescendo.

    Para isso, meus amigos, agora a única salvação é o Kimi.

    Abraço a todos!

  47. Rui disse:

    O fato de você correr de f1 por anos ou ser piloto de testes não lhe dá necessariamente experiência, digo isso para enquadrar o Liuzzi.
    Na boa, o cara tem que agradecer as chances que já teve e ir correr de outra coisa. É fraco para a F1 e ponto.
    Ao contrário da WIlliams a Force India só perdeu terreno durante a temporada, logo não pode ter sido um bom trabalho do italiano.
    Queria mesmo era ver o Koba na equipe do Boullier. Teriamos fortes emoções!
    Fico com a impressão de que veremos o Heidfield ou Glock mesmo.

  48. Fábio disse:

    Sebastian Bourdais !!!!!

    Momento certo pra provar que o cara tem braço….ganha em qualquer categoria

  49. Alexandre Schulz disse:

    Vai ser muita surpresa se não for o Heidfeld. Experiente, correu (bem, dadas as circunstâncias) até o final do ano passado depois de ter testado pra Pirelli no começo de 2010, é melhor do que as alternativas mais ou menos ativas ou há pouco aposentadas (De La Rosa, Fisichella, Liuzzi, Klien), tem a experiência que falta pra todos os outros candidatos menos inviáveis (Hulkenberg, Senninha, Grosjean), discreto (até demais), o que não ia ser empecilho na hora do Kubica voltar, por mais que o carro seja desenvolvido pelo alemão e fique bom. E vencer ou deixar de vencer não é exatamente um problema, porque mesmo o Kubica ia precisar de muita sorte pra conseguir passar por cima das Red Bull, Ferrari e McLaren. Difícil pro Kubica, tanto ou mais pro Heidfeld, logo não é ponto contra ele.

    Mas se for pra pensar em quebras de contrato para trazer Trulli, Glock ou Barrichello, ou mesmo o Kimi, que são meio improváveis, então, improbabilidade por improbabilidade e havendo necessidade de grana por parte de todas as equipes menores, acho que seria interessante a Renault gastar bens seus trocados e trazer um piloto com bem mais potencial de pontuar e vencer do que esses três vovôs aí – e ainda fazer uma presença no mercado asiático da Lotus-Proton: por que não sonhar com a Sauber liberando o Kobayashi?

  50. Samuel disse:

    Acho que deveriam dar uma chance ao Bruno Senna , pois até agora não teve uma chance que alguém pude-se analisá-lo dignamente , ao menos uma duas corridas para avaliar melhor ( se não conseguisse ser melhor que o Petrov então deixava um tempo a mais como piloto de teste para ganhar mais experiência) . Ele merece uma chance.
    Agora o pessoal fala tanto nesse Hulkenberg não consigo entender o porquê, quem acompanhou a temporada passada viu que ele ficou sempre atrás do Barrichello em algumas foi um pouco melhor confesso , mas por causa de apenas uma com resultado feito por causa do imprevisto e sorte na pista úmida ( saiu na hora certa com pneu certo) começaram a dizer que o cara é um novo Vetel e tal. Fala sério qual a experiência que ele tem , De LA Rosa Tomou um grande pau do japonês, Trulli na minha opinião não vai acrescentar nada na Renault.
    Se colocarem o Kimi ou o Heifeld eu até concordo mas quaisquer outros seria errado pois o Bruno seria melhor opção que estes.

  51. Rafael disse:

    “o garoto” que fez o que fez não merece voltar p F1!!

    a melhor opção para o lugar do kubica sem dúvida é o kimi
    mesmo enferrujado é melhor do q qlqr um desses…

  52. Samuel Santos disse:

    Uma troca com a Willians Barrica por Senna ou Grosjean mais compensação financeira era uma boa para os dois lados. O time de Frank precisa e muito de grana, Barrichello é o piloto com maior experiência para a vaga.

  53. Gustavo pinheiro disse:

    Villeuneve!

  54. RONALDO disse:

    chama o nelsinho piquet !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  55. Sidnei disse:

    Nelsinho Piquet

  56. PG (SSA/BA) disse:

    Deve dar Heidfeld mesmo. Mas, alguém cogitaria o retorno de Fisichella?

  57. EduardoRS disse:

    Acho que é o Hulk.

  58. Bruno disse:

    Senna nao tem experiência, mas Hulkenberg nao é tao mais experiente assim, ele possui tanta experiencia quanto Petrov. Se a Renault quer experiência, o melhor (, e isso não quer dizer que é bom,) então seria Heidfeld.

  59. Carlos Roberto da Silva Junior disse:

    Chega de Rubens Barrichello á carreira dele já acabou e falta pouco para ele pendurar o capacete e ele não ganha mais nada alias ele nunca ganhou nada e a Formula 1 e o Brasil precisam de renovação.

  60. Thiago da Matta disse:

    Eu acho que o nome seria Flávio Gomes. Ele já corre de Lada mesmo…

  61. Aldo gomes disse:

    caraca, o Liuzzi anda a trocentos anos na F1 e nunca fez nada, o Hulk é inesperiente feito o Bruno, Heidfeld igual ao liuzi, se não for prum barrica, um kimi deixa bruno mesmo. Muita gente esquece do critério, se senna é inexperiente o hulk tb, aquela pole no brasil foi sorte.

  62. Chico disse:

    Eu chamaria o NELSINHO PIQUET

  63. Júlio Amorim disse:

    Ainda…
    Seria uma pena ver um carro aparentemente bom, se é que é de fato, nas mãos de 2 pilotos inexperientes.

  64. Edilson disse:

    Acho que Bruno Senna seria uma ótima opção, tenho acompanhado a carreira dele e acredito no potencial dele, com relação ao Hulkenberg, realmente é um piloto visto com bons olhos e com tendência de se destacar num futuro bem próximo, mas levando em consideração ao ano passado, o carro da Willians não se compara com o da hispania, que de longe era um dos piores carros do grid, portanto se o bruno tiver um carro competitivo em mãos, com certeza irá se destacar… e se é pra ficar entre Hulkenberg e Senna, prefiro o Senna mesmo que no começo ele tenha que ter uma adaptação rápida a todas as funcionalidades que o carro de hoje exige!!

  65. Júlio Amorim disse:

    Pra botar o heidfeld é melhor deixar vazio. kubica trazia resultados com um carro mediano. Pilotos de F1 hoje que poderiam se comparar a ele e desempregados? Não tem! Um possível troca – troca com alguma equipe?
    Webber – Pra ele seria bom pra Lotus bom só no comparativo com as opções,
    Barrichello – Tecnicamente fez uma boa temporada passada esta motivado ainda, mas tem contrato, talvez fosse a salvação da carreira de Nico ( Hulk ) que poderia voltar a Williams,
    Massa – Bom pra ele mais um ano do lado do Alonso vai ser duro denovo, pra equipe duvidoso ainda não voltou ao 100% depois do acidente,
    Trulli – Velho não teve carro pra mostrar algo e foi batido pelo companheiro que é o fraco Kova,
    Kovalainen – Fraco!,
    Button – não tem porque sair da Mclaren,
    Rosberg – Não tem porque sair da Mercedez.,
    Kobaiashi – Bom piloto tem personalidade para liderar um time e velocidade, mas tem contrato e seria difícil tirá-lo $$$,
    Timo Glock – Bom piloto experiente e se fosse chamado a Virgin não ofereceria tanta resistência,
    Adria Sutil – Bom piloto acho que fari aum bom trabalho, mas tem contrato e a equipe dele precisa de grana icógnita se seria liberaod facilmente.

    Na equação ainda tem o tempo de recuperação de kubica que se for grande eles buscam um líder novo pro time se for pequeno vai pela solução caseira.
    E daqui “um ano” quando kubica voltar se contratarem um líder o que fazem com o Líder ou com Kubica???

    Se é pra chutar. Fecho o olho e faço Coro com alguns colegas aqui: Barrichello!
    E porque Chuto: O piloto quer um carro bom. A equipe precisa de um piloto bom que não dure pra sempre. Barrichelo tem 38 anos ganhando ou não esta perto de parar é o que eles precisam um cara bom que não seja um grande problema caso Kubica volte.
    Hoje torço e quero muito que pelo piloto que é volte, mas tudo é incerto. O que já da pra agradecer depois de ver a foto do guardrail varando o carro é que ele esta Vivo e com chances de ter uma vida normal, mas não necessariamente vida de piloto ainda mais de F1 que reque um nível bem alto.

  66. Leandro Giannetti disse:

    Eu apostaria em Nico Hulkenberg… mas aí seria melhor, ficar com Senna que já é da casa, ambos com 1 temporada no currúculo. Dos “antigos”, acho Heidfeld e Liuzzi os mais prováveis, a não ser que retirem Fisichella do descanso… Como brasileiro torça para Senna, mas como torcedor de corridas, gostaria de ver Fisichella na Renault novamente.

  67. Sam disse:

    Acho que deve ser dada uma chance a Senna. Caso ele não consiga a Renaut já tem que ter outro nome para possivel troca. Não vamos esquecer do Petrov que pode ter um estimulo a mais para poder ajudar a Renaut.

  68. Sam disse:

    Tony Kanaan..
    já que é pra chutar!

    Ralf Schumacher…….Montoyucho – mais do que nunca!

    Eita….to ressuscitando os defuntos!

    Adrian Sutil é uma possibilidade.
    E que tal o Koba….ninja!
    Gostaria de ver esse japa com um carro rápido.

    Na verdade, ou a Renault contrata alguém que está parado – Hulk -, ou faz algum tipo de troca, acerto com equipes que usam o motor Renault.

  69. Tato disse:

    Enrique Bernoldi, ele tem experiencia e ja andou em quase todas as categorias do Mundo e andou bem!
    Mesmo enferrujado sou muito mais ele que o Bruno Senna!
    Seria a chance de verdade na F1 que ele nao teve, mas talvez os chefes achem que ja eh tarde demais.
    Vai Bernoldi!!

  70. franco disse:

    torço pelo Senna claro… mas o primeiro nome que me vem a cabeça é Heidfeld.

  71. Clenio Azevedo disse:

    Está mais fácil uma negociação com Hulkenberg. Gostaria muito ver o Rubens aproveitar uma grande chance desta!

  72. VIANA disse:

    Assim como Hamilton, teve sua chance em equipe de ponta e deu certo, acho que tanto Di Grassi e Senna teriam competência para tal. Já que tiveram um ano em equipe pequena que não chegam nem aos pés da minardi que revelou Alonso, e outros.

    Os nomes especulados não derão nenhum resultado por onde passaram.

  73. Sansquer disse:

    Antes de mais nada eu não sou um torcedor fanático por piloto A ou B, as opiniões são baseadas em lógica…..

    Eu iria de Kimi ou Heildfield e até do De La Rosa… Porque para trazer Liuzzi ou o Hulk, melhor ficar com o Senna que é mais barato. Alias, acho engraçado citarem o incrivel Hulk, que tirando a pole de Interlagos (sim, foi impressionante), não fez nada de mais no ano passado e tem a mesma KM em corridas do Senna.

  74. Wagner disse:

    De q vale ser o primeiro reserva se na ausência do titular quem herda a vaga é alguém de fora? Esse Seena é cagado de urubú mesmo, até qdo milagres acontecem (sorry Kubica), pra ele, dá tudo errado. O q q a Petrobrás tem contra a família q n investe num “Senna pilotando uma Lotus”???

  75. Tiago S. disse:

    Propostas com certeza vão chegar aos montes. Até do Pedro de la Rosa se vacilar. O problema da Renault hoje é o Petrov, porque se tivesse outro piloto meia boca ali iria de Senna, acho.

    A Renault não tem opção boa no mercado, acho que a mais prudente seria Liuzzi ou o próprio Senna. O resto nem está muito em atividade. Se Schumacher voltou assim, imagine o Kimi como não voltaria…

  76. Fel disse:

    agora ou nunca para o sobrinho senna. acho remota a possiblidade.

  77. Luis disse:

    Eu contrataria o Karun Chaundhok, ele fez uma ótima temporada de estréia, apesar de o carro não ajudar muito e ele não ter continuado até o final da temporada.

  78. Jo Siffert disse:

    Nelsinho Piquet…seria a chance da Renault se redimir com ele….

  79. PHILIPE SPEED disse:

    Sem dúvida a melhor opção seria Kimi “ICE MAN” Raikkonem. Apesar de estar um ano fora ele tem idade e talento de sobra e se readaptaria facilmente, que o Diga Alain Prost que que em 1992 saiu de férias e voltou em 1993 para ser tetra-campeão.

    Se eles têm um carro promissor não podem disperdiçar com pilotos medianos.

  80. ItaloAB disse:

    Rubens Barrichello. Hulkenberg. Heidfeld.

  81. Vitor disse:

    Quem comenta que a Williams poderia trocar o Barrica pelo Senna esquece que já tem o Maldonado lá.. em que mundo o Frank Williams aceitaria ter uma dupla Senna-Maldonado?

  82. Israel disse:

    Nelsinho Piquet.

  83. Jonas disse:

    Nelsinho Piquet.. hahaha

  84. João Paulo disse:

    Traria o MONTOYA!!!

  85. MSS disse:

    E o Fisichella ????
    Conhece a equipe e como estava até Dezembro ligado à ferrari deve estar ao menos em forma …

  86. Victor disse:

    Raikkonen não volta. Se vocês prestassem um pouquinho mais de anteção no esporte que gostam, e não só na F1, saberiam que ele está 100% comprometido e 100% focado no WRC, principalmente agora que tem a propria equipe.

  87. carlosT disse:

    eu chamaria o Bourdais. baita piloto q não deu sorte na tororosso mas por muitas vezes demonstrou ser um excelente piloto…
    e tah dando sopa…..viria quase de graça aposto eu.

  88. Carlos Lins disse:

    Hulk pra vaga do Kubica…

    Embora nenhum dos 25239 pilotos reservas do time não terem nem se quer uma chance, só serve pra mostrar o quanto esse cargo é decorativo e inutil na F1 atualmente

  89. emanuel disse:

    O T.K. já tem contrato e a chance é, claro, zero, mas que seria o piloto perfeito (líder, tecnicamente de alto nível, experimente e veloz), isso seria.

  90. Diogo disse:

    Se for pra ressucitar pilotos experientes, tem o Ralf Schumacher, o Badoer, o Kazuki Nakajima, o Marc Gené…

  91. Joao disse:

    Por que ninguem esta mencionando o Lucas DiGrassi? O cara tem um bom curriculo na GP2, ganho nao sei quantas premios na formula renault e tem garra. Ou mesmo o Hulkenberg, tem que ter talento para fazer uma pole com uma Wiliams do ano passado, Barrichello nao conceguio.

  92. fabio disse:

    Eu colocaria o Galvao! Sabe tudo ne!

  93. Renato disse:

    E o Montoya?

  94. RoY - O Tiranossauro disse:

    Hulkenberg seria uma boa opção pela bom desempenho na Willians na temporada passada. Mas eu gostaria de ver o Bruno Senna na Renault, acho que deveríamos dar uma chance a ele para vermos o que ele faz com um carro competitivo já que era impossível mostrar serviço com o fiasco da Hispania…

  95. Danilo Scharan Augusto disse:

    Deve ficar entre Heidfeld e Hullkenberg. O Senna é muito novo. Se o Kubica ficar fora a temporada inteira, talvez o Senna corra uma prova ou outra para ganhar experiência. Mas para início, a equipe precisa de um piloto experiente.

    Sempre gostei do Heidfeld. Quem sabe o cara não ganhou aí sua chance de voltar em grande estilo para a Fórmula 1. Se fizer uma boa temporada, cava uma vaga para o ano que vem.

  96. zezinho disse:

    tomara que o polonês volte logo as pistas……dificil a situação da renault….como ja disseram adrian sutil talvez seja a melhor opção. Qualquer outro que entre no time poderá acrescentar com velocidade, mas não com experiência e vice-versa. Vou me supreender se Senna ou Groesjan aparecem como titulares

  97. Pierre disse:

    E que tal o Nico Hülkenberg que foi bem na Williams em 2010?

  98. Reinaldo disse:

    Na boa galera, coloca o Bruno Senna para correr e vamos do que ele é capaz !!!!

    Mais como eu sei que os brasileiros na formula 1 não tem changes devido eles serem muito bonzinhos !!!! Precisamos que brasileiros na f1 com a faca nos dentes !!! Se precisar bater vamos bater chegue de ser bobos !!!!!!!

    Mais como o dinheiro fala mais alto deixa pra lá !!!

    Abs

  99. Lucas Paulo disse:

    A que ponto a F1 chegou, hein? Substituir um piloto é um tiro no escuro… E a melhor opção é um piloto que deixou a categoria (Raikkonen).

    Quando é que vão perceber isso e liberar mais testes? Deixar a piazada treinar durante a temporada, melhorar os carros, sei lá… Mas não chegar a esse ridículo. Não se revelam talentos, não dá pra ajustar ou melhorar um carro mal nascido, pilotos medíocres pagam vagas…

    Mas, enfim, mesmo improvável, voto no Di Grassi. Ele já foi piloto de testes da Renault por anos, quem sabe não é a hora? Com todo respeito ao Senna, mas creio que o Di Grassi bota qualquer reserva da F1 hoje no bolso.

  100. Fabiano Almeida disse:

    Nico Hulkenberg ! ! !

  101. Marcelo Martinez disse:

    Sinceramente não tenho a menor idéia.

    Tenho até umas hipóteses que seria uma boa pra Renault e para alguns pilotos.

    Mas nem vou postar, pois, certamente virá alguns “expert´s” dizendo que eu falo besteira ou seja lá o quer for.

  102. Daniel disse:

    eu tentaria uma converssa com Raikkonen e faria um dia de teste com ele se possível.

    Heidfeld, é uma boa opção realmente, mas não tem perfil nem de lider, e nem de vencedor.tem experiência e isso conta…
    Hulk, tem um perfil mais de vencedor, lider ainda não dá pra dizer.
    Di Grassi, ninguem comentou mas também é uma opção, já foi piloto da renault, eles o conhecem.
    Senna, não conseguiu mostrar muito talento… precisaria de teste para verificar sua capacidade
    Grosjean, por favor né… ele tá lado a lado com o petrov.. não precisa de teste pra provar isso…
    Trulli, não….é um petrov experiente…

  103. Dan disse:

    Acredito que bom mesmo seria dar uma oportunidade única para o Trulli, é um bom piloto e pode surpreender e aih quem sabe não sobra uma vaga na Lotus para o Bruno Senna. fica a torcida. …pelo menos a minha

  104. Kleber Acquesta disse:

    Quem chamaria para o lugar de Kubica? Com os pilotos disponiveis hoje em dia chamaria o Prost ou o Mansell.

  105. Rogevilson disse:

    Nelsinho Piquet seria uma boa, assim o Boullier terminava de de vez de enterrar o fantasma do Briatore ;-). Piquetzinho também demonstrou estar em boa forma, no Super Kart Brasil foi campeão em cima de muito piloto top (Jimenez, Nicastro, Fraga, etc.).

  106. andre disse:

    Gostaria de ver Juan Pablo Montoya de volta. Mas acredito que ele não queria e não vão procurar ele.

  107. Juliano disse:

    Primeira opção é Kimi Raikkonen, mas não sei o quanto a história do Rally vai dificultar uma investida no finlandês, tendo em vista o que aconteceu domingo com o Kubica.

    Adrian Sutil seria a segunda opção, assim libera a possibilidade do Hulkenberg correr pela Force India, ou ainda o próprio Hulkenberg como terceira possibilidade, aí é só mandar o Bruno Senna ou o Romain Grosjean para ser test driver do time do Vijay.

    Nick Heidfeld pela experiência e por estar sem equipe seria a quarta opção, mas também poderiam cogitar o Timo Glock que está se arrastando com a Marusia/Virgin e é mais novo que o Heidfeld.

    Agora, se forem pensar em Pedro de la Rosa e Vitantonio Liuzzi, sugiro que então pensem no Fisichella ou até mesmo no Roberto Moreno, que com mais de 50 anos de idade, daria um cacete nos dois primeiros.

  108. sidney disse:

    Nelson Angelo Piquet, como forma também de compensar não só financeiramente o garoto

  109. Luis Felipe disse:

    Acho que Hulkenberg seria uma boa pedida.

  110. Everaldo Dias disse:

    Se a questão for experiência, liderança, acerto de carro, motivação, velocidade, gostem ou não os críticos, o melhor de todos, anos luz na frente de qualquer um desses é, de longe, Barrichello.

  111. @naspogus disse:

    Renault chama Barrica, paga indenização a Williams e cede Senna à equipe de Frank.
    Frank teria mais dinheiro e novamente um Senna guiando seu carro. Não é o que ele sempre quis?
    Barrica aceita porque na Renault ganha salário maior.
    Prejuízo financeiro da Renault já está provisionado.
    Probabilidade? Remotíssima. Mas é uma hipótese curiosa. :-)

  112. Thiers disse:

    Hulkenberg seria um nome nesse meio ai…

    Tiraria Kimi, sem chance dele voltar, esta feliz no Rally e não aceitaria voltar pra F1 assim, pela porta dos fundos, é orgulhoso pra isso…

    Bruno conta contra o fato de até hoje não saber de fato o que é um carro de F1

    Heidfeld seria pra mim o escolhido, mas como foi dito, não combina com vitorias, é bom, mas só isso, conta a experiência e o fato de ter testado muito os pneus Pirelli, conhece eles como ninguem no grid…

    Liuzzi ja deu e nem tinha o que dar, é fraco, faz besteira, não inspira liderança, não creio que faria nada numa equipe media-grande e nem devia fazer parte das possibilidades…

    A torcida segue com Bruno, mas creio que dê Heidfeld, ou quem sabe, Hulkenberg… Quem sabe se o Marketing falar mais alto, algo não muito dificil, dê Senna la…

  113. Vitor disse:

    Se o acidentado fosse o Petrov, faria todo sentido colocar o Senna no lugar, mas no lugar do Kubica realmente não rola. Uma dupla Senna-Petrov é muito fraca pelo nível que eles tem atualmente (quem sabe no futuro sejam grandes piliotos)

    Eu torço pelo Kimi, a volta do estilo “tô nem aí” seria excelente. Sou fã do cara.

    Mas será que inventam um Pedro de la Rosa? O cara pelo menos tava testando Pirellis até poucos dias atrás. Nunca foi grandes coisas, mas tá mais ativo que o Heidfeld.

    Decisão dificil para a Genii agora.

  114. Oswaldo disse:

    Hulk seria uma boa.

  115. Rodolfo disse:

    Rubens Barrichello. A Lotus Renault entraria em um acordo com Williams, que precisa de dinheiro, e liberaria Rubens para esse ano com contrato assegurado pra voltar aos carros azuis no ano que vem. Não seria uma liberação fácil, mas a Williams precisa de grana e a Renault tá com um carro muito promissor que simplesmente não pode ser disperdiçado, e Barrichello é um extremamente desenvolvedor de modelos.

    Abraços.

  116. Cesar disse:

    Victor, será que eles não vão tentar o Hulkenberg?

  117. Lipe Paíga disse:

    Na Renault de Briatore, sempre apostando em talentos, Bruno teria chance, na de hoje, acho bem difícil, ainda que não impossível.

  118. @danilolinsfilho disse:

    Tentaria Kimi Raikkonen, mesmo “enferrujado” da F1, é disparado o melhor piloto dos que foram citados.

    Mais difícil é ele querer voltar à F1.

    Ou então, Liuzzi mesmo.

    • Vitor disse:

      Traz mais um Schumacher de volta! O RALF!!! Rsrsrsrsrssrsrsss…
      Nada disso! Brincadeira, mas podia ser pior, trazer o Nelsinho Piquet de volta!

      Acho que o melhor disponível de fato é o Hulkenberg!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>