Crítica de quem sabe

SÃO PAULO | Há vida inteligente no meio dos pilotos. João Paulo de Oliveira, que habita terras japonesas há muito tempo, escreveu sobre o automobilismo brasileiro e sua letargia. Em ‘Descida em ponto morto sem freio de mão’, JP concordou com a opinião recente expressada por Felipe Massa de que o país não vai ter representantes na F1 num futuro próximo. E culpou a CBA, que cobra mais de R$ 1.600 para renovação de uma carteirinha internacional.

O post de João Paulo encontra-se em seu blog e é bem claro e evidencia também que ele não vai se sujeitar a tentar uma carreira no Brasil para não ter de engolir os sapos e passar nervoso com o que acontece por estas terras. Bem sabemos que o nível de JP o credenciaria para estar numa F1. Sem oportunidade, fincou pés e mãos no Japão, é respeitado, virou ídolo e vive daquilo que gosta.

São evidentes os exemplos de que o esporte a motor brasileiro está totalmente jogado ao vento. A imprensa tem falado há muito tempo e aos poucos os pilotos começam a se manifestar. Pena ser um ou outro ainda. A maioria ainda prefere o silêncio sob o manto dos ditatores do automobilismo.

A pergunta ainda vale para qualquer um dos representantes brasileiros das pistas: você, piloto, está 100% feliz com o que faz e com o que tem ao seu dispor?

Comentários

  • Todos tem culpa, desde os pais que enfiam uma fortuna no kart, que a meu ver não serve pra nada, os preparadores de Kart, que iludem a todos os idiotas dos pais, os proprios pilotos, que andam em esquemas de roubo, burlam o regulamento, e se iludem com isso, e acabam criando uma falsa ideia que são bons. Os poucos que se aventuram, pela europa e usa, encontram pilotos que tiveram uma carreira de verdade, passaram por peneiras de verdade, não com 50 mil por prova contra um talentoso duro que tinha um kartinho velho, e ai encontram a verdade, o dinheiro do pai, se ainda não acabou, muitos se arruinam nessa empreitada, vai lá e leva o cara até a gp2…….
    Daí não passa………..é o fim………e o idiota derreteu alguns milhões de euros/dólares e libras…..
    se torna mais um EX EX EX EX………….NADA……
    a CBA tem culpa tb, mas não é só ela não, o mais culpado de tudo isso começa pelos pais, terem o bom senso de analisar que seu filho NÃO É UM NOVO SENNA, como os espertalhões que fazem kart alardeiam para cada, pai que chega no kartódromo e eles correm ver o modelo do carro de passeio, para saber que mentira irão contar ao pobre infeliz……e assim vem acontecendo nos ultimos 15 anos ou mais……..
    EU ME DIVIRTO COM ISSO TUDO…………….

    • Comédia achar que só deve fazer carreira no automobilismo se for para ser campeão, e se não for é fracassado. Pessoal acha que o Barrichello é fracassado. acho que 99,99% dos pilotos gostariam de ser fracassado igual a ele. Foi campeão? Na F1 não, mas fez muito dinheiro.

      Se for pra fazer carreira só se for “UM NOVO SENNA”, o automobilismo mundial acaba, pois quantos tem talento que se aproxima dele?

  • Ha de se ressaltar tambem, que os ex presidentes, Paulo Nascimento, Bufaical, Scaglione, Nada fizeram alem de achacar as categorias de Base.
    O Cleyton entrou prometendo muitas melhorias, e nada aconteceu, os autodromos de goiania Brasilia e Taruma, nunca receberam qualquer apoio financeiro ou ate politico e estao em plena decomposicao. Os pilotos pagam carterinhas, inscricoes absurdas, e onde vai este dinheiro.
    Os promotores de corridas pagam honorarios ao Staff de corridas, como Diretor de prova, comissarios, seguranca etc.
    Pergunta final, pra que serve a CBA?

  • Olá Victor, legal o JPdeOliveira levantar a bandeira contra a inércia da CBA parabéns a ele pela iniciativa.

    Agora é incrível como essas pessoas que comandam nosso automobilismo realmente estão pouco preocupados com o futuro deste esporte.

    Lembro que no meio dos anos 90 o Nelson Piquet (Tri-campeão) tentou mexer na caixa de abelha….mas fez o que podia na época.

    Espero que essas pessoas da CBA…tenha vergonha na cara…e não pensem somente em F1 e F-Indy.

    Vejamos: Hoje na Indy somente o Helinho está em uma equipe de ponta, até quando ?

    Na F1, o Massa e o quase aposentado Barrichello na F1, o Bruno Senna e o Nelsinho Piquet poderiam ser alternativas para o futuro na categoria…Mas….até agora NADA…!!!!

    Vamos rezar por algo acontecer de diferente….

  • As autoridades querem logo um piloto campeão do mundo e com Rubens Barrichello e Felipe Massa levando surra além da nossa renovação na F1 ter sido um fiasco com os nossos três ultimos estreantes vocês sabem, e os governos, empresas e entidades perdem á paciência e jogam o automobilismo brasileiro para o auto destruindo autódromos e kartódromos e com isso a possibilidade do Brasil ficar sem pilotos na F1 é grande .

  • Excelentes as colocações do Sr. João Paulo. O automobilismo brasileiro está na UTI, ainda sobrevive de um lado como hobby de ricos esnobes e por outro lado de talentos excepcionais q fogem pro Exterior.

    Mas peço encarecidamente: Imprensa, faça alguma coisa! Vcs jornalistas não sabem o poder q tem. Eu não posso fazer nada, não tenho dinheiro, nem poder de mídia. Mas o “GrandePrêmio” junto com o iG tem. Imagine a imprensa a motor associada.

    Unam-se, imprensa, pilotos (como o JP), dirigentes honestos e todos aqueles q podem fazer algo. Cobrem da CBA… reclamem, enfernizem. Não deixe o país q tem 8 titulos na F1 virar piada nas pistas.

    Desculpe o desabafo.

    Abçs!

  • De Chico Landi a Bruno Senna.Vamos contar quantos pilotos brasileiros chegaram a F1.
    Varios. Muitos. Quantos ficaram na carreira?
    De Copersucar ao Diniz, quantas equipes faliram?
    O Emerson teve que ir para Indy buscar $$$$$ para não ficar falido.
    A Indy esta ai para quem quiser ver que sem $$$$ não há equipe.
    As Hispanias da vida , só tem tranqueira por falta de $$$.
    Na F1 muitas chegaram e se foram.
    Não tem milagre.Automobilismo é caro. Muito caro.
    No cenario domestico, uma desgraça ainda maior, sem apoio, sem patrocinio.
    Tem que ser esporte de milionario, ou de visionario abnegado.

  • lembro de corridas de formula ford, formula opel, formula 3 sulamericana com grid cheio e do mais alto nivel, quem esteve em interlagos não esquecera jamais a passada do Barriquelo sobre o Negri por fora na ultima volta na f3 hoje temos o que só sobra o truck e o stock duas enganações.

  • Eu como piloto e presidente de um automovel club, sofro muito com o desmando e o desleixo da CBA e da Federação do meu estado, existe muito conversa e promessa, mas a cada ano que passa parece estar cada vez pior, aki no meu estado no ano passado teve categorias que peitarão o campeonado estadual sem nenhum piloto filiado justificando o valor da carteirinha muito alto pelo que si eh oferecido, concordo plenamente, após conversas as promessas para o ano de 2011 são muitas, vamos pagar para ver, alias hoje o valor da carteirnha está maior e nem a revista que recebiamos mensalmente não recebemos mais, pelomenos eu e alguns companheiros meus e meu irmão que corre por outro estado e outra federação não recebemos.
    E eu gostaria muito de uma reportagem de comparações, pois me lembro que quando seu cleiton era o presidente da cba era assim uma bagunça, ai veio o scalione melhorou muito e hoje voltou a bagunça, confeço que no fim do mandato do presidente anterior ja estava indo mal as coisas, mas ainda estava melhor que hoje.

  • É verdade ate Tony Canaan está apé, e ele ja foi campeão da INDY!

    Em qualquer lugar, como fala aquela banda uma famosa banda deHard Rock em uma de suas musicas, “MONEY TALKS” , o resto é o resto.

    Quem tem $$$ consegue se não tem nem tentem.

    Emerson Fitipaldi em uma entrevista mostrou que mesmo antigamente era um pouco assim, um pouco menos voraz que hj mas era.

    Ele teve que vender tudo e ir pra europa, comprar, isso mesmo comprar seu formula FORD se nao me engano pra poder correr. depois teve que vende-lo pra ir pra F1! onde ganhou em watkinsGlen.

    Roberto Moreno mais um exemplo e a lista cresce mais e mais, foi chutado da Beneton pra entrada de Schumacher pq o patrocinio dele era beeem maior que o ele tinha.

    portanto sem grana… não há negocios… ainda mais na F1 de hj em dia que gasta rios de dinheiro.

    No Brasil so a Stock mesmo assim 250 mil reais por um carro é foda.. nao e qualquer um que consegue isso seja com patrocinio ou do Bolso.

  • Cara eu acompanho o automobilismo brasileiro na epoca em q rubinho arisco e cristiam vermelhao estampavam suas marcas na f ford, naquela epoca ja era minguado mais pelo menos vc tinha varias categorias, e sempre aparecia um e outro bom piloto. O problema e q agora nem isso. . Louvavel o massa tentando algo + cmo uma andorinha so nao faz verão. Vamos virar uma argentina automobilisticamente falando. . .pouco talento …pilotos pagantes.. A globo vai ficar sem a mina de ouro e nao vai fazer nada. .ta certo e um produto e assim ja nao temos futuro la . . Finito

  • A culpa também é do pé de chinelo. Afinal, durante anos ele foi o “maior” representante do Brasil nas pistas. E o que ele fez pelo bem do automobilismo brasileiro??? Por favor, respondam-me!

  • Olá Victor!
    Sou piloto daqui de Sampa e corro atualmente no marcas e pilotos, campeonato que desde já te chamo para conhecer, pois somente assim vc verá o q realmente faz, ou deixa de fazer, a CBA ou a FASP no caso…
    Corro no melhor autodromo do Brasil, disparado e mesmo assim nao temos estrutura nehuma, incrivel como pode acontecer certas coisas!
    Tabém dou instrução em uma escola de pilotagem daqui de sampa tb. temos cursos de formulas e turismo e hj as pessoas querem turismo por causa da stock! coitados dos alunos menos afortunados q nao sabem q lá tb só com mto dimdim no bolso e normalmente (99%) dos pais!
    Estamos em uma situação lamentável, não criamos mais pilotos, as categorias de formula nao existem mais, e outra, com todo respeito a Felipe Massa, vc ja viu quanto custa pra fazer uma temporada!?!? é uma categoria escola, pra quem sai do kart e como tal não poderia ser o q é, tanto tenho razão que vc ve o tamanho do grid ! Culpa de quem ? de todos!!!! a começar da CBA que só quer saber o dela, e de quem administra as categorias tb, ninguem está de fora nisso e como nao temos comando chegamos nesse ponto, o que interessa é fazer carteirinha de piloto de arrancada (piloto é foda) assim ganha uma grana e pode colocar nas estatisticas que criou na gestão de nao sei de quem, tantos mil pilotos!
    E mais fui me inscrever pra priemira etapa do marcas e aumentou a inscrição e da filiação !!! gastei quase 2 mil reais só pra isso! parece mentira pq alem de tudo quando entraqmos na pista, fora o lixo que tinha sem limpar nos boxes ainda nao cortaram a grama do autodromo INTERNACIONAL de interlagos!!!! como pode? kd a segurança? a higiene?
    Tem q perguntar pro novo administrador que a unica coisa q fez até agora é nao poder estacionar lá dentro…. grande melhora !

  • postei no site do jpo

    parabéns
    + esse tipo de indagação por parte dos pilotos demorou muito pra acontece, teve q vir o massa depois de um fracasso financeiro e comercial da formula future, pra alguem falar algo.
    os pilotos da estoque estão arregados, vão ficar caladinhos até 16° ordem.
    quando destruíram a pista aqui do Rio, NINGUEM (pilotos) FALOU ÔRRA NENHUMA, ficou todo mundo com os rabos entre as pernas e falando de pan-americano, onde até hoje houve muitos desvios de verbas governantes em empresas fantasmas.
    essa é a cara do Brasil, “o sistema só resolve problemas do sistema” “ou vc se vende, ou vc se omite, ou vc vai pra guerra”

  • bando de medrosos´.
    essa pedra do falecimento do automobilismo br já é cantada em blogs a anos.
    não existe + monoposto no BR, a formula future foi um fracasso, Massa vai ter a gastar um bom cascalho do próprio bolso pra mante-la viva.
    Kart, nem pesar, aqui no Rio nem em sonho.
    a CBA só quer saber de beber “uisque” paraguaio na estoque, fomentar o esporte dá trabalho e gasta dinheiro, isso nem pensar.
    só quero ver como o “gavião bueiro” vai fomentar o IBOPE pra conseguirem vender as milionárias cotas de patrocínios da rede bobo
    o santander pode continuar pra defender o alonso, já q o banco não funciona direito, todo fim de semana o cx 24hs (24 horas nunca + foi) é clonado (aqui da esquina de casa) e o banco em vez de colocar um segurança bloqueia TODOS os cartões dos clientes q usaram os cxs no find, muito legal! f-o-d-a-s-e os clientes
    a renault pode ficar pra limpar sua propria bundinha, já q o pos-venda é uma vergonha, trocaram o cabo de embreagem do carro da minha idosa mãe com menos de 1 ano de uso afirmando q o carro podia explodir na estrada, FDP, lógico cobraram e muito caro por isso, fdp de novo! (azurra de botafogo rj)
    o transformer é pra vender GM, americano na f1? nem motor muito menos piloto
    a red bull deu uma banana, por isso é rbr e não red bull racing
    será q volta pra bandeirantes ou vai pros pastores?

    • parabéns
      + esse tipo de indagação por parte dos pilotos demorou muito pra acontece, teve q vir o massa depois de um fracasso financeiro e comercial da formula future, pra alguem falar algo.
      os pilotos da estoque estão arregados, vão ficar caladinhos até 16° ordem.
      quando destruíram a pista aqui do Rio, NINGUEM (pilotos) FALOU ÔRRA NENHUMA, ficou todo mundo com os rabos entre as pernas e falando de pan-americano, onde até hoje houve muitos desvios de verbas governantes em empresas fantasmas.
      essa é a cara do Brasil, “o sistema só resolve problemas do sistema” “ou vc se vende, ou vc se omite, ou vc vai pra guerra”

  • O João Paulo tem toda razão mas o valor ridículo cobrado pela CBA pelas carteirinhas de pilotos internacionais é apenas um mero detalhe sórdido deste drama. Que a CBA é uma piada, um escândalo, uma quadrilha de bandidos, todos nós sabemos, é caso de polícia.
    Mas este não é o real motivo do final da era brasileira no esporte.
    Por muito tempo fomos alimentados por uma mídia mentirosa ( tipo, rede globo) que os brazucas tinham 3 bolas, e eles realmente pensavam isto e alimentavam a idéia, pois isto elevava a audiência de um de seus produtos, a transmissão da F1.
    Alguns pais de pilotos, cheios da grana, acreditaram que o caminho era fácil e natural – “Vou gastar tudo que tenho, pois meu filho é bom, vai chegar na F1, e meu retorno esta garantido…”.
    O tempo passou, muitos milhões de euros e dólares foram jogados nos ralos das pias de equipes nacionais e estrangeiras, e nada aconteceu conforme a previsão destes pais.
    Faz tempo que as equipes ao redor do mundo só querem saber de quanto o piloto esta trazendo no bolso quando desembarca cheio de sonhos seja na Europa ou na America, não importa se o piloto foi 325 vezes campeão brasileiro de kart, 238 vezes eleito capacete de ouro, 187 vezes capeão brasileiro da F3. Eles querem saber quanto você traz de grana no bolso, e somente isso.
    O currículo do piloto hoje em dia é a sua conta bancária, portanto aos pilotos que ainda sonham, não querendo desanima-los, levem o extrato da conta corrente do pai, somente isto. Não percam tempo, nem torrem mais dinheiro, procurando acessores milagrosos, ou fazendo currículos impecáveis, isto eles jogam no lixo.
    Piloto bom é piloto rico, esta é a filosofia das equipes no exterior, seja nas categorias de base ou nas categorias top. Lógico que se der pra unir o piloto rico com o fato dele ser realmente bom, melhor ainda, mas eu ainda não vi ninguém que se encaixasse neste perfil.
    Aliás, foram tantos e tantos que gastaram milhões lá fora, já imaginaram que vida maravilhosa eles poderiam ter se pegassem este dinheiro gasto de volta e caíssem na real?
    Quando vemos pilotos com história ficarem a pé por falta de verba, é porque as coisas realmente ficaram preta de vez..
    “the dream is over”, faz tempo.