Vovô Andretti, não

SÃO PAULO | O velho e bom Andretti, o Mario, esquentou o noticiário da Indy ao declarar que pode ser um dos cinco participantes de luxo da prova final da temporada em Las Vegas e tentar ganhar os US$ 5 milhões prometidos ao vencedor que não pertencer à categoria e/ou não participar do campeonato. Mas, convenhamos, não dá.

Mario tem 71 anos. Não há trabalho físico nem científico que lhe devolva reflexos e aptidão para sentar num carro que beira os 400 km/h. Em 2003, o ‘louco’ Andretti tentou participar das 500 Milhas de Indianápolis. O pai de Michael e avô de Marco queria se pôr na corrida para que as três gerações da família estivessem numa mesma edição da principal corrida do mundo. Aí teve esse acidente aqui:

À época, Mario não guiava um carro havia nove anos.

Outra história, de bastidores, contribui para a impossibilidade do fato: no ano passado, vovô Andretti estava escalado para andar com o carro de dois lugares antes da Indy 500. Só foram notar que era Michael quem estava no comando quando desceu do veículo especial da categoria. Mario sentiu o tranco, não aguentou. Foi substituído, assim, quietinho…

Comentários

  • Michael não queria colocar as três gerações da família Andretti naquela edição da Indy 500. Mario só foi para pista para tentar classificar o carro para Tony Kanaã, que dias antes havia sofrido um acidente e estava em processo de recuperação. Em tempo algum foi cogitado que “Andretti Senior” correria as 500 milhas, já que a previsão era que “o bom baiano” estaria 100% recuperado.

  • Não dá pra relacionar esse acidente dele em 2003 com a idade avançada e com o tempo parado.

    Ele só bateu porque passou em cima de um pedaço que um carro havia soltado momentos antes. Qualquer um (inclusive o Marco) podia passar por cima daquele pedaço de carro na pista e ter essa decolagem.

  • é, pessoal, nao dá pra por culpa na idae, até o alguersuari com seus tao lembrados 21 aninhos voaria ali. eu torço pra que o suepr mario volte a correr, comecei a ver formula um com ele no auge, entao seria sensacional ve-lo voltar aos 71. e, convenhamos, se ele morrer pilotndo, vais er o sonho de muitos pilotos.

  • Ele pegou pedaços de um acidente anterior do Kenny Brack na pista… e passando por cima dos pedaços o carro levantou vôo e ele quase caiu fora da pista…

  • Exato, não foi culpa dele e o véio ainda aguentou o tranco da aterrisagem no assustador voo!!
    Mas, acho que não dá para ele voltar agora, não.
    A declaração deve ser mais para promover a equipe em um momento de caça ao dim dim.

  • Bem, pelo que pude notar, o acidente não foi culpa do piloto. Aparentemente, alguma coisa quebrou no carro, ele perdeu aderência na frente e voou sem controle.