Novo projeto?

SÃO PAULO | O negócio não anda nada bem lá pelos lados de Woking. A nuvem prateada segue rondando a fábrica da McLaren porque realmente o MP4-26 nasceu errado. Não há um que diga que o carro é vencedor ou que vá lutar com Red Bull ou Ferrari pela ponta simplesmente porque não é confiável o suficiente.

Aí a gente analisa o dia 2 da equipe em Barcelona. Hamilton deu 10 voltas apenas pela manhã até parar com um problema hidráulico. Voltou à pista e viu-se diante de outro contratempo, no escapamento. “Se eu acredito que vamos lutar pelo título? Definitivamente não”, esbravejou o inglês. Button tem mais polido e otimista, mas constantemente reclama que tem andado muito pouco, o que significa desenvolvimento restrito.

Agora como comentaristas na Inglaterra, Martin Brundle e Eddie Jordan emitiram seus pitacos, baseados em infos de fontes da equipe. O primeiro confirmou a existência de um “problema fundamental” com o modelo 2011. O segundo foi além e já indicou que a McLaren claramente “precisa de um carro novo”.

É, rapaz…

Comentários

  • Acho que por ser começo de temporada e pelo orçamento da McLaren não seria loucura começar um novo projeto quase do zero mesmo e aprender com este MP4-26. Jordan pode ter acertado no comentário.

  • O que a MC precisa é literalmente “do carro velho”… Deviam desistir já desse MP4-26 que já é um tremendo fracasso! E se voltar par ao velho e mto bom MP4-25… Como fizeram anos atrás com o fracasso do 18 e voltaram-se para o 17 em uma versão “D”…

    Insistir nesse carro é o pior dos erros!

    J Freire

    http://www.twitter.com/F1Admirador

  • Galvão Bueno diz: A McLaren vive um drama, tem em seus cockpits dois campeões do mundo, mas não tem um carro vencedor, o que fazer para desenvolver um carro que conta com as duas estrelas inglesas na formula 1, mas nao consegue fazer o carro andar, a equipe de wooking vai ter que trabalhar muito…

  • Realmente, a coisa parece estar feia em Woking. É muito difícil ‘curar’ um carro mal nascido e, se este for do caso do mp4-26, não espero ver os carros prateados andando na frente tão cedo.
    Aliás, está feio também para os outros prateados…lá pelos lados da mercedes, estão dizendo que o carro precisa ganhar 1s para se tornar competitivo. E 1s em F1, meus amigos, é uma eternidade…

  • Pode-se atribuir boa parte da queda da Mclaren à saída de Adrian Newey para a Red Bull em 2006. Vamos aos fatos: em 2005, a Mclaren tinha claramente o melhor carro do grid, mas o motor Mercedes deixou Kimi Räikkönen várias vezes na mão, obrigando-o a fazer corridas emblemáticas como em Suzuka, onde venceu mesmo após perder 10 posições no grid.

    Depois, Newey deixou a equipe em 2006, e a equipe não venceu uma prova sequer. Em 2007, Alonso chegou e a deu um novo ânimo para lutar contra a Ferrari. No mesmo período, estourou o escândalo de espionagem e, embora neguem até hoje, é difícil de acreditar que a equipe não tenha utilizado dados da Ferrari no projeto de seu carro, ainda que ele já estivesse pronto.

    Ainda de posse dos documentos da Ferrari, a Mclaren começou a desenvolver o MP4-23, carro de 2008, tanto que, ironicamente, a Ferrari atribuiu parte do título de Lewis Hamilton a ela. É bom lembrar que, a princípio, a equipe inglesa não disputaria a temporada 2008.

    O regulamento mudou para 2009, e a equipe se perdeu no projeto, com um carro sofrível. Reagiu no final do ano, com duas vitórias, mas o pior estava por vir: a Mercedes, dona de parte das ações da equipe, desfez a sociedade para tocar o próprio projeto.

    A Mercedes era responsável até então por algo em torno de 40% do orçamento da equipe. Dinheiro que agora seria muito bem-vindo para, quem sabe, recuperar um carro claramente mal nascido.

    Como bem disse uma vez o Ico em seu blog, a queda da Williams coincide com a saída da BMW da equipe no fim de 2005. Hoje, a equipe é obrigada a vender um dos assentos para segurar o orçamento para a temporada. A Mclaren já viveu um período de vacas magras, principalmente após a saída de Senna em 1993, e só voltou a vencer com Coulthard em Melbourne /1997. Vamos ver se o quadro se repete.

    • Na verdade, a queda da Williams veio desde a saída do Adrian Newey também.
      A equipe foi caindo aos poucos depois disso.
      A Williams, então, resolveu se renovar, e isso na F1 não é brincadeira, principalmente se a renovação envolve novos nomes e não nomes consagrados do grid.
      Tem sido anos de aprendizado, mas eu acredito que os azuis ressurgirão este ano em melhor forma. Ano passado já houve uma melhora.
      Uma coisa é certa, Rubens pode não ser um Hamilton (pra mim o melhor piloto), mas ele é o melhor piloto em termos de desenvolvimento e é sim um ótimo piloto.
      Por onde ele passou os times melhoraram muito e outros foram campeões.
      Eu acredito na Williams.

      Agora, a McLaren já vem de algum tempo sem um bom carro no começo da temporada. Vem tendo que correr atrás todo ano, mas é o melhor time do grid em desenvolvimento durante uma temporada. Até o meio do ano eles podem voltar a andar entre as tops.
      Como possuem Hamilton e o lance dos pneus vai bagunçar um pouco o grid, não devem ganhar, mas podem beliscar os líderes em cima do talento do inglês.

  • Fico impressionado com isso. Como podem acertar tanto ano passado e simplesmente errar do nada. Para piorar, se o problema é carro mal nascido, vai se arrastar o ano inteiro…

    É, rapaz…