Endureza

SÃO PAULO | Aconteceram ontem — ou não, dependendo do ponto de vista — as 300 Milhas de Interlagos, prova de Endurance não-CBA organizada por Toninho de Souza, uma das pessoas que mais respira automobilismo no Brasil. Na verdade, a prova teve sua duração reduzida porque, dos 21 carros inscritos, apareceram cinco para correr. No desespero, Toninho e o filho Pedro Rodrigo acabaram colocando carros de categorias que participaram de outros eventos, como Fusca e até o modelo do antigo Stock Jr..

O boicote tem algumas explicações não oficiais. Num lado mais racional para quem analisa e até mesmo para alguns organizadores, a data é considerada como ‘micada’. Sacumé, foi marcada no fim de semana posterior ao Carnaval. Daí você há de considerar que muitos dos caras que correm uma prova de Endurance são empresários ou pessoas de poder aquisitivo alto e querem aproveitar a festa momesca até o fim. Treinar numa quinta-feira ou participar de algo em uma semana considerada morta seria demais na cabeça dessa gente.

É uma linha até válida. Mas digamos que, quem se inscreveu para a prova, sabia bem que ela seria realizada depois do Carnaval. E outra: é estranhíssimo admitir que, mesmo sendo uma data ‘micada’, 15 ou 16 inscritos tenham preferido ir borrifar espuminha, jogar pro alto serpentina e confete e encher a cara com a vódega mais cara e esquecer uma corrida de carros. Enfim.

Toninho tem sido prudente em revelar o sumiço dos pilotos. Pedro Rodrigo meteu a boca em seu Twitter e os definiu como “cagões” e outros termos que as crianças não podem ler neste horário. Mandou a CBA a um lugar que muitos gostariam que fosse. “Só quer saber de dinheiro”, bradou. A revolta concentra-se sobre as figuras de Cleyton Pinteiro e Nestor Valduga, respectivamente — ou não — presidente da CBA e do CTDN. Fala-se à boca pequena que o segundo teria sugerido, para usar um termo mais eufemístico, a alguns pilotos que não corressem. E que também teria pressionado o presidente da federação paranaense, Rubens Gatti, a abandonar a ideia de participar do campeonato organizado por Toninho — o que acabou acontecendo.

Não costumo assistir a tal programa, mas no último sábado, ao zapear a TV, estava acompanhando a cópia que Luciano Huck fez para o ‘Extreme Makeover’, batizada de ‘Lar Doce Lar’. Mostrava a história inicial da casa de uma família de três japonesas bem porcas, Kiriko, Peniko, algo do tipo, que ganharam uma nova residência, um palácio diante do que viviam. Seis meses depois, o apresentador voltou à casa para verificar se estava em ordem. Encontrou isto:

Ouvindo e sabendo dos bastidores, agora eu tenho a plena certeza onde fica a sede do automobilismo brasileiro: no Ipiranga, em São Paulo, casa da Dona Kiriko, Peniko, sei lá.

Siga-me no Twitter.

Comentários

  • Essa velha é muito porca! Tem gente que não sabe aproveitar o que recebe de graça. E quando perde fica reclamando da vida!

  • Eu confesso que não tenho o hábito de assistir o programa, mas na semana passada no dia 12/03 estava eu atendendo um paciente (sou fisioterapeuta) na casa dele e a televisão estava ligada e consequentemente me atentei a reportagem, PENSEI: Como o ser humano chega a tanto, isso foi o cúmulo de sujeira, a pergunta é : será que daqui 6 meses realmente ela vai manter a ordem daquilo que ela chama de casa, por que como pode uma pessoa ser tão suja e tão bagunceira eu fiquei impressionada não que eu seja símbolo de higiene e limpeza e ordem, mas pelo amor de Deus mulher tem o instinto de higiene, uma porque se mesntrua 1 vez por mes, eu fico imaginando ela menstruada, NOOOOOssa fiquei chocada assim como o Brasil tb deve ter ficado, Ela deve ser uma péssima vizinha imagina o cheiro que deve ser o quintal, a casa, e a rua. O que mais me deixou impressionada que ela veio receber o Luciano Huck com uma camiseta vermelha escrita Jorge e Mateus e Asa de Águia, esse show aconteceu em São Paulo e se realmente a camiseta era dela ou das filhas dela que seja bem provável, o primeiro lote estava 80 reais e o último lote deste show estava 120 reais, e aconteceu no Estância alto da Serra em São Paulo, a pergunta que não quer calar é: uma pessoa que tem esse valor para ir ao show não teria o mesmo valor para pagar um dia de faxina, pelo menos no quintal? Ah eu só sei que gente assim desamina qualquer apresentador e ser humano, o que se notava pela cara do Luciano. Valeu só pra entender que vou morrer e não vou ver de tudo ainda.

  • Tudo bem que elas são realmente porcas. Mas o programa desse imbecil escolheu uma péssima forma de se aproveitar da desgraça dos outros. O pior dia possível para ficar tirando sarro da cultura alheia. Esse Luciano Huck deveria ter tido o mínimo de senso crítico para, no dia pós-desastre, ter escolhido outra matéria para exibir. Vai ver o idiota achou que era uma bela forma de homenagear os milhares de desaparecidos no tsunami e de, com um humor discutível, alegrar um pouco a colônia que estava de luto e que queria saber, neste sábado, somente de reconfortar aqueles que perderam um ente querido e de tentar ajudar seus semelhantes. Vai ver o Sr. Luciano Huck acreditou que as pessoas iriam gargalhar relacionando o entulho na casa da mulher ao entulho que as casas dos moradores de Miyagui e outra cidades haviam se tornado. Vai ver a desgraça dos outros seja somente uma curiosidade exótica, e desgraça verdadeira é só quando acontece com algum parente querido nosso. Esse cara é um imbecil sem tamanho.

    • Cidade da roubalheira, você quis dizer Rio, São Paulo ou Porto Alegre?
      Brasília, não a cidade, mas o congresso é o esgoto de onde vem os dejetos de todo país.
      CBA = Esgoto = Congresso.

  • Victor, você se esqueceu “apenas” de que antes do Endurance, foi realizado o Paulista de Automobilismo, com varias categorias importantes, inclusive Stock Paulista e Marcas, essa última com 50 carros no GRID, volto a dizer, se a imprensa não ajudar, o automobilismo não será nada…

  • Eu assisti o programa e cheguei a uma conclusão sobre a japinha porca : Ela é pancada!! Tem akela síndrome de guardar lixo e tals…..sem contar que é um pouco assanhada! :) :) :)

  • e na corria do tc 2000 la argentina o autodromo estava lotado com muitos torcedores fanaticos pelas marcas q tociam la
    a pole foi do mariano altuna com um honda
    mas a vitoria foi do pato silva com um ford focus

  • E os babacas que foram ao autódromo para ver 21 carros??? Vi o pior grid da minha vida!!! Em breve enviaremos uma foto que mostra a beleza que resultou brigas de bastidores!!!

  • Só vou ver o vídeo quando chegar em casa, mas esse lance do caldeirão do Huck e deu pra notar as porcas que essas japas são. Sacanagem demais, to até com medo de ver esse vídeo pq só vi até a hora que ele entrega a casa, brilhando. Quanto ao automobilismo, acho que ta na hora dos pilotos e dos demais envolvidos nesse meio pararem de choradeira e tomarem alguma atitude. Toda semana vem uma notícia nova da organização do automobilismo brasileiro e nego só com mimimi de não vamos mais ter pilotos na F1 e nao fazem nada. Tirem seus reluzentes e caros capacetes e usem o direito de vcs. Antes que seja tarde demais.