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18 de abril de 2011 - 17:48Automobilismo brasileiro, Stock Car

O início da investigação

SÃO PAULO | A comissão que foi criada para investigar o acidente de Gustavo Sondermann vai se reunir amanhã aqui no autódromo de Interlagos, é o que garantiu a mim agora há pouco o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro.

Pinteiro está em Pernambuco e não vai fazer parte deste processo. “Eu não quero me envolver para deixá-los bem à vontade para que eles digam exatamente o que tem de ser”, explicou.

O comandante da confederação também disse que a FIA “está aguardando o envio do nosso material, que espero que saia pelo menos parcialmente na semana que vem”. A comissão tem como membros Ingo Hoffmann e Paulo Gomes, além de Nestor Valduga (CTDN), Felippe Zeraik (advogado da CBA) e Márcio Pimental (presidente da Comissão Nacional de Autódromos).

10 comentários

  1. marcão disse:

    Já á quase uma semana dessa reunião e até agora não foi divulgado o seu conteudo!

    1)-Sobre a causa do acidente fatal com a montana e suas concluisões!

    2)-Depois disso tivemos o acidente também fatal do Sr. Paulo na stock paulista!

    3)-Antes desses dois o acidente fatal do motociclista jornalista.

    No caso um, foi mesmo a curva a culpada e o diretor de provas que dançou, no dois, foi a idade, e no tres, foi também a curva.
    Pelo jeitão é isso que está parecendo, e essa comissão só veio pro almoço mesmo e de algumas outras mordomias… As custas de quem está morrendo….

    Mas????

    Será que ninguem vai comentar que a curva em sí não é a culpada? E sim aquele maldito muro que foi colocado lá e a culpada agora é a FIA? E os coitados dos dirigentes estão de mãos pés e boca amarradas por causa de uma clausula da FIA que proibe qualquer alteração sem sua aprovação? É só ir lá pra constatar que a montana praticamente destruiu aquele pedaço do muro de altissima tecnologia.. Mas pelo jeito ele vai ficar lá!!!
    No caso da moto o muro é o culpado, é só ver o vídeo que foi colocado no ar pelo site grande premio.. Por sinal muito esclarecedor, e também tem a maior parcela de culpa os organizadores que permitem que vários pilotos saiam para treinar sem o pessoal de segurança nescessário para tal? Se não, cade os comissários de pista? Cade os carros de resgate? Cade os carros contra incendio? E cade uma ambulancia UTI no autodromo? Se tem mentira no que estrou escrevendo aqui me deem o motivo de um Helicópitero de resgate lá? Por que duas ambulancias do Samu foram encaminhadas para lá? Uma delas UTI de pronto atendimenteo? Se chamaram é por que não tinha lá, e deve ter demorado pra caramba pra chegar, quando chegou já era tarde demais… Quem foi responsabilizado por isso tudo?

    No caso do sr Paulo ele não teve culpa nenhuma , não foi a idade quem o vitimou, ele foi sim vítima dos dois carros … Só que vão culpar a idade do piloto, sem ouvir as pessoas, e analizar mais a fundo o final do muro do berger,,, Que é muito mais perigoso que a curva do café.. A curva do café é em subida, e normalmente os pilotos dão uma aliviada pra fazer a curva… No berger não,os pilotos vem da saida do “S” do Senna, acelerando pro sol, aliviam um pouco só no meio dessa curva e retomam a aceleração plena aproveitam a zebra do ínicio da reta oposta e vão cravando até onde da o motor, e subindo marchas, no final do Berger a maioria está colocando quinta marcha, outros já espetaram essa marcha antes por aproveitarem a ajuda da reta que é em decida.. Então ali onde bateram os carros a velocidade é maior, bem maior, e do mesmo jeito que o café não tem área de escape, e o que segura os carros, pilhas de pneus com duas seções mais a manta. Só que os pneus estão lá desde sempre, nunca foram remanejados ou realocados, estão podres, naqueles que receberam o impacto alguns praticamente se esfarelaram… MAS!!!!!!!! A culpa é da idade!!!!!!!
    Quantas fatalidades serão nesncessárias para que se tomem providencias enérgicas quanto a essas situações que estamos vivendo.. Manutenção é caro mas é simples de fazer.. A pergunta é!! Por que? Por que? Não é feita essa manutenção?????Ela é nescessária, e a adm anterior sempre estava fazendo a manutenção nos pneus e nas mantas…. O que tem de difertente na adm anterior com essa atual? Estão lá pra que? Pergunto novamente, porque não fazem a manutenção dos pneus? Por que não fazem o resto da manutenção que o complexo precisa? Será que esses que estão lá hoje, não se deram conta que borracha também precisa de manutenção e que sem ela as pessoas morrem? E, está acontecend! E aquele muro lá ! Aquilo é ferro puro pra parar carro e moto.. Ele faz bem o papel dele! Para mesmo, mas com que custo?…. Na GT BR teve novo acidente com moto lá no café, mas felismente não foi fatal, mas foi bem grave, grave mesmo…Pelo menos é o que vazou, vai saber!!!
    Um legista conhecido nos disse numa dessas nossas visitas ao templo que “””LEGALMENTE””” não foram registrados óbitos no autodromo nesses ultimos quatro anos,,, Todos os que vieram a falecer, faleceram em hospitais, e foram vitimados por consequencias dos acidentes, Tais como Traumatismo craniano, paradas respiratórias etc…!, Mas tudo fora do autodromo,, Se isso é verdade e se estando dentro da lei o autodromo se desobriga das responsabilidades..nunca ninguem vai morrer lá dentro, pois os médicos dão um jeito de reanimar e colocar o paciente em estado crítico mas pelo menos com algum sinal vital dentro dessas ambulancias e encaminham para o hospital “””contratado””” ..

    Não sou eu quem fala isso, e sim pessoas ligadas aos fatos e que não querem se comprometer com as causas legais…. Sei lá, eu não entendo nada disso, mas pelo menos alguem poderia dizer algo a respeito desse assunto tão grave…..

    E o pior ainda está por vir, com essa repaginação da categoria “”marcas”” do paulista, onde colocam um grid de 60 carros ou próximo disso, e soltam o povo pra cometer tudo quanto é barbarie na pista, é toque lateral, trazeiro, batidas, rodadas.. Até que alguma tragédia aconteça com essa categoria…..
    Quem anda de kart sabe que um empurrão na reta é pra que o cara de traz ajude o da frente a ir mais rápido pois o de tráz está sem a resistencia do ar, com isso os dois acabam chegando mais perto do competidor que vai a frente, isso por sí só já é estremamente perigoso, imaginem os caras com gols corsas, celtas fazendo isso, num grid daquele tamanho, E o pior é que o da frente faz sinal com o braço pro detrás dar totó.. Eles tem até um código… E pior ainda é que mais da metade do grid é composto por novatos, vindos do kart direto pra essa confusão…a maioria dos pilotos ainda usam do artificio da derrapagem controlada para ajudar a parar o carro na tangencia das curvas, nos treinos ainda é normal, por que essa categoria é divida nos treinos. Só na hora da corrida que é feita em uma categoria e que colocam todo mundo junto, Ai fica aquela confusão…
    Cada a FAsp a CBA e a administração do autodromo que não fiscalisam essa bagunça? O autodromo não tem seguer a marcação na pista para um grid de 60 carros, parece que o limite máximo é de 38 carros no alinhamento do grid.. E é bem lógico se pensar na capacidade máxima prevista para um grid de carros de corrida.. Não do jeito que está hoje, daqui a pouco vão colocar lá 65, 70 80 carros.. E dai se acontece mais tragédias? Como é que fica essa bagunça que estão colocando no maior autodromo da américa do sul?
    Tudo é válido quando o assunto se resume em grana? No dindim fácil e abundante?
    E o pior é que nas motos também acabam juntando várias categorias e capacidade de pilotar tudo junto na largada… Colocam nas motos umas 50 motos, todas de grande cilindrada e velocidade, misturam novatos com expertes no assunto, e o pior é que nem carro de segurança tem, o que tem é um tal de safety virtual. O ponteiro é que tem a obrigação de segurar o pelotão… É meio complicado isso.. E de novo cade as federações e confederações que permitem ou fazem vista grossa pra todos esses problemas… Que são no mínimo muito sérios, tão sérios que as comissões nem tocam nesses assuntos…Deixam rolar..

    Tá feia a coisa, muito feia, e mais gente ainda vai morrer lá, pro ministério público entender que é preciso botar um olho bem grandão no que acontece lá com a desculpa de que é esporte, mas na verdade o que há é a ganancia pelo metal precioso, o dindim fácil e abundande que corre por lá todo final de semana. Fora esses passeios toscos e perigosos que os promotores inventam a cada dia, É passeio disso, e passeio daquilo, é evento disso daquilo, com nomes bonitos em ingles, que é só pra ingles ver……
    Ai junta a sede, a ganancia, o volume grande de carros e motos, falta de capacidade de pilotos, por inocencia mesmo, ou por incentivo de alguns promotores que inflam o ego de qualquer um que aparece por lá com o dindim na mão,mais a falta de manutenção cronica do templo e a incapacidade da CBA e suas federações em propor limites nas coisas…
    Bota tudo no forno e o problema só vai crecendo, vira um bolo de confusões e ingerencia..
    Pra váriar quem paga toda a conta é o piloto mesmo, então deixa assim pra ver como fica e enguanto isso esses promotores espertalhões vão fazendo o seu pé de meia…
    Tá complicada essa história , muito complicada… E nada é feito a não ser achar o culpado mais coitado de tudo isso….Que é a curva, ou a idade! Só não acharam um culpado pro acidente de moto!
    Quer dizer,,, não acharam não! Já acharam, mas te tão safada a desculpa que é, estão até com vergonha de dizer….
    Vai mal isso! Vai muito mal!O cheiro que fica é de colarinho branco engomado….

  2. Holbein Menezes disse:

    Prezados,

    Será que a morte do piloto Paulo Kunze acontecida em Interlagos na ultima semana, utilizando chassis semelhante ao usado por Gustavo Sondermann, porém, em diferente parte do circuito, não exigiria uma profunda reflexão por parte dos organizadores do evento, sobre a causa real da morte dos pilotos?

    Percebam que ambos morreram em decorrência de traumatismo craniano!

    Holbein Menezes

  3. Marcelo (1 Carioca em SP) disse:

    É sintomático ter um advogado da CBA nesta comissão…

  4. LUCARO disse:

    Lamentável o fato de ver citados os nomes que foram tão admirados no passado como os de Paulão e Ingo numa comissão tão incompetente, que há muito tempo deixaram de fazer algo em prol do automobilismo e àqueles que dele participam.

    Continuo admirando tanto o Paulão quanto o Ingo mas apenas como pilotos.

    Abraços

    Luiz

  5. Eduardo Miler disse:

    Valduga(pago pela Stock), Marcio Pimentel(cria do Valduga), Felipe Zeraik e Paulão(participou na comissão que investigou o acidente do Sperafico e não fez merda nenhuma), que credibilidade tem essa comissão???? Repito os comentarios abaixo: “Não vai dar em nada”…E o Presidente Senhor dos Pinceis diz que não quer se envolver…Deve estar de brincadeira…E nós, de mãos atadas e impotentes velando nosso automobilismo e esperando a hora do seu sepultamento….

  6. hendrix disse:

    advogado?
    pra q serve um advogado pra uma investigação de acidente automobilismo, só se vc já abre o evento devendo.
    não teria q ser engenheiros automobilísticos?????

    brazil

  7. gian_racer disse:

    nao vai dar em porra…nenhuma…e tenho dito.

  8. Milton Rubinho disse:

    Uma coisa nao me traz NENHUMA credibilidade a esse processo todo:

    A participacao do Valduga nessa comissao. Que eu esteja errado, porem…

  9. Rodrigo Ruiz disse:

    Ah… agora tá explicado o porque as peças do carro do Sondermann estão “guardadas” em um local com muito adequado… para evitar que sejam transportadas de um lado pro outro e atrapalhem a investigação….
    http://twitpic.com/4ltten
    http://twitpic.com/4lttvy

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