MENU

4 de maio de 2011 - 12:32F1

Massa e Red Bull

SÃO PAULO | A Autosprint foi quem deu início às já esperadas especulações sobre a saída de Massa da Ferrari. Outrora Kubica e Vettel, o nome da vez seria Rosberg — que tem contrato com a Mercedes até 2012, bem como o próprio Felipe com Maranello. Se picarem seu contrato, Massa teria como destino a Red Bull, no lugar de Webber.

Ao assunto, só tenho a agregar uma informação, vinda de uma pessoa que trabalha na Red Bull e que conhece bem a área de automobilismo. Helmut Marko é muitíssimo respeitado e ouvido na escuderia, na condição de conselheiro — foi ele quem descobriu Vettel. E do mesmo tanto que não gosta de Webber e o queira fora de lá,  Marko não gosta de piloto brasileiro…

53 comentários

  1. luisfernando-rj disse:

    para se desfazer do webber e ficar com o felipe não passa só se tiverem com muito energético na cabeça,esse rapaz simplesmente parece que guia dormindo.e não venham dizer que é por conta do acidente até por que pilotos de f-1 estão sujeitos a esse tipo de acontecimento por esse ser um esporte de risco constante.

  2. Muchacho disse:

    Tudo bem o galo-cego não gostar de piloto brasileiro, porém a Red Bull deve gostar muito do $$$ do mercado brasileiro e latino, e o Massa tem uma boa imagem perante esses jovens que tomam aquele lixo de energético. Com mercados europeus e estadunidenses em baixa, manda lá um brasileiro, já que não tem chinês na F1.

  3. Bruno Mendonça disse:

    é que ele não conseguiu bater Emerson, Moco e Wilsinho nos anos 70!

  4. Ricardo de Bittencourt disse:

    Todos os contratos, pacto de concórdia, etc., vão só até 2012. Não haverá 2013. Então não há dúvidas.

  5. tatu disse:

    O mundo quer saber pra onde vai o KOBAYASHI, futuro campeao da F1 !!

  6. ELINALDO disse:

    NÂO acredito que isso seja verdade pois ELE disputou o piloto BRASILEIRO FELIPE NASR a tapa com o ROBERTSON , que hoje e o empresario do BRASILEIRO . Acho que ELE nao gosta e do MASSA .

  7. Marcos Oliveira disse:

    Acho que Massa na Red Bull é a “saída natural”.
    Ele já foi parceiro dos taurinos na época de Sauber (carro quase igual da RB, lembram?), tem um currículo positivo na Ferrari, é bom piloto apesar de não ser excepcional…
    Resumindo: é melhor que o Webber e pior que o Vettel (tem alguém melhor que o alemão hoje???). E também é melhor que os dois que estão na Toro Rosso.
    Caminho natural: Massa por uns 2 anos pra depois dar lugar ao Ricciardo!!!

  8. Marcelo disse:

    Se venceu as 24 Horas de Le Mans em 71, Helmut Marko não era qualquer piloto, na F1 correu poucas corridas, nem tem como avaliar, mas nos anos 60 e 70 era comum pilotos de estilo “versátil” correr em várias categorias ao mesmo tempo, os baixos números na F1 não refletem os pilotos que foram, muitos como Marko venceram corridas de longa duração. Piloto que vencia 24 Horas de Le Mans nos anos 70 tinha o mesmo status de piloto de F1, por isso, muitos eram convidados por grandes equipes para correr no circo. Enzo Ferrari tinha grande admiração por pilotos que corriam no mundial de Protótipos…

    Helmut Marko (Graz, 27 de abril de 1943) é um ex-piloto de Fórmula 1 austríaco. Disputou dez etapas da categoria entre 1971 e 1972. Em 1971, com Van Lennep, ele venceu as 24 Horas de Le Mans. Durante este ano, eles bateram o recorde de distância (5,335.313 km em uma velocidade média de 222.304 km/h) que ainda detêm. Encerrou a carreira prematuramente ainda em 1972, no GP da França, quando a March de Ronnie Peterson levantou uma pedra, e esta acertou o capacete de Marko, que ficou cego do olho esquerdo. Mesmo assim, continuou ligado ao automobilismo, tendo trabalhado como dono de equipe na Fórmula 3 e na Fórmula 3000, sendo o manager de seus compatriotas Gerhard Berger e Karl Wendlinger.

    Desde 2005 é consultor da equipe Red Bull Racing

  9. Ricardo disse:

    Por mim o massa q va la pra Lotus kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Não aguento mais ouvir o Gavião Bueno puxando sardinha pro lado dele. Enquanto isso, a Williams la na maior crise e culpam o Rubinho por isso…babaquiçe pura. Conforme disse o colega ai, o automobilismo brasileiro esta uma m****!!! Não valorizam quem mereçe ser valorizado e só sabem fazer coisas com mil parocinadores. Eu não consegui ver a etapa de São Paulo da formula indy porque, alem da transmissão mediocre da bandeirantes, ainda fazem uma corrida com um nome gigantesco repetido 3000 vezes pelo narrador mala que é o Luiano do Vale…alem de repetir o nome da corrida 3000 vezes, tambem fala “não tenha duvida” outras 3000 vezes. Ninguem mereçe.

  10. Manuel Campos Souza Neto disse:

    Massa já andou elogiando a Mercedes. Acho que Rosberg vai para a Red Bull e Massa para a Mercedes com apoio do Schumacher.
    Abraços,

  11. André disse:

    Esse Helmut Marko é uma das piores figuras da F1 na atualidade. O elo fraco da Red Bull.
    Quem nunca deixou de gostar de piloto brasileiro que atire a primeira perda, no Helmut Marko.
    André / Piloto no http://www.f1bc.com

  12. Carlos Roberto da Silva Junior disse:

    Se o Felipe Massa sair da Ferrari o último lugar que ele iria e a Red Bull e se o Massa ficar na Ferrari levando surra do Alonso também não sera bom negócio para ele e pior ainda se ele fosse para Red Bull e levasse uma surra grande do Vettel e ai seria melhor ele ir para Hispania ou deixar á categoria ao lado de Rubens Barrichello que não ganha mais nada e alias nunca ganhou.

  13. EduardoRS disse:

    A Ferrari precisa de um zé mané pra ser segundo piloto do Alonso. Rosberguinho não ia aceitar isso. Por isso acho que o Massa não sai tão cedo da Ferrari.

    Além disso, a Red Bull é muita areia pro caminhãozinho dele. A não ser que tenha algum lance dele ser segundo-piloto “oficial” do Vettel. Aí pode até rolar…

  14. foca disse:

    mas por que?

  15. willes disse:

    É por isso e muito mais que eu gosto da Mclaren. É a equipe mais isonômica do grid. Nãao tem frescura de piloto protegido.

  16. Fabricio Galvão disse:

    Haaaa, bom saber que tem gente da marca RED BULL que tem aversão a brasileiro. Quer dizer que tem coragem de desprezar o 3º mercado mundial deles???!!
    Esse cara deve ser alguma animal irracional. Destes tipos neozista austriacos q encontramos muitos na europa…

  17. José - SJC - SP disse:

    E o Bin Laden no patrocínio…..Sei….
    Seu comentário foi desnecessário.

  18. Marcelo Ramaciotti disse:

    Que aposente, o Massa. Ele merece, no máximo, andar de Stock Car.

  19. Emile disse:

    Marko não gosta do Webber tbm e o australiano tá na equipe faz muito tempo, nada ver isso.

  20. douglas mizerani disse:

    aow cara ´!!! voce é doido é??

  21. ROMA NINO disse:

    Ouvindo essas notícias de rasgar contrato na ferrari e dos alemães na F1, me faz lembrar HITLER e MUSSOLINI.

  22. Alberto Allatere disse:

    Zacarias na Red Bull ? Ahhhh, conta a do papagaio !!
    Tenho certeza absoluta que ele não irá guiar nem na Hispania !
    Stock car, talvez.

  23. Fernando Passos disse:

    Eu se fosse o Massa iria pro lugar do Rosberg na Mercedes, ficar com o Schumacher, amigão dele e que já não é mais tudo isso em disputas internas, haja vista que Rosberg vem batendo nele.
    .
    A Red Bull é uma ótima equipe, mas acho que logo logo vai acabar a magia do time dos energéticos, haja vista como a McLaren já chegou perto em apenas 3 corridas.
    .
    A Mercedes pode não ser excelente hoje, mas está melhorando e tem a melhor parte de um carro, o motor.
    .
    A Ferrari está mais perdida que cebola em salada de frutas… os caras tem grana mas não acertam o carro, nem tendo a dupla mais forte de pilotos do grid conseguem fazer a barat vermelha andar bem.
    .
    Que vá Massa para a Mercedes, a qual acho que no máximo em 2 anos será a melhor ou segunda melhor equipe da F1, haja vista que a McLaren vai perder os motores alemães.

  24. leu disse:

    seria uma boa pro Massa, já esta enjoando ele na ferrari
    sobre outro assunto o site da superleague formula mostra que a categoria corre duas vezes no brasil, uma em curitiba e outra em goiania, alguem pode comfirmar?

  25. Luiz Oliveira disse:

    Massa não tem nenhum chance na Red Bull. A sua acomodação em ser um eterno segundo piloto e sua falta de combatividade já o minaram. Acredito em um outro alemão na RBR em 2012.

  26. Pdr Rms disse:

    Para o Massa essa troca seria um ótimo negócio, pois sairia de uma equipe que já não é tão forte como na era Schumacher por outra que é o grande nome do momento. Também tenho as minhas dúvidas se a Red Bull teria interesse em contratá-lo. O Massa não é tão melhor que o Webber e já é um piloto de certa forma rodado e que provavelmente receberia um salário alto. Como eles já tem um piloto de ponta, mais jovem e mais promissor, acho que o Massa não acrescentaria muito para a Red Bull. Talvez promover o Buemi ou contratar o Kobayashi seria mais barato e traria resultados similares.

    Para a Ferrari, trocar Massa por Rosberg é 6 por meia dúzia. Mas por outro lado, acho que o próprio Massa já reconhece o desgaste de uma relação que está perto do fim, enquanto que com o Rosberg haveria uma motivação maior pela mudança. Na verdade, acho que esse é o tipo de piloto que a Ferrari precisa contratar mesmo, alguém bom mas não bom o suficiente para ser a estrela. Não seria do perfil da Ferrari ter outro piloto de ponta como o Vettel ou o Kubica (se voltar a ser o que era antes) rivalizando com o Alonso.

    Acho que o Massa vai acabar indo é para Lotus Renault.

    • Eudemar disse:

      Sabichões da F1!
      O Rosberg não aceitaria ser piloto da Ferrari, pois com o Alonso lá, qualquer um seria o segundo e isso não interessaria ao Rosberg!

  27. Rodrigo disse:

    O Vettel ficou tão triste com essa ultima frase.

  28. Luiz Ronaldo disse:

    Eu também não gostaria após ter tomado uma pedrada na cara de um.

  29. Junior disse:

    Não sou fã do Felipe Massa mas, tira-lo pra botar quem na Ferrari no momento? Kubica era o nome mas, depois do acidente, sequer sabe-se se volta a correr. Na Red Bull se o Webber sair quem iria pra lá? Hamilton talvez, mas a McLaren não o deixaria ir fácil. Mercedes não deve mexer, 2012, diz a lenda que o Di Resta vai pra lá com a segunda aposentadoria do alemão. Se o Massa sair da Red Bull não vejo nenhum piloto a altura dele pra correr numa Ferrari. Hulkenberg? Ainda muito verde e depois de um ano fora, não sei. Mas, seria uma possibilidade. Não vejo mais ninguém no grid. No lugar de Webber na Red Bull o Massa? Não acredito. Acho que se houver uma chance, Koba mereceria porque Buemi e Alguersuari é uma piada e o tal do Ricciardo é novato pra estrear de cara numa Red Bull no auge. Bem, aguardemos.

  30. ba disse:

    E japonês? O homem bem que poderia gostar de um piloto japonês… Assim, tipo o Kobayashi. E só também.

  31. Emmanuel disse:

    Birra com brasileiros? ser’a que eh trauma do emerson ainda?

  32. Luiz G disse:

    Comentário bem relevante esse sobre o Helmut Marko.

    Acho que Kubica na Ferrari faz mais sentido do que Rosberg, que vem dando um pau em Michael Schumacher…Por que sairia da mercedez ?

    Se Kubica for pra Ferrari, o destino de Massa seria na Renault, um lugar que lhe cabe mais. Um piloto mediano, numa equipe mediana. Fecha a carreira com meia dúzia de pódios e uma lembrança de que um dia lutou por um campeonato.

    Em 2008, Alonso estava numa Renault que não andava, Raikkonen estava desmotivado, Button e Kubica tinham carros insignificantes….apenas Hamilton era uma ameaça.
    Era o ano perfeito para um piloto mediano (assim como Raikkonen), num carro bom, ganhar o título, mas…a Ferrari só fez lambança….

    Infelizmente, hoje não tenho mais fé no Massa.
    Espero estar errado.

  33. Alex disse:

    Para o Massa, tanto faz ser segundo piloto na Ferrari ou na Red Bull…

  34. Fernando C disse:

    E Felipe fica na Ferrari até 2012 pelo menos, não acredito que ele saia antes.

  35. Ricardo Arcuri (Paddock Press) disse:

    Nao gosta de brasileiro, pq tomou coro pesado de Piquet e do jovem Senna nos seus tempos de piloto. Limitadissimo piloto, alias.

    Meritos por ter descoberto Vettel, mas a historia explica que quem é nacionalista/bairrista demais, cai da escada…

    • Jefferson disse:

      SE VC TA FALANDO DO HELMUT MARKO SE ENGANOU COMPLETAMENTE POIS ELE CORRIA NA EPOCA DO EMERSON E FOI ATINGIDO POR UMA PEDRADA NO OLHO NUMA CORRIDA NA FRANÇA EM 1972 FICOU CEGO DE UM OLHO E NUNCA MAIS CORREU NA FORMULA 1

    • Lucas S.A. disse:

      Deixa de ser bobo, rapaz. Não gosta porque nossos pilotos vem de uma escola (?) que há muito não existe, mas ainda se acha. Você acha que o cara não sabe a quantas anda o automobilismo brasileiro como um todo? Nossos pilotos são uns m*****, assim como a CBA, a Band, a Itaipava, o circuito de Salvador, o Otávio Mesquita… Percebe?

    • Leduard disse:

      Helmuth Marko jamais competiu com Senna ou Piquet. Quando levou a pedrada no olho, o Piquet não corria nem na Super V. E mais: era um bom e respeitado piloto da BRM.

  36. Lauro Tentardini disse:

    Não gosta, mas qual a justificativa? Considera ruins tecnicamente, fracos mentalmente ou simplesmente não gosta?

    • Rodrigo Monassa disse:

      Helmut Marko figou cego de um olho e encerrou a carreira de piloto com um pedrisco que saltou do carro do emerson, la por 1974..
      seria daí?

    • luiz morais disse:

      Não gosta pq piloto brasileiro tem mania de carregar bandeira, usar macacão de cor diferente, falar bobagens ao sabor do vento e por aí vai. Ou seja, não gosta pq brasileiros são considerados pouco profissionais.

  37. Gabriel Souza disse:

    É, acho que isso acaba com a especulação.

    Sinceramente? Não há muito o que gostar nos pilotos brasileiros que estão lá.
    Tanto Massa quanto Barrichello já tiveram seus ápices na categoria.

    Abraço!

  38. Raphael F1 disse:

    Trocar o webber pelo Massa é troca 6 por meia dúzia.

    Se a RBR quiser mesmo um bom piloto, tem q ir atrás do Koba. rs

  39. Igor Otoni disse:

    Ele acha piloto brasileiro muito “fura-olho” !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>