MENU

5 de maio de 2011 - 19:15Automobilismo brasileiro, Kart, Stock Car

Enfim, o óbvio

SÃO PAULO | Essa vida de executivo é difícil. Giorno. Ou notte. Que seja. Copio aqui a matéria que coassinei com Evelyn Guimarães, a Aracy de Almeida do Grande Prêmio, sobre a CBA ter, enfim, divulgado o doping de Tarso Marques.

Oito dias depois da revelação feita pela Revista WARM UP do mês de abrila CBA confirmou por meio de comunicado na tarde desta quinta-feira (5) o doping e a suspensão por dois anos de Tarso Marques por uso de anabolizantes.

Segundo a CBA, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva da entidade afirmou que a punição obedeceu “aos regulamentos internacionais adotados pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e pela Agência Mundial Antidoping (Wada) atualmente em vigor”.

“A decisão foi tomada após o processo instaurado e realizado pelo STJD, órgão que opera de forma totalmente independente da CBA”, disse o comunicado da entidade máxima do esporte a motor no Brasil, que afirmou que as substâncias encontradas no exame foram “norantosterona” e “3′hidroxiestazolol”. Os nomes corretos são noretistosterona e 3-hidroxiestanozololo, normalmente encontrados em anabolizantes ― substâncias hormonais utilizadas para dar crescimento muscular e ósseo.

A CBA encerrou o comunicado dizendo que “o piloto está a par desta conclusão e não há registro de recurso contra a decisão”. A nota, entretanto, não revelou quando o exame foi realizado ou sob que circunstâncias ou, ainda, a razão do resultado positivo não ter sido divulgado, como estabelece o regulamento da WADA, à época do ocorrido.

Como nota disso, alguns pontos a serem mencionados: mais uma vez, parabenizo a todos os meus colegas de GP & WUp. Foi uma matéria realmente digna, que traz um trabalho de investigação e apuração que não se vê mais no nosso meio, infelizmente. Muitíssima gente que está no círculo desenhado por Gay Talese, o da preguiça do jornalismo atual.  

Segundo: a divulgação por parte da CBA contradiz o que o próprio presidente Pinteiro afirmou, de que a divulgação deve partir do STJD. Ou seja: joga para o outro que a batata queima na mão de alguém uma hora. E falando em CBA, o Paulo de Melo Gomes que aparece nos comentários deste blog é o próprio. Ele mesmo me contou há pouco. Vamos conversar mais nos próximos dias.

Por fim: houve uma reunião na semana passada na sede da entidade, com os presidentes da federação. De lá, saíram duas determinações, uma em favor do kart e outra para que os regulamentos não sejam mais a celeuma que são. Mais detalhes em breve.

19 comentários

  1. gian_racer disse:

    parabens…..um profissional a menos no esporte…..

  2. Arilton de Oliveira disse:

    Parabéns Ingo Otto Hoffman,demorou,mas quando “falou”disse exatamente o que eu e todos os seus admiradores pensamos,”meia dúzia” de 3 ou 4 sem nada na cabeça,e sem conhecimento algum de automobilismo,se acham engraçadinhos,talvez sua mãe tenha lhe dito isto a vida toda né?coitado!Não sabem que vc “andou”de f1,f2 com motor BMW,se virou sózinho na Europa representando o Brasil,voltou e matou a pàu todo mundo que andava de BMw no Europeu de turismo,aqui ganhou tudo e de todos,e se quizer,tenho certeza volta e manda ver em qualquer carro,á qualquer hora ,em qualquer pista,sem contar láááááá atráz com o fusca branco de para -lamas roxo,a Brasilia,o Super-vê,agora vem um tal de “TONHO”falar de vc?Mas aqui é assim mesmo,de novo parabéns pela carreira brilhante,pelo caráter e dignidade.

  3. Jimmy JJ disse:

    Quanto bons samaritanos aqui, pegando voo de 11 horas, pelo bem da nação automobilista, outro que quer deixar tudo em ordem, outro que formou uma comissão, de amigos para segurança………….
    BLÁ ……..BLÁ…….BLÁ………..BLÁ…………….

    Obrigado por tudo, vcs são DE + ……………………..DE +……………………………

  4. marcão disse:

    Legal o que estou lendo aqui e em algumas outras chamadas …

    O pessoal tem todo o direito de falar o que quizer, e tem também a obrigação de escutar…
    O bom disso tudo é que estamos assistindo uma organização como a CBA se empenhar “de fato” numa causa, Dois dos maiores pilotos brasileiros estão a frente das coisas lá na CBA…

    Aqui em SP estou vendo o nosso templo, o autodromo de interlagos aos poucos voltar a ser o que era.. Estão cuidando dele de novo….
    Muito bom isso o que estamos vendo….e ouvindo….
    Se essas atitudes são ou não o resultado de tantas reclamações nossas nem importa muito… O importante é que as coisas estão começando a andar… Afinal o projeto pra área de escape do café, dessa vez sai do papel….
    E a comissão de pilotos da stock tá valendo e surtiu alguns efeitos já!
    O Paulão e o Ingo demonstram estar enganjados nas causas do automobilismo..
    A CBA por sua vez abriu uma das caixas pretas do automobilismo, O Sr. Presidente diz que mais coisas virão…
    Estamos recebendo só boas noticias….
    As pessoas envolvidas provaram que estão fazendo o seu papel, nós temos então que dar o nosso voto de confiança pra eles! Certo?
    Tem uma coisa que eu acho ser muito impotante que é:
    A força que tem um blog hoje é inimaginável !!!!

  5. Julio Moreira disse:

    Se a CBA conta com a ajuda de um piloto ilibado como Ingo Hoffmann, começo a acreditar que a situação pode melhorar e passo a pensar que a CBA está querendo credibilidade que no caso do Ingo já tem de sobra. A CBA deve se cercar de pessoas que tem um histórico de levar o automobilismo a sério.
    Ingo, você assim como o Paulão mostram o amor que tem pelo esporte a motor e é disso que todos precisam.
    Contamos com vosso apoio.

  6. ANTONIO disse:

    TOMA VICTOR MARTINS, RESPONDE AGORA PRO INGO, HAHAHA, VOCÊS BLOGUEIROS SÃO UNS OTÁRIOS, SÓ SABEM FALAR MAL DOS OUTROS.
    CHUPA. RSRSRSRS

  7. Tazio Nuvolari disse:

    Grande alemão Ingo Hoffmann! É isso ai velho, concordo plenamente.

  8. Ingo disse:

    Caro “Zezinho”
    Pelo seu comentário, calculo que o Sr. deve ser “do meio automobilístico”, mas não tem coragem para se identificar.
    Quero fazer alguns comentários em relação ao que me toca!
    Vamos lá: meu nome é INGO HOFFMANN, e como calculo que voce é do meio, deva saber quem sou eu.
    É a primeira vez que escrevo para este blog, pois apesar de algumas vezes dar uma olhadinha neste e em outros também, costumo não perder muito tempo, pois apesar de haver comentários muito pertinentes, a maioria são comentários totalmente sem sentido, de pessoas que não tem a menor idéia do que é o Automobilismo, e percebo também, de pessoas muito frustradas.
    Em relação ao seu comentário
    “bem como declinar que o cacique Pinteiro foi para Paris passear junto com uma comitiva para não fazer nada. Não conheço a FIA, mas ela deve receber correspondências do mundo inteiro até do Brasil e essa da comitiva arregaçou com os cofres da CBA pois 4 ou 5 passagens executivas mais hotel 5 estrelas mais almoços e jantares politicos não sai barato mas ninguém ta nem aí pois a grana vem fácil demais. Se tivessem que prestar contas o parecer iria pelo correio que o efeito seria o mesmo.”
    Quero lhe dizer o seguinte: A comissão foi de 3 pessoas, e eu era uma delas. Quanto a “não fazer nada”, acho muito leviana sua colocação, uma vez que o Sr., bem como mais ninguém sabem do que foi tratado lá, pois isto não foi divulgado para ninguém (e nem será), e eu fui a pedidos do Sr. Pinteiro, que pediu minha ajuda neste caso.
    Agora, o Sr. acha que é divertido pegar um Vôo de 11 horas, num domingo a noite para Paris, ter uma reunião às 8:00hrs da manhã de terça feira, que na realidade são 3:00 hrs da manhã, para nós Brasileiros, devido ao fuso horário, e no mesmo dia pegar um Vôo de retorno?
    Não sei se o Sr. almoça e janta todos os dias? Eu desde pequeno fui acostumado a almoçar e jantar (tenho tonturas se não fizer isto!), ah! e faço côco também!
    Quanto ao comentário :
    “mas ela deve receber correspondências do mundo inteiro até do Brasil”
    Gostaria de lhe informar que mais moderno do que o Correio, é o email, e tanto a CBA como a FIA, (as duas que são bem moderninhas) já tem este equipamento, portanto o Correio não é mais necessário.
    “Se tivessem que prestar contas o parecer iria pelo correio que o efeito seria o mesmo.”
    Não sei qual a tua atividade ou ramo de trabalho, mas em todas e quaisquer empresas, associações, organizações, entidades, igrejas, etc…….as mesmas tem uma conta que se chama: Despesas de Representação, que são contas justamente para estas finalidades, ou seja, dependendo do caso, as pessoas tem que ir até o local do outro (por mais cruel que seja a viagem), para tratar de assuntos que na maioria das vezes já começaram a ser tratados por email, ou por “conferece call”, mas em determinada hora demandam a presença física das pessoas.
    Apesar de eu não ter que dar satisfação para o Sr. ou para quem quer que seja (e não darei mais nenhuma), fiz questão de colocar os pontos acima, pois sei que a CBA esta tentando fazer um trabalho certo e correto, como sei também que todos nós somos estamos sujeitos a erros e acertos, e portanto me dispus a ir nesta viagem, pois melhor do que ficar criticando como muitos fazem, acho melhor ajudar, para tentarmos acertar.
    Abraço
    INGO HOFFMANN

    • zezinho disse:

      INGO HOFFMANN, sou do Sul já participei de provas contigo, meu anonimato é para preservar meus filhos afinal você conhece A CBA E AS FEDERAÇÕES que estão por aí. jamais escreveria, como não fiz, uma única linha insinuando sua participação na cba, afinal voce é um dos poucos sérios que la estão, talvez por isso estão lhe usando como um escudo. sou e serei sempre seu fã e MESMO ESTANDO ENVOLVIDO COM A CBA VOCE TERA SEMPRE O MEU RESPEITO PELO QUE FEZ, PELO QUE FAZ E PELO MUITO QUE PODERÁ FAZER PELO NOSSO AUTOMOBILISMO.

      Parabéns pela reportagem pois se não fosse por vocês ate hoje ninguém saberia das trapaças da CBA e achei legal o Paulão resolver abrir o bico e contar a podridão que infesta o automobilismo brasileiro, acho que seria legal ele explicar a doação que ele fez da categoria stock car para o Carlos Col com a benção do ex-presidente e seu chara Dr.Paulo, deixaram o seu Washington chupando o dedo, afinal ninguém entendeu bem a tal “negociata”. Pelo que escuto nos bastidores se vocês continuarem a investigar tem muito mais podre nos casos de dopping, parecem que armaram um teatrinho pois a nota, se existir, deveria estar assinada pelo presidente do STJD ou da CBA, nunca por um auditor pelo visto continuam a desrespeitar a imprensa e nossa classe de pilotos.

    • Ricardo de Bittencourt disse:

      Caro Ingo.

      Em primeiro lugar todos temos de reverenciar teu heroísmo. Sempre defendeu a arte do automobilismo em sua forma pura. Como piloto, sempre que nossas corridas pareciam estar morrendo, vinha movendo montanhas para manter vivo esse negócio louco que só quem tem gasolina nas veias pode entender.

      Brilhante, mas como piloto. E como tal, serve de referência a todos que correm, gostam, apenas assistem ou trabalham com o automobilismo.

      Teu sucesso e tua seriedade representam tudo o que gostaríamos de ver no comando do esporte, contudo, aposto que deve chorar quando para e olha com cuidado o que acontece atualmente no automobilismo.

      Não duvido das tuas intenções, mas toma cuidado para não servir de alavanca para esse bando aí que toma conta do esporte a motor no Brasil.

      Imagino que, solicitado, colocou-se à disposição da CBA, porém geralmente o sujeito bem intencionado é mais ingênuo que o malandro.

      Voto em ti para Presidente da CBA, mas só em ti. Até pode não dar certo, mas ao menos imagino que haverá uma tentativa de levar a coisa pra frente.

      Te cuida, pois estás entrando num baile de cobra com os pés descalços.

      PS. Pô, Alemão! Já viu o SuperMan sentado no vaso? Herói não faz cocô…

  9. marcão disse:

    Sei lá mas o importante é que cada um arque com os onus de suas ações. inclusive criminalmente se for o caso….E que ao se errar que procure se redimir. É simples assim…

    Agora com relação ao Paulão, eu realmente gostei muito da atitude. O carater a indole se sobrepujou ao marasmo… Continue assim, é o que eu aqui, um de seus fãs, espera..
    Também estamos esperando que se junte ao Paulão o outro grande lutador das pistas….Para dar mais credibilidade e transparencia nas ações da CBA….
    Cara,, não demora não!!!!

  10. Ricardo Arcuri (Paddock Press) disse:

    Victor, bom dia! Queria saber como que ta o processo do Grade Estagiario. Queria saber se meu texto ta na briga! Grande abraço!

  11. zezinho disse:

    Paulão acho que a graninha da CBA vai fazer falta, mas seu nome vale muito mais. Agora você ataca a assessoria de imprensa da entidade que você, ainda, faz parte, ninguém tinha acordado que a assessoria da CBA alem de omitir outros detalhes como dopping, a merd… que foi o endurance entre outras, omitiu também alguns detalhes para esconder que nada vai ser feito pois ninguém é louco para atacar o dono e todo poderoso fabricante das gaiolas, bem como declinar que o cacique Pinteiro foi para Paris passear junto com uma comitiva para não fazer nada. Não conheço a FIA, mas ela deve receber correspondências do mundo inteiro até do Brasil e essa da comitiva arregaçou com os cofres da CBA pois 4 ou 5 passagens executivas mais hotel 5 estrelas mais almoços e jantares politicos não sai barato mas ninguém ta nem aí pois a grana vem fácil demais. Se tivessem que prestar contas o parecer iria pelo correio que o efeito seria o mesmo.

    • Paulão Gomes disse:

      É Zezinho, acho que o Ingo lhe deu uma bela resposta pelas bobagens que disse! Agora sou eu que digo lhe que realmente não sabe nada sobre minha história! A graninha da CBA que diz que fará falta pra mim, realmente não entendí! Desconhece totalmente qual são as responsabilidades de um Diretor de Marketing, comunicação é tambem de responsabilidade dessa diretoria, portanto eu falar no Blog Victal, que minha assessoria não foi feliz ou não explicou corretamente sobre um assunto seríssimo, em um release não foi como vc diz, e sim pra esclarecer que determinada notícia não era a conclusão de um relatório que está sendo rigorosamente elaborado por essa comissão da qual eu e o Ingo fazemos parte! E tem mais, realmente não sabe quem sou, porque se soubesse não teria dito outra asneira com relação a graninha da CBA fazer falta pra mim! Realmente ridículo e mais uma vez lastimavel! Deveria saber melhor como seus “idolos” vivem alem do Automobilismo! Espero que seus filhos tenham sussesso em nosso esporte!
      Atenciosamente,
      Paulão.
      Obs: vc tem todo direito de falar sobre o que quiser, pra isso existe aqui o Blog Victal, porem procure ser responsável e se interar melhor sobre os asuntos, elevar o nível! Assim deixará de ser ridiculo!

  12. Nicholas disse:

    E ai? O que isso ira mudar nos criterios de julgamentos do tribunal parcial da CBA eSTJD?

  13. Elmo Ellan disse:

    ÉÉÉÉÉÉÉÉ playboy…
    Dançou!

  14. Renan disse:

    parabéns, pois se vcs não tivessem divulgado, a cba estaria omissa até agora…

  15. Douglas Marques disse:

    Graças a equipes como vocês as máscaras dos “intocáveis” vão caindo.

    Parabéns e espero que a decisão tomada não seja modificada, que o Tarso cumpra pelo seu erro, e diga-se de passagem que foi um erro grotesco, até mesmo contra o seu próprio corpo.

    Já que tem tanto dinheiro, contrata um personal e vai para academia.. Mas a playboisada é tudo igual mesmo, gosta das coisas na mão.

    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>