A nova geração da Indy

SÃO PAULO | E lá em Indianápolis apresentaram a cara do que “pode” ser os carros de 2012 (ou 2013, se conseguirem adiar; as equipes acham que vão gastar muito) da Indy, segundo Randy Bernard, presidente da categoria. A nova geração terá chassis feitos pela Dallara e kits aerodinâmicos liberados para uma série de empresas, como a Lotus.

Achei lindão.

Comentários

  • E o autódromo de Indianápolis continua lindo.
    Que tal se a CBA organizasse uma excursão à Indianápolis para saber como se cuida de um autódromo de verdade ?
    Humildade não é doença.

  • Mais cara de carro, menos carro de tanqe. Tá bem legal, e a história de kits aerodinâmicos vai apimentar muito a categoria. Só temo por um aumento grande do custo devido à corrida pelo desenvolvimento destes kits.

  • Não acompanho a categoria por achá-la sem imaginação e cheia de carroças tecnológicas. Mas esses novos carros são muito bonitos. Parece que acertaram no desenho deixando de lado as caracterísitcas de “carrões americanos” dos atuais Indy.

  • Toda a frente do carro é bonita e lembra os chassis Swift da Indy em 1990-91. Agora a parte da trás é muito feia, pra não dizer horrível. A entrada de ar acima do cockpit deixou o carro completamente feio, não sei como tem gente achando bonito isso. Além de ser feio, é desnecessário porque em carros turbo, não precisa de três entradas de ar, duas nas laterais é o suficiente. Eu achei que este detalhe eles fariam como os chassis bonitos da década de 90, sem entrada e ar, apenas com o santo antônio…Aquela cobertura atrás dos pneus também ficou uma coisa muito feia – se bem que eu já esperava algo assim porque o staff da Indycar já queria introduzir essa idéia esdrúxula já há um bom tempo, alegando “questões de segurança” quando na verdade essa palhaçada quase que descaracteriza o carro como sendo um open wheel, transformando quase em um protótipo. Eu sinceramente espero que ao liberarem a produção livre de kits aerodinâmicos, os caras possam fazer detalhes que façam mais sentido aerodinâmico e que sejam mais bonitos que isso porque esse carro é feio, parece uma mistura de Indy com aqueles carros do campeonato mundial online da Armaroli, um mod de rFactor, já viram aquilo? Muito feio os carros e por sinal assemelham-se um pouco com esse IndyCar.

  • Do jeito que estes caras gostam de se tocar na pista, esta proteção de pneus será o primeiro item a quebrar e furar o pneu…

  • Os dois modelos ficaram show de bola, linhas mais agressivas e com varios acessórios aerodinamicos onde as equipes vão poder mexer, o de oval parece um batmovel

  • Vamos combinar né, muito mais bonitos que os F1 atuais. Atualmente não dá pra saber os mais horrorosos, os da F1 ou da Indy.

    A única coisa que me preocupa é o espaço para estampar patrocínio nas laterais. Só vai ter na parte supeior. Se bem que eles vão dar um jeito, vão passar a mostrar os carros mais de cima. Os americanos, ao contrário dos brasileiros, valorizam os patrocinadores, tanto que um dos critérios principais do novo carro é ter maior área para estampar as marcas.

  • Espero que essas formas futuristas representem refinaçao aerodinamica. Como disse Tony Cotman em entrevista: “Carro bonito é importante qdo se tem um carro unico na categoria. Quando se tem mais de um kit, o visual nao é assim tao importante”.

    Confesso que fiquei intrigado com as aletas atras das rodas traseiras. Nao sei se aquilo causa alguma diminuiçao de arraste…

  • Achei lindo! Esse de oval parece um foguete! Espero que voooooe baixo! hehhe Inicialmente eu achava que essas proteções pras rodas iam descaracterizá-los, não era adpeto da idéia, mas ficaram lindo e aeoridamicamente perfeitos (ao menos visualmente, vamo vê nas pistas!)

  • Na verdade o que as equipes estão querendo adiar é a concorrência entre kits aerodinâmicos… Elas querem que em 2012 todas usem apenas os fornecidos pela Dallara.

    É isso, não é?

    • Eu estou acompanhando a pendenga e ainda tenho essa dúvida. Mas em tudo que leio eles se referem aos kits aerodinamicos apenas. Talvez as equipes querem uma “introdução por etapas”. Um ano muda o carro e o outro “introduz o restante”

  • Muito melhor que o atual. E ainda tem o lance dos kits aerodinamicos que vai diferenciar eles apartir de 2013 se não me engano.

  • Mas pelas fotos são dois modelos diferentes. O vermelho-preto é menos radical que o vermelho-cinza. Gostei mais do vermelho-preto.

  • Nossa, um milhão de vezes melhor que hoje em dia. Em algu momento muito tempo(?) atrás no final da década de 90 achava os carros da indy mais bonitos que da F1 (tenho 21 anos). Fiquei um tempo sem assistir quando voltei era esse horro que tem uma lombada entre o bico e o cockpit, e de lado o detalhe da roda trasiera estar meio que “protegida”, achei muito bontio tbm.