MENU

25 de junho de 2011 - 11:04F1

La Comunitad, 2

SÃO PAULO | A esta hora, na casa de veraneio da galera da FIA em Nice, o tiozão do churrasco está virando a costela e o baby-beef, de olho na taça de vinho de Jean Todt, que não para de girar nas mãos do presidente. Ele pensa: “Não deu certo”, e tira uma listinha do bolso e risca lá a opção “cartographie moteur”. Ali abaixo, Todt tenta escrever com sua Montblanc, abaixo do item “Adrian Newey” um outro nome, mas logo risca para que ninguém veja. “Daria muito na cara”, e verte o vinho, que desce mais seco que sua natureza.Vettel e Red Bull. Não há regra que os pare.

No fim, fica feio para a própria FIA tentar mudar a regra do jogo em seu andamento. E se acham brechas no regulamento, que aprendam a redigi-lo para o ano seguinte — e não, achar brechas não é sair fora (sic) do regulamento. A coisa já é restrita ao extremo em termos técnicos para dar um ar de competitividade maquiado, e limitar a capacidade de Adrian Newey e sua turma e o talento exuberante de Vettel prova ser uma inutilidade.

Não há McLaren, nem Ferrari, nem mesmo Webber que consiga equilibrar um fato: Vettel é intangível.

E nenhum piloto pensa no churrasco de Nice nem na aposentadoria quando está guiando. Nem mesmo Trulli, que a cada fim de semana demonstra estar em sua última temporada, faz isso. Webber, pois, simplesmente não anda no passo do companheiro porque não é tão bom quanto. “Mas no ano passado ele não era ótimo e tal?” Aos poucos, vai se percebendo que Webber andava em 2010 no ritmo limitado e imaturo de Vettel. Uma vez campeão, Sebastian subiu sete degraus e mostrou as fronteiras que Markola não consegue ultrapassar.

O lugar de Webber tem de ser este, mesmo, o segundo. Arrumou no fim a volta que lhe deu a primeira fila, jogando as McLaren e Ferrari intercaladas na segunda e terceira. Na quarta, a quarta força, a Mercedes. Na quinta, os que sabiam que não sairiam dela, Renault (Heidfeld) e Sutil (Force India), que mal treinaram. O que é ridículo. Os caras, pensando na corrida, pouparam pneus. Não é ridículo poupar pneus. Em vez de promover a caça ao touro, a FIA tinha de pensar em mudar algo na classificação para que a parte que deveria ser o filé mignon não represente um acém para os mais pobres.

Barrichello se perdeu na parte final de sua volta final na sessão, mas não conseguiria passar para o Q3, como ele mesmo disse à TV. No começo foi na linha de que o carro era o problema, mas deixou para o fim a confissão de seu “errinho”. Quebrou, ao menos, a sequência de largadas atrás de Maldonado, auxiliado pelo problema que o venezuelano teve. Verdade seja dita, o venezuelano tem se saído melhor do que o previsto. Incomoda.

Valência não é um primor de GP. Pelo contrário, é artificial como casamento de coelhinha da Playboy. Sem eufemismos, sempre foi um porre de vinho que Todt não toma. Mas se a corrida em Mônaco foi excelente por conta das variáveis (DRS, Kers e pneus que desgastam), há uma possibilidade que as coisas sejam diferentes amanhã. Alonso, Hamilton, Button e Massa não devem fazer da vida dos carros taurinos tão fácil assim. Os prateados, principalmente, pela adaptação às regras deste ano, tendem a brigar por um lugar no pódio. Do contrário, a Red Bull e Vettel vão mostrar mais uma vez o mapeamento da mina, enquanto o tio do churrasco ri da carne nobre que entala na garganta alheia.

11 comentários

  1. Luiz Fernando disse:

    De que adianta proibir a mudança pelaequipe, se o piloto muda isso no volante???

    Ou eles não sabem que esses carros tem até 6 mapas de motor pra cada corrida???

  2. Evaristo disse:

    Uma sugestão para dar mais emoção ao campeonato de F1. Modificar a forma de classificação para o GRID, para determinados circuitos, o GRID de largada seria formado atraves de sorteios, nessa configuração os carros iram para pista antes da corrida apenas para acertos. Como em alguns circuitos conseguesse ultrapassagens, seria muito interessante ver os carros de ponta alinhandos em posiçoes intermediárias, acredito que desta forma as corridas seriam mais emotivas.

  3. Alberto disse:

    SInceramente não acho o Vettel tudo isso. Nada que justifique essa babação de ovo. Além de que durante as corridas as coisas são bem mais apertadas. Das cinco ele teve tranquilidade em apenas duas, nas outras foram vitórias mais complicadas.
    Ele é melhor q Webber mas não é melhor que Lewis ou Fernando. Mas malhar estes dois últimos passou a ser esporte preferido da mídia esportiva brasileira (não que seja o caso do blogueiro)

  4. Frederico disse:

    Também achei genial o texto. Só que não entendi nada. Dá pra explicar quem é o tio do churrasco? Que casa de veraneio? Onde na França que fazem churrasco? Quem é o nome da lista?

  5. Alberto Allatere disse:

    Vettel é muito bom, mas achar que Webber desaprendeu, ou que o próprio Vettel tenha amadurecido tanto assim de um ano para outro para permitir que faça o que esta fazendo com seu companheiro de equipe nesta temporada, me parece ingenuidade.
    Fica claro para mim que após a quase perda do título da Red Bull ano passado por conta das disputas mais acirradas entre os dois, a Red Bull “cortou as asas” do Webber.
    E ele, que não é bobo nem nada, tem que fingir que isso não esta acontecendo, afinal é melhor ser número 2 e andar em segundo na melhor equipe, do que ser número 1 em uma equipe mediana , ainda mais com seus 30 e poucos anos…
    Simples assim.

  6. Claudio disse:

    Qual será a proxima tentativa do sr. Jean Todt de limitar a Red Bull ? Mandar multar por excesso de velocidade ? Proibir pintura de touro no carro ? Implantar o grid invertido, em que o melhor classificado larga por ultimo ?

  7. Marcio K disse:

    O circuito de Valência é ruim de assistir corrida, mesmo. Mas olha, no F1 2010, é surpreendentemente divertido de guiar lá, uma verdadeira surpresa.

  8. lastikas disse:

    Ahahaha belo texto.

  9. Felipe disse:

    Lembrando que hoje (lagarda a 11 minuto atras)
    Tem 24hs de Nurburgring.
    Ao vivo pelo proprio site
    http://adac.24h-rennen.de/Streaming.4101.0.html?&L=1&cHash=f6a7d1bb2f
    Corrida de verdade com carros de verdade em pista de verdade, nada cotra F1 mas aquilo ali sim é corrida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>