La Comunitad, 3

SÃO PAULO | Tem alguém perto que está ouvindo a rádio Iguatemi até o talo, e lá passa um programa só com músicas do Roberto Carlos. “Eu tenho tanto pra lhe falar”. Verdade. Tem muita coisa.

Primeiro que Valência não dá. Difícil que haja uma corrida tão ruim até o fim do ano. Nem com todo o blush, rímel e batom que a F1 aplicou para dar uma chacoalhada no espetáculo foi possível assistir sem pensar na hora e meia perdida e nos braços do Morfeu. Porque justamente Valência foi criada de forma maquiada: ser uma nova Mônaco para que os ricões atraquem seus iates luxuosos numa corrida de rua que teoricamente permite ultrapassagens, 60 e tantos por cento de aceleração plena, áreas de escape, blé. Em quatro edições, Valência já criou a tradição de ser um puta saco. Ninguém abandonou. Uau, recorde histórico. Sabe aquele ditado de que não se deve confiar em gente que não bebe? Não acredite em corrida em que ninguém abandona. Ainda, não acredite numa corrida em que o mito Kobayashi não termina nos pontos e não vai bem.

E não acredite, também, em tudo que se ouve. Coisas como Massa perdeu a vitória hoje. Todo santo domingo de corrida tem sido um editorial de explicações de uma defesa desnecessária, que elimina qualquer caráter jornalístico e racional e considera meramente o patriotismo e as relações pessoais hiperbólicas. E como a Ferrari não tem feito o seu trabalho dos boxes, fica muito fácil entregar o filho nas mãos de um mecânico que se atrapalha na troca de um pneu. Foram 5 segundos nos boxes. Felipe terminou 51 atrás de Vettel. Tomou 40 de Alonso. Massa só fez bem a largada. A partir de então, só andou para trás — até se imaginou que partiria para uma tática diferenciada de paradas; nada; mesma coisa. É um feito e tanto Alonso terminar entre as Red Bull. Ô se é. E já que se explica tanto por que Massa está sempre de quarto para cima, seria de bom grado explanar por que Massa não alcança tais feitos. Como a verdade dói, ela é omitida.

Alonso é melhor que Massa. Qualquer outra lavagem cerebral é lobotomia.

Como Vettel é melhor que Webber. Que mal tem nisso? E, sim, as comparações têm de ser feitas em esportes e competições. Um tem de ser melhor que outro. A diferença entre Vettel e Webber é similar à de Alonso e Massa. Há três meses, escrevi isso numa parte da análise da temporada 2011: “(…) o australiano Webber e o brasileiro Massa, de países continentais com histórico notável na F1, Brabham e Jones para um lado, Fittipaldi, Piquet e Senna para o outro, um sem ser campeão há três décadas, outro há duas. Quando Webber estreou em 2002 pela Minardi, lá estava Massa, também em sua primeira corrida, com uma Sauber. Os dois passaram muito perto do título: Webber o perdeu no ano passado na última prova e Massa, em 2008, na última curva. Acidentes marcaram as carreiras: a clavícula quebrada de Webber depois de cair de bicicleta foi decisiva para sua derrota em 2010; a mola que atingiu a cabeça na classificação do GP da Hungria tirou Massa de combate durante o resto da temporada de 2009. Inegavelmente bons, nem Webber nem Massa têm arroubos de pilotos fora-de-série, contudo, e diante de Vettel e Alonso, respectivamente, são vistos na maioria como segundões.”

É isso. Nem Massa nem Webber são maus pilotos. Só não têm condições de acompanhar seus companheiros. Há algum pecado em ser pior do que o cara com quem se divide garagem? A Ferrari e a Red Bull não ouvem Cássia Eller e ficam a cantarolar, em Maranello ou Milton Keynes: “Eu vou sabotar / você vai se amarrar”. Ninguém gasta milhões em salário para ferrar com a vida alheia.

Salvo engano, Webber e Massa não usaram a asa móvel hoje — só na reta em que estava liberada independente da distância para o carro da frente. Quer coisa mais abissal que essa? Quando foi liberada pela direção de prova, o australiano já estava mais de 1 segundo atrás do companheiro, tal como Massa. Aí em nenhum outro momento da corrida diminuíram a diferença para ninguém à frente — e Webber, pior, nem mesmo quando foi ultrapassado em pista por Alonso. Convenhamos que, nestes tempos de F1 com possibilidade de ultrapassagem, ainda que seja em Valência, esse horror, alguém que queira ganhar posição ou vencer uma corrida em que ninguém abandona tem de usar o DRS.

Assim, cai por terra a tese de que Massa perdeu a chance de vitória por seus 5 segundos perdidos nos pits, por exemplo.

Sobre Vettel, não há muito o que dizer. Tão logo foi informado de que o parceiro-barreira fora superado por Alonso, impediu sua aproximação. Simples. Apertou o da direita, e aí, o espanhol não tinha o que dar mais à sua torcida a não ser o segundo lugar. E acabou. Acabou o campeonato. Para o próprio Alonso, que tinha de chegar à frente do futuro bicampeão para sonhar o sonho impossível, mas que já deve estar com os pés no intransponível chão de que não há mais o que fazer. A Ferrari — e também a McLaren — deveriam usar 2011 apenas como forma de desenvolvimento das peças dos modelos de 2012.

Na McLaren, Hamilton, de forma mais evidente, e Button ficaram putitos porque não tiveram em nenhum instante como acompanhar a Ferrari, que dirá a Red Bull. A cúpula alega que foi o superaquecimento dos pneus que os tirou de combate e que voltarão com força na Inglaterra. Mas nenhum dos dois pilotos foi bem hoje, Button principalmente.

A Mercedes é simplesmente uma piada em corrida, e não cola mais o papo de que ainda sofrem as consequências do esforço hercúleo do título de 2009 quando ainda era a Brawn. A Lotus Renault caiu demais, e Heidfeld e Petrov não ameaçam sequer a Mercedes e começam a brigar com Sauber, Force India e Toro Rosso — que novamente pôs Alguersuari num oitavo lugar, novamente recuperando-se de uma péssima classificação, utilizando-se de uma estratégia diferenciada. É a sobrevida, o respiro do mediano piloto espanhol no segundo time energético. Sutil fez sua melhor corrida no ano e foi nono, mas nada que deva fazê-lo ficar no grupo dalit.

A próxima corrida é Silverstone, onde o ritmo das provas anteriores, com alguma emoção, deve ser retomado. Do segundo lugar em diante, obviamente. Qualquer coisa diferente disso se torna uma exceção nesta temporada que já tem dono.

Comentários

  • Para de falar besteira – deve estar triste – afinal são 5 anos sem ganhar…. Ainda mais depois de perder ano passado….
    O Kimi quebrava tudo na Mclata e não era páreo para a Renault – o campeonato foi feito para o Schummi não ganhar pela 6a vez consecutiva – tava chato – o cara ganhava tudo.
    O Kimi so foi campeão quando houve o campeonato spygate da Mclata – quem tava lá? e particpou do escandalo? Alonso… E em singapura? tb… – É o mais vigarista de todos sem duvidas, é um aperfeiçoamento neste ponto em relação ao Schummi. Quero ver 91 vitorias, 7 campeonatos – o tempo já diz e dirá quem não sabe o que esta falando. Quando o Schummi quebrou em 2006 estava em que posição – não era 1o? na frente do seu queridinho? Se continuasse nesta posição – estava na frente do campeonato e ponto final.
    Em 2006 a Ferrari começou atras e ainda puniram o Schumi em Monaco a toa – não foi? Claro que não – o seu queridinho foi o favorecido, não foi?
    Então presta atençao no que escreve!
    Não estou dizendo que o o Vigarista do Alonso nãó é um bom piloto – só não é isso tudo… Se fosse assim tinha ganho o campeonato no colo do ano passado, não passou o Petrov e perdeu pq desprezou o Vettel na final.. Falta muito pra chegar no Schumi…. aliás não vai mesmo…
    Esse ano o Vettel já engoliu o seu queridinho de novo… Pode torcer para 2012…

    “2005 a Renault não teve competidores? E a McLaren? O Kimi teve azar. Foi pneu estourado em última volta, motor q quebrava do além… Em 2006 qdo teve um motor estourado em Suzuka, Schumacher estava atras no campeonato. O Alonso teve uma roda traseira mal fixada pela equipe em um Pit stop na Hungria, abandonou qdo liderava a corrida com folga. Não fosse isto, já teria sido campeão no Japão. Antes de falar, saiba do que está falando. E em 2006 só houve reação do Schumacher por conta da proibição do amortecedor de massa da Renault. Dispositivo q no começo do campeonato era legal, segundo a FIA, e depois passou a não ser”

  • Perfeita a avaliação da corrida , do campeonato e da relação Alonso e Massa, o Massa é com certeza um bom piloto, o problema é que o espanhol é superior em todos os aspectos necessários em um piloto de ponta.

    Depois do Massa comecei a respeitar mais o Nelsinho,que algumas vezes parecia estar mais perto nos tempos do Alonso

    abraços

  • O primeiro campeonato a Renault ganhou sozinha, não havia competidores. A Fia fez um regulamento para acabar com a sequencia da Ferrari, em cima dos pneus Michelin – os Bridgestones não se encaixaram no regulamento – e por consequencia a Renault não teve competidores.
    No segundo a Renault vinha na frente (herança do campeonato anterior). O Schummi veio recuperando e estava na frente até a penultima prova, quando o motor explodiu (com ele na liderança) e o campeonato se foi, caindo no colo do Alonso.
    Não vejo tantos meritos nos dois campeonatos. O Alonso é um grande piloto e o maior vigarista da F-1, e não corre com competidores na equipe (vide Hamilton na Mclaren). O Massa é 2o piloto por culpa própria e a equipe quer reviver a época Schummi, mas até agora ainda não conseguiu. No mais, O Vettel é preciso (erra pouco) e a equipe muito competente, com um projetista fantastico – o Webber vem fazendo figuração. A Mercedes anda para trás – O Schummi está velho e não dá mais e o Rosberg não disse a que veio. E A Mclaren também não evoluiu como podia e o Hamilton errou tudo o que podia – O Button é inconstante e não rapido suficiente para vencer o Tião Alemão.
    O Kubica t´´a fazendo falta para a Renault – torço para ele voltar.
    Para o Alonso virar Schummi vai ter que vencer os proximos 5 campeonatos em seguida – ainda há tempo – mas está ficando cada vez mais dificil.
    Esse campeonato, acho , já era … Vamos a 2012…

    • 2005 a Renault não teve competidores? E a McLaren? O Kimi teve azar. Foi pneu estourado em última volta, motor q quebrava do além… Em 2006 qdo teve um motor estourado em Suzuka, Schumacher estava atras no campeonato. O Alonso teve uma roda traseira mal fixada pela equipe em um Pit stop na Hungria, abandonou qdo liderava a corrida com folga. Não fosse isto, já teria sido campeão no Japão. Antes de falar, saiba do que está falando. E em 2006 só houve reação do Schumacher por conta da proibição do amortecedor de massa da Renault. Dispositivo q no começo do campeonato era legal, segundo a FIA, e depois passou a não ser.

  • RETIFICANDO :
    Sem dúvidas que está sendo frustrante ver o Massa ser surrado sem dó nem piedade pelo Alonso, sem dúvidas também que o fato de ele ter ficado mais voltas com o pneu gasto o fez perder segundos preciosos e sem dúvidas que o problema do martelo pneumático acabou fazendo com que ele perdesse a posição para o Hamilton, porém, se tivesse segurado a posição na frente do Alonso na largada e mantido na corrida, certamente teria trocado pneus primeiro que seu companheiro, porém, o que vemos é Alonso se impondo ao Massa desde quando ele meteu seu carro na entrada dos boxes ano passado e tirou a prioridade de troca do Massa de forma até humilhante, quando a equipe já o aguardava. No meu entender, aquele dia Massa deveria ter fechado a porta e desse a m…que desse, quem forçou foi o Alonso e ficariam os dois lá fechando a entrada dos outros carros obrigando a um safety car para removê-los e Alonso com cara de penico. Massa aceitou passivamente e dali para frente Alonso fez e faz o que quer, até porque é mais rápido sempre. Tenho que aceitar esse fato. Coitado do Nelsinho Piquet, que apenas começando, deve a dura tarefa de tentar acompanhá-lo e ficar sob pressão enquanto praticamente debutava. E parabéns ao Barrichello, que andou próximo do Schumcher por um bom tempo, mesmo sabendo todos nós que claramente a prioridade era do alemão. Nesse momento não vejo necessidade alguma da Ferrari interferir, pois o Massa não o ameaça. Até rimou. Abraços a todos.

  • Sem dúvidas que está sendo frustrante ver o Massa passar ser surrado sem dó nem piedade pelo Alonso, sem dúvidas que o fato de ele ter ficado mais voltas com o pneu gasto o fez perder segundos preciosos e sem dúvidas que o problema do martelo pneumático acabou fazendo com que ele perdesse a posição para o Hamilton, porém, se tivesse segurado a posição na frente do Alonso na largada e mantido na corrida, teria trocado pneus primeiro que seu companheiro, porém, o que vemos é Alonso se impondo a Massa desde quando ele meteu seu carro na entrada dos boxes ano passado e tirou a prioridade de troca do Massa. No meu entender, aquele dia Massa deveria ter fechado a porta e desse a m…que desse, quem forçou foi o Alonso e ficariam os dois lá fechando a entrada dos outros carros obrigando a um safety car para removê-los. Massa engoliu e dali para frente Alonso fez e faz o que quer, até porque é mais rápido sempre. Tenho que aceitar esse fato. Coitado do Nelsinho Piquet, que apenas começando, deve a dura tarefa de tentar acompanhá-lo e ficar sob pressão enquanto praticamente debutava. E parabéns ao Barrichello, que andou próximo do Schumcher por um bom tempo, mesmo sabendo todos nós que claramente a prioridade era do alemão. Nesse momento não vejo necessidade alguma da Ferrari interferir, pois o passa não ameaça. Até rimou. Abraços a todos.

  • Um piloto bom mostra seu talento com qualquer tipo de carro. O que vejo é isso entre Alonso e Massa. O espanhol consegue tirar o máximo do carro, mesmo que ele não se adapte aos pneus…etc. Rosberg está demonstrando isso na Mercedes, está se impondo pelo talento em superar o Alemão. Simples assim, quem é mais completo, se sobressai.

  • Cara, vc foi perfeito! Direto e Objetivo! Parabéns pela imparcialidade e visão das corridas.

    Apenas para o comentário não ficar chato igual à corrida, rs (alias dei sorte de não estar no Brasil e poder assistir a corrida pelo Eurosports, yes!!) discordo quanto ao “espanhol mediano” para o Alguersuari. Como já comentei numa coluna do Felipe se não me engano de pilotos pra 2012, temos q considerar q esse garoto entrou muito cedo, com 18 já tava sentado num F1 e ainda continua sendo o mais jovem.

    Alem disso, ele vem de uma carreira ótima nas categorias de acesso e já possui um vinculo há anos com a RedBull. E de quebra, o pai dele parece que é muito influente na Europa por ser dono de um grupo de comunicação que possui diersas publicações de esportes a motor na Espanha, e do qual a Redbull é uma das principais patrocinadoras. Deve ter coisa forte por trás, eu não o descartaria ainda…

    Sobre o nosso Massa, sem duvidas q o Alonso é melhor mas tenho duvidas se a diferença é tão grande! Em media 0,6, pode ser metade ele e o resto a equipe.

  • Primeiro precisa se ter conhecimento em corridas de automovel ,porque vc não tem base para comparação , ser segundo piloto e andar sempre com as peças que não serve pneus piores ampotercedor que foi descartaddo pelo primeiro pilotp e etc..esse papo que o carro é igual é balela veja o Buton e o Hamilton , porque vc acha que o Hamilton e sempre mais rapido que o Buton ?? Cornetar de fora sem saber oque acontece é muito facil !!! é o mal do jornalista Brasileiro.
    Antes de criticar deveriam se informar mais , para que não fale borracha como agora.

    • VM responde: Ele tem informações privilegiadas, pessoal. Hamilton é sempre mais rápido que o ‘Buton’ porque a McLaren sacaneia o inglesinho (e, puxa!, o inglesinho tá na frente no campeonato…)

  • Existem hoje duas fórmulas 1 no planeta. Uma é vista no mundo inteiro e é essa que tão corretamente o Victor narrou. e existe uma outra, que veio do mundo dos sonhos e da fantasia, que é transmitida no Brasil, pela televisão, onde absurdos e viagens psicodélicas são lançadas antes, durante e após a corrida. E é uma pena, pois isso acaba influenciando na carreira dos nossos pilotos. não é a toa que Barrichello é reconhecido mundialmente por ser um grande piloto, mas em sua terra natal não passa de um pé de chinelo derrotado, pois não conseguiu manter o ritmo de vitórias de Airton após sua morte. Conto nos dedos o dia que o narrador narigudo vai se aposentar e torço muito para que não deixe para trás pupilos que venham a dar continuidade ao seu besteirol.

  • Primeiramente concordo com a maioria quando se diz que o Massa é bom, mas não excepcional como os maiores ídolos brasileiros, citando Emerson, Piquet e Senna, porém, convenhamos que a Ferrari anda pisando na bola com o Massa faz um tempão, mesmo no ano em que ele dominou o Raikonen na própria equipe e competiu com o Hamilton pelo título, se buscarem em suas memórias a equipe pisou na bola naquela corrida noturna em que ele liderava a corrida toda e no momento do pit stop, e cano do combustível ficou preso no carro prejudando a corrida toda, e outros pits absurdos aconteceram com ele naquele ano, quando o Alonso veio para a equipe caso não se lembrem o Massa chegou a liderar o campeonato, de minha parte acredito que a Ferrari tem dado um carro inferior, no mínimo não tem se importado com os resultados dos pits, que quase sempre o prejudicam, na no domingo retrasado foi a mesma coisa. O Alonso quer sempre ser o centro das atençoes vide quando ele estava na Maclaren chorou porque queria ser o primeiro piloto lá hoje não tem essas coisas, eles aprenderam com os duelos Senna x Prost, pra mim esses comentários negativos ao Massa não tem relevancia.

  • Não há uma vírgula a ser discordada deste artigo. Por mais que seja inconveniente para alguns, a verdade é esta, não há o que mudar. Brilhante post!

    E há 3 certezas na vida: A morte, os impostos e corrida chata em circuito espanhol!

  • kobayashi mito????mito de quem? de alguns comentaristas mentirosos da televisão? esse piloto é um roda quadrada, um excelente enganador. mais duas temporadas e vai empurrar a cadeira de rodas de satoro nakagima.

    • Como assim? Koba é a melhor coisa que já aconteceu na Fórmula 1 desde o fim da marcha ré, meu querido. Ele só não ganha todas as corridas porque é humilde.

  • Assisto F1 desde a década de 70. Na safra atual de pilotos de F1 não há nenhum fora de série e nenhum melhor do que outro. Aliás, fora de série só existiu um até agora: Ayrton Senna. Este sim fazia carro ruim andar e se classificava bem. Bom, naquela época não existiam tantos botões no volante do carro, e o desempenho dependia em maior parte da habilidade do piloto. Hoje os carros são excessivamente eletrônicos. Então o piloto tem que ser bom dedilhador de botões. O resto depende muito do carro, da performance da equipe e pouco do piloto. Uma vez ou outra acontece uma excessão e um se destaca, como foi o caso de Button na corrida anterior. Se um piloto está numa equipe que tem um carro bem nascido, este será o campeão. Vejam o Schumacher. Foi campeão várias vezes e agora está ridicularizado numa equipe que não fez um “parto legal” e não gerou o carro que ele gostaria de ter. Então vamos dizer que Schumacher é pior do que Vettel, Weber, Alonso, Massa, Hamilton, Button e outros?

    • Taí um sujeito que entende tudo do riscado. Bastante profunda sua análise. Aliás, já que ser um ótimo “Dedilhador de botões” é tudo que precisa hoje em dia pra ser piloto, porque não vamos a FIA pedir para que os pilotos disputem as corridas usando um Playstation? A coisa toda ficaria mais barata e bem mais segura (e ainda de quebra diminuímos a emissão de carbono).

  • Massa é muito melhor que Weber!!! Vettel só é melhor que Alonso porquê Alonso sofre de falta de caráter. Alonso é melhor que Massa. Massa é melhor que Hamilton (não é só talento puro que faz um campeão), só não tem a mesma sorte. Massa é muito melhor que Weber. Alonso tem preferência na equipe e é óbvil que isso atrapalha o Massa, além de ele ser um pouco menos rápido. Juntando as duas coisas o Massa sofre. A Ferrari do Domenicalli é a pior Ferrari que já vi. sempre ferra com o Massa sim. O Alonso dá sorte. Mas a garra do brasileiro não tem igual. Pobre de quem não entende nada de F1 e não dá valor ao país que nasceu e nem conhece a história do Felipe. O Massa, se tivesse guiado a Brawn do Rubinho pé de Chinelo, acho que batia o Button.
    A pista de Valência é horrível. A F1 um está um saco.

    • ‘Massa
      É
      Melhor
      Que
      Hamilton’

      Eu achaca que o show de humor estava restrito às narrações da Globo e seus programas esportivos

  • Vettel abriu 77 do Button e Webber (que são os mais próximos). Se tirar 2o em todas as provas, só perde se um desses dois ganhar todas, o que é (praticamente) impossivel. Don Fodon de las asturias esta quase a 100 pontos do Tião Alemão e o Hamilton correu apagadaço, alias as Mclatas parecem ter sofrido com a pista ou com o novo regulamento tendencioso para a Ferrari. Aliás o revezamento dos 2os e 3os lugares só favorece o Tião.
    O resto não tem chance nenhuma – o Massa porque está ridiculo e a Ferrari já trabalha somente para Don Fodon e as Mercedes tem que trocar tudo, os pilotos e a direção – estão andando para trás. As Renault também não andam o que deviam, muito por causa da falta que faz o Kubica.
    Em resumo o Vettel vai cozinhar o galo como o Button em 2009, pode tirar 2o e 3o nas que faltam e os outros podem aperfeiçoar o carro para 2012, pq este campeonato de 2011 já Elvis.
    Bi Tião 2010/2011.

  • Tinha esperança que o Massa ia fazer frente para o Alonso, quando este último foi contratado. O que me deixa mais irritado é o discurso perdedor do Massa, “quero fazer o melhor trabalho na equipe”. O discurso correto é quero vencer o tal de Alonso de qualquer jeito, tenho que procurar acertar. Minha geração viu Piquet e Senna, totalmente comprometidos com a vitória que lutavam palmo a palmo com seus oponentes. Os discursos derrotistas do Massa e do “Rubens” serão lembrados como pilotos de segunda categoria, que definitivamente jamais brigarão pela ponta.

  • Deveria ser proibido expressar patriotismo nas transmissões esportivas no Brasil: ou somos bons ou somos ruins. Chega de esconder o óbvio-o Massa é meia boca..

  • Essa análise de Victor Martins tem endereço certo, ou eu me enganei? É isso mesmo, os caras criam um ídolo com objetivos de segurar audiência, mas quem asiste F1, como eu, e já faz mais de 30 anos, não se engana. O Massa não é ruim, é que Alonso é melhor, mesmo. Ninguém vive prejudicando Massa, ele é quem prejudica a equipe, pois seus resultados não ajudam em nada. Nem pra segurar os adversários pra ajudar o companheiro ele sabe fazer.
    No episódio em que ele foi obrigado a deixar o Alonso passar, ele devia ter mais vergonha e dizer para o mundo que aquilo ja ia acontecer, já estava programado. Quer mais uma? Quando Alonso passou por ele na entrada do box, ele não escorregou nada, ele teve que deixar Alonso passar, aí os EXPERTS da GLOBO, acharam desleal. PApo furado.
    Hoje ele so foi bom na largada, fora isso nada mais. Ta na hora de largar o volante e pendurar as sapatilhas e cuidar da grana que ganhou, senão vai ter que pagar pra correr na numa Virgin da vida.
    Disso tudo eu posso afirmar: MAssa é decepção nacional. Acompanho todos os quatro treinos, a corrida, noticiários, mas só não deixo de assistir porque eu gosto de F1, de corrida e não do Massa.

    • É, de fato, me sinto muito decepcionado sabendo que um piloto brasileiro corre numa categoria que tem os 24 melhores pilotos do mundo. Feliz só ficaria se ele fosse O melhor. Afinal, qualquer pessoa que saiba o mínimo de matemática sabe que 1:6000000000 >> 24:6000000000. E a matemática não mente, jamais!

  • Torço para os brasileiros mas, temos de admitir : Alonso ( bicampeão ) é melhor que Massa,,,,Shummy ( heptacampeão do mundo ) é melhor que Rubinho,,,,, só Senna ( tricampeão do mundo ) era o melhor de todos e… ainda tínhamos Piquet ( tricampeão ), Emerson ( bicampeão da F-1 , campeão da Indy ) ,,,,,,,,

  • Todos estão equivocados, eu não consigo acreditar em uma equipe que colocou um cara que usou um espião para que roubasse o projeto da equipe Ferrari enquanto estava na McLaren vocês ainda lembra desse episodio? Ou do acidente forjado pela equipe Renout em Cingapura para beneficiar o piloto Asturiano? Que ajudou a tirar o titulo do Brasileiro. A diferença entre Massa e Alonso é que o mesmo é honesto por demais, enquanto que Alonso é mercenário, o carro de Felipe jamais vai ter a mesma atenção do que o de Alonso. O de Alonso carrega o nome do seu Patrocinador Santander que jamais vai deixar Felipe passar a frente de Alonso, é evidente que se formos pensar em Ayrton ou Piquet isso não aconteceria, Felipe precisa procurar outra equipe que fosse tão competitiva quanto a Ferrari e que se auto afirmasse como o tão bom piloto que é, a formula 1 teria que ser reformulada para evitar a entrada e presença de pilotos trapaceiros e sem escrúpulos como Fernando Alonso. Massa deveria abandonar a Ferrari e deixa-la de vez com Alonso eles se merecem. Hoje vejo a fórmula1 como jogo de cartas marcadas onde o melhor piloto é aquele que tem o melhor patrocinador. Estou deixando de perder o meu tempo, para ver corruptos basta ver os políticos brasileiros mesmo.

  • O problema do Massa não é o Massa para ele mesmo, é que é muito chato vê-lo fazer essas corridas burucráticas que faz. Quanto a ser bom piloto, um monte de bons pilotos há na F1, basta trocar o carro com ele e conseguirão resultados semelhantes. Chama-se isso, piloto mediano que vai ter o resultado na base das possibilidades do carro e só. O que faz diferença é o Alonso que com o mesmo carro faz mais. Ver o Massa correr é chatíssimo, porque é assistir a uma sucessão de escolhas ruins, de estratégias ruins, de falta de combatividade, etc.

  • Felipe Massa e Rubens Barrichello são bons pilotos mais nunca tiveram força política e por isso sempre vão levar cacetada de pau na cabeça.

  • muitos amigos cairam de pau em cima da minha opinião sobre esse gp, essa pista, e tudo o que a cerca…

    Bom, tá aí…Foi uma porcaria de corrida, é uma porcaria e vai ser sempre uma porcaria…De tão chata…Tão chata que alguns pilotos, alem do Weber e o Massa nem abriram as asas..
    Corridas assim também desmotivam pilotos, não só torcedores…
    Vou falar de novo, para os meus amigos,,, nessa temporada em fim de semana de F-1 corrida mesmo so da GP2 o resto é só show, de barcos quando é litoral, ou de carrões e aviões nas outras.. Há e de muita mulher bonita…
    Essas espanholinhas são muito bonitas mesmo….

  • Victor,

    Ótimo comentário. Fica muito melhor quando fazes como hoje, usando teu estilo e não tentas copiar o Flávio inventando apelidos ridículos. O Flávio tem isto como marca registrada e faz bem, mas não precisa imitar o patrão :))

    Concordo com tudo exceto um detalhe: quando dizes que o Weber perdeu o campeonato de 2010 em virtude do tombo de bicicleta. Nada a ver. Se fosse assim ele teria sido fraco no início do campeonato e forte no final. O que se viu foi o oposto.

    O Weber perdeu porque a Red Bull, mesmo negando, tem o Vettel como preferido. Ele é mais jovem e alemão, portanto tem sinergia cultural e etária com o público alvo.

    E em 2011 também está melhor. Mas quem sabe como seria se o Weber tivesse ganho? A cabeça dele seria outra hoje.

    abs

    • Taqui um EXEMPLO de um sujeito que tem os necessários predicados para entender não só de estilos de redação mas também de relações temporais e causais. Além, é claro, de ser um alto entendedor de medicina esportiva.

    • alonso e shummi são bons pilotos mas nunca, quando campeões, tiveram adversários dentro de suas equipes e sempre abusaram do vale tudo para vencerem.

  • Alonso só é mais rápido quando é dono de equipe.
    na Renault ele e briatore mandavam naquilo e não havia chance para ninguem, foi pra maclarem e hamiltom ficou pau a pau, de volta a renault e briatore participou (cês tão brincando em acreditar que um mal carater com cara de seboso não sabia do singapugate) da farça que em resumo tirou o campeonato de massa (tava liderando até a batida de piquet e com uma forçinha da propia ferrari) e agora com o santander botando dinheiro gordo no seio da ferrari acham que massa tem alguma chance de conseguir qualquer coisa.
    Massa rivalizou com haikonen, já fez corridas perfeitas, possuiu três conquistas seguidas na turquia ( circuito dificil). Já chutou canela tambem. Mas quem nunca deu umas erradinhas.
    Se o alonso é o Senna espanhol porque ele não ultrapassou petrov na corrida decisiva o koba tem mais testosterona.
    Lembrem de quando shummi partiu as pernas, com a ausencia do alemão o tartarugaman do irvine que brigava sempre de 5º ao 10º passou a ganhar e quase foi campeão e a vida dele voltou a normalidade quando shummi voltou e claro que o traira do alemão não o deixaria ser campeão. abaixo a ferrari e suas manobras e viva a maclarem que sempre gostou de ver o circo pegar fogo dentro de casa.

    • Marcelo Cerqueira, você é parente do Galvão ou do próprio Felipe?
      Fala sério! Você não leu o post e não assiste F1?
      Tá na cara que o Massa é bom, mas o Alonso é infinitamente melhor e essas desculpas de que ele só ganha roubando só cola pra quem não entende nada.
      Alonso é melhor que Massa e pronto! Independente de Santander…
      Querer comparar com a competição com o Haikkonnen? o cara tava totalmente descomprometido em 2008 e 2009…

    • Marcelo,

      felizmente alguém presta atenção a F-1 , como é o seu caso. a maioria só pensa na largada , vai tomar um café e depois ver a chegada e acha que a corrida se resumiu a largada/chegada. não leem nem analisam os treinos ou acompanham o esporte , para ter uma opnião embasada em fatos concretos. é preciso parar de achar que os caras são bons demais , como o vetel, que não tem concorrente e nem o companheiro tem o mesmo carro , é preciso comparar como o caso do Dick Shumi vigarista e o Rosberg , aí sim da para se fazer uma comparação honesta.

      Abraço

  • Sou fã do Massa mas o que você disse foi a mais pura verdade. Acompanhei o tempo on line de todos os pilotos. E o Massa tirando as primeiras voltas levou em media quSe um segundo por volta do Alonso. O Galvão Bueno ao invés de falar tanta bobagem deveria tentar fazer um loby pelo Massa para ele arrumar uma boquinha na Red Bul.Acho que aí ele beliscaria umas duas corridas por ano.E olhe lá..

  • Alguns ainda ficam perplexos com as idiotices que o Galvão fala ou sugere.
    O grande erro do Galvão é o de não ter conseguido, até hoje, perceber que o público que assiste a f1 nào é o público que assiste futebol….
    Acha que todos são idiotas e pachecos, e acredita nisso como ninguém.

    • É, deve ser mesmo porque o público da Formula 1, tão esclarecido e voluntarioso, tem constantemente deixado de lado as transmissões da globo que a emissora está buscando trocar de narrador pras próximas temporadas. Pelos boatos, estão em dúvida entre o Paulo Bonfá e o Marco Biachi para conduzir as transmissões.

  • E o mais estranho hj foi o Reginaldo dizer que a McLaren ficou pra trás por causa do melhor desempenho das Ferrari em Valência. aí eu me pergunto: apenas numa corrida, dá pra concluir isso?.

    Eu até concordo que a Ferrari melhorou, do início do ano pra cá, mas dizer que a McLaren regrediu….acho que a pista de Valência, se encaixou mais com essse pneus para a Ferrari que para a McLaren.

    Seria necessário, observar mais umas duas ou três corridas, pra tirar estas conclusões.

  • Victor, vc foi suscinto, objetivo, claro e honesto. Doa a quem doer, principalmente pq vc não inventou nada. Tá tudo aí, só não ver quem não quer.

    Agora, é lamentável, pra um profissional que diz ter a experiência de mais de 30 anos narrando corridas de F-1, tentar passar para os telespectadores uma coisa que não existe. Tem horas que ele força a barra.

    E as vezes, ele induz os outros a viajarem na maionese junto com ele.

    Parabéns pelo texto, Victor.

  • A despeito da corrida, que sim, foi um porre amargo, de ter se arrependido por colocar o despertador para cacarejar às 08:55, uma coisa me chama a atenção , nas análises da imprensa dita especializada. Apenas a pretexto de constatação extra-pista, pois na seara técnica, é indiscutível o conhecimento especializado.

    Não consigo ver, de onde surge essa sanha de se levar tão a sério, o que o Galvão fala. Linhas e linhas, e ( antigamente ) laudas eram sorvidas à custa de muita bile derramada, por uma raiva fundamentada sabe-se-lá-daonde a respeito daquilo que o Galvão vocifera, nos campos, nas quadras, e nas pistas.

    Ora, todos vivem citando-o como bobo-da-corte , como pachequista, como um papagaio tagarela ufanista, que não enxerga um palmo além de sua testa botocada. Mas, surpreende-me que, a grande parte da imprensa especializada ( devidamente acompanhada via twitter) perde muito de seus neurônios a mirar suas bazucas e baterias no rumo de Carlos Eduardo….

    O que há nisto? Porque levá-lo tão a sério assim, sendo que ele mesmo faz – e fala – palhaçadas constantemente? Seria galvão um membro do governo, que merece uma seriedade burocrática e formalidade britânica, ao fazer um papel de animador? Talvez esteja aí a confusão: Galvão é um animador, e talvez a sua graça não seja a dele, e isto faz com que sejamos diferentes uns dos outros, e que também tenhamos simpatia mais com uns, do que com outros.

    Vários exercitam o #mimimi no twitter, mas não abandonam o hábito de aumentar o volume quando ele vocifera ” vamos para a largada….aumenta o gjro dos motores…” mesmo em tempos de banda ultra-larga daqueles que assinam a NET combo, para exilar Galvão e seu ufanismo nos recônditos da inguinorânssia especializada. O hábito permanece de ouvi-lo, bem como portarem-se como integrantes de um politburo automobilistico-especializado , que não admitem palhaçadas, bem como algumas bobagens que ele fala.

    Galvão solta um pum: especialistas comentam no twitter. Galvão tira remela do olho: especialistas comentam no twitter. Galvão abre uma brahma gelada na transmissão: especialistas comentam no twitter. Galvão…….

    Será que, mesmo não indo para links camaradas da BBC, a galera não perde o vício. Diria um pequeno ex-aluno meu: “Eu tava aqui pensando”… Galvão tem tanta relevância para vocês da imprensa, que , é pauta TODA corrida.

    Ele erra? PARA c……… Fala bobagem? Decalitros…….

    Mas , como diria Piquet sobre ele : ” fala bobagem para caramba, mas é uma sumidade na locução”

    Apenas como reflexão victor, bem como fabio seixas, o rodrigo mattar ( revoltado-mór) e o próprio boss flavio gomes: Deixem galvão em paz! Querem ter o ouvido crítico, e esperarem algo relevante, e técnico: dirijam vossos ouvidos na proa de Luciano”ou seja” Burti, e principalmente, Reginaldo Leme, o mestre de todos.

    Na boa, só para parar um pouco também desse oba-oba de pedrada no Galvão…..

    Abraços.

    • Simplesmente pq não há concorrência. Se tivesse outro canal aberto transmitindo as corridas, te garanto que a grande maioria não o assistiria. Não ficaria perdendo tempo, ouvindo a defesas dele para o Massa ao invés de narrar a corrida.

      Semana retrasada, eu assistir ao VT da corrida do Candá, pela net no Sport TV, é outra coisa, outro nível de narração.

    • O problema do Galvão são dois. Tudo bem que ele fale abobrinhas. O Silvio Luis fala um monte de besteira e nem por isso chateia ninguém. só que o Galvão tem aquela mania de desmerecer a tudo e a todos. só a Rede Globo sabe transmitir uma corrida. “Queria deixar bem claro a todos os telespectadores que a Rede Globo não é a responsável pela geração das imagens…” Pra que isso? E pra que desclassificar alguns pilotos de equipes menores que estão lá ralando pra chegar em algum lugar com carros muito piores enquanto os nossos pilotos só andam atrás porque o universo está conspirando contra o Brasil? Graças a Deus um dos filhos dele nunca chegou e nem chegará na F1, senão aí sim ia virar um Deus nos acuda!

  • Faço meus os elogios dos amigos. Nada a retocar no baita texto.

    O que é de certa forma interessante é ver que o Barrichello, enquanto segundo piloto da Ferrari – não no modo pejorativo, mas naquilo que tange desempenho -, acompanhava Schumacher, eventualmente o superando. Já o Massa mal chega perto do Alonso. Nas 8 etapas do Mundial até agora, em TODAS Massa largou atrás de Alonso – sendo que somente em Montreal e Valência largou nas primeiras filas e logo atrás do espanhol.

    Lembro que uma vez o Nelson Piquet criticou o Barrichello por este ter um ritmo de corrida muito lento. Talvez fosse certo exagero do Piquet – ou inconformidade com certa passividade -, mas enxergo essa lentidão no ritmo de corrida do Massa, sobretudo após o acidente na Hungria.

    Em 2008, quando disputou o título com Hamilton, mesmo quando a Ferrari era superior, a McLaren estava em sua cola; já quando a McLaren era superior, ele não fazia a Ferrari chegar perto. Em Monza, por exemplo, ele largou em P6 e chegou em…P6. Já Hamilton largou em P15 e chegou em P7. Em Shangai, só chegou em P2 porque Raikkonen abriu caminho para ele; mesmo assim, 14 segundos atrás de Hamilton.

    Massa não tem cacife para ser campeão num grid tão qualificado e com carros tão bons. Se ele quiser ser protagonista de alguma coisa, terá que se reinventar em uma equipe menor, como Mercedes, Renault ou Force India

    • Camila,
      quando se analisa uma corrida com poucas informações e nenhuma observação chega-se facilmente a sua conclusão. por isso a F-1 ta um saco. cheio de comentários sem nenhum conteúdo , o que agrada a maioria. por isso o Galvão Bueno e não o Reginaldo Leme e o Burti não narram sozinhos a F-1 , pois o que importa é o show, mesmo que vazio .

  • Caro Vitor,

    Alonso é melhor que Massa , mas acho que sua análise se esquece de variáveis que realmente poderiam quantificar essa diferença . vejamos : com um patrocínio monstro do Santander vc não acredita mesmo que o Massa tenha o mesmo equipamento afiado e a mesma equipe para cuidar do carro , na categoria do Alonso . ou acredita ? vc bem sabe que o carro do Weber sempre apresenta defeitos, no Kers então o tempo todo , hoje na transmissão , então , como mesurar se ele é assim pior que o vetel ? imagina correr em uma equipe de ponta e saber que o tratamento é desigual… ora , isso afeta o humor e a direção de qualquer piloto . e sem essa de falar que então o piloto que caia fora… ninguém larga um osso cheio de presunto desses. a verdade é que a fórmula 1 está um jogo de cartinhas marcadas e isso é que está ficando chato. é a mais desbragada mentira que o Massa tem o mesmo tratamento do Alonso , senão a maioria dos erros da equipe aconteceria com os dois, como hoje, ontem , sempre… ele é melhor, pode ser , mas e se as condições fossem honestamente iguais, já pensou nisso ?

    • VM responde: Respondo sua opinião com o seguinte: a Sauber tem patrocínio do México como vital para si. Kobayashi tem 25 pontos; Pérez, 2. Isso explica sua tese. O resto eu nem vou comentar…

    • Você deveria fazer esse comentário no blogo do Rafael Lopes, que é um paga pau do Galvão e das babaquices da Globo. Resumindo, um cabaço.

    • Alonso é mais rápido e mais piloto que Massa, com Santander ou sem Santander, com BNB, com BNDES, com Panamericano, com o banco que for gente, parem com isso.

      Ficam arrumando desculpa para justificar apior perfomarnce do Massa pertto de Alonso. E quanto maior são as desculpas, maior são as frustrações tbm.

      O problema é queas pessoas ficam esperando do Massa mais do que ele pode dar. Assim como fizeram com Barrichello. E ainda ficam ouvindo o narrador oficial narrar uma corrida que não existe…é como disse o Victor, lobotomia total.

    • Odilon, está querendo justificar superioridade de Alonso começando a falar de patrocínio???
      Caramba, a temporada começa igual para todo mundo, quem manda é o cronômetro. Massa não é mau piloto, todo mundo sabe, apenas está sendo engolido pelo companheiro, destruído, humilhado, surrado, e não tem justificativa. O que está levando tem nome: SURRA. Erro não se justifica. Que patriotada chorona, caramba. Deve ter tido um medo do caramba de ficar viúvo quando ele levou a mola na cara.

    • Para o Santander o mercado brasileiro é muito mais vantajoso que o espanhol (que inclusive está saturado). Logo, em tese, se os interesses comerciais prevalecessem p/ determinar quem fosse o 1º piloto, Massa estaria estraçalhando o Choronso das Astúrias.

      Massa foi definitivamente derrotado pelo Alonso naquele fatídico GP da Alemanha do ano passado. Aquilo ali selou seu destino na Ferrari, talvez até a sua carreira como piloto vencedor.

    • Odilon, sugiro que pare de assistir F1 pela TV, ou então tire o volume (como eu faço às vezes). talvez você ainda tenha cura. Se sua tese fizesse o mínimo de sentido, só o que podemos deduzir é que os melhores pilotos da fórmula 1 são todos burros, pois tendo chance de serem campeões mundiais, preferem correr em equipes que os sabotam. Vez ou outra pode até acontecer de a Ferrari dar sim preferência ao Alonso em relação ao Massa, mas o motivo é simples: O Alonso é melhor e tem mais chances de vencer. E é por isso que ele sempre vai fazer o pit stop antes. Qual seria o interesse da Ferrari em simular um problema no pit stop do Massa para ele perder 5 segundos? Dar pontos para a McLaren? Alcançar o Alonso ele não ia nunca, né?

  • Irretocável o comentário do professor.
    Também sou jornalista e cai aqui sem querer, pois dormi de tão chata que tava a oorrida.
    Há pouco fui ler o resultados nos sites e encontrei a sua coluna.
    Vejo F1 desde 1972 e também já escrevi um pouco a respeito.
    Não vejo mais razão para fazê-lo. Basta lê-lo.
    Já está nos meus favoritos. Parabéns.
    Abraço

    • Se o alonso é o Senna espanhol porque ele não ultrapassou petrov na corrida decisiva o koba tem mais testosterona.
      Lembrem de quando shummi partiu as pernas, com a ausencia do alemão o tartarugaman do irvine que brigava sempre de 5º ao 10º passou a ganhar e quase foi campeão e a vida dele voltou a normalidade quando shummi voltou e claro que o traira do alemão não o deixaria ser campeão. abaixo a ferrari e suas manobras e viva a maclarem que sempre gostou de ver o circo pegar fogo dentro de casa.

  • Caro Victor

    Sou jornalista e professor de jornalismo. Sou tambem leitor ha bastante tempo do site e, devo confessar, essa foi a primeira vez que li sua coluna. Fiquei impressionado: com a clareza do texto – simples, objetivo e, principalmente, isento de bairrismos. Mais importante, voce faz analise direta e real. Isso e sempre bem-vindo nesses dias de babação e atropelos na nossa lingua. Parabens. Fiquei fã.

    Abraços.
    Edson Sibila

  • Eu acho que bom mesmo é o Rubens. De tanto que eu elogio esse gêneo, me bloqueou no twitter.
    Meu caro, na India, é a mesma coisa. Hoje, por exemplo, o Karthikeyan está sendo ovacionado em Mumbai por ter chegado na pior posição da história de uma corrida de F1. As TVs chamam ele de semi-Deus, muito, mas muito melhor que teu chará Liuzzi. Hj, ele chegou só 1min35 atrás…

  • Excelente texto como sempre Victor hoje logo após a corrida eu escrevi no meu Facebook “Quando eu assisto eventos esportivos com a presença de brasileiros nas TVs brasileiras, eu tenho a impressão de que nós somos a maior potência mundial em absolutamente todos os esportes e os motivos de nossas derrotas são os mais bizarros possíveis….. triste essa gentinha que tem microfones nas mãos, Hoje o Massa perdeu por causa da equipe da Ferrari que errou no seu pit, ontem o Tony Kanaan perdeu porque o seu companheiro de equipe o Takuma Sato estava segurando ele.. SEGURANDO ELE NUM OVAL, PQP!!??? O Vôlei do Brasil perdeu para os EUA, por causa da arbitragem duvidosa, enfim, triste…muito triste, dá tanta raiva que acabo torcendo contra… hahahahah

  • Concordo plenamente com você.Já chega destas teorias da conspiração, dizendo que o piloto brasileiro é prejudicado pela sua equipe. O Alonso é melhor, senão, por que a Ferrari iria contratá-lo a peso de ouro?

  • mais uma corrida horrorosa do felipe não passa,aliás esse moço deveria procurar novos ares quem a stock car ou ser comentarista?e o animador de auditório pensa que o espectador é idiota ou cego e fica colocando na conta da equipe mais uma corrida pífia.eu assisto pq gosto esse felipe não passa já ficou tempo demais na ferrari.o alonso está levando a equipe pela mão essa é a verdade para desespero dos torcedores globais,prefiro a bandnwes que tem uma narração profissional não aquele ufanismo pedante.

  • Não sei qual o motivo do preconceito em relação ao DRS. Tirando o início das corridas, momento em que o DRS está desativado, se um carro consegue se manter a menos de 1s do carro da frente é porque está mais rápido. Os carros de fórmula evoluíram, principalmente na F1. Temos de admitir que o vácuo não é mais tão eficiente como era antigamente e ainda temos o grave problema da turbulência para os carros que vêm atrás. O uso do DRS pode parecer uma solução artificial, mas o vácuo sempre foi. O carro de trás poderia não estar tão mais rápido que o carro da frente e iria conseguir passar por conta do vácuo, simples assim. E mais um detalhe, se o DRS é tão artificial assim, porque não vemos dois carros trocando de posições volta após volta? Porque quem passou estava realmente mais rápido e conseguiu se manter a frente mesmo com o carro que foi ultrapassado passado a ter a vantagem do DRS (assim como era antigamente com o vácuo e sem turbulência).

    Obviamente que a F1 deve encontrar formas de lidar com esses problemas e solucioná-los. A questão é que durante anos isso não aconteceu e agora está funcionando. E não se pode dizer que houve favorecimento de um carro mais lento até agora. Temos de lembrar que são carros de fórmula e não de turismo. O ponto principal sempre será a aerodinâmica. Se não há solução criada até agora, se adaptem. Continuar do jeito que estava iria matar a F1.

  • A F1 perdeu muita audiência aqui no Brasil por falta de um bom piloto, que brigue por vitórias. O Galvão não vai falar que o Massa é pior que o Alonso, ele precisa incentivar esse patriotismo babaca para que alguns que não gostam tanto assim de corrida continuem assistindo. É melhor pensar que o Massa pode se dar bem na próxima corrida do que ter certeza que ele nunca vai superar Alonso e Vettel. O povão gosta desse patriotismo, então o Galvão vai continuar com a babaquisse dele como sempre. É triste ver um brasileiro na Ferrari que não consegue nem chegar ao pódio. Barrichello pelo menos chegava logo atrás do alemão.

  • Evidente que Massa e Webber são bons pilotos, mas só, só isso. Vettel e Alonso são sensacionais, Alonso não pode fazer nada pois bem, o carro não ajuda. Vettel além de sensacional, tem um carro mais sensacional ainda. A temporada já acabou desde o GP da Turquia.

    O mais triste é ver Schumacher com um carro como o da Mercedes, se arrastando em pista e disputando posição com Toro Rosso e Force India.

  • Concordo com vc, a Mercedes é uma piada. Schumacher beteu e foi pro final do grid e Rosberg de onde largou ficou, pq é impossíve passar alguém. Difícil, muito difícil….