Dos campos para as pistas

SÃO PAULO | Ex-jogador dos bons e atualmente comentarista da Bandeirantes, Denilson vai estrear como piloto no mês que vem em Interlagos, na categoria lançada por Alex Barros, o Moto 1000 GP.

As datas exatas são 8 e 10 de julho. Sim, 8 E 10. Dia 9 tem corrida de bicicleta. A categoria em que Denilson vai correr é o BMW S1000RR Cup. Denilson fez um curso de pilotagem com o próprio Barros, na Riding School. A carteirinha, como acontece no automobilismo, é só praxe.

Comentários

  • Amigos, vou tentar responder a todos…. Primeiramente amigo Carguero, não é só a motovelocidade que está “ao alcançe” dos playboys, e acredito que tenha muito mais endinheirado pagando para brincar de PORSCHE, STOCK, KART e todas as categorias de quatro rodas. Isso infelizmente é uma realidade nacional, não existem muitos patrocinadores dispostos a “adotar” pilotos talentosos, assim como nosso querido governo não disponibiliza nenhum incentivo ao esporte que seja interessante. Quanto ao uso de substâncias proibidadas (sejam elas drogas, álcool ou anabolizantes), concordo novamente contigo, mas isso só conseguimos eliminar do esporte com um trabalho sério de FISCALIZAÇÃO e PUNIÇÃO exemplar a pilotos que façam uso destas malditas substâncias. Sou 110% de exame ANTI-DOPING (que deveria ser regra para qualquer esporte)!!!!!!!!! Amigo Marcão, quando qualquer pessoa se propõe a ingressar no esporte a motor, seja ele motos ou carros, esta pessoa supostamente já sabe que está assumindo um risco, e isto é parte da prática deste esporte. Eu confesso que me sinto muito mais seguro disputando corridas em um autódromo, onde não assumo nenhum risco de machucar ou danificar terceiros de boa fé, ou seja, não corro o risco de atropelar um pedestre, não corro o risco de passar por uma possa de diesel deixado por um ônibus que transita em péssimas condições, não tem um semáforo onde um desavisado pode cruzar o sinal vermelho e me acertar em cheio, ou seja, na pista sou EU E DEUS!!!! Ainda mais, na pista sou obrigado a estar completamente equipado, e eu sendo responsável com mim mesmo tenho o que há de melhor e mais moderno para minha segurança e manutenção da integridade física em caso de acidente. Mesmo assim, num autódromo em corridas, tenho a minha disposição médicos e ambulância para uma eventual necessidade. Portanto amigos, analisando friamente, eu me sinto muito mais seguro correndo em Interlagos a andar de moto em São Paulo. Quanto as áreas asfaltadas (áreas de escape), eu sinceramente acho correto o uso das mesmas, afinal, o asfalto é muito mais abrasivo que grama o caixa de brita, e num caso de emergência, tenho total capacidade de sair da pista freando a moto, me reposicinar na corrida, sem correr nenhum tipo de risco. Caixa de brita é ruim para moto, afinal as “pedras” nos machucam em caso de tombo. Com um bom macacão, é melhor cair no asfalto que em caixa de brita. Grama é a desgraça do piloto de moto….. No seco, entrou na grama cai, no molhado, além de cair, não para nunca…… Portanto, o melhor dos mundos seria se todas as áreas de escape fossem asfaltadas. No caso específico do Denilson, ele está ao meu ver fazendo a coisa CERTA. Está tendo aulas de pilotagem com Alexandre Barros, está sendo treinado corretamente para poder fazer a sua estreia nas duas rodas, e se ele estiver apto para correr ( 107 a 115% do tempo do pole, dependende da regra do campeonato), ele larga!!! Assim como eu, ou qualquer pessoa que queira. Ele vem se preparando com acessoria de profissionais para estar apto a participar de uma corrida. Amigo Marcão, reitero minha afirmação que enquanto corri de motos, nunca presenciei uma fatalidade em pistas brasileiras. O grande problema destes graves acidentes acontece em “treinos privados”, ou seja, escolas de pilotagem permitem que pessoas sem nenhum treino ou aptidão para andar em Interlagos possam treinar lá. Infelizmente por isto, a motovelocidade fica estigmada como PERIGOSA, mas na verdade é o uso incorreto do autódromo que propicia este tipo de acidentes. Antes de qualquer um adentrar um autódromo, deve receber uma carga importante de informações, afinal, pista é pista, rua é rua. As coisas na pista acontecem numa velocidade muito acelerada, portanto, pilotos inexperiêntes DEVEM ser monitorados por INSTRUTORES capacitados. Eu quando vou a um autódromo novo, antes de subir na moto dou uma volta a pé para conhecer melhor o traçado. Nas pistas, as curvas chegam muito rápido, as retas são curtas e por mais larga que seja a pista (no Brasil é de 9 a 15 metros), a área de traçado para uma moto é de no máximo 50 centímetros, portanto, soltar um “RACHADOR DE RUA” numa pista é ter 99% de chances de encontrar um acidente GIGA!!!!!! E infelizmente é o que acontece!!!!!!

  • Fantástico isso hein. DENILSON, nada a ver com p* nenhuma, decide correr de Moto e consegue. Enquanto vários, centenas outros de pilotos sérios e profissionais, que batalham por apoio para chegar até aí, ficam a ver navios.

  • Pois é, vc é PILOTO por mais desconhecido que seja, Denilson não! Piloto profissional sabe dos riscos, mas sabe o que faz! Colocar uma BMW 1000 logo de cara em um novato que apenas fez um curso de pilotagem é no mínimo LOUCURA (muitos vão questionar que tem muita gente assim nas ruas com moto de alta cilindrada, mas isso não tem controle, o cara tem grana, compra e seja o que Deus quiser). No esporte tem que haver bom senso(tá bom, eu sei que isso no Brasil não existe), mas deveria. Denilson pode ser vítima de imperícia e provocar até um grave acidente, Não tenho nada contra o Denilson, se ele quer correr de carro ou moto, que começe pelo menos por baixo, com motos de baixa cilindrada. Pode ser apenas uma tacada de marketing que Denilson queira fazer, ou talvez ele queira apenas se divertir, mas então que mate o gostinho com uma superesportiva correndo sozinho alugando uma pista.

    Colocar ele pra correr no meio da rapaziada mesmo que seja em categoria dos “novatos”, acho loucura…

  • Amigos, sou piloto de moto à 10 anos aqui no Brasil, e acredito que vocês tem uma visão deturpada sobre a Motovelô. Hoje os equipamentos de segurança que um piloto usa é imprescindível para sua segurança pessoal. Capacetes de primeira linha (importantíssimo), macacão de apenas uma peça, protetor de coluna, botas de primeira linha, luvas de corrida são equipamentos importantes para a boa prática da motovelocidade. O que vejo é que os pilotos muitas vezes se preocupam em gastar fortunas com preparação e economizam nos equipamentos de segurança. Quanto a Interlagos, existem realmente duas curvas encardiadas para prática do motociclismo (assim como automobilismo), que são a curva do café e a segunda perna do S do Senna. Se qualquer um se acindentar aí, as chances de sequelas mais graves são altas. Ainda sim 99% dos tombos de motos em corridas acontecem devido a perda de grip, e isso acontece principalmente no contorno das curvas, portanto o piloto está já praticamente DEITADO….. É deixar a moto escorregar e relaxar…. Diferente do que é o dito popular, o maior índice de fraturas no motovelocidade é a clavícula, pois é o osso mais exposto quando num tombo. Acidentes GRAVES com motos tem um paralelo muito grande com IMPERÍCIA!!!!! Corridas com pilotos mais experiêntes, acostumados com as reações das motos, tendem a ter baixos índices de acidentes, assim como baixo índice de gravidade, ou seja, poucas lesões graves. Nos 10 anos que corro de moto (campeonato brasileiro, paulista e algumas etapas de regionais pelo Brasil, e Mobil pirelli superbikes) nunca presenciei nenhum acidente fatal. Contudo nem a moto nem corridas de carro estão isentas de acidentes graves. O risco é inerente ao esporte a motor, seja ele qual for. Cabe a prefeitura de São Paulo corrigir os erros de projeto do autódromo de interlagos, derrubando duas arquibancadas na curva do café criando área de escape, e alterar a saída dos boxes retirando o “MURO” da segunda perna do S do Senna, e das confederações em cobrar segurança dos envolvidos em corridas, sejam os promotores, sejam pilotos e equipes. Infelizmente, no acidente da copa montana de carros, que causou a morte de um piloto, uma sequencia de erros aconteceu, ao meu ver. O diretor de pista deveria ter dado bandeira vermelha, pois chovia muito e com a passagem de vários carros num mesmo ponto, fazia com que o spray de água dificultasse a visão dos pilotos do bloco intermediário, juntamente com a proximidade de um pelotão de carros devido a relargada após uma bandeira amarela, juntamente com o erro bobo da equipe em usar o pneu de chuva invertido, causou um acidente de grandes proporções. Há que se ter mais esmero com pilotos!!!! Mas asseguro que a prática da motovelocidade de forma saudável é extremamente segura, não menos segura que corridas de carros, e o que falta são investimentos em autódromos no Brasil (ruim para carros e motos), e uma maior conscientização de todos sobre segurança em corridas, sejam eles as praças de corridas (oferecendo pistas seguras), sejam eles as confederações (exigindo dos promotores de eventos segurança), sejam os pilotos (usando corretamente os equipamentos) o mecânicos e equipes (exigindo dos órgãos competentes condições corretas para boa prática do esporte).

    • Uma verdade que vai te machucar amigão: Motovelocidade até ontem não era esporte, é hobby de pleibói rico. Quem tem mais dinheiro, usa menos droga e cai menos da moto ganha. Desculpe te decepcionar.

    • Sérgio, bom dia !!!

      Concordo com vc em partes, quanto a segurança passiva dos pilotos vc tem plena razão, equipamento de segurança é muito importante mesmo….E as condições de estabilidade das motos também…

      Quanto ao autodromo, espero que vc concorde comigo que lá não tem lugar seguro,,, Como vc mesmo falou começando pelo “S”, no final da reta, os pilotos já aprenderam escapar pela agulha ali na primeira perna , na segunda não tem jeito, se errar é panca no pneu, no sol, já teve de tudo lá, no final da oposta também. No lago nas duas pernas nem se fala, no laranjinha é de duzia, no “s’ no pinheirinho e no pato também, no mergulho e na junção direto é pedaço de moto pra todo lado, já ficou por lá até roda trazeira com suspenção e tudo, moto partiu no meio, pegou fogo e tudo mais, o piloto parece que está se recuperando…Ai vem o café nem precisa falar mais nele, e o pior é aquela reta dos boxes, vc sabe que já aconteceu acidente de grandes proporções lá.. Numa corrida em 6 voltas foram dadas duas bandeiras vermelhas….Tanta moto tinha no grid que até hoje ninguem sabe direito como começaram os acidentes lá, pertinho da entrada dos boxes, nas relargadas….Portanto senhor, não critico o piloto, ou a moto, me sinto na obrigação de deixar claro as condições do nosso templo para a pratica de motovelocidade. É muito perigoso, mas muito mesmo..
      E o pior é que as autoridades que se dizem responsaveis pelo autodromo, nelas incluo a SP turis, prefeitura de SP, Gestores, CBA, e companhia por “NÃO”” tomarem nenhuma providencia visível e definitiva com relação as aberrações que são feitas lá!! Veja, aquele carpete, já solto..Quanto já custou aquilo pra pessoas que se acidentaram neles, aquelas pinturas de zebras feitas pelo pessoal da Stock também quanto custou para os acidentados nelas, aquele muro lá que tá “”MATANDO””.. Qual foi a providencia???? NENHUMA>>>NNENHUMA, mesmo até agora só conversa fiada e passeio pra lá e pra cá das “”otoridades”” Tem projetos a serem feitos? tem!! Vão fazer??? É o que dizem!!! Mas até lá, poderiam ser feitos os paliativos, que começãram com a bandeira amarela lá no café.. Seria o Mínimo, Mas para a Federação de motos de SP. não é preciso colocar nada lá.. Será por que? por politica? por birra? Não sei, nem me interessa! Mas o fato é que sem nada lá aquilo ainda vai contar mais episódios tristes…. Quanto ao carpete de “”primeira linha”” podiam tirar, duas horas de trabalho e pronto, pelço menos o grip das motos voltava a ser preservado, em baixo deles tem concreto… Aquela tinta pode ser arranca e outra adequada pode ser colocada, acho que em dois dias tava tudo resolvido e a um custo bem baixo.. Más, sempre o más,,, cade a vontade de resolver os problemas??? pelo jeitão nos parece que é melhor uma grande reforma, é mais facil de superfaturar e o volume é maior, repintar zebras e tirar carpete não deve custar nada e superfaturar troco é um risco bobo.. Se não pode ganhar, então deixa assim….
      E por ultimo o pior de todos os problemas, é o asfalto ali no “S” do Senna, tem duas fissuras lá. Sabe quando começaram??? Não, não, não foi neste ano não,,, Foi no ano passado, em janeiro do ano passado, naquelas fortissímas chuvas de janeiro…Foi ficando ficando, ai veio um pessoal da prefeitura na época da F-1, e colocou aquele caldo de pixe lá.. E pronto tudo resolvido num passe de mágica.. Só que ele tá lá, agora são dois, na tangencia da saida de curva o primeiro e o segundo quando o pilot se apoia pra fazer a tomada da retinha de descida… EU eu , não estou mentindo, não estou inventando. Está lá pra qualquer um ver, tem piloto que já perdeuum bom dinheiro com reforma de moto lá, nas largadas aquilo é um problema sério, pois as motos vem justo alí, parece um caminho natural….E os “”OTORIDADES” nem aí com uma fissurinha.. Lógico!!! não entendem nada de competição de carros e motos!!! Sabe quem vai arrumar aquilo??? Na minha opinião o pessoal da F-Truck vai ficar com a culpa.. Vão dizer pros organizadores..É caminhão é pesado, vcs sabiam que isso poderia acontecer, agora vcs tem que arrumar,,,, Por falar nisso, no miolo inteiro tem muita zebra que já venceu e está se soltando, joga pedra pra lista direto, e sabe quem vai ter que arrumar depois né??? Nem precisa falar…. É assim q

    • Sérgio, bom dia !!!

      Cada um tem a sua opinião sobre tudo. Eu sinceramente respeito a sua, afinal vc é um profissional desse esporte.
      Se eu entendi sua narrativa, vc diz que não há acidentes graves ou fatais á um bom tempo na sua modalidade dentro do autodromo de interlagos.. Infelismente não é o que me parece ser, Afinal lá este ano tivemos alem do da copa montana, pelo menos “”um””caso fatal nas motos lá no café…Quando vc fala em relaxar, é até natural vc não lutar contra a queda quando ela for inevitável, “””desde que vc tenha área de escape para isso””, e feito para o “””motociclismo”””.. Não é o caso das áreas de escape lá no autodromo..São “”todas”” asfaltadas e pintadas…E as zebras são altas, quando o piloto cai lá a zebra acaba jogando o pilot pro alto, e ai sim ele cai de novo, acontece a mesma coisa com a moto, os dois sempre param nos pneus, a sorte vai definir a gravidade, se a moto bater primeiro tudo bem, mas se for o piloto, é perigoso pois os dois seguem a mesma tragetória até bater…
      Quanto ao café, vc tem alguma sugestão para os organizadores, pra tentar minimizar os acidentes alí???Logicamente até refizerem a curva do café… Se tem qual seria,, Algum paliativo???
      Ou outra sugestões????
      A experiencia nos mostra que as soluções sempre devem vir daqueles que são afetados diretamente pelso problemas, nesse caso são os pilotos….
      E sinceramente Sr., não teria nenhum evento de carro ou moto se o pilotos e equipes deixarem de comparecer ou pagar “””todas””” aquelas taxas, dentro do autodromo, ou dentro das federações… Então vcs pagam e bem pra andar por lá…Ou não?????
      E sabem qual é o fim desse dinheiro todo??? Se interessam em saber??? Ou não???
      Eu particularmente não pretendo mais estar presente nessas competições até que aja o respeito que o ser humano merece ter…

  • BMW S1000RR ??????????????????

    Cheirou cola, vai se matar!!! Pode colocar Denilson na categoria MOTO BOY que esta de bom tamanho, PRIMEIRO TOMBO DESISTE, pelo menos não se mata na primeira…

    Geralmente jogador de futebol é muito ruim de volante, imagina se pegar no guidão…imagina em uma BMW S1000RR ?

    Superesportiva não é brinquedo, e na pista só tem “CAVALO DOIDO”, Denilson vai ser ATROPELADO pelas feras (do fundo do pelotão). Cada vez que vejo os caras da Super Bike passar do lado do MURO na curva do Café, chega dar arrepios…saiu reto alí, é caixão…

    Vai jogar “FUTIBOR” DE AREIA Denilson…

  • Bom jogador, não sei como motociclista, mas como comentarista é péssimo. Aliás, a união dele com o Milton Neves e o Neto, fazem do programa da Band um dos piores e mais insuportáveis da TV.

  • Será que ele vai ser enceradeira que nem era no futebol?

    E ainda bem que o Galvão não narra motovelocidade senão ia ser um tal de “Denílson neles!” direto.

  • olha meu velho…..as unicas coisas que posso dizer….é,falou tudo o ( marcao), ja andei em interlagos…mas de carro de corrida, adoro motos acho tudo muito bonito e tal, mas nunca tive coragem de sentar em uma moto e sair acelerando tudo la no templo nao…..pois sei os riscos e tudo o que envolve… faz pouco tempo um amigo meu se entusiasmou num desses dias de treinos em interlagos e resolveu comprar uma moto para correr…..fui o primeiro a dizer a ele que nao fizesse isto….colocar o seu pescoço na guilhotina…,mas sabem como é …entra em um ouvido e sai pelo o outro…..deus o ajude que nunca acontece nada de grave com ele…..mas que é super….mega …..blaster….perigoso ….isto é….

  • Boim, futebol não é esporte de verdade, basta sair correndo atras da bola que nem doido.
    Quero ver como ele vai se sair mas é bom que ele finalmente va praticar um esporte real

  • Nada contra o motociclismo em si !!!

    O problema é que em interlagos não há área de escape feita para motos….

    E moto de velocidade quando o piloto erra a tomada ou entra mais forte na curva ou freia depois, não é rodada ou saida de pista, é tombo… Cair de moto de velocidade é normal…

    Mas lá… é complicado…nesses campeonatos mensais vai sempre uns dois ou treis pro hospital… Femur de um lado clavicola de outro. etc… A história é sempre a mesma, caiu e bateu nos pneus, ou bateu na zebra..Ou a moto pula e cai em cima do piloto, ou o piloto vai primeiro pros pneus e a moto vem logo depois e acaba pegando o piloto…E quebrando algum osso ou vários ossos…
    Isso tudo porque as áreas de escape são asfaltadas, não tem nada entre elas e as barreiras pra segurar ou amortecer as quedas e escorregadas…
    Quando o piloto tem sorte…. Mas casos fatais também tem e muitos, eles escondem a todo custo….Tem aqueles que estão em UTIs, e tem também aqueles que de tanto tempo em UTI de hospital estão até em casa já com unidades de tratamento intensivo domiciliar.. Fora os comas, também normais….
    Junta a velocidade pura dessas motos que realmente convidam o cara a acelerar, mais a adrenalina o excesso de confiança, mais a falta de experiencia o despreparo.. Ai a coisa fica feia….
    A gente até brinca lá que os campeonatos são sempre de seis meses, seis meses pra quebrar o piloto e seis meses pra colar tudo de novo…O cara sempre volta….no ano sequinte.. Se não acreditar nisso tudo é só ficar lá nos boxes pra ver os caras chegarem de muletas, bengalas, andando tudo tordo e sem articulação nenhuma, fora os que aparecem com braços e pernas amarrados com aquelas armações de metal….
    Alem de que os finais de semana são tremendamente esaustivos para os equipamentos, os horarios são daqueles que só acredita quem quer ou precisa ter muita fé pra não atrasar…teve etapa que os caras queriam começar as 7,30 da manhã e acabar as 18,00 da tarde….De manhã não deu certo por causa da neblina, e de tarde escureceu mais cedo, por volta das 17,30 hs…É sempre assim, uma maratona, e o povo pagando, tem que ser assim, se não apertar os horarios todo mundo que pagou não anda não treina não passeia….
    ISSO é muito sério… l
    Lá no lago e no mergulho tem um tal de carpete ecológico, que é um sabão mesmo com tempo seco, aquilo é de um produto plastico de terceira categoria chamado de grama sintética.. Se a roda da frente chegar lá com o piloto fazendo o tal do pendulo é tombaço na certa, e vai direto pros pneus, normalmente o piloto vai primeiro, depois vem a danada pra carimbar as costas do cara….É só ficar em um desses lugares que o cara vai ver pelo menos uns dois por dia…

    Nada contra as motos, repito, mas o autodromo não permite motos rápidas, é perigoso…
    O grande problema é que: os ADM do templo, só alugam e não comentam dos problemas, eles não tão nem ai.. Os promotores e a federação paulista de motos não fala nada por que precisam do dindim das inscrições e filações pra sobreviver.. E os promotores querem é fazer campeonatos bonitos, com grids cheios, sabedores dos perigos, quando o cara paga tudo metem uma carta isentando todo mundo das responsabilidades com danos materiais e pessoais, e cada um que se vire.. Quer acelerar acelera, quer cair que caia, eles oferecem lá ambulancia e médico de primeiros socorros, se for grave leva pro grajau, ou algum outro ali por perto. Depositam o cara lá e tchau… Se morrer lá, já tem os esquemas prontos, levam pro hospital e falam que morreu na uti, ou na mesa de cirurgia… Lá no autodromo nunca morre ninguem…..
    Não tenho nada contra as motos e nem contra ninguem, mas que é perigoso é!!
    Corre quem quer, cai quem quer, estraga a moto quem quer… E estraga a própria vida quem quer….
    Eu tenho que ser honesto em falar isso aqui, já chega de tanta conivencia com essas motos..
    Só pra terminar…
    Algum promotor pelo menos colocou FENO, é o FENO, capim amarrado lá naquela curva junto do muro de ferro da CBA? Não nunca colocaram . Sabem por que? Por que não tão nem ai com os pilotos, querem só o dindim e adiantado, se for em chegue tem que ser compensado antes do inicio do evento…..
    E tem também aquela mania de liberar a pista pros caras treinarem na quinta feira, sem ambulancia, sem resgate, sem sinalização.. Se der tudo certo ótimo,os santos ajudaram, se não,,, acontece com aquele jornalista que faleceu na pista sem socorro especializado, precisou ambulancia do Samu, e helicóptero de resgate pra tirar o cara de lá já sem vida. E a moto? Queimou inteirinha, não tinha bombeiro pra apagar o fogo, e foi mais de uma que pegou fogo naguela etapa….
    Repito,, NÃO TENHO NADA CONTRA NINGUEM, nem sou contra motos, mas as pessoas precisam sabem onde estão se metendo….Nem quero dizer com isso que tudo o que relatei aqui foi com esse promotor, ou com esse campeonato do Alex Barros… Espero que ele saiba gerir os problemas melhor do que o pessoal do outro campeonato… Veja os pontos negativos e tente evita-los…. Onde tem o tal carpete, vai lá e simplesmente arranca tudo…deixa no cimento, é melhor….Já tá tudo solto mesmo….E lá no café, onde tem aquele muro de altissima tecnologia, coloquem os pacotes de grama, são antigos, são feios, mas se um piloto escapar lá, ele não vai fazer da própria cabeça um parachoque, contra um outro parachoques de metal gigante.. Vai ter alguma coisa pra amortecer, se sair do lugar é facil colocar outro pacote no lugar.. é simples e barato….e pode salvar vidas…. Não é pra cair na conversa de que aquele muro não devolve pra pista, devolve sim, mas devolve já tudo escangalhado, quebrado machucado e na maioria das vezes sem solução pra mais nada….Aquilo é criminoso, a CBA e A FIA mais a prefeitura é que colocaram aquilo lá… Eles erraram e nunca vão assumir os erros, mesmo que mais gente morra lá.Infelismente…..

    Eu já resolvi, se for lá no templo em dia de moto vai ser por outros motivos, menos motos….Cancei de ver os caras cairem se machucarem ou pra ser bem maneiro, quase morrerem lá….E tem piloto que acha que a segunda feira nunca vai chegar, que o mundo vai acabar naquela volta.. Então o cara acelera, leva sorte nessa volta, acelera mais, leva sorte de novo, e ai vai alem da moto, dele mesmo e do autodromo,e o que acontece? É pista fechada, mais resgate, mais carro médico, mais ambulancia, mais hospital, e sobra pra familia…
    sempre sobra……