É fogo

SÃO PAULO | Vamos às imagens do incidente ocorrido com Tuka Rocha ontem em Jacarepaguá para algumas palavrinhas, as de sempre, sobre as vistas grossas que são feitas.

Sabe-se, de início, que houve um furo no pneu e rapidamente o carro fez-se uma bola de fogo. Numa conversa rápida com Lito Cavalcanti ontem à noite, o comentarista do SporTV explicou que o pneu dechapou, cortou flexível do freio e o óleo caiu no cano de escapamento e iniciou o incêndio. Mas seu colega Rodrigo Mattar lembrou que, como os escapamentos são laterais, tal tese cai por terra. E aí se conjuga o verbo mais usado nos últimos tempos: investigar.

Só que é aquela coisa: de novo, a Stock Car espera acontecer — e não vale, desta vez, mandar nota de esclarecimento dizendo que é promotora e que tem “atribuições totalmente distintas” da JL. Que vá cobrar da JL carros melhores e seguros. Não fosse ontem a agilidade de Tuka em se livrar dos cintos que o prendem ao carro e se jogar com ele em movimento, haveria, sim, nova tragédia na categoria — ainda houve quem falasse em imprudência de Rocha; prudente, mesmo, é a iminência da carbonização. Além disso, a equipe de resgate demorou um bocado para chegar ao local. Havia gente ali que, embora solícita, não deveria realizar tal atendimento. É um despreparo colossal.

É a quarta vez que isso acontece nesta indústria vital em dois anos. Fogo já havia sido visto nos carros de Max Wilson, de Valdeno Brito e de Cacá Bueno — a foto é de Carsten Horst. Trecho da reportagem do Grande Prêmio: “O carro da RBR foi inspecionado, mas ainda não se sabe o motivo do fogo. Os times da Stock estão buscando soluções urgentes porque a ameaça de incêndio é, de fato, alta”. Hum. Certo. À época, em 2009, também não havia pronto atendimento para o piloto. Ontem, Cacá falou na transmissão que “falei 80 vezes nas reuniões” que os carros tinham tendência a inflamar daquela maneira e pediu que fossem utilizados materiais antichamas, como uma parede corta-fogo.

Dois anos passaram, então, e pouca coisa — nada? — foi feito. Automobilismo é esporte de risco. A Stock Car o eleva a níveis extremos. Cabem algumas perguntas: três meses depois da criação da Comissão dos Pilotos, a mesma fez reuniões depois do caso da morte de Sondermann? A comissão está ativa? A comissão está satisfeita com o trabalho que vem sendo feito para melhoria da segurança e tem cobrado das otoridades? Ao que parece, o produto que é oferecido a pilotos e equipes oriundo de um monopólio é bem caro e não tem se mostrado bom.

A CBA só assiste — nos dois sentidos do verbo — (a)os problemas. A CBA não sabe fazer a hora e teima em não abrir o sarcófago para agir. Impressiona como tudo dá em nada. E como sempre, o automobilismo e a Stock Car viram notícia não por suas corridas, mas por suas ocorrências, perigos, imprudências e passividades. Diria uma amiga que tem que ver issaí. Ô se tem que ver. Tem que rever. Tudo.

Comentários

  • Senhores, por favor, vamos voltar a pensar corrida como corrida! Agora qualquer coisa que acontece ou é culpa do fabricante do carro ou é culpa do diretor de provas ou é culpa do autódromo( E ainda correm em Jacarepagua porque a Globo manda. E Ribeirão Preto então? Ai vem o Cacá e fala que é um risco correr em Interlagos!! Brincadeira!). É evidente que a curva do café precisa de reparos, agora dizer que o carro pegou fogo porque não presta ou não usa materiais adequados, É BRINCADEIRA! Cade a associação dos pilotos que tanto reclama e garganteia?? Porque não testou os carros e os autódromos antes de começar o campeonato e pararam tudo?? Se querem ser sérios, tenham a coragem e a hombridade de parar tudo e so voltar a correr quando as coisas estiverem em ordem? E porque escolheram a profissÃo? Pô meu, todo mundo sabe que corrida é corrida e fatos e tragédias sempre acontecerão, isto faz parte do risco tambem e voces pilotos sabem o quanto ganham não é mesmo? Acho que vale o risco, não é?!
    Quero ver se no fim deste campeonato a ASSOCIAÇão dos pilotos se reune e prepara um documento do que deve ou não mudar,testem os carros, visitem os autódromos e apontem os riscos e cobrem seus devidos responsáveis, assim vocês poderão cobrar com moral os dirigentes, porque vocês fizeram a sua parte esão os veradeiros interessados e não ficar fazendo pressão de farofa contra diretores de prova se em vez de lutar vão pra MIAMI NO FIM DO ANO PORQUE ESTão cansadinhos! REFLITAM SENHORES…

  • A MELHOR SOLUÇÃO É VOLTAR A USAR CARROS NORMAIS COMO OS OPALÕES E OMEGAS…

    QUE TAL IMITAR A V8 AUSTRALIANA AO INVÉS DA NASCAR….

  • Vamos ser mais diretos…

    A CBA não fará nada, tem menos poder que a Vicar. Já a Vicar não toma atitude pq o carro está dando lucro já que o pessoal da JL deve repassar uma boa grana por carro vendido… e desenvolver um novo carro é caro, demorado, e pode ser que este não tenha se pago ainda…

    Criticar o Cacá é a prática mais corriqueira né… afinal, aquele que tem coragem de falar a verdade é sempre apedrejado… Tecnologia e materiais pra melhorar a segurança do carro existem aos montes, mas a desculpa a gente já conhece: lucro… quer dizer “custo”…

    No momento em que começamos a ver o automobilismo nacional voltar a ter investimentos altos, com categorias e pilotos dignos da Elite mundial, é triste ver a CBA fraquinha e sem intervenção direta nos quesitos de segurança… Querem um exemplo? Quantos irão morrer em Interlagos até que se crie uma área de escape? Quem deve cobrar isso? A FIA? Formula 1 é uma semana por ano… e as demais semanas do ano? Já está comprovado que para carros de turismo não é seguro. Nem vamos falar no treinamento das equipes de Resgate e fiscais de prova né… chega a ser piada o desespero do cara com o extintor na mão, enquanto ele deveria agir com agilidade e competência para salvar uma vida e não simplesmente jogar o pó no chão ou na cara do piloto…

    Queria ver os pilotos mais unidos… apenas isso, como disse o Thiago Alves, sem pilotos não há corridas! O risco é inerente ao esporte, sempre existirá, mas pode ser minimizado, por bem ou por mal!

  • Me desculpe Sr. Alexandre, nem sei se o sr. faz parte da equipe CCR – Carlos Cool Resgate, mas não adianta chegar rapido no acidente e não saber o que fazer! Pois é visivel que um dos membros do resgate chega correndo e disparando o extintor NO GUARD-RAIL e quando chegou no carro não havia mais um grama de pó quimico. Em julho de 2010, na etapa Carioca da GT3/4 Brasil, uma Ginetta pegou fogo no box da vistoria e a equipe de resgate local e não a da categoria, que por politicagem da CBA não pode atuar em provas do RJ, ao tentar debelar o fogo fez tamanha lambança que o carro quase foi destruido, a balança da vistoria foi destruida, e o pior foi que um dos membros da equipe de resgate (filho do Edson Novaes – Rio Motor Racing) teve queimaduras serias nas duas pernas, pois caiu no chão ao tentar manusear a mangueira do hidrante e foi coberto pelo fogo, que só foi debelado depois de muito tempo.
    Quanto ao carro da Stock Car, vale lembrar que nos anos 1980 (Opalas ainda) o piloto Zeca Gregoricinski bateu no muro entre as curvas 3 e 4 do velho Interlagos e seu carro teve o tanque de combustivel rompido e como não havia parede corta-fogo os cerca de 100 litros de alcool foram jogados sobre ele que virou uma tocha humana e veio a falecer dias depois em consequencia das graves queimaduras que sofreu. Vinte e cinco anos depois o problema continua. Tenho que falar ainda em pneu que dechapa no inicio da segunda volta? O carro do Sondermann estava com um dos pneus de chuva com desenho invertido? Então, se a CBA é o orgão fiscalizador, está fiscalizando o que? As line-girls no Grid???

    • Caro Nair,

      Acho que o senhor deve se informar um pouco mais no evento que ocorreu o fogo no boxe da comissão tecnica na etapa do rj da gt3/4. Pegou fogo no Ginetta pois o mecanico foi retirar a gasolina do tanque com uma bomba de gasolina externa ligada a uma bateria, quando ele ligou o born da bateria pegou fogo e havia diversos solventes ao lado do carro. Prontamente o primeiro incendio foi apagado pela equipe de resgate, logo após estava sendo feito o isolamento da area pois havia muitos curiosos e muito combustivel no chão um cidadão foi reitrar uma tomada da parede que estourou gerando faisca em cima da gasolina causando um segundo incêndio causando o acidente com o membro da equipe de resgate.

  • Sobre o acidente (não li nada, consequentemente a pergunta já pode ter sido respondida), os freios dianteiros não estavam funcionando? Não teria sido mais inteligente, ao notar o fogo, frear o carro e sair?
    .
    Pelo que vi no vídeo, ele estava lento, e andou um bom bocado com o carro em chamas até conseguir sair do carro.

  • Caros amigos
    Antes de criticarem a categoria, deveriam se informar sobre o que realmente esta sendo feito.
    Sei que erros como esse sao complicados e tudo deu certo, mas a categoria tem evoluido mto nos ultimos anos, mas infelizmente as pessoas veem soh os lados negativos.
    Criticar e apontar os erros eh mto facil n acham?

  • Mais uma modalidade na Stock Car, piloto Churrasco.
    Pede para o Felipe Giaffone fazer outro testo afirmando a seguranca do carro com ele fez qdo ao caso do Sonderman.
    Algumas pessoas tem a abilidade de prever situacoes, e qdo essas pessoas se manifestam, sao chamados de idiotas e coisa e tal.
    Falo isso pq qdo da apresentacao deste carro em Sao Paulo para o seu 1o test eu la estava e ouvi varias “CRITICAS” construtivas sobre esse projeto, e os todo poderosos, nem ouvido se quer deram a essas pessoas.
    Agora anos depois, comecam a acontecer as previsoes do passado.
    Cria-se comissao para investigar com membros que nem sabem o que estam fazendo.
    Este e o automobilismo NACIONAL apoiado pela CBA. Ou seja, fica sempre dentro da mesma PANELINHA de dirigentes e PILOTOS.
    Cria-se novas categorias e sempre sao os mesmos que nelas circulam.

    Lamentavelmente e isso……………APROVEITEM ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

  • Todas as equipes devem passar uma tinta anti-chama na carenagem. Você sabe se a equipe passou? Você sabe quais são as exigências do fabricante e se a equipe cumpriu?
    Escrever é fácil. Se informar é outros quinhentos.

  • Cacá Bueno sempre põe a cara a tapa e vai na defesa da segurança dos pilotos,porque são eles que fazem o espetáculo,quando será que os organizadores e chefes de equipe vão começar a pensar naquele que garantem sua receita

  • Ate quando vamos continuar aprendendo a se virar so quando o pior acontece.Kaka e todos os outros pilotos,pelo amor de deus,vcs tem que colocar um fim nisso o mais rapido possivel,custe oque custar,e a vida de vcs qua esta en jogo,e custe aquem custar………

  • Pelas primeiras informações não houve vazamento de nenhum tipo de combustível (etanol ou óleo), então será que todo aquele fogo foi provocado pela “bolha”? Que outro combustível há no carro para queimar daquele jeito. Esta Stock já enterrou dois, quantos mais vão precisar morrer para que se tome uma providência. Estes carros com botãozinho de “aperte para passar” são uma piada de mau gosto, trapizongas rudimentares construídas sob os interesses coorporativos, verdadeiras cadeiras elétricas, mas agora passaram dos limites, existem vidas em jogo aqui, automobilismo não é brincadeira, não se pode jogar desta forma com seres humanos, não quando estamos falando de velocidades bem acima de 200km/h. Estes carros deveriam ser impedidos de voltar a correr, até que se faça uma pericia total nos projetos e principalmente nos interesses desta categoria.

  • O ocorrido de Domingo, só teve um ponto positvo; tornar visível para os organizadores e construtores, mecânicos e todos dos bastitores, que uma providência precisar ser tomada e urgente!
    Graças a Deus e ao espirito de sobrevivencia de Tuka, ele escapou…será que só vão “trancar a porta depois da casa arrombada?”… só irão aperfeicoar esta categoria automobilista considerada a melhor o Brasil, quando houver vítimas?

    Organizadores atenção.. reflitam e hajam!!!!

  • O ocorrido de Domingo, se teve um ponto positvo; tornar visível para os organizadores e construtores, mecânicos e todos dos bastitores, que um providência precisar ser tomada e urgente! Graças a Deus e ao espirito de sobrevivencia de Tuka, ele escapou…será que só vão “trancar a porta depois da casa arrombada?”… só irão aperfeicoar est categoria automobilista considerada a melhor o Brasil, quando houver vítimas?
    Organizadores; reflitam e hajam!!!!!

  • Acho que pode ter sido o fluido de freio que caiu sobre o disco de freio incandescente…. De qualquer forma, algo tem que ser modificado, e o interior do veículo, isolado da parte mecânica, usando-se algo como uma cortina de nomex, por exemplo

    Agora sobre o chassis, quanto custaria projetor e produzir uma célula de sobrevivência em fibra de carbono? Acho que hoje em dia não deva ser tão caro, ainda mais usando alguma fábrica dos EUA, como a Panoz ou Rilley & Scott – O dólar baixo ajudaria a tornar isso possível.

    O uso de tal célula permitiria produzir o restante da carroceria/chassis com maior capacidade de absorção de impacto pela deformação.

  • A categoria e um lixo,o col e o giafone so pensa em colocar dinheiro no bolso o giafone quer monopolizar o automobilismo nacional .Na truck nao se paga inscricao pneus a categoria ajuda aos pilotos e equipe e ainda a stock fala que e a maior categoria nacional ontem nao tinha nem 5000 pessoas no rio enquanto na truck 60000 fora co ladrao

  • AI Victor dá uma olhada nesses 2 videos e repare a incompetencia da equipe de resgate e do medical car:

    http://www.youtube.com/watch?v=q_8q9Mug8qI&NR=1

    http://www.youtube.com/watch?v=pAh3UghLPSA&feature=related

    Repare que parado junto ao carro de Resgate tem um caminhão Pipa COM 20 MIL LITROS DE AGUA para combate a icendio, a questão é pq não usaram??? INCOMPETENCIA.

    Repare tambem o medical car foi parar la no carro queimando enquanto o piloto estava la no chão , na grama, ai o medical car volta de ré até o piloto. Será que a pessoa que comanda la de cima na torre nao viu que o piloto ja tinha saido para informar ao medico??? cade o comando???? MAIS INCOMPETECIA…

    É MUITO TRISTE!!

  • Se a investigação for no mesmo estilo da que fizeram no caso Sondermann, o carro (ou o que sobrou dele) sai diretamente do autódromo para a análise… mas não para a JL identificar a causa do problema, e sim para algum lixão, para identificar o que é plástico, ferro, etc para reciclagem.

  • Parabens ao piloto Tuka Rocha que em segundos tão dificeis de sua vida,teve bravura e ações dignas de um piloto preparado para os momentos mais dificeis e inesperado que podem acontecer em uma corrida, e não colocou em risco a vida dos demais pilotos, graças a DEUS pela sua vida!!!

  • Tem muito tempo que nada se faz para melhorar a segurança. Ninguem mais se lembra ou fala do acidente sofrido pelo Betinho Gresse em Interlagos, quando ele ficou prensado no muro e com o carro pegando fogo. ATé mesmo o Lito Cavalcante na locução de ontem disse não se lembrar de fato igual na stock.

  • Total despreparo da equipe de atendimento. Além da demora, parecia que não sabiam abrir a válvula do tanque de oxigênio. O cara lá estrebuchando no chão, engasgado, e os dois enrrolados com a mangueirinha do ar… Um absurdo!
    Os pilotos da estoque são realmente muito corajosos (ou inconcientes).
    Andam em um carro perigoso, tanto pelo embassamento dos vidros quando chove, quanto pela possibilidade de pegar fogo quando dechapa um pneu, isso tudo aliado a um time sem grande experiência em atendimento de emergência. Os caras tem que ver mais corridas da NASCAR.

  • Essa categoria está parecendo aqueles jornais sencionalistas que só falam em tragédias….

    Essa semana foi o incidente do Tuca Rocha…
    Naquele momento em que o piloto se joga do carro foi mostrado pela tv que ou era a vida ou a morte….
    Simplesmente isso, mais nada…
    O cara optou pela vida se jogando daquela maneira, e aparentemente sem saber onde exatamente estava o seu carro, e quem vinha atrás….
    Ninguem via nada aquilo foi uma tragédia adiada….Ê pela segunda vez….
    E pra mim outra tragédia poderia ter acontecido ontem, trata-se do ocorrido com o carro 99 do Negrão.. Aquele parabrisas agora de vidro simplesmente destruiu a frente do carro…. Nem mostram o que foi que bateu lá…. O pior é que se prestarmos a atenção nas imagens vamos reparar que a estrutura que sustenta o parabrisas é uma casa de fibra de vidro…Um absurdo total.. Um verdadeiro desrespeito a vida das pessoas..
    É preciso urgentemente resolver essas questões de segurança nesses carros, uma hora ou outra mais tragédias iremos presenciar infelismente se as coisas continuarem no pé que estão….
    Sinceramente nunca vimos tantos problemas graves numa mesma categoria …São problemas de segurança, de gestão, técnicos, desportivos, de equipamentos, de dopping…
    Quem vai ter a coragem de resolver e sanear a categoria?????
    A confederação é totalmente inábil naquilo que é de sua responsabilidade, o CTDN é conivente com a Vicar por motivos escusos..
    Até o maior patrocinador do planeta está cobrando atitudes enérgicas com relação aos dirigentes nacionais da CBA e CTDN…
    Aquilo hoje demonstra ser realmente uma grande nave sem leme a caminho de sua própria destruição… Tomara que não destruia mais vidas, é o que esperamos…
    Dos pilotos equipes e patrocinadores, que olhem com bastante atenção para todo o histórico das pessoas e empresas envolvidas e tomem uma atitude breve e energica.. Pois se não o fizerem esses que hoje só pensam no dinheiro que as etapas trazem para os seus cofres iram corroer e roer até o última grama do osso que restar…
    E se o piloto Cacá Bueno fala, fala com razão.. Falou diferente do que se tem ouvido nos ultimos dias quando diziam que ele falava por ter sido prejudicado… E ontem ele falou novamente e mostrou sua preocupação muito clara com a segurança na categoria…
    Tá certo ele em falar mesmo…..
    Algum pássaro está dizendo que teremos muitas novidades “””importantes””” não só na categira, como também naquela bandalheira toda de CBA e CTDN e seus respectivos gestores para “””muito””” breve….Afinal os casos dos pilotos Tuca e Negrão demonstram incapacidade em se fazer a vistoria prévia, ou se o fizerem novamente erraram… E tudo vai nos dizendo que foi por conivencia, e por estarem devolvendo aos interessados alguns “”favores eleitoreiros””” Afinal um carro expelir tanta fumaça tóxica em tão pouco tempo, e o outro semi se destruir por causa de um parabrisas danificado é o cumulo da incapacidade…
    É o que nos está parecendo e o pior ou melhor é que milhares de telespectadores viram tudo isso ao vivo ou atra´ves dos noticiarios das tvs e jornais….
    É realmente uma vergonha o que está acontecendo com uma das principais categorias Brasileiras…
    Deixo aqui uma sugestão para os chefes de equipes e patrocinadores…
    Para que façam publico os valores que são gastos por cada carro e cada piloto em cada etapa.. Dos custos com o carro, com o transporte da equipe, com toda a logistica, e finalmente com as despesas DAS TAXAS COBRADAS PELOS AUTODROMOS, AS FEDERAÇÕES, COM A CBA, E POR ULTIMO COM O CTDN..
    Coloquem tudo num papel, mas discriminando item a item… Assim as pessoas vão entender o por que esses espetalhões duma figa não largam o osso de jeito nenhum….
    Ai quem sabe o Ministério publico diante dessas informações confronte com o que os caras dizem contabilmente receber.. Provavelmente vai se perceber que as contas não fecham no débito e crédito, não ficam no zero a zero… Vai faltar grana no caixa da confederação, dos autodromos e das federações…
    E vai sobrar nos bolsos de “””alguem”””

  • vc viu o despreparo do retardado do 1° carinha com o extintor de incendio. o cara tá a 5mil 385 metros de distancia do carro em chamas + um muro e uma grad-hail e já gastou todo extintor, sorte do piloto q pulou do carro em movimento, se for pra depender a “brigada de incendio” tina virado filémiau.

  • Esse é mais um epsódio das coisas brasileiras. Todo mundo reclama de tudo mas nada acontece. Parece conversa de “butiquim” – todo mundo fala de tudo e ninguém faz nada para mudar nada. Esse piloto que escapou ontem, na próxima corrida, se os médicos não se oporem, estará sentado na sua “bomba relógio” de novo. E isso não é prerrogativa da stock, em todas as categorias é assim – motos, pick-up’s, motonáutica, fórmula 1, todas as outras fórmulas, etc.

    • vc pecou no final do seu texto. Nas outras categorias existem veículos de competição que resistem as mais diversas situações, preservando a vida do piloto. Na Estoque, o veículo é de papel.

      Aconselho aos que costumam dizer que “a batida foi muito forte mesmo”, “a batida em T é fatal” assistir Nascar e algumas outras categorias que coisões fantásticas (inclusive em T) ocorrem e os pilotos saem andando. Na Estoque não precisa nem de bater pro piloto correr risco de vida.

      Se o Tuka não pulasse do carro, morreria intoxicado, sem dúvida. Era muita fumaça dentro do carro.

  • Essa stock car é uma verdadeira furada , alto custo , sem participação das montadoras , falta de apelo comercial , regulamento doido , e calaro os outros problemas envolvendo o auto mobilismo brasileiro . Na minha opnião esse formato de competição ta falido não gera grande lucros e nem apelo promocional junto ao público , acho que uma competição de turismo no Brasil teria quer ser algo próximo do wtcc com carros de ruas adapatados com as normas de segurança da FIA , com participação direta das montadoras só no pais asque poderia participar são FORD , WG , CHEVROLET , PEUGEOT , RENAULT , KIA . HONDA . TOYOTA que promotora de eventos que não percebe que o brasileiro e apaixonado por carros alem do forte mercado interno até eu que nunca fiu num autodromo pois na inha não tem ja percebi isso .

  • No entanto, ele continua arriscando a prória vida em cima dessa “cadeira elétrica”… Será que cair fora não seria a decisão mais correta? A Globo só mostra o mínimo de interesse pela Stock devido à presença dos filhos do Galvão. O resultado comercial (patrcínio das transmissões) é, na verdade, consequência desse interesse da emissora. A partir da hora em que começa a debandada (irmãos Bueno, rede Globo), essa turma de chupins tira a bunda da cadeira e começa a fazer algo.

  • Gostaria de informar aos queridos colegas que a informação de que o resgate demorou a chegar é mentira , se vcs assistirem ao video do you tube , iram verificar que aquelas pessoas que estam de macacão vermelhos são membros da equipe de resgate oficial da stock car.

    • Procure no yotube sobre uma corrida da V8 Supercars em que um carro ficou parado na pista e explodiu quando outro bateu em sua traseira. Veja como deve ser feito o socorro. Rapidamente contornaram a situação.

      Nesse caso, houve uma batida, e mesmo assim não teve fumaça tóxica.

    • Me desculpe Sr. Alexandre, nem sei se o sr. faz parte da equipe CCR – Carlos Cool Resgate, mas não adianta chegar rapido no acidente e não saber o que fazer! Pois é visivel que um dos membros do resgate chega correndo e disparando o extintor NO GUARD-RAIL e quando chegou no carro não havia mais um grama de pó quimico. Em julho de 2010, na etapa Carioca da GT3/4 Brasil, uma Ginetta pegou fogo no box da vistoria e a equipe de resgate local e não a da categoria, que por politicagem da CBA não pode atuar em provas do RJ, ao tentar debelar o fogo fez tamanha lambança que o carro quase foi destruido, a balança da vistoria foi destruida, e o pior foi que um dos membros da equipe de resgate (filho do Edson Novaes – Rio Motor Racing) teve queimaduras serias nas duas pernas, pois caiu no chão ao tentar manusear a mangueira do hidrante e foi coberto pelo fogo, que só foi debelado depois de muito tempo.
      Quanto ao carro da Stock Car, vale lembrar que nos anos 1980 (Opalas ainda) o piloto Zeca Gregoricinski bateu no muro entre as curvas 3 e 4 do velho Interlagos e seu carro teve o tanque de combustivel rompido e como não havia parede corta-fogo os cerca de 100 litros de alcool foram jogados sobre ele que virou uma tocha humana e veio a falecer dias depois em consequencia das graves queimaduras que sofreu. Vinte e cinco anos depois o problema continua. Tenho que falar ainda em pneu que dechapa no inicio da segunda volta? O carro do Sondermann estava com um dos pneus de chuva com desenho invertido? Então, se a CBA é o orgão fiscalizador, está fiscalizando o que? As line-girls no Grid???

  • Quanto ao acidente, percebi nos replays da transmissão que o fogo veio antes do pneu furar, talvez ele que tenha feito o pneu derreter e estourar e, só aí o Tuka percebeu que algo acontecera diferentemente do que o Lito falou ontem.
    .
    O que causou o fogo? Sei lá…
    .
    Quanto a Stock Car e tudo que a cerca, não dá pra falar mais nada…

  • É issaí, Victor.

    Os problemas continuam e ninguém faz nada.
    Tuka Rocha tomou uma atitude para sobreviver e os caras criticam?

    Tá tudo errado, tudo errado. Quantos mais morrerão para que alguém faça algo?

    Abraço!

  • Estou com pensamentos mais radicais.
    Na minha opinião, os pilotos tem sua parcela de culpa também, pois assumem esses riscos.
    Por que não fazem uma greve ? Por muito menos a NFL e a NBA estão em greve.
    Sem pilotos, não há corridas.
    E se for uma coisa organizada, não tem como furar esse protesto.

  • A Stock Car tem o respaldo da Globo. Já é de conhecimento de todos que enquanto gente competente bate na categoria e põe o dedo na ferida, aquela que deveria ser a maior interessada simplesmente se omite e empurra a sujeira toda pra debaixo do tapete.

    É assustadora a quantidade de fatos absurdos que vêm acontecendo na Stock com relação à segurança dos pilotos.

    Só que três dels são “globais”, vale lembrar. E também estão ali correndo risco.

    Transformaram uma das categorias mais legais do Brasil em um verdadeiro lixo, uma várzea, sob o pretexto – e provavelmente até na intenção – de moderniza-la. Isso mostra bem a competência de quem está à frente da Stock Car.

    Muita coisa feia ainda está por vir. Não me surpreenderia se no futuro contassem essa história toda como o início do fim.

    Abs

  • O pior é pensar: “Não gente! Nunca aconteceu nenhuma tragédia…” Mas o pior é que já! E o que foi feito? Nada, absolutamente nada! Se os pilotos não se reunirem e exigirem carros mais seguros, vamos novamente vê-los, infelizmente, reunidos no enterro de mais um colega.
    Uma categoria que afirma ser a principal do país, não pode assistir impassível uma nova tragédia se anunciando e ficar de braços cruzados!
    É hora de uma reação de verdade e não apenas desculpas, explicações e investigações…

  • Sempre quando o assunto aqui ou em qualquer uma das outras colunas do Grande Prêmio (Flávio Gomes, Blog GP, World Of Motorsports) é a Stock vários postam em seus comentários críticas contra Cacá Bueno, principalmente coisas como “o cara só critica mas não larga o osso”, e por aí vai. Eu mesmo pensava desta forma, mas analisando com mais calma, se ele saísse da categoria, vejo que haveriam duas situações possíveis: 1) Continuar criticando a categoria: tudo bem, se COMPETINDO NA STOCK nem CBA nem Vicar dão ouvidos, imaginem só se sequer participasse então ? 2) Saísse pela porta dos fundos e ficasse quieto, pois afinal já haveria tirado o dele da reta. Ambas as alternativas seriam equivocadas, correto ? Então, de agora em diante, passo à admirar a atitude do piloto, uma vez que reclama abertamente dessa zona toda (a declaração dele, ao vivo, durante conversa pelo rádio, foi uma bomba daquelas) e ainda tem peito para CONTINUAR PILOTANDO essas cadeiras elétricas, justamente o que lhe dá CRÉDITO ter voz ativa na bagunça.