Café frio

SÃO PAULO | Dia corrido, dá nisso. Mas o assunto é interessante: o primo Renan do Couto trouxe no Podium GP hoje a informação de que a chicane ali da área da Curva do Café será usada na Corrida do Milhão em Interlagos — já que o trecho estava, bisonhamente, em constante bandeira amarela em todas as competições. Felipe Giacomelli arrastou o pé e foi falar com Octavio Guazzelli, administrador do autódromo. E a história foi confirmada. A reportagem vai ao ar amanhã cedinho, às 8 de la matina, no Grande Prêmio.

Mas antecipo aqui algumas palavras de Guazzelli: “É um caráter paliativo porque não houve ainda, até agora, nenhuma definição conclusiva pelo menos para o autódromo – e isso é feito via associação esportiva nacional e via FIA – do que é que se quer fazer. Existem estudos, mas não existe nenhum projeto específico”. Ou seja, depois de três meses da morte de Gustavo Sondermann e da propalada ida a Paris para condução dos estudos e da vinda de Charlie Whiting e tal, a CBA não definiu um raio de um plano para a Curva do Café.

Realmente não dá.

Comentários

  • Ora Paulão, tenha dó né…você diz ali que o presidente da CBA se empenhou ” pessoalmente” para tentar resolver o problema da Curva do Café que já vitimou tragicamente dois jovens pilotos.
    Daí eu pergunto; Será que deu muito trabalho para o presidente se empenhar ” pessoalmente” no assunto??
    Se não for o presidente da CBA o responsável direto pela solução do caso, quem será?
    Tenha a santa paciência meu amigo!

    • Voce esta certo Edú, pensei que o presidente da CBA tivesse alguem que ele pudesse delegar! Pelo seu comentário parece que ele administra a CBA sozinho!

      Fica frio Edú! vamos colocar nosso grande conhecimento sobre automobilismo em prol ao engrandecimento de nosso esporte, isso sim vale a pena ser debatido!

      Forte abraço!

  • Caros amigos, deve estar havendo algum desencontro de informações! Eu levei pessoalmente ao Sr. Otávio Guazzelli um esboço de um projeto feito pela FIA, logicamente que o projeto definitivo será feito pelos engenheiros da empresa construtora,definindo como será a nova entrada dos boxes e a area de escape na curva do Café, com as respectivas medidas externas das obras à serem realizadas no local, Essa solicitação da FIA veio após atitude do presidente da CBA Sr. Cleyton Pinteiro ter se empenhado pessoalmente para resolver esse problema. A reforma da chicane é uma medida provisória encontrada pela CBA e SPTURIS, para ser utilizada em todas as provas de Campeonatos Brasileiros, enquanto as reformas definitivas não estiverem concluidas!

    Atenciosamente,

    Paulo Gomes-

    • Não nos parece desencontro de informações e sim a falta delas !!!
      Pelo que estou lendo quem faz o projeto é a empreiteira? A CBA e a FIA só fizeram um esboço?
      É isso????
      Por favor diga-nos qual é o esboço da reforma para a entrada entrada dos boxes?
      Qual é na realidade o esboço para a área de escape do café?
      Estão dizendo que vão mudar a saida de box também, há um esboço para isso também???
      Se é apenas um esboço por que tanta demora nele? A causa dessa reforma não é urgente?
      Quanto a chincane, por que só agora, depois de 3 meses -/+ resolveram colocar em prática essa alternativa? 80% das pessoas que conhecem automobilismo deram essa sugestão na mesma semana, e até achavamos que a bandeira amarela era apenas um paliativo até que colocassem a chincane em uso….
      E finalmente onde é que encontramos esse esboço das reformas todas?
      Afinal nós o publico do Brasil é quem somos donos realmente do “Templo” A prefeitura e a SPturis tem a obrigação de adminstra-lo apenas… Essa história de que quem manda mesmo é a FIA não está bem contada (como sempre) eu particularmente gostaria muito de saber em qual cartório esse contrato de posse da FIA está registrado… Para poder entender quais são as clausulas e responsabilidades… Afinal aquilo é publico, pertence ao povo..o “””Templo”” não é de propriendade de ninguem pelo que eu saiba, pelo menos até agora….
      Será que o Sr poderia responder essas perguntas por favor????
      A CBA enfrenta diversos e graves problemas todos sabemos, mas boa parte deles se deve a falta de comunicação para o publico que respira automobilismo….

  • Só como informação, tenho uma boa visão do autódromo e creio que a chicane que irão usar não é aquela que fizeram para a moto, pelo que vi estão fazendo uma com angulo maior e mais larga (mais ráipida) um pouco antes se considerar o sentido da pista (mais perto da saída da junção). eles colocaram o asflato ontem (dia 06/07).

  • Victor, como mãe de um jovem piloto (12 a) , em inicio na dificil carreira do automobilismo,
    me preocupa e entristece ver como as coisas são levadas no Brasil…
    Não sei que futuro posso vislumbrar …
    Dá vontade de realmente mudar de país. É um absurdo. Vamos divulgar o descaso e decisão
    no minimo negligente (pra não falar criminosa).
    Um abç

  • Pra mim, só não fizeram nada ainda no café porque provavelmente irá reduzir o número de torcedores no setor e, como já venderam tudo daquele setor para a F1, não querem receber processos por vender lugares a mais do permitido.
    .
    Vão levando do jeito que dá nas outras categorias e como a curva está apta para a Fórmula 1, não se preocupam.
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    Na minha opinião, passando a F1, vão fazer o projeto e as obras, o que irá diminuir a capacidade de público do setor, porém para a F1 do ano que vem não terá problemas, pois ai venderão uma carga menor de ingressos, porém com o custo maior… afinal, os que perdem nunca são os organizadores e sim o público que paga a conta.

  • Se eles não conseguem alterar nem a Café, como fica a idéia de extenção da pista com o reaproveitamento das curvas 3 e 4 e parte da antiga ferradura?

  • CBA? Ouvi dizer que eles estão bolando um novo adesivo com a logomarca, que será obrigatório em todos os carros e autódromos, para deixar claro que eles são atuantes e presentes em todos os eventos.

    Mais uma piada Tupiniquim… Não seria mais fácil tirar os pneus do muro?? Ao menos o carro não era jogado pro meio da pista no tempo em que não tinha…

  • QUE TAL OS PILOTOS FICAREM NOS BOXES CORRENDO ON-LINE EM VIDEO GAMES ? AUTOMOBILISMO É UM ESPORTE DE RISCO DE VEZ EM QUANDO MORRE ALGUÉM NÃO TEM JEITO. OU ENTÃO NÃO SE FAÇAM MAIS CORRIDAS. AI NINGUEM MORRE.

  • Doi no coraçao, mas é a coisa mais correta a se fazer por enquanto. Vai destruir a corrida e o diferencial da pista, mas é pelo bem de nossos pilotos.

    So espero que, apos a F-1, eles resolvam isso DE VERDADE…

  • Se nos ovais dos EUA o muro flexível funciona, pq o de Interlagos não funcionaria?
    O problema não está na curva ou no muro flexível, está na estrutura dos carros e no bom senso dos pilotos.
    Eu assisto as provas da Montana… só tem surtado!
    abcs,

    • Não sou especialista no assunto, mas vejo muitas corridas também.
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      Nos ovais americanos os muros funcionam porque absorvem a carga da batida e, por ser oval sem curvas em subida, apenas com ângulo de caimento, a resultante das forças faz com que o carro bata e, pela inércia, corra pelo muro, demorando para o mesmo descer para a linha de corrida, dificultando uma batida em “T”. Outras coisas que ajudam é que lá eles não correm na chuva em ovais além de que em ovais existem “spotters” que vão narrando aos seus pilotos por onde devem fugir para não acertar o carro batido e, aliado ao maior tempo do carro batido “lambendo” o muro antes de descer para a linha de corrida, muitos acidentes maiores são evitados. Mas mesmo com tudo isso, Zanardi perdeu as pernas num oval numa batida em “T”.
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      No café não existe isso pois é uma curva de alta, com grau de elevação lateral e o pior, em subida, então, se o carro bate no café, o fato de ser uma curva em subida faz com que a inércia seja menor, fazendo com o carro perca rapidamente velocidade e não vá “lambendo” pelo muro e, aliado a isso, a inclinação joga ele rapidamente para dentro, na linha de corrida. Como não há spotters e a curva tem visão prejudicada, o pessoal vem de pé embaixo e acerta o carro batido.
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      Na F1 o carro chega no café bem mais rápido e corre um pouco mais pelo muro em caso de batida, além de ser um carro mais bem preparado e com freios excelentes, o que evita muito acidentes de proporções maiores, além de que são pilotos muito mais técnicos e experientes.
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      De qualquer forma, há a necessidade de uma área de escape na curva que faça com que o carro bata e fique por lá, pra não correr o risco de voltar para o traçado e ser acertado por outros.
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      Abraços

    • Ta aí a resposta Sr Fernando, o sr foi bem claro !!
      Todo mundo fala a mesma coisa lá no Templo, desde o dia que colocaram aquele muro lá a conversa é essa!
      Está bem claro, o muro de alta tecnologia feito pra salvar vidas está no lugar errado.
      O que é mais estranho é que temos procurado nos outros autodromos em que a F-1 tem suas etapas e não estamos encontrando nada similar a ele..
      E outra, se foi a FIA que colocou será que ela não foi informada de que o autodromo tem corridas, eventos e treinos o ano inteiro, e não é de carros de F-1? Quem teria que ter avisado a A FIA ? Acho que a CBA !!!..
      A forma como ele foi colocado, sua manutenção e sua aplicação nos parece incorreta e o tempo provou que foi realmente um erro o seu uso… Mas mesmo assim as autoridades demoram e não admitem esse erro, mesmo tendo custado vidas já… Depois de tanto falar-mos dele e de quase o tirar-mos a força de lá resolveram reativar a chincane, pelo menos uma luz apareceu.. Mas o ideal e o certo seria a retirada dele de lá, mesmo com a area de escape, não há a maleabilidade nescessária para amortecer qualquer batida . Esse “muro” do jeito que foi construido tem seu calcanhar de aquiles nas pontas por serem fixas no muro de concreto, acaba não absorvendo o impacto por isso, e as suas espumas já não oferecem mais nem o amortecimento anterior que era pequeno, estão deformadas, e a maioria está destruida pela ação do tempo, as presilhas de lona também estão desaparecendo, muitas das travas por serem de material nobre também estão sumindo…
      Está complicado esse problema e vem se arrastando, se arrastando, sem a solução definitiva e nescessária para o bem do esporte… Um erro foi cometido ali, burrice é tentar esconder, o melhor mesmo é admitir e retira-lo de lá, outras soluções já apareceram, e boas, mas por pessoas que não pertencem a “panela” da CBA. Portanto foram descartadas e o erro perciste… Esse erro está causando sérios problemas para o automobilismo, para o autodromo, e para os familiares das vítimas fatais ocasionadas por esse muro… No entanto os responsáveis por ele teimam em deixa-lo lá e se omitem até em dizer quem realmente teve essa brilhante ideia de coloca-lo lá, não importando se foi da FIA, da CBA, da SPTuris…
      O fato é que todos foram corresponsaveis por essas mortes e estão sendo omissos com a possibilidade de novas tragédias acontecerem lá !!!
      Á que se responsabilizar, á que se tomar ciencia desses graves e enormes problemas as pessoas que teimam em mante-lo lá…

  • A melhor forma de honrar a morte do garoto seria fechar essa porcaria que só faz ajudar o meu dinheiro ser desperdiçado com a tal da Formula 1. Chega de morte em terras brasileiras por causa de automobilismo, chega!

  • Em vez de fazerem a corrida do milhão, poderiam fazer a Corrida dos Cartolas. Quem sabe se algum deles arrebentar o focinho – o que eu torço ensandecidamente para que aconteça – aí sim eles vão entender que alguma coisa precisa ser feita.

  • nao consigo ver nenhuma diferença entre a cba para qualquer outro ministério, secretaria, repartição ou associação de qualquer bairro, prefeitura, estado ou união.

    dizem que o exemplo vem de cima, nao é?!

    vamos deixar de ver o micro, para notar o macro.

    a cba é a consequencia, nao o cerne.

    nelson jobim ja sacou que o brasil está cercados de idiotas.

  • ta mas vão recapear a chincane ou vão usar nos treinos e concluir que o asfalto não aguenta a corrida
    como ja aconteceu na corrida segunite em interlagos logo após a morte do sperafico

    • A chincane parece que vai ficar boa, estão falando em novo asfalto e tudo mais…..

      Se realmente funcionar vai ser uma variante interessante….

      Vai ficar meio complicado pros carros de resgate e médico que sempre ficam lá perto sairem pra pista em caso de intervenção… Provavelmente vão mudar de lugar…..

      Amanhã ou depois vou até lá.. Depois falo como ficou….

  • Caro Victor, seja bem vindo, tava mesmo precisando de mais um comunista pra me ajudar a agitar família. adorei aquela camisa da URSS, em acho q em indianapolis né, demais ? dá uns conselhos pro seu primo. inté.

  • Automobilismo é um esporte de risco como alpinismo, paraquedismo etc, e os protagonistas são admirados e idolatrados pelos riscos que correm e não apesar deles, senão seria um esporte qualquer como futebol ou basquete. Se mudar a curva após cada morte fosse regra, então ninguém mais correria em Indianápolis ou Monza. Vamos deixar de hipocrisia, as pessoas que vão ver corridas, 50% vão para ver acidentes. Mudar a curva do café é um crime contra o melhor local para se ver corrida em Interlagos. Sou da época que os pilotos temiam a antiga curva 3 no final do retão devido ao risco que corriam e a curva nunca foi mudada por isso.

  • É simples vamos nós mesmos lá e tiramos aquela porcaria de lá..
    Pra amanhã se toparem…
    E de quebra convocamos eleições para a CBA , criamos uma chapa amanhã mesmo.. Ou criamos uma nova liga…
    Já chega de tanta patetada….
    Quem topa?????

    • Pessoal, me refiro á aquele muro do capeta que colocaram lá !
      Aquela porcaria de alta tecnologia, a ultima palavra em segurança, aquele parachoques gigante..

      Hoje aquilo é só um monte de ferro, as espumas estão sem efeito, as cintas já estão sumindo de lá as presilhas também etão sumindo….
      Tiramos e colocamos no lugar deles o velho e bom amortecedor de impactos criado pelo Emersom,, Os Pneus, as mantas e tudo bem amarrado….É melhor bater em pneus do que em chapa de ferro….

    • Marcão, eu entendo que a sua sugestão é pensando em melhorar, mas, não foi por causa desse muro de pneus que fez o carro do Rafael Sperafico ricochetear e ser devolvido pra pista para então o carro do Renato Russo atingi-lo?
      Todavia, eu concordo com você o tal soft-wall não está ajudando em nada.

    • Marcelo, o que está lá a muito tempo é a curva…
      Mas na ultima reforma pra F-1 do ano passado reformaram é a area de escape de lá, suprimiram tudo de escape e no lugar colocaram aquele muro de ferro…..
      A bronca é essa, não a curva !!!