Fritura alemã

SÃO PAULO | A vida na Lotus Renault e a carreira de Nick Heidfeld na F1 está com os dias contados. Com 34 pontos, dois a mais que Vitaly Petrov — que no ano passado levou uma sova de Robert Kubica —, o alemão já está devidamente empanado pela cúpula da equipe.  

Teoria e prática se aplicam. Nos bastidores, em alto e bom tom, o chefe Eric Boullier fala em “clara decepção” e afirma que o piloto “não foi o líder desejado”. Já há gente que prepare a chamada do jornal aqui como “a fritura que pode dar a Senna um lugar na F1”, em referência à sua participação no treino livre de sexta-feira na Hungria. Mas a tendência é que Grosjean deixe a GP2 para ter uma nova chance no time, dois anos de sua primeira fraca oportunidade.

A presença de Heidfeld na equipe foi defendida mundialmente por sua racionalidade. Era simples: com um carro teoricamente bem desenvolvido que poderia brigar pelas primeiras posições e Kubica fora do combate, era mais do que necessário um piloto experiente capaz de desenvolvê-lo. Nick era o único nestas condições disponível. Se por um lado ficou provado que o modelo deste ano, o R31, é deficiente, por outro o tedesco nunca se lançou como um líder capaz de apontar com previsão tais falhas e como corrigi-las.

Em meia temporada, Heidfeld preferiu ser Heidfeld e deu contornos derradeiros e desta forma merecidos a uma passagem na F1 sem vitórias. O negócio, agora, é aproveitar suas últimas corridas e depois tocar a viola num DTM da vida.

Comentários

  • Eu fui um dos que defendeu ele como melhor pedida para a Renault. E o time tinha um bom carro que justamente falhou em ser desenvolvido, não se sabe se por culpa das engenharias do time ou pelo feedback dos pilotos.
    Heidfeld sempre foi rápido mas sempre foi preterido pelas decisões dos times os quais passou. Ou seja, imagino eu que tenha motivo de bastidores para isso. E agora ouvir que ele não assumiu a liderança do time como esperado meio que mostra algo nesse sentido.

  • Sei não… acho Heidfeld um piloto muito bom (melhor que Rubens no geral) e, assim como todos os que ficaram 1 ano ou mais parado, ainda está se acostumando, pegando ritmo, etc. Mesmo assim, está a frente do Petrov em pontos.

    Acho que assim como qualquer outro piloto, ele depende de um carro que reúna as características que o façam imprimir o próprio estilo de guiar e, dificilmente, essa Renault é esse carro.

    Heidfeld é um dos pilotos que tem mais ultrapassagens bonitas na F1 (na época em que nao havia nem KERS nem DRS). Sabe atacar, sabe se defender, costuma ser um piloto limpo e constante. Eu COM CERTEZA daria mais um ano pra ele em um carro bom.

    O próprio Kubica somou mais pontos que Heidfeld em apenas 1 dos 3 campeonatos em que eles disputaram juntos (com carros bons e ruins). Isso pra mim, é o suficiente pra gabaritar Heidfeld.

  • Esse Heidfeld, com todo respeito, não deveria ter voltado de onde veio.
    É da mesma leva de De La Rosa, Fisichella, Frentzen, Kovalainen – com o agravante que só o o primeiro desses não venceu corrida, assim como Nick.
    Não deixará saudades.

  • Off-topic: Tá faltando uma coluna para EDMONTON na tabela de classificação da Indy… Cochilaram, hein? ; )

  • DTM? Desculpa mas ele nao tem perfil para DTM… vai levar toco vai ser mais para fazer numero…

    Alesi, Ralf, David, Mika entre outros que foram para o DTM levar toco.

  • Olá Victor, esse Nick Heidfeld para mim não passa de um Barrichello Alemão, chega desses pilotos sem graça. Poderiam sair também Trulli, Sutil, Barrichello chega do amuleto da experiência.

    Se fosse assim, a F1 não teria um Hamilton que deu uma surra no Alonso no ano de estréia, o Vettel, Rosberg, Hulkenberg, o Bruno Senna, o Grosjean, Maldonado….e quem sabe até mesmo uma possível volta surpresa do Nelsinho Piquet.

    Renovação na F1 já.

    • Até hoje não entendo essa história de surra do Hamilton no Alson.

      Os caras empataram em pontos! E na corrida final quem teve chance real de ser campeão foi o Alonso!! Sem falar que desde o início o Hamilton era o queridinho da equipe, com todas as decisões o favorecendo…

      De qualquer forma, não importa se o cara é veterano ou novato… o que importa é ser bom.

      Se for pra voltar com o fraquíssimo Grosjean ou colocar o Bruno, melhor ficar com Heidfeld e Petrov mesmo, que garantem uma competição um pouco melhor pros outros pilotos.

    • Bruno Senna???
      Grosjean???
      Maldonado???

      O Bruno nunca ganhou campeonato nenhum na vida, talvez de canastra, pife, dominó…
      Nao fosse um Senna, não tava no paddock!

      Grosjean foi muito pior que Nelsinho na carroça da Renault daquele ano…

      Maldonado levou uma sova do Barrica no ano passado.
      Em ritmo de corrida tá levando outra este ano…

  • O alemão está frito, o francês foi fritado e o brasileiro ficou assando, foi congelado e agora vai ser requentado!!!
    Pelo menos se for pro microondas o brasileiro é tragável, porque fritura véia requentada da azia até em porco que toma omeprazol!!!
    Palavras de sabedoria!

  • Insistir no fraco Grosjean é errar novamente, o que em minha concepçao, é burrice. Mas como o que mais vejo é equipe de F-1 fazendo burrada, entao nao me surpreenderia…

    Ao mesmo tempo… algo me diz que o Senna entrar agora seria meio que se queimar. Esse time ta virando a Ferrari em materia de queimar pilotos. Uma 2a. queimada em sua carreira seria o fim dele na F-1. Ou manda bem, ou volta pra Le Mans Series…

  • Heidfeld é igual a certos jogadores que tem status porque jogaram na europa por 5, 6 ou 8 anos. Se ficou lá por tanto tempo então é bom, aí um clube paga 300 mil por mes por um cara em final de carreira que nunca fez nada além de ser correto. Medíocre é o mínimo ou máximo que pode dizer do Nick, faz parte do time do Dereck Warwick, Martin Brundle e outros que não deixaram nenhum legado na F1. Mas parece que diante da crescente exigencia de talento cada vez mais precoce, pilotos assim terão grande dificuldade para sentar num F1 nos próximos anos. Fico na bronca pois vários pilotos com mais potencial que ele, penam para chegar lá por não serem europeus. Brasileiro, nem cito os dos paises vizinhos exceto os pagos pela Pdvsa do coronel xaveco, tem que fazer chover para entrar na F1, tomara que o Nasr tenha um bom manager para não ficar na estrada da espera do circo.

  • O primeiro sobrinho parece que é um grande pé frio ou o campeão da escolha errada,ninguem comenta mais ,más quando o Berg era um consultor da RedBull tentou leva-lo para a equipe e se não me engano ele esnobou a equipe dos energéticos como se fosse um grande piloto a espera de uma equipe campeã sacramentada e depois foi ser gincane ambulante na hispania(minuscula como a equipe)e para piorar ,tomou tempo do piloto de Toque-toque que não é o mais veloz do oriente e muito menos do ocidente.
    Mas como hoje o que manda são os intereces comerciais talvez o primeiro sobrinho se mostrar algum potencial,poderá ter sua chance, embora eu sei que o frances tenha mais chances pois pelo menos apresentará um titulo em categoria de acesso e tem como idioma patrio o mesmo da equipe e sabemos o quanto fraces é bairrista e patriota. E se for para só aumentar o número de pilotos brasileiros “bonzinhos´´ na F1,que fique no banco -AD ETERNUM,-

  • Claro,

    Romain Grosjean tem o perfil de lider que qualquer escuderia precisa, hehehehe
    Diz para mim, jura para mim que o Mano Menezes não trabalha na Renault..hauahuahuaha

  • Heidfeld é bom. Mas temos centenas de bons pilotos que passaram pela F-1 e não deixaram saudade, infelizmente só deixam saudades os pilotos ótimos e excepcionais.
    É certo que a equipe esperava um líder, um cara que chegasse botando banca, colocando a casa em ordem, fazendo tempo no companheiro, enfim, um cara que fizesse que a equipe não sentisse tanta saudade do Kubica e deixasse ele quieto se recuperando. Mas o equipamento não é lá essas coisas, o companheiro dele tem costa$ quentíssimas (e melhorou esse ano, vá lá!) a equipe deixou claro que ele era só tapa-buraco, ou seja, ele poderia ser campeão do mundo esse ano que assim que o Kubica voltasse ele estaria fora. Não é todo mundo que se anima com esse prognóstico, não é verdade? No fundo, ele sabe que está com os dias contados, ele talvez só quisesse uma vitória antes de se despedir para não bater o recorde do Andrea “De Crasheris”… Mas aí eu pergunto. E se o Kubica não se recuperar? Ou se pelo menos ele não puder voltar no ano que vem, só no próximo? A maionese vai desandar de vez, pq pelo jeito, vão de “Grojã” e Petrov mesmo! (Pra mim, sem chance pro sobrinho, mesmo q eu e a torcida do Flamengo queiram!)

  • A Renault precisava de um lider, mas um lider diferente, nao rapido, mas nao lento, entenderam? Um lider para apontar os erros e corrigi-los, mais ou menos como o Rubinho na Willians, que hoje, nao é mais rapido do que o Pastor, que ja colocou tempo nele em 6 classificações e que tambem nao destroe carros, mas graças ao Rubens o carro está ‘menos’ ruim. Ja no caso da Renault, eles queriam alguem assim, e vimos isso no carro desse ano, que começou bem, mas caiu de rendimento e nao teve o lider para apontar aonde estava o erro, essa é a questao da Renault, e nao o ritmo do Heidfeld, que é bom, anda rapido, mas só isso ja nao é mais o suficiente. E os meninos ‘novos’ Bruno e Grojean na osao capazes de apontar o erro, eles nao tem experiencia para isso, porem, nao tem custos, ,mas tambem nao trazem $$$ para a escuderia, como o Petrov, que está dando conta do recado e pagando por isso, mas entrando em evidencia na categoria.

  • A escolha mais óbvia no momento recai sobre Grosjean, que está fazendo excelente temporada na GP2 e merece, sim, uma chance. Sem falar que o Grosjean é francês (como a equipe) e na F-1 não há sequer um piloto francês em atividade.

    Bruno Senna pode começar a procurar vaga em outra equipe se quiser ser titular.

  • Uma oportunidade na F1 tem que ser aproveitada a qualquer tempo, quem vai se fritar é SENNA que vai entrar num treino que não dá para mostrar nada, só para citar algumas fora de ação a quanto tempo; conhecimento do carro; envolvimento com a equipe….

    Mas tem que sentar o pé e pelo menos não fazer m……

  • Grosjean só entra(caso isso realmente aconteça) após o fim da temporada da GP2, eles não vão persistir no mesmo erro duas vezes e a Renault quer que ele vença o campeonato deste ano.

  • O problema todo foi alardear o Sena cedo demais…. To rindo até agora.

    O cara só vai testar o carro e nada mais e todo mundo pensou que ele já ia correr.

    O BR tá mau na faixa.

    Quando voltaremos a ter bons pilotos? Será que nunca mais?

  • O foda é que quem entra no meio/final da temporada, se dá mal.
    Até acostumar com o carro, o cara se queima. Grojean, se for esperto, deixa o Senna ficar até o final desse ano pra começar do zero ano que vem.

    • VM,

      Grosjean estreou apenas no segundo semestre de 2009.
      Em 2008 o franco-suiço apenas testou com o R27 (modelo do ano anterior).

  • …no DTM aonde certamente teria passagem igualmente medíocre, tal qual Ralf Schumacher e David Coulthard. Lá as coisas são tão ou talvez até mais disputadas e difíceis do que na F1.