Tirando de cena

SÃO PAULO | Depois de pouco mais de três anos como diretor-secretário geral e superintendente da FASP, o unânime Carlos Montagner foi afastado do cargo, é a notícia que chega.

Em contato com Montagner agora há pouco, perguntei se havia sido demitido — usei este termo — do cargo. O também diretor de provas negou. “Eu continuo na entidade. Cuidava da parte administrativa e só mudou a função. Agora estou na parte desportiva. Já estava programado”, afirmou. 

Enquanto na superintendência, Montagner chegou a ser até presidente da FASP por alguns dias — o presidente Rubens Carpinelli e o então vice, José Aloizio Cardoso Bastos, encontravam-se em viagem, isso há dois anos. Monte, como é conhecido, está há mais de 30 anos na federação local.

São poucas as vezes, mas sempre que escrevo de Montagner aqui, sublinho: trata-se de uma figura ímpar, polida, das mais éticas e respeitosas que o automobilismo nacional tem. E ainda que negue, é uma pena vê-lo sendo rifado, tal como fora na Stock Car.

Comentários

  • Luciano primeiro vai te informar quem é esse cancer chamado mirnei piroca. é um desclassificado sem as minimas condições morais para exercer qualquer cargo numa competição. comparar com MONT é um absurdo total. um nunca teve um ato desabonatorio, já o outro ( PIROCA ) TOTALMENTE O CONTRARIO. vaii ver o que ele anda fazendo na FGA…é de corar até o pior dos piores. pensei que já tinha visto tudo…

  • TODOS NOS PILOTOS FEDERADOS TEMOS O DIREITO DE ESCOLHER NOSSO PRESIDENTE DE FEDERACAO E DE CONFEDERACAO TBM.
    BASTA CORRER ATRAS DE NOSSOS DIREITOS.

    O MONTA e uma pessoa sem comentarios.

    CBA de merd…………………………………………

  • O MONTAGNER É MEU AMIGO, EU O CONHEÇO A MUITOS ANOS, SE ESSA NOTICIA É VERDADEIRA EU SÓ POSSO DIZER QUE FICO MUITO TRISTE. TUDO MUDA NESSA VIDA, POREM AS FORMAS COMO SÃO DESENCADEADAS ESSAS MUDANÇAS QUE AS VEZES NAO SÃO DE ACORDO COM O QUE DEVERIA SER. ABRAÇAOS MONTE ! DO AMIGO PEDRO PIMENTA,

  • A cba chegou ao seu limite,eu estou sem palavras para comentar o assunto e isso quer dizer que a entidade que se diz cba,não se pronunciou sobre o fato e nem sequer deu as suas devidas explicações sobre o afastamento do excelentisssimo dr. carlos montagner,já esta na hora de todos os pilotos e entidades filiadas organizarem uma reunião com todos os associados para organizar um abaixo assinado pedindo para o ministério público federal o afastamento do sr.cleyton pinteiro e a retomada da operação podium da policia federal,eu realmente estou indignado com essa administração que se diz que se chama cba.chega de badernagem no automobilismo brasileiro,temos que arregaçar as mangas e partir em diante,tratar o nosso automobilismo com seriedade e respeito,vamos todos deixar o nosso ego de lado e unirmos para tirar esse homem que foi citado e se diz que é presidente da cba que para mim,não é presidente que se preze e não coloca a cara para bater,estou escrevendo com muita indignação e revolta,não tenho mais palavras a dizer sobre esse episodio lamentavel e triste do automobilismo.

  • Cheguei hoje e trago uma noticia verdadeira que vai deixar todo mundo incrédulo, lá vai : O MONTAGNER FOI DISPENSADO DA FEDERAÇÃO PAULISTANA A PEDIDO DOS CLUBES. Se confirmada a informação de minha fonte, convido todo mundo a jogar fora os macacões e capacetes e procurarem outro esporte, pois o automobilismo apodreceu de vez. Acham que estou exagerando? Então vejam:

    Na federação gaucha o REI VALDUGA esta sendo averiguado por descontos de cheques em uma factoring; Não encontraram a grana e nem a entrada do dinheiro. Detalhe a factoring é da cidade do REI VALDUGA, que foi afastado das provas nacionais para não manchar a imagem do Boneco do Ventríloquo e lá na frente não atrapalhar a candidatura do MISTER CARLOS COL.

    Na federação fronteiriça, a de Santa Catarina, o presidente do Kart Clube de Caçador divulgou pra quem quisesse ouvir que um tal de Vitor e o presidente de nome Jairo qualquer coisa estariam desaparecidos pois o atual presidente localizou um rombo nas contas da federação Catarinense e enviou um comunicado a todos os clubes denunciando ambos. Pelo que apurei, também de ouvi dizer, a grana é alta e é do Governo do estado, vai dar Policia Federal, seria um começo para moralizar a coisa.

    Se as informações se confirmarem, a noticia da campanha contra o Boneco do Ventríloquo feita pelas “federações” fantasmas, como disse o Dr. Paulo na revista warmup justificando o golpe que sofreu, a festança da CBA terá como cardápio na entrada esterco desfiado, prato principal merd…, cuja quantidade dependerá da quantidade dos presidentes presentes. Ainda bem que carteira de piloto não serve como entrada, nem para olhar na cara dos fdp. O Hotel deve cobrar um adicional para desinfetar o ambiente após a grande festa (com nosso dinheiro)

    Cadê meu ídolo Ingo Hoffmann, será que ainda não conseguiu enxergar ou continua fascinado pela cremalheira de 44 dentes do boneco do ventríloquo.
    O ultimo que sair apague a luz e jogue a chave fora.

    • o diretor-presidente da Vicar como diretor-presidente da CBA?

      minha nossa, isso me faz lembrar do desserviço feito pelo técnico ‘responsável’ pelo wi-fi na sala de imprensa da etapa do FIA GT1 ano passado em Interlagos – o mesmo que presta esse serviço nas corridas da Vicar (ao menos era até o ano passado, deste ano não sei não fui a nenhuma corrida).
      caro Vitor, você estava lá, deve se lembrar do que foi trabalhar com aquela conexão.

      mais que desserviço, parece ter sido um anti-serviço, ato deliberado de causar prejuízo à realização de uma etapa do FIA GT no Brasil – que, aliás, acaba de ter sua data simplesmente apagada do calendário no site oficial da categoria, segundo relata o Mattar em seu blog (http://sportv.globo.com/platb/amilporhora/2011/08/03/brasil-fora-do-calendario-do-fia-gt/).

    • Carlos Cool ????
      Não ! Não é possível que estejam pensando assim!!
      Será que querem fazer do automobilismo Brasileiro o de apenas um fabricante de chassis???
      E ó que acontece hoje, na stock 2 categorias, no petrobrás de marcas uma categoria e assistencia a F-3
      No Kart só pode entrar fabricante que paga pedágio..
      Nos regionais alguns carros mais antigos vindos da Sotck, das picapes e agora mais recentemente da montana…
      Na F-Futuro a mesma fabrica….
      Isso tá ficando perigoso…
      Sem autodromo não tem corridas, será que o pessoal tá pensando nisso???
      Faz o seguinte muda o nome da CBA pra Vicar , dispença o pintor de zebras da um cargo de CIO pro Valduga, e rasga as regras que regem o esporte.. Pronto…

  • Amigos,
    Falar do Sr. Carlos Montagner é fácil, ele é um ser humano espetacular além de ser o melhor diretor de prova e ou comissário, ou seja, no meio do automobilismo em atividade.
    Ter a oportunidade de dividir o comando da prova com o Monte, é uma safistação a qualquer ser normal…e que quer aprender um pouco, Monte se fosse professor e não arquiteto, seria Mestrado ou Doutorado , MBA, sei lá, seria o maior nível que possa se apreender em termos de automobilismo e de vida.
    Mas infelizmente, algumas pessoas não enxergam as coisas assim, sabe se lá porque, foi tirado da STOCK, sem denemérito ao Mirnei que assumiu, mas saiu por não ter errado enquanto outros por aí continuam na CBA, mesmo tendo errado e errado feio, mas não cabe aqui julga-los.Temos as autoridades da CBA constitúidas para tal.
    Meu caro Victor não lhe conheço ainda pessoalmente, mas diria que em breve farei isso, apenas para me apresentar e lhe dar os parabens pela matéria… quem sabe as pessoas passem a enxergar as coisas, e o nosso querido Monte volte a ter o valor que merece….quem está perdendo é o automobilismo em geral… parabens a Sra. Neusa que manteve o nosso Monte como diretor de prova de sua categoria bem como a F1 e meus pesares aos que não o tem… sábio são os que são seus amigos e conhecem suas qualidades e sempre apreende com ele no comando.
    Quanto a Fasp, tomara que seja um ajuste interno, se não ela também estará perdendo.

  • Trabalho com o Montagner (Mont e não “Monta”, só uma pequena correção) há 4 anos, e sou apenas mais um a pronunciar palavras respeitosas a seu respeito, tanto como profissional quanto pessoa. Ele e o Berti (outro grande profissional) têm sido vítimas de uma péssima administração e servem de Bode expiatório da CBA por estarem na linha de frente, onde ficam muito mais expostos e vulneráveis, e cujo caráter impede-os de se manifestarem contra a entidade, que tem tentado(com sucesso) estragar nosso automobilismo em nome do business

  • Com certeza o Sr. Carlos Roberto Montagner é unanimidade. Começou no automobilismo como agente de box no anos 1970, depois chefe de box, depois comissario desportivo até chegar a diretor de provas. Mas nosso sonho acaba aquí, pois o querido amigo nunca foi dono de clube automobilistico e ou dono de puteiro, requisitos basicos para virar cartola. Ele é apenas um arquiteto apaixonado por automobilismo como nós!!! Então este curiculo não serve para os presidentes de federações o elegerem presidente da CBA.

    • NAO SO ELE COMO OUTROS FORAM POSTOS NA GELADEIRA POIS SEMPRE TRABALHARAM COM PROFISSIONALISMO NO AUTOMOBILISMO COMO SR MIHALLI HYDASY
      QUE FOI DIRETOR DE PROVA DA F1 AQUI NO BRASIL E NA HUNGRIA TAMBEM SR EDSON NOVAES QUE TEM MUITO CONHECI,EMTO SOBRE SEGURANÇA EM PISTA O SR AMERICO
      LAROZZI QUE SEMPRE ESTIVERAM ACIMA DE QUALQUER POLITICA PARA MANTER UMA ETICA NO AUTOMOBILISMO PODERIA CITAR MAIS NOMES MAS TRABALHEI COM ELES E SEMPRE REALIZAMOS BONS RESULTADOS COM HONESTIDADE E RESPEITO A TODAS AS DETERMINAÇOES QUE O ORGAO MAXIMO DO AUTOMOBILISMO A FIA DETERMINA MAS ISSO E PASSADO O QUE PREVALECE SAO OS INTERESSES ESCUSOS QUE RONDAM NOSSO AUTOMOBILISMO

    • Vc tá certo quando diz “”cartola”””
      Nosso amigo nunca será um…
      Pelo que sei a condição básica é a de que seja ou tenha sido presidente de uma federação..
      E foi,,, Como mostra a matéria aqui…
      E Sr. Nando Sato, se a FIA quer ninguem vai contra..
      E a FIA quer !!!!
      Temos um bom motivo pra comemorar sim !!!!
      Ótimo curriculum…
      Legal vc ter mencionado…
      Tem alguem nesse Brasilzão que reune melhores condições para exercer o cargo???
      Nós sabemos que não !!!

  • Compactuo com você, o Monta, juntamente com o Rubens Gatti, da FPrA (Paraná) são a meu ver dois dos melhores dirigentes esportivos desse país. Pessoas que deixam a família e a casa no final de semana, para cuidar de automobilismo, aguentando pilotos e dirigentes por esse Brasil afora, sem interesses financeiros, são merecedoras de nosso mais profundo respeito.

  • Deveríamos iniciar um movimento para que este senhor Montagner fosse para a presidencia da confederação brasileira de automobilismo, no lugar de certas pessoas…

  • Sempre falei aqui desse senhor!!!
    Esse é um dos unicos com capacidade técnica de administrar um fim de semana de corridas no Brasil…
    Alem disso, como comissário técnico da um banho uma aula a cada momento!!
    Pessoas assim é que o esporte precisa, pessoas assim é que deveriam estar no comando da Confederação Brasileira de Automobilismo….
    O “”Monte”” sempre vai ter o meu voto para tal, se um dia for preciso serei o primeiro a fazer parte de sua campanha rumo a CBA!!
    Que se for para a moralização do esporte e eliminação gradual dos problemas criados pela adm atual, sem sombras de dúvidas a bandeira que deveremos levantar tem que ter o nome do “Monte”
    Precisamos dele, para fazer com que o esporte hoje ausente das pistas volte a ser o esporte.
    Lógicamente que uma andorinha só não faz verão, por isso outros nomes devem ser levantados, mas com seriedade… Outro nome importante para o esporte, uma pessoa que sempre viveu no meio, fez dele sua vida, um mediador nato, demonstra nas atitudes uma imparcialidade exemplar é o sr Reginaldo Leme.. Alem de outros , Emerson Fitipaldi, nem precisamos comentar o que já fez pelo automobilismo nacional, e continua fazendo… E também o Sr. Antonio Hermamm..
    São pessoas que merecem respeito pelo que já fizeram, pela dignidade com que tratam os assuntos referentes ao esporte…
    Sei que nunca haverá uma composição assim para a CBA, e sei também que nessa minha lista não teremos também a unanimidade…
    Mas com certeza se por ventura apenas um desses nomes estiverem na presidencia da CBA nos próximos anos, veremos um novo boom no esporte, isso que estamos passando nos dias de hoje será esquecido assim num estalar de dedos…
    O mais legal deles é que ninguem tá nem aí pra coisas politicas, mas sabem bem conduzir com a conciliação que o esporte merece…..
    Tá aí !! Quem sabe a coisa vinga !!
    Resta saber se o Monte e essas outras pessoas citadas querem por suas mãos nisso que está fedendo hoje…
    Mas que seria bom seria…
    E aí “”Monte””” ??
    Topa????
    VC é o cara !!!
    Em se tratando de visão, nada melhor que um abacaxi pra ser descascado.. Parece brincadeira o que vou dizer aqui, mas!!! Tá facinho de resolver todos esses problemas…
    Com certeza o “”Monte”” é o único Brasileiro hoje que reune condições de apoio incondicional da FIA,,, se por acaso seu nome for levado as eleições para a presidencia da CBA….
    E isso é muito sério !!!!
    O esporte está precisando….

  • E é justamente por ser “uma figura ímpar, polida, das mais éticas e respeitosas que o automobilismo nacional tem” que ele está sendo rifado…
    Montagner não tem o “perfil” típico dos dirigentes do automobilismo nacional.

  • O mundo dá voltas e voltas, estão fazendo com o Montagner o mesmo que ele’s fizeram com Américo Larozzi de Goiânia, um dos melhores e mais rigidos diretores de prova que este país já teve.

  • Há mais figuras nos quadros da CBA que merecem considerações distintas como as que você dispensa merecidamente ao Montagner, Victor. Por minha conta e risco, cito Sérgio Berti e Mirnei Antônio – ambos, casualmente, também diretores de provas -, que viraram alvo permanente na atual gestão.

    • Luciano:
      Me desculpe, Sérgio Berti eu não conheço e não posso falar, ficou conhecido por ser diretor de prova naquela data fatídica. Mas Mirnei Antonio Piroca não se enquadra nesse merecimento. Pergunte no Sul quem é o Piroca…sabe menos de corrida do que minha vó, além de ser cria do Valduga…Comparar Montagner ao Piroca não tem como…

    • Luciano,

      também não conheço muito o Sérgio Berti, mas a declaração que ele deu na época da fatídica corrida, foi de matar. Mostrou total despreparo para ser um diretor de prova.

      “que os acidentes precisavam acontecer num esporte de risco para que as medidas fossem tomadas”, segundo palavras de Thiago Camilo, em entrevista ao Grande Prêmio, essas foram as palavras infelizes de Sérgio Berti.

    • Conheço pessoalmente o trabalho do Sergio, principalmente na porche cup!!!
      Tudo o que ele sempre fez nessas etapas todas foi ser integro, imparcial, respeitoso, educado e principalmente profissional… Sempre esteve a altura do seu trabalho, em várias etapas nunca vi um comentário sequer que deixa-se a desejar a sua capacidade como diretor de provas…
      E querem saber???
      Porsche cup não tem corrida moleza não, o povo se espreme mesmo,, Só pra se ter idéia do que é essa categoria, Totó porto voou por cima de um posto de sinalização, e noutra etapa preliminar da F-1 um porsche foi para um lado e o motor inteiro voou para o outro….Só 2 exemplos do que é a categoria…
      E o Sergão lá sempre com o respeito e apoio dos pilotos…