PT

SÃO PAULO | Ontem, corrida da Spyder Race: o carro de Ronaldo Kastropil pegou fogo em Santa Cruz do Sul. Assim que viu a fumaça, o piloto deixou seu carro ali na grama. Logo, ardeu em chamas e ficou destruído. A corrida precisou ser interrompida e finalizada para que os bombeiros atuassem.

Mas segundo relatos de gente que estava lá, não havia extintores suficientes para uma ação em curto prazo e os bombeiros tiveram de ser chamados às pressas porque não havia nenhum no local.

Dá um ligue na foto, como diz um primo descolado…

Comentários

  • Fala Vitão!
    Estava aposentado das corridas e fui convidado para participar dessa etapa da Spyder Race.
    E o que passou é que o carro do Kastropil começou a pegar fogo bem rápido, e os comissários ao invés de acionaram logo a bandera vermelha, deixaram o Safety Car na pista por 4 voltas….virando mais de 2 minutos por volta….Ou seja…quase 10 minutos para entrarem na pista efetivamente para apagar o fogo….as chamas já tinham tomado todo o carro….
    O que achei de mais absurdo nisso tudo, além da perda total do equipamento, foi o risco ao qual fomos expostos a cada volta que passamos pelo carro ardendo em chamas….imagina se explode aquilo???
    Coisas de automobilismo brasileiro, coisas de CBA….. ´

    Abração!

  • É por ísso que categorias de nivel nacional tem que ter sua propria equipe de resgate, que conheça as particularidades dos carros, o tipo de combustivel, localização dos acionamentos dos extintores e da chave geral dos veiculos. Ha muitos anos todos sabem que não se pode contar com as corporações estaduais. Já participei de provas em Brasilia e Goiania que a guarnição do Corpo de Bombeiros, que estava de serviço no autodromo, teve que sair as pressas para combater incendio na mata!
    Acontece que alguns organizadores não estão nem aí se a equipe local está capacitada, se tem equipamento de extração, se os extintores são suficientes e até se as ambulancias tem algo mais que uma simples maca e o medico apenas um estetoscópio. O que interessa para alguns promotores é quanto vai custar!!!

    • De novo vc dando aulas..
      Quero saber das minhas !!!!

      Concordo plenamente com vc. !
      A vida humana pra eles na verdade não vale nada mesmo…
      É esse estado de coisas que precisa ser mudado…
      Por isso é que falamos tanto.. Segurança em primeiro, segundo e terceiro lugares…Essa é a meta..
      É isso que os pilotos tem que ter em mente, eles são as principais viítimas…
      Eles tem que fazer alguma coisa….Afinal eles é que acabam pagando toda a conta….
      Acho que aquele papo do começo do ano de um “”sindicato de oficiais de competição””” precisa voltar a ser discutido com mais determinação…
      Valeu Sr. Nando Sato, vc é o cara, precisamos muito das suas opiniões e sugestões..
      Pode ser????

  • A presença do corpo de um caminhao do corpo de bombeiros depende da disponibilidade da corporação. É relativamente comum, em alguns eventos, nao ter a presença de um caminhão, mas necessita uma declaração por escrito do comandante dos bombeiros informando isso.

    A quantidade de extintores disponiveis no autodromo é a parte complicada pois a categoria contrata uma equipe de resgate e sinalização local, teoricamente aprovada pela federação. Quem deve vistoriar as condições do serviço de resgate (veiculos de resgate, material de segurança, capacitação das pessoas ) é a FEDERAÇÃO e nao o promotor do evento. Ou seja: FALHA DA FEDERAÇÃO.

    • Concordo com vc em tudo o que vc fala..
      Só uma pergunta que eu acho pertinente….
      O promotor também deveria ser coresponsável pela segurança nos autodromos, afinal é um evento seguro que da tranquilidade para o espetáculo…
      Ele poderia pelo menos checar se os equipamentos básicos, ou melhor ainda, como disse o Sr. Nando Sato, o evento poderia ter o seu proprio pessoal já habilitado e familiarizado com os carros e suas particularidades….

  • Lamentável, principalmente se lembrarmos que Santa Cruz é considerada a 3ª melhor praça brasileira, atrás apenas de São Paulo e Curitiba.

    Se um dos principais autódromos brasileiros, em meio a um evento nacional, não possui sequer extintores, provavelmente as demais praças, principalmente quando realizam eventos regionais, carecem do mínimo estrutural/pessoal para um evento seguro. É o caso de Cascavel, onde moro.

  • A spider race estava tão bem aqui em SP., depois inventaram esse Brasileiro que só tem o nome…
    Já que é um Brasileiro a CBA tinha a obrigação de manter as normas de segurança em uma etapa de sua responsabilidade….
    Agora se a Spider Race fosse um campeonato da turma da vila Olimpia. Pelo menos os extintores e quem soubesse manusea-los estaria lá…
    Ainda bem que com o piloto está tudo bem… Mas o prejuizo na certa foi muito grade.. Um carro desses custa um bom dimdim… E vai cair tudo na conta da equipe e piloto….
    Mas os custos com inscrições e taxas aluguel de box e pista já está na conta da CBA…
    Coisas assim é que envergonham, esse tipo de situação é que a gente vem combatendo desde a muito..
    Tem gente que ainda acha ruim quando falamos… Mas as imagens e as palavras dessa nota dizem mais do que o nescessário..
    É sem dúvidas uma imagem muito preocupante e triste, afinal está começando a virar rotina…
    Em todos os autodromos do Brasil temos problemas, quando não é estrutural criam-se os problemas.. Quando é só colocar pessoal capacitado, rejeita-se a idéia..
    Afinal,, os mandantes da CBA querem o que????
    Sem comentários

  • Difícil fazer comentário, quando as palavras a serem utilizadas são “SEM COMENTÁRIOS”. O pessoal que organiza corridas sabem muito bem cobrar a inscrição. Graças a Deus o piloto conseguiu sair.

  • Para quê gastar com extintores, estruturação, segurança e toda essa baboseira, se é muito melhor fazer festa no Copacabana Palace…