2010 × 2011

SÃO PAULO | Não é preciso que 2011 termine para se concluir que se trata de uma temporada avessa à do ano passado. A combinação do KERS com os pneus de rápido desgaste da Pirelli e a asa traseira mexeram com as corridas e trouxeram disputas intensas e fizeram da maioria das corridas algo prazeroso de se ver. No entanto, o vencedor costuma ser sempre o mesmo. Em 2010, a disputa do título foi o ponto alto, mas é difícil vir à mente os melhores momentos das provas.

Como a F1 tem se preocupado muito em ouvir o público e proporcionar uma relação mais intimista, é bem provável que já tenha resultados concretos de que o povo prefere. Eu sou bem mais o que está acontecendo nesta temporada. O grande azar foi que a Red Bull fez um carro absolutamente impecável para um piloto que não só parece, como é impecável.

E o caro internauta, o que prefere, um Mundial à la 2010 ou como este de 2011?

Comentários

  • Vetel só é impecavel andando sozinho de “cara pro vento”, quando tá no meio ou com alguém colado nele, falha. Só este ano já foram dois erros com Button pressionando atrás!

  • Tb concordo que ano que vem a Ferrari vai crescer e a Mclaren idem, assim como ocorreu em 2010 após o péssimo ano de 2009, o que deve apimentar o campeonato. Mas acho que Red Bull ainda vai continuar na frente, com um pouco menos de vantagem.

  • Olá Victor, eu não sou muito de comentar aqui mas sou assídou leitor seu, e também do Flávio Gomes e também do Fábio Sormani (São meus dois esportes preferidos de acompanhar: basquete e corridas, além disso, parece que eu me fidelizei aos blogs do ig).

    Esse ano tá mesmo muito melhor que o ano passado, aliás melhor que dos últimos anos.
    Só acho que o jeito que arrumaram pro campeonato ser assim é que tá meio artificial, cheio de regras muito miúdas (piloto só aciona asa com 1 segundo atrás do piloto da frente, que não pode reagir, dois tipos de pneus, etc…). Mas melhor assim que assistir “desfile” – as corridas não vinham passando de desfile, a gente acabava torcendo pra chover pra trazer alguma emoção.

  • No ano que vem Felipe Massa saíra da Ferrari com mais uma surra grande de Fernando Alonso e o Rubens Barrichello terá que torcer muito para que não apareça um piloto com grana na Williams, por que se apareçer ele com certeza estará fora da F1 e tomara que o Bruno Senna não apareça por la..

  • Prefiro essa temporada com certeza. A próxima com certeza promete…Hamilton querendo um carro vencedor, Vettel e Alonso buscando o tri, Button e suas corridas geniais…vai ser quente a temporada de 2012…

  • Eu prefiro 2010. Prefiro bem mais campeonatos épicos com corridas mais ou menos do que vice-versa. Afinal, quem quer ver quase 8 GPs amistosos do meio pra frente no campeonato? Pra mim não faz tanto sentido.
    André / Piloto no http://www.f1bc.com

  • Cara, eu sinceramente (desculpe a ignorancia) queria saber pq raios a IRL nao corre em Daytona! é atrito comercial? ou a pista nao tem estrutura pros carros de formula?

    vlw

  • Afirmar que o Vettel é o melhor, é não conhecer F1. Um dos melhores, concordo. O carro da RBR é muito superior aos outros. O Webber não vale como comparativo, pois sempre foi medíocre. Só com um carro bem superior, é que conseguiu aparecer.

    • Afirmar que o Vettel é só “um dos melhores”… isso sim é não conhecer F1. Uma vez eu li em algum lugar que o Senna era daqueles que “tiravam de carros mediocres aquilo que os mediocres não tiravam de carros bons”. Depois dele só apareceu o Schumacher como fora-de-série. Hoje certamente Vettel se encaminha pra ser fora-de-serie. É o melhor piloto hoje, atras dele está Alonso, depois Button (um dos piloto mais inteligentes que eu já vi, as melhores vitórias de 2011, nas piores circunstâncias), depois Hamlton e depois o resto.

  • Prefiro como está nesta temporada, as regras deram certo e tornaram as corridas mais emocionantes. Se na próxima temporada as equipes estiverem mais próximas, teremos um campeonato melhor que o deste ano e com variações de vencedores, basta tomar com exemplo as corridas onde Vettel e Red Bull não foram tão soberanos.

  • Acho que 2010 foi um bom campeonato, teve sim várias ultrapassagens, mas claro, nada próximo do que tem sido esse ano. Acho que a situação ideal seria manterem os pneus do jeito que estão hoje com suas regras e tirarem esse esquema de kers e asa móvel.

  • Se o Trio Vettell, Red Bull e Adrian Newey continuar; acho que vamos ter mais um alemão com 7 títulos. Apesar a competência, é muito chato.

    Não gosto disto. No caso, prefiro 2010 mas, o legal é a disputa como em 2008 com Massa e Hamilton.

    Além dos pneus, acho que mais itens deveriam ser padrão, como por exemplo asa (fixa), bico, tomada de ar, freios, assoalho e câmbio.

    Acredito que assim, teriamos uma maior igualdade entre os times e mais disputa.

  • 2011: Ótimo show, apenas isto.
    DRS: tinha que ser liberado para todos, senão fica muito artificial.
    Pneus Pirelli: ridículo; a categoria máxima do automobilismo ter um pneu de pouca performance, o ideal seria ir ao limite do carro, sempre.
    Classificação: pífia, tem piloto deixando de classificar para economizar pneus……

    Bom pro show, ruim pra essência do esporte.

    A lógica: piloto mais rápido vence (classifica na pole, vence de ponta a ponta). Daqui a pouco vai ter gente querendo que carros medianos ou ruins vençam corridas…….

  • A resposta é simples: essa temporada. Muito melhor uma disputa na pista do que ficar decidindo posiçoes nos boxes. Ha quanto tempo nao tinhamos pegas entre os lideres da prova?

    Sobre o assunto da asa, eu ja faria de modo diferente: numero definido de aberturas por prova. Assim, o piloto da frente poderia defender a posiçao de alguma prova. Com a asa aberta chega a ser covardia alguma vezes.

  • q graça venho na reta pé no fundo…um animal atraz de mim a poucos segundos…no meio da reta ele pode abrir asa e eu não…conclusão : perdi a posição…tem graça isso??? pode chamar isso de ultrapassagem???
    piloto de raça de fibra e de coragem penalizado por qualquer batidinha…se forçar uma ultrapassagem é demonizado…indicado a consulta ao psiquiatra…segundo o kaduko do galvão
    e há ainda gente q gosta…valha-me Deus…santa paciencia….por onde anda Senna…Jim clark…Peterson…Gilles…e os loucos Regazonni…Mansel…q saudades….bons tempos…

  • Os pneus Pirelli são as melhores novidades deste 2011, pois permitem algumas alternâncias nos resultados das corridas, além de exigir dos engenheiros e projetistas um melhor desenvolvimento dos carros para que tratem a borracha da melhor forma possível.

    Somente acho que deveriam tirar o DRS, pois isso parece coisa de video-game. Afinal, um piloto que chega a F1 tem que saber como pegar o vácuo do carro que vai a frente.

  • O único senão são essas ultrapassagens artificiais demais!
    E não é só a asa, é o conjunto de coisas que proporcionam isso, pneus Kers e asas…
    Se não da pra definir a aerodinamica de cada carro, ou a capacidade de cada piloto, na minha opinião poderiam adicionar um outro recurso muito usado em outras categorias pelo mundo!
    Seria adicionar uma certa quantidade de lastro ao carro vencedor da última corrida! Também não sei como deveriam fazer isso.É só uma opinião!!
    Ou se não for isso, acho que deveriam liberar logo pra todo mundo essa asa aberta, e em toda a pista, ai sim o pau ia comer, deveriam também liberar os jogos de pneus, mas limitar o numero de paradas em cada corrida..Ou limitar o combustivel!!
    Agora o que deveriam fazer mesmo é determinar a quantidade e o tipo de liquido refrigerante do motor, deveriam padronizar isso.. Hoje tá uma farra essa coisa..
    Olha sei lá !!! Acho mesmo o seguinte!!! 2010 estava melhor, mas não o ideal ainda..
    Preferia a F-1 como nas decadas de 70 e 80, com a tecnologia da informação que temos hoje a F-1 seria o top até em audiência e hunanimidade…
    Outra coisa que poderia dar uma melhorada na coisa é proibir o piloto pagante… Os custos de cada equipe teriam que vir apenas do que as equipes tem de patrocinios, e que deveriam ter um limite bem abaixo do que é visto hoje….
    Outra coisa que acho importante é essa tal de madeira em baixo do carro. Deveria ser de madeira mesmo, e descartavel, usou joga fora, não essa que dizem ser madeira, que de madeira não tem nada só a cor…Aquilo é um composto de fibras e resina, extremamente resistente, deve ser um absurdo o preço de um pedaço daquilo… Mas é muito bem feito, quem já viu de perto sabe o que é!!!
    Se ficar falando aqui vai é pra uma semana de suposições…
    Tem gente que está gostando, tem gente que não, e tem os que não estão nem ai…

  • Estou achando uma porcaria ! Para te dar uma ideia, cheguei a mudar para o Troféu Linea. Essa F1 de hoje, é para lá de artificial. O cara passa o outro porque tá de pneu mais mole, ou passa porque abriu a asa traseira. Bom mesmo era quando não havia troca de pneus nem reabastecimento. A estratégia era de acordo com o estilo de cada piloto. Os técnicos (Fittipaldi,Lauda,Stewart) acertavam o carro para uma prova constante, os “pés-de-chumbo” (Peterson,Cévert), para pau puro e outros que nem sabiam o que era isso (Regazzoni).
    Há pouco postaram aqui no blog a corrida da F1 com a menor diferença na chegada (Gethin em Monza). Saudades

  • 2011 está emocionante, porém artificial. A disparada do Vettel é consequencia de se ter o melhor piloto no melhor carro.

    2010 teve boa disputa pelo título, com corridas chatas, mas sem artifícios.

    O ideal seria 2010 com:
    1) Menor área de asa = menor aderência causada pela aerodinamica;
    2) Maiores distâncias de frenagem;
    3) Eliminação dos Tilkódromos.

  • Victor, a temporada de 2011 está muito boa. Pena que também já esteja liquidada. E não é no Japão, esta fatura se encerrou lá trás, a umas 4 corridas pelo tamanho que é o domínio do deste garoto.
    Ruim é assistir as corridas já sabendo quem é o Campeão Mundial. Perde um pouco da graça.

  • Ano que vem a FERRARI e MCLAREN devem chegar mais perto da RED BULL, o que seria muito bom para o campeonato de 2012, onde a disputa seria entre VETTEL, ALONSO, HAMILTON e BUTTON e correndo por fora o SCHUMACHER se a MERCEDES lhe der um carro bom, os seus companheiros são escudeiros, apesar que o ROSBERG é um bom piloto, mas na hora de ficar pressionado o SCHUMACHER o bateria facil.

  • Seria legal um 2011 como têm sido mesmo, mas sem essa palhaçada de asa móvel, e também sem um duo Red Bull / Vettel massacrante como têm sido. Outras combinações seriam interessantes, como sugiro abaixo:
    1) Um piloto espetacular como o Vettel num carro oscilante como a Ferrari;
    2) Um piloto arrojado mas inconstante como o Hamilton numa Red Bull;
    3) Um piloto fora de série como o Alonso num carro melhor que a Ferrari, mas não tão bom quanto a Red Bull (algo que lhe desse maior chance de lutar pelo título mas não dominar o campeonato. Mclaren por exemplo;
    4) Kobayashi e Pérez na Mclaren ou na Red Bull (são tão bons mesmo como parecem ser ?)
    5) Bruno Senna, Alguersuari, Rosberg, Buemi e Petrov em carros de ponta (vamos ver do que são capazes);
    P.S: Seria legal ver o Alguersuari no lugar do Webber em 2012…aposto que daria muito mais trabalho ao Vettel do que o “ausente” australiano;
    6) Alonso e Button na mesma equipe (no que será que isso daria ?);
    7) Schumacher na Red Bull…isso seria muito legal !!!

  • Pra mim quase que dá na mesma, tem que eliminar algumas pistas do calendário, o resto é lucro!

    Mas 2011, apesar de tudo, ainda é melhor que 2010.

  • Acho que essa temporada de 2011 foi muito boa pelas novidades do DRS, KERS e os Pneus Pirelli, onde proporcionou o que o público mais gosta que são as ultrapassagen. Mas pelo lado negativo não teve postulantes ao titulo que foi uma pena, onde o VETTEL foi supremo, e o que pode mais chegar perto dele seria o WEBBER por ter o mesmo carro, onde este toma 0,5 sec em quase todas as corridas do VETTEL. Logo se a Mclaren não estivesse errado um pouco no começo do ano e principalmente com o BUTTON em que este abandonou algumas corridas por erros da equipe o campeonato seria decidio talvez em ABU DABI.Gosto mesmo é da disputa até a última corrida como foi nos anos de 2007, 2008 e 2010, logo a temporada de 2010 foi melhor pela competitividade.

  • Acho que a temporada de 2011 é legal, porém, artificial. Como pode um carro vir e ter um dispoositivo que lhe confere vantagem em relação ao da frente e, esse, não ter condição de se defender?
    Eu realmente gostaria de limites mais sérios à aderência aerodinâmica em função do aumento da aderência mecânica. Aí sim teríamos os pilotos fazendo as ultrapassagens no braço e não com artifícios aerodinâmicos. Mas acho bem difícil isso acontecer um dia.

  • Concordo que a temporada 2011 esta bem melhor que a de 2010.
    Discordo de um comentario que diz que se o Vettel tivesse um companheiro de equipe em um melhor ano seria diferente. Ano passado não foi muito diferente em termos de carro da Red Bull, a diferença é que ano passado o Vettel cometia erros por ainda ser inesperiente, por isso deixou o campeonato mais aberto. Porque se ele não tivesse cometido erros e tido algumas quebras como ele teve, o campeonato poderia estar igual ao desse ano.
    A diferença é que esse ano ele esta mais maduro e praticamente não comete erros, e a prova disso esta no campeonato.

    Amo corridas e amo Formula 1, então eu prefiro muito mais ver corridas emocionantes, que me prendam em frente à TV, do que simplismente numeros emocionantes numa tabela !

  • é simples, Vettel só está disparado na frente esse ano, pq o Webber tirou ferias esse ano,

    ele não apareceu no campeonato, deve ter quebrado outra costela, ou a outra perna,

    Falto um concorrente com o mesmo carro, ano passado existia esse concorrente.

  • 2011 na cabeça.

    Talvez se fosse o Alonso ganhando eu não gostaria, mas com o Vettel é mais um ponto positivo para 2011. Um cara que eu torço ganha tudo e ainda por cima as corridas estão ótimas. Perfeito.

    Ano passado só valeu pela tabela. Se tivesse acompanhado a temporada à lá Elifoot (nossa, lembrei desse) teria sido tão emocionante quanto acompanhar as corridas ao vivo.

  • Concordo. 2011 está sendo épico.

    Prefiro muito mais um campeonato chato com corridas incríveis, do que um campeonato bom com corridas sonolentas.

  • Concordo com sua análise, prefiro um campeonato como o de 2011 que tirando uma ou outra corrida foi chata, mais por culpa da pista mesmo, do q de 2010.

    O nosso azar foi mesmo a perfeita combinação carro-piloto.