MENU

28 de setembro de 2011 - 12:08F-Indy

Para o vinagre

SÃO PAULO | O Brasil vai sediar, mesmo, uma única corrida da Indy, como tem acontecido desde 2010. Apesar de as tratativas terem avançado para que o martelo fosse batido e se discutisse apenas a data de realização, os últimos dias indicaram uma reviravolta na prova que aconteceria em Porto Alegre e, no pé em que está hoje, o evento só será realizado a partir de 2013.

Os governos do estado do Rio Grande do Sul e da prefeitura da capital gaúcha tinham um prazo para se posicionarem, bem na base do pegar ou largar. Mas como já havia acontecido com Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Salvador, há um entrave forte e decisivo para se realizar um evento deste porte: dinheiro. Muito dinheiro.

O que se diz é que não houve um esforço comparável com o feito pela prefeitura de São Paulo — sem bairrismo ou politicagem — para que se levantasse a grana suficiente para bancar a prova, mesmo com todo interesse que a própria Indy demonstrou em fazer o tal GP Mercosul numa data distante da corrida no Anhembi. A data seria em setembro.

O impasse na realização da etapa é um dos motivos da demora da Indy em soltar seu calendário do ano que vem, prometido para o meio deste mês. Outro deles é a corrida da China — esta, sim, praticamente garantida.

19 comentários

  1. Juliano Commander disse:

    pq a Indy nao corre em Daytona?

  2. Alexandre Lourenço -SP disse:

    Uma coisa eu garanto pra voces, seja lá qual for a corrida , onde for, podem ter certeza que o pessoal do sul adora corrida e por isso mesmo que a lotação será garantida, acho que vale a pena investir no automobilismo , eu sou de SP e todas as provas que vejo pela tv realizadas no sul do Brasil todas elas tem lotação máxima, isto é ,do Paraná pra baixo só só circuito lotado, a coisa mais feia que tem é autodromo vazio,parabéns a todos que sempre comparecem!!!

  3. aurelio frade disse:

    Pra quem não sabe só pode ter corrida da Indy fora da América do Norte em Ovais ou Circuito de Rua, esse acordo foi feito com a Fia.

    • Alexandre Costa disse:

      Isso eu já sabia, mas achei bem estranho o fato da última corrida, no Japão, poder ser realizada no circuito misto do autódromo de Motegi, devido aos terremotos que danificaram o oval.

  4. José Morelli disse:

    Eu acho que quem vai pro vinagre mesmo é a Indy, com corrida em China? Dá licença…..Indy tem tradição onde na China? A China não entende nem F1, o que dirá da Indy? Além dos custos transoceânicos pras equipes, ninguém me garante que o evento lá vá ter algum sucesso comercial ou que até mesmo a transmissão da corrida ao vivo agradará a massa consumidora da Indy aqui no ocidente. Além do mais o novo chassis é uma aberração, uma má concepção de um projeto que possa alavancar a fama da categoria novamente….é lamentável, as ações da Indy boicotarão a própria categoria pra 2012, infelizmente….À essas alturas, eu to nem aí pra corrida de Mercosul, Unasul, que seja….a corrida de São Paulo eu só irei se, 1º: meu calendário estiver flexível suficiente pra me permitir ir sem deshonrar compromissos profissionais, 2º se eu estiver afim de ver esses carros esquisitos pessoalmente (iria sem questionamentos se fosse um chassis mais bem elaborado), 3º se o preço da entrada for mais justo. Se não bicho, to fora….acho que pra mim Indy tá cada vez mais distante, como um grande fenômeno do início dos anos 90….ah sabe, chega uma hora que não dá né…..dá licença….

  5. Diogo disse:

    Se for pra fazer “nas coxas” tal qual foi a primeira prova da Indy em São Paulo, melhor deixar pro ano seguinte e planejar direitinho.

  6. Marluws disse:

    Tragam-na para Curitiba!

  7. Pedro Paulo disse:

    Támbem não entendi essa locura de levar a prova pra um circuito de rua com 4 autodromos no estado , la tem a fabulosa pista de tarumã , reforma TARUMA que ia ser o bixo , sou de goiânia e sempre vejo as provas pela tv adoro o traçado , tem santa cruz tambem que parece ser otimo

  8. Pablo disse:

    E aonde seria essa corrida da China? Xangai?

  9. Victor disse:

    Graças aos céus, já me basta ter que aturar o governo bancando aquele matadouro maldito chamado Interlagos. Que os gaúchos não sejam bobos em ficar gastando dinheiro nessas porcarias enquanto tem tantos e tantos problemas realmente importantes a serem resolvidos.

  10. Mauricio disse:

    Isso é o fim….Rio Grande do Sul com 4..QUATRO autodrómodos vão me inventar isso…dinheiro pelo ralo!!!Pega esse dimdim e joga em Tarumã,Guaporé.Melhorar area de box e infraestrutura são fundamentais nesses 2 Autodrómos que são de tradição no Brasil.
    Abrss

  11. Guinter disse:

    Não surpreende, acho que o quinhão que seria destinado aos políticos não ficou garantido…

  12. RafinhaDias disse:

    O meu pitaco: Todo grande evento aqui em PoA tem, geralmente, a RBS/GLOBO como parceria. A Indy não existe para esse veículo, logo eu nunca senti firmeza na realização dele pelo dinheiro que seria necessário (A Prefeitura não está conseguindo nem levantar as obras básicas prometidas).

    Agora, se a prova posse em Tarumã ou no Velopark eu seria bem mais crente. Fica a torcida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>