Kubica e a Ferrari

SÃO PAULO | Há dois anos, a Ferrari se via na seguinte situação: o carro não era bom o suficiente para brigar com Brawn e Red Bull e só uma vitória na temporada é o que a equipe apresentava de melhor. Ainda, a equipe ainda sentia os efeitos da saída abrupta de Massa por seu acidente na classificação na Hungria e não conseguia colocar ninguém à altura para substituí-lo — a ausência de testes e a impossibilidade de adaptação ao carro acabaram com as carreiras de Badoer e Fisichella.

Na frieza da análise, 2011 parece bem semelhante. A Ferrari é a terceira força e belisca aqui e ali o pódio quando um piloto da Red Bull e a McLaren falham — neste caso, geralmente Hamilton. Uma só vitória no Mundial, a de Alonso em Silverstone, e Massa num papel parecido com o de Fisichella: bem distante do desempenho do companheiro.

Em 2009, havia o temor de que Massa poderia não voltar, mas a presença de Raikkonen no ano seguinte era posta em xeque. O segundo ano seguido apagado do finlandês pesava na equipe que só tinha um piloto na prática. Os rumores se transformaram em realidade, e mesmo com um ano de contrato por vir, Kimi teve seu contrato rescindido e Alonso chegou.

A continuação de Felipe na equipe vermelha sempre foi colocada em dúvida, mas Luca di Montezemolo e outros dirigentes da equipe se apressaram em desmenti-los, e o tempo veio lhes dando razão. Mas como Raikkonen, Massa está completando duas temporadas extremamente ruins, da mesma forma com uma temporada no papel.

Paralelo a isso, há a história de Kubica. Se voltar como antes, o polonês é piloto para andar na frente. É um dos melhores. A Renault, sua equipe, deu a ele e ao empresário um mês de prazo para que informem se Robert reúne condições para sentar em seu carro de 2012. Para quem saiu da sala de cirurgia pela última vez não tem muito tempo, e pela gravidade do acidente, um mês é até pouco para que se tenha pleno conhecimento de seu estado físico e se garanta 100% seu retorno triunfal.

Como a Renault está sendo irredutível em seu prazo, e ela não está errada, já há quem aponte aqui e ali que há uma porta se abrindo na Ferrari caso Kubica não esteja pronto para dar uma resposta até o fim de outubro. Seria interessante para a Ferrari esperar até o fim do ano, por exemplo? Como não há treinos pós-temporada, talvez não faria tanta diferença — afinal o carro do ano que vem já está no forno, ao gosto de Alonso.

Assim, a decisão que Kubica for tomar em relação à Renault deve ser acompanhada com atenção por Massa. Que ele se cubra. Com o histórico recente que a Ferrari apresenta e pelo descrito acima, é bem capaz que a equipe aposte num polonês remendado do que um brasileiro teoricamente inteiro.

Comentários

  • Massa começa 2012 na Ferrari, mas não termina! Vão substitui-lo assim que Alonso tiver o dobro de pontos dele. Não tem capacidade nem para ajudar no mundial de construtores e eu acho que ele nunca mais vence um GP, já que tem rivais como Alonso, 2 redbulls e 2 mclarens…já era!! Aquela reação contra o Hamilton, diante das câmeras, mostra que ele está desesperado, arrumando desculpas, sabendo que vai ser demitido.Infelizmente aquela “mola” acabou com a carreira do Massa, depois o Alonso passou ele na entrada dos Boxes, depois ele abriu p/ o espanhol na Alemanha!! já era!! Tororosso nele!!

  • Nao tenho duvidas que o Massa e um grande piloto, niguem desaprende assim, mas no ambiente que ele esta na Ferrari nao vai dar em nada, e preciso sair, acho que passou da hora deveria ter ido para Renault este ano, mais tudo bem ainda ha tempo. Uma posicao firme de primeiro piloto dara a ele a confianca que estar precisando, depois que mandaram ele dar passagem ao Alonso ano passado, ele simplesmente desistiu de andar frente, lendo os pessamentos dele naquela hora ele deve ter pensado “tabom se e o q vcs querem vamos ver o Alonso campeao pagando meu salario ta blz” ai o Alonso nao foi campeao e o Felipe deve ta de alma lavada ate hoje.

  • Quanta bobagem neste post… Torço muito pela recuperação de Kubica (o que sinceramente acho dificil), e acredtiar que a Ferrari arrisque com ele é muito dificial. Até aceito acreditar que a Ferrari possa cancelar o contrato com o Massa no final do ano, mas não acredito que tragam o Kubica se a Renault não pegar.

    Se acontecer tal coisa tá provado que o Alonso manda e desmanda na Ferrari a ponto de trazer o amigo pra pilotar o outro carro mesmo tendo saido do hospital a pouco tempo.

  • O Massa também está bem remendado, lesão cerebral e no globo ocular não é moleza. Meu fisioterapeuta disse que a subconsciente de qualquer pessoa que sofra aquele tipo de lesão, cria uma defesa subconsciente a fim de proteger a vida. Massa pode até estar conscientemente acelerando 100%, mas esta tal defesa subconsciente o inibe sem que o perceba. Outra coisa: duvido que Kubica volte a pilotar 100% da sua forma, as lesões afetaram o sistema nervoso, que controla braços, mãos e dedos, inibindo-o de movimentos finos, tão essenciais no esporte a motor, ainda mais na F1, com força G absurda.

  • Acho que se Kubica ficar fora mais um ano – e sendo estas 2 temporadas ausentes em função de um acidente – equipe nenhuma aposta mais nele.

  • Eu sempre comento a mesma coisa:

    Massa teve chance de lutar pelo título em 2007 e foi o primeiro piloto das duas equipes dominantes da época, a sair da disputa do título.

    Em 2008, lutou até o fim e perdeu por erros da Ferrari.

    De 2009 pra cá, não fez mais nada. Não ganhou corridas e em 2011, nem fez pódio. É um resultado pífio para um piloto de uma “equipe de ponta”.

    Desculpas existem aos montes, mas a F1 é uma categoria para quem oferece resultados, e não, desculpas.

    Massa é um piloto veloz, assim como Hill, Villeneuve ou Alan Jones. Pilotos que conseguiram um título por estarem no carro certo, na hora certa….Mas não é um cara que faz uma equipe crescer, apenas por seu talento e capacidade.

    …Ou seja, não é um Piquet, um Prost, um Lauda, Senna, Alonso ou Schumacher.

    A Ferrari “deu” á ele a chance de ser campeão, mas não aconteceu. Era pra ser em 2008, quando Alonso tinha um carro ruim na Renault, Vettel estava na Toro Rosso e Raikkonen já estava “desligado” da F1.

    Massa poderia ser um campeão “acidental”, mas…não aconteceu.
    Valeu a tentativa.

    Já é hora da Ferrari buscar sangue novo!….Embora eu imagine que Alonso adore ter Massa ali ao lado dele, já que Felipe já demonstrou não ser capaz de superá-lo.

  • Kubika nunca mais será o mesmo! nao adianta nem toda grana e tecnologia medicinal, nao dá mais pra ele! assim foi com Weber idiota que resolveu andar de bike… enfim… mesma coisa com massa, apesar de que no caso dele foi acidente de trabalho mesmo, e nao fora do trabalho!

    é fato, ngm que se machuca volta em grande estilo nas equipes de ponta!

    e nao adianta falar do schuamacher pq o carro dele era um segundo mais rapido do que dos oponentes.

    • Juliano,

      Em 1999 Schumacher quebrou a perna em plena corrida de Silverstone.
      Ficou meses fora das corridas.

      Quando voltou, venceu a primeira corrida em que participou (e deu a Vitória para Eddie Irvine na última volta)

      …Por isso que ele era o “Schumacher”.

  • Anotem aí:

    – Kubica não volta, pois para um esporte de alto nível, como é a F1, precisa estar 100%
    – Massa vai cumprir seu contrato com a Ferrari. Em 2013, estará no mercado, sendo pretendido por uma equipe mediana qualquer. Agora, resta saber, para quem já foi protagonista, aceitará ser elenco de apoio?

  • A Ferrari não é louca de por o Kubica sem saber como ele vai voltar. Pode ser que a vaga do Massa esteja ameaçada por qualquer outro piloto, mas não pelo polonês. Que idéia mais absurda!

  • Eu sei que é só especulação, mas o contrário também seria interessante: quando Massa sair, uma boa opção seria a Renault, se não der eu acho que ele acaba na Sauber ou até a emergente Force India. Ele não tem perfil de piloto pra Red Bull. McLaren é um pouco demais. Mercedes? mmmmm… talvez, não sabemos os planos do pessoal de lá pra vaga do Schumacher (que quando completar 35 anos na F-1 vai aposentar por tempo de serviço…).

  • Concordo com o Mario Manolo…e tem mais: será que a Ferrari aceitaria correr o risco de entregar um carro para um piloto que ninguém sabe sua real condição? Creio que até a Renault, mesmo grata, tem dúvidas a esse respeito. Se fosse outros tempos era só dar um carro pro cara testar e avaliar suas reais condições. Com as atuais restrições aos testes é um risco muito grande para qualquer equipe, o que é uma pena pois o polonês é (era?) bota.

  • Esse ano o Massa nao sai. Ate pq, mesmo que ele quisesse, nao tem nada melhor. Mas para 2013, é bem plausivel.

    Kubica vai ficar mais um ano na Renault. Ou isso ou ele nao volta. O resto é pura especulaçao.

  • Sem dúvida o Kubica era um futuro piloto Ferrari, mas depois desse acidente, eu não acredito que uma empresa gigante do tamanho da Ferrari e com milhões de acionistas tenha coragem de contratar um Kubica nesta situação……..mesmo que ele volte a correr, serão no MINIMO 6 meses para voltar a performance anterior..

  • Especulações caros colegas, a única coisa que tenho certeza é que o Barrica deve fechar com a Hispania ou a Virgin, só pra não largar o osso. kkkkkkkkk

  • Iiiiii !!! De novo, outro nome pro lugar de Massa???
    Se o Massa sair da Ferrari no fim deste ou do outro ano, quem vai dizer quem vai pro lugar dele não é ninguem do staf da Ferrari. Vai ser o Alonso, e vai escolher um piloto bem apagadão, e sem condições de vitórias…
    Nessas a Ferrari vai amargar uns bons anos sem titulos…. Quem já era pra mim, é o Alonso!!
    Esse tá que nem o Brasil na F-1, vivendo das histórias do passado !!!
    Acho que tá todo mundo errado, o Massa pode até sair de lá, mas o chorão também está meio que na corda bamba…Tudo isso de contrato até 2016 é muito relativo, sem vitórias ou títulos a coisa muda rápidinho lá em Maranelo.. Lembram do grande piloto que a Ferrari contratou a peso de ouro?? O Prost???Pois é… pode acontecer de novo !!!

    • Se fosse outro no lugar do Alonso, não teria sido vice ano passado e vencido esse ano, com esse lixo de carro.
      Vai aprender um pouco de F1 vai…

  • Sério mesmo que tem gente que acha que a Renault preferiria o Massa no lugar do Bruno Senna ?

    O Massa não traz patrocinador e cada dia guia pior. Piloto decadente, nem é sombra daquele que disputou o titulo de 2008.

    Talvez ele consiga uma vaguinha na Sauber em 2013 pra encerrar a carreira, no lugar do Perez, que iria pra Ferrari.

  • A Ferrari acabou para o Felipe Massa e ano que vem ele terá que trabalhar para o Fernando Alonso que é e será á unica força da equipe no ano que vem e com isso Massa saíra da Ferrari e o substituto será escolhido a dedo pois a Ferrari já tem um esquema pronto para o ano que vem.

  • E o Massa assumir ano que vem esse carro do Kubica, que está na mão do Bruno Senna hoje? Rola?
    .
    Outra. Outro dia li que um dirigente da Mercedes não gostaria de um outro piloto jovem para ser parceiro do Nico na eventual saída de Schumi no final de 2012, preferiria um piloto das antigas. Desculpe mas não me lembro o nome de quem escreveu isso, mas lembro que li há poucos semanas quando ventilaram a saída do Schumi.
    .
    Não poderia acontecer do Massa terminar seu contrato com a Ferrari em 2012 e em 2013 pular pra Mercedes com a saída do seu amigo Schumacher, abrindo espaço pro Kubica ir para a Ferrari, sem quebras de contratos?

  • O Massa tá parecido com o Heidfeld, só que em um carro melhor. O Kubica se voltar vai ser difícil arrumar um lugar em um time melhor que a Renault. Até porque, temos o Schumacher pra provar que só de ficar parado, levou quase 2 anos pra entrar no ritmo dos outros. Kubica além de parado, vai ter que ver se estará apto pra pilotar todos aqueles botões.

    Mas olhando pro mercado dos “segundos-pilotos”, não tem muita coisa no mercado pra Ferrari. Acho que vão apostar naquela história de testar um moleque novato. Já que é pra apostar, eu diria que o Sutil seria uma opção pra ser o escudo do Alonso, acho que o Rosberg não agradaria o mimado Alonso.

  • Talvez o polonês remendado seja melhor que o brasileiro inteiro.

    Kubica é muito bom mesmo. Se vier mesmo para a Ferrari e em forma, pode ser uma ameaça ao Alonso, sem dúvida.

    Abraço!

  • Eu duvido que o Kubica volte na mesma forma de antes, mas mesmo “remendado” ele seria mais piloto que o Massa atual, que por sua vez não é nem a sombra do Massa pré-2009.

    É melhor o Massa já ir procurando uma equipe na Estoque, junto com o Barrichello. Porque andando desse jeito, não tem lugar na F1 pra ele.

  • Acredito em Kubica na Williams. O dinheiro do Bruno Senna e do Petrov já compraram os cockpits da Genii (não tem como chamar isso mais de Renault, muito menos de Lotus).
    Quanto a Massa, vai completar mais uma temporada na Ferrari, pra encerrar o contrato, aí em 2013, o Perez vai assumir seu posto, pra ser escudeiro do Alonso. Não é a cara da Ferrari colocar dois pilotos de ponta em ambos os carros, como é de costume da McLaren, por exemplo. A Ferrari é: um piloto pra ganhar, e o outro pra roubar pontos pra ele. O importante pra equipe é assegurar os dois mundiais, quando estão na briga. E então, Massa poderá, de repente, ir para a Sauber, ou até mesmo uma das três nanicas do grid…

  • 1º – Kubica não volta em 2012, e nem nunca mais, pelo menos na fórmula 1.
    2º – Quem disse que a Renault ou qualquer outra equipe quer o Massa?

  • Interessante o lance Kubica x Massa, visto que ele já foi diversas vezes colocado no lugar de Massa… e quem sabe Massa, possivelmente indo para a Renault não reencontre a felicidade de guiar? Mas para isso acho que sacam o Bruno, acho dificil termos 2 pilotos brasileiros na mesma equipe, salvo money entrando…

  • Seria legal divulgar a fonte..
    ” já há quem aponte aqui e ali que há uma porta se abrindo na Ferrari caso Kubica não esteja pronto para dar uma resposta”

    Quem se refere a qual fonte? Do jeito com o post foi escrito, parece que a fonte da história é unicamente a sua cabeça

  • Estaria então a Ferrari disposta à apoiar a recuperação de Kubica ao longo de 2012 (mantendo Massa em seu último ano de contrato), preparando-o para substituir o brasileiro em 2013 ? Ou mesmo quem sabe pondo o polonês para correr ainda em 2012, ao longo da temporada, dependendo de sua evolução ?