Quem vai e quem fica

SÃO PAULO | A Comissão da F1 vai se reunir depois do feriado no QG em Genebra — ou Genève, como diz Fernando Silva, fazendo biquinho — para debater algumas coisas relevantes para a temporada do ano que vem. Além de mudanças de nomes de equipes, que deverão ser aprovadas sem restrição, há uma certa preocupação com três provas do calendário.

O Bahrein segue com uma situação política delicada, ainda que pouco se ouça de manifestações antimonárquicas em Manama e região. A Coreia quer pagar menos para sediar a prova. E os EUA, em Austin, preocupam porque há umas picuinhas internas na empresa que administra o autódromo texano que podem postergar em um ano sua inclusão na F1. Nisso tudo, a Turquia fica de stand-by, com três boas oportunidades para entrar.

Quanto a Sakhir e Yeongam, um expresso desejo de adeus registrado em três vias no cartório da Vila Maria bastam. Essa sanha para ir a lugares em que o dinheiro parece mais valioso é compreensível, mas tem apontado que estas praças são lugares arriscados e rotativos, sem vínculo com o esporte. Sem contar que as pistas em si são ridículas. A da Coreia, então, é deselegante, e Bernie não vai chegar e incorporar Fabiano Augusto em seus velhos tempos e perguntar ‘quer pagar quanto?’. 

Só a curva 8 de Istambul/Kurtkoy vale mais que ambas.

Nessas e outras, já há a possibilidade de Ecclestone não ver novamente seu sonho de 20 provas por temporada realizado. As equipes, cansadas, agradecem. Alguns jornalistas, idem. Os fãs se queixam, revoltosos. Paciência.

Puro palpite (com a vontade incluída): a Turquia fica mais um ano. O Bahrein segue goela adentro. Austin, TX, estará lá.

E aí, gente, o que tirar — além de Abu Dhabi, claro?

 

Comentários

  • A mais do que foi falado, eu tiraria Valencia. O circuito é legal de dirigir mas traz corridas chatissimas. E sem dizer que o tal glamour que eles queria trazer nao foi trazido. De resto, so lamento manterem Abu Dhabi. Mas… vamos ver como ficou a reforma do circuito antes de tacar pedras de vez, ne?

  • Acho que Austin sobe no telhado, e Yeongam vai (tarde) junto. Abu Dhabi infelizmente parece ter vida longa, e o GP da China parece que traz dividendos interessantes para o país. Istanbul Park fica no mínimo mais dois anos.

  • Vou ser execrado, quase excomungado, mas vou falar! MONACO!!!! Ê corridinha chata!. Bahrein, Abu Dhabi, Yeongan e Hungaroring devem ir para o limbo também! Barcelona deve tomar uma surra de gato morto até o gato miar, mas continua! Pros seus lugares entram Paul Ricard – com Le Mistral completa, USA Detroit, Mexico D.F., Zandvoort e Kyalami.

  • Acho q poderia sair, China, Barhein, Valência, Abu Dhabi e esta pista nojenta da Corei. Acho Hungaroring uma pista interessante assim como Barcelona.

  • Para encorpar o coro:

    Sai: Valência, Barcelona, Sepang, Coréia, Abuh Dabi, Hungria e Bharein.

    Entram: Ímola, Algrave, Paul Ricard… e deu. 20 corridas é muito!

  • Coréia, sempre tem uma suspresa climática e a pista é problemática na sua estrutura…e fico pensando, como ficaria o futuro de Interlagos! Com obras a vista para 2012, muitas reformas nas áreas de boxes. E na pista? Está ficando estreita para os novos padrões dos Tilkódromos, indo na carona do Leonardo…

  • Olá Victor.

    O Bahrain sai, pois a “acalmadinha” que aconteceu lá, na situação política, não é sólida. Os manifestantes com certeza estarão assanhados em usar o GP de F-1 para conseguir visibilidade para suas reinvindicações.

    E no lugar do Bahrain deve entrar a Turquia, que atrai algumas moscas e gatos-pingados de platéia, mas tem um ótimo traçado e a Curva 8.

    A Coreia pode conseguir algum acordo “embaixo do pano” com Ecclestone e seguir com a corrida. Há patrocinadores coreanos na F-1, a LG por exemplo, que faz a cronometragem oficial da categoria por exemplo…

    Austin entra. A cidade texana é carente de grandes eventos esportivos (nunca teve uma corrida de categoria relevante por lá e não há grandes times de futebol-americano, basquete, baseball e hóquei nas grandes ligas norte-americanas), vão dar um jeito de contornar as picuinhas até o começo do ano que vem.

    Fico na dúvida é se o tal “GP da América em Nova York” sai mesmo… em uma simulação no rFactor, a pista de Port Imperial, em Weehawken, New Jersey, tem pontos perigosos, o que a deixará abaixo dos padrões de segurança da Fórmula 1.

    Se eu fosse Bernie Escclero$tone, e não se importasse tanto com padrões de segurança e grana que as pistas podem pagar para ter um GP, traria de volta Argentina e Portugal, nos fabulosos circuitos de Potrero de los Funes e Autódromo Internacional do Algarne. Novos, bem estruturados, e em lugares de bom potencial turístico. E mandava a 2ª corrida nos EUA, o Bahrain, a Turquia e a Coréia à m£rd@!

    E fazia 20 corridas.

  • Na minha opinião essa corrida no Texas não chega a entrar no calendário. O GP dos EUA começará a ser realizado direto na pista de rua em Nova Iorque em 2013.

    Em relação aos Tilkódromos, pra mim são tudo a mesma merda, e os fãs infelizmente terão que continuar aceitando. Portanto para mim tanto faz que saia um ou outro, pois são todos a mesma bosta. Na minha opinião a situação nesse sentido só vai piorar, pois eu vislumbro a saía de Spa e Interlagos do calendário nos próximos anos. Spa está sempre batendo na trave, e já teve corridas em anos alternados várias vezes. Interlagos devido a falta de renovação dos pilotos brasileiros, com isso quando o Massa sair da Ferrari não teremos pilotos com chance de vitória, e consequentemente o interesse de todos em realizar a corrida, inclusive da rede Globo, cairia muito.

  • Por mim, sairiam também: Bahrein, Adelaide, Valência, Barcelona (Ops! A Espanha ficaria sem GP!!!) e Budapeste. Sem pensar na viabilidade, gostaria que Istambul permanecesse e que voltassem: Hockenheim original, Silverstone (antes das novas mudanças), Paul Ricard e Áustria (A1 Ring).

  • Podem cair fora sem deixar saudade Bahrein, Malásia, China, Valência, Cingapura, Coreia, Índia e Abu Dhabi. Dependendo do meu humor no dia, Hockenhein amputado também pode dizer adeus à festa.

  • Tem que tirar Abu Dhabi, Bahrein e Yeongam. Cingapura só fica porque é de noite, senão deveria sair também. Essas pistas do Tilke são todas ruins, exceto Turquia, Índia, Malásia e China. Espero que o dos EUA seja um circuito bom, porque o da Índia surpreendeu com curvas rápidas e poucas travadas.

  • Concordo em gênero numero e grau…a pista da Coréia é ridícula, feia demais e ruim pacas ( pra mim , mero telespectador ) a da índia dizem ser boa, eu particularmente não achei.

    vai-se o “bar heim” e a coréia com a pista made in taiwan.

  • As que deveriam ficar de fora pelo bem de todos os fãs: Abu Dhabi, Bahrain, Barcelona, Valência, Xangai, Yeongam e Singapura.

    As que deveriam entrar: Aragón, Portimão, Istambul, Paul Ricard e se é pra ir pros EUA, que façam uma reforma em Road America em Elkhart Lake que é pista de verdade, como segunda opção, Laguna Seca.