Cama feita

SÃO PAULO | A principal TV da Finlândia, a MTV3 — que nada tem a ver com o conglomerado musical —, cravou hoje que os dias de Rubens Barrichello na Williams já têm hora para acabar oficialmente: o anúncio da chegada de Kimi Raikkonen vai acontecer no fim de semana que a F1 finca território em Abu Dhabi.

O pedido de respeito por parte do brasileiro acabou sendo o sinal mais evidente de que seu curto tempo em Grove havia se encerrado. O desrespeito da Williams provavelmente vinha de seu silêncio, enquanto Barrichello inicialmente desdenhava dos rumores para então começar a se preocupar realmente. Por lá, nunca houve uma negativa do assunto e, quando incitados a dizer sobre Raikkonen, permitiam-se dizer que a ideia era boa e que o campeão de 2007 traria energia à equipe, muito provavelmente com a vitalidade e emoção tão latentes e venais que se viu ao longo de todos estes anos.

Ao que se nota, e confiando na info da MTV3, a cama estava toda preparada. Frank Williams viajou na miúda ao Catar, alegadamente sua “segunda casa”, para negociar diretamente com os representantes do banco nacional local. Com uma bela grana — falam em 30 milhões de dinheiros europeus, metade para o bolso de Kimi —, pediu para que seu pessoal se contivesse em dizer algo justamente para fazer a revelação no mundo árabe, onde representantes da instituição catariana devem estar presentes com seus alvos turbantes e seus bigodes dos anos 70, pimpos e catitos. Rubens não estará assim certamente.

As perguntas que ficam nesta história intrigante: Barrichello realmente não foi avisado de tudo isso? Além de desrespeito, é sacanagem? O que fez a Williams agir assim com um piloto que tanto quis há dois anos? O que Rubens fez, ou não fez, à Williams? Barrichello, enquanto prestador de serviços, não cumpriu metas?

E como consequência de tudo isso, a questão final: a carreira de Barrichello na F1 acabou? A resposta a esta parece estar mais fácil. Beirando os 40 anos, dos quais metade serviu à categoria, e em tempos que ser só piloto não basta, é preciso contribuir — e alcançar os níveis de Bruno Senna e Adrian Sutil, por exemplo —, tudo caminha para um irrefutável sim.

Adendo 1: Barrichello falou ao site Totalrace que está tranquilo e quer continuar, mas já deu a entender, até por comentários que fez com ex-pilotos, que a chance de aposentadoria existe. E que pretende dar uma festa.

Aí, sim. Barrichello, se realmente entender que a carreira na F1 está próxima do encerramento ou consumada, vai dar a ela um fim justo, e não acabar, assim, do nada. Gostem ou não de Rubens, duvidem ou não de sua capacidade, sua importância e peso para a categoria e os feitos que alcançou na categoria são legítimos. Que comemore e tenha esse reconhecimento mais do que honesto.

Comentários

  • Que diferença faz Rubens ….kimi …..Se não tem carro pode colocar até Senna que não adianta…
    .
    E tem mais, Rubens está sendo mais lento que Maldonado …convenhamos… volte para casa Rubens e tente fazer ser de cabeça erguida.

  • Para Barrichello estar na F1 já é um grande feito, poucos o conseguem.
    Mas para ser campeão é preciso de ter braço e espirito de vencedor.
    Neste quesito o velho Barrica é banal.

  • É de se espantar se for verdade que vão pagar metade do patrocínio ao Kimi… é que o finlandês, há muito tempo sem ser competitivo (começou a tomar tempo ainda na F1), vai ganhar mais que o Button e o Hamilton… é ruim, hein!?!?!
    Quanto ao Rubens, acho que ele quer a resposta para a depender dela, ir atrás da Lotus. Enquanto a Frank não se manifesta, ele fica vinculado a Williams…

  • barrichelo já passou da hora de se mandar não passa de um reclamão,a williams precisa de muita grana para se manter e só o coitadinho do rubens não sabe? não conseguiu bater jenson button na brawn e quer mais o que na f-1?já estou até vendo o narrador oficial da rgt dando piti durante a transmissão da corrida em abu dabi.

  • Barrichello teve sua última grande chance na F-1 na Brawn. Era a sua oportunidade de redenção. Mas não ganhou o campeonato daquele ano.

    A Williams, há tempo, não é nem sombra do que foi no passado. Rubens sabia disso, e sabia que não poderia fazer milagres com os carros de Grove.

    Agora, a equipe de Frank procura dinheiro e um bom piloto. Está tendo os dois com Kimi Raikkonen. Pelo que estou lendo, a Williams não está quebrando contrato nenhum com Barrichello, portanto, ele não está sendo sacaneado. A Williams não o prometeu nada.

    Sim, ele está encerrando sua carreira na F-1, e com louvor. Aplausos para ele, um bom piloto, melhor do que mais da metade do grid.

  • vendo os comentários aqui percebo o quanto a pachecada tá irada com a Williams… incrivel! É sempre aquele discurso de que brasileiros são sempre sacaneados e blablablá.. engraçado que esses mesmos pachecos não falaram nada disso quando aconteceu o contrário recentemente quando o Bruno Senna tomou a vaga do Heidfeld na Renault…

    Eu, como fanzaço do Kimi, quero muito que ele volte a F1, mas sei lá, nunca foi a dele voltar pra F1 com uma equipe como tá a Williams hoje, que se ele voltasse seria numa Red Bull da vida. Mas tomara que essa tal visita que ele fez a Grove tenha o motivado e que isso não seja um auê maior que o real como dizem por aí por a noticia do Iceman ir pra Williams teria saido numa nota no rodapé da pagina do Ilta sanomat…

  • O Barrichello não é tudo isso que seus fãs acreditam que ele é, mas também não é esse piloto fraco que aqueles que não gostam dele dizem que ele é. Na minha opinião é um piloto bom (se fosse fraco não estaria há 19 anos na F1) cuja hora de parar está próxima.
    Que ele aproveite o GP do Brasil e faça uma festa de despedida digna, pois dificilmente vai conseguir algo na Force India (Hulkenberg, segundo dizem, é o favorito) ou na Renault (Bruno Senna, pelos patrocínios e pelos investimentos da Genii no Brasil, e Grosjean, pelo título da GP2 e pela nacionalidade, são os favoritos).

  • Tudo bem que o Barrichello criticava muito a Williams, mas se foi sacanagem da Williams, acho que não, pois o Barrichello sabia com quem estava lidando e até podia levar a Williams, então foi um acordo de cavalheiros, a Williams com o pé e o Barrichello com a bunda….

  • O motivo para mim é simples: mudança de comando gera mudança em seus comandados. Era sabido que Adam Parr nao era fã de Rubens, e sua ansia por mudança era meio que direto a saida do piloto. Rubens fez muito bem a Williams quando foi ouvido (vide a melhor do carro durante o ano passado), mas agora eles nao tao nem ai pra ele. Ta mesmo na hora de sair, pois a Williams deixou de ser aquela equipe romentica e honrosa do Frank. Ta virando equipe pequena e ja vi o desfecho dessa historia com outras grandes, como Brabham, Lotus e Tyrrell…

    Ah sim, Raikkonen? So vai trazer dinheiro, pq pra melhora do carro ele nunca foi um bom exemplo. Vao dar tiro no pé, pq ele nao é bom para marketing. A Red Bull viu isso, pq a Williams nao esta vendo? Logo vao ver a besteira que tao fazendo…

  • Quem estiver achando que é uma “sacanagem” a condução da não-renovação do contrato do Barrichello pela Williams precisa ler a edição Roberto Moreno da série Grandes Entrevistas:

    http://grandepremio.ig.com.br/grandesentrevistas/2009/01/14/roberto+moreno+parte+1+4715456.html

    Aí, depois de ter se educado sobre como funciona o mundo real da F1, o leitor também se beneficiará em ler a edição Gil de Ferran da mesma série, especialmente no trecho em que ele conta como ter batido a cabeça em um caminhão por acidente, levando pontos, encerrou o teste que teria sido sua única chance real de ter entrado na categoria:

    http://grandepremio.ig.com.br/grandesentrevistas/2009/02/18/gil+de+ferran+4715489.html

    O fato é que a vida é dura e as coisas na F1 são assim. Ninguém está sendo especialmente cruel com Rubens, nada diferente da norma.

    Estou certo de que o próprio Barrichello sabe disso, afinal de contas já passou por seis equipes e inúmeras renovações de contrato. Interpreto as suas reclamações públicas mais como uma manifestação emocional de frustração em ver as portas se fecharem e uma certo desejo de dar o troco, preparando a torcida brasileira para uma acolhida amistosa à equipe de Frank Williams no GP do Brasil (só que ao contrário).

    Rubens é um dos grandes da história do automobilismo nacional, e o tempo cuidará de tornar isso claro. Eu ficaria feliz de vê-lo nas pistas, mesmo que não na F1.

    Uma ideia maluca pra encerrar: Por quê Rubens não passa a mão no telefone, liga pro Gil, e não combinam ambos de se encontrar com o Sr. Carlos Gomes, não o falecido maestro, e sim o presidente da PSA Peugeot Citroen América Latina, que é um cara que precisaria ser convencido a conversar com a matriz e dizer que “pintaram uns brasileiros doidos aqui que me convenceram a alocar uma boa parte da verba de marketing da região pra que a Peugeot Sport bote mais um carro no mundial de Endurance. Eles dizem que um gerencia o time, o outro pilota, e que eles arranjam mais dois pra pilotar, um argentino, que é pra gente usar pra fazer a propaganda por lá também, e o outro um tal de Bruno, que dizem que pode até vir com dinheiro pra completar o orçamento. Eles dizem que, como o carro é bom, eles acham que dá até pra ganhar corrida, e tal. Vocês acham que rola?”

    Ideia maluquíssima. Só sei que há vida além da F1.

  • Lamentável o nível dos comentários feitos até agora. A Williams, ou qualquer outra equipe, não é obrigada a informar aos seus empregados ou à imprensa sobre suas negociações. Se fosse, por que nenhum leitor defendeu a Cosworth na troca pela Renault? Por que a Cosworth não é brasileira, essa nação sempre vítima dos “vilões” da F1. Vi leitores que nem sabem escrever Williams (é com “m” pessoal). Como nem sqbem escrever Raikkonen. Pobres nacionalistas. Não sabem nem o que é F1. Rubens deveria ter a inteligência de saber que não há mais lugar para ele na F1 de hoje. Infelizmente, talvez. Mas ele insiste em ter um final melancólico, querendo ouvir um “não temos vaga para você” de todas equipes. Ele não precisa mais da F1, nem a F1 dele. Prestou ótimos serviços à categoria, mas o tempo passou. Parece que não enxerga que há vida para pilotos fora da F1. Pior do que triste, essa posição de Rubens é burra e irritante, pois sempre vem acompanhada do seu imutável discurso: “nunca me senti tão rápido, com tanta energia e ainda com o sonho de ser campeão do mundo”. Lamentável. Um ótimo piloto que perdeu o timing do gerenciamento da sua carreira. Felipe Massa também corre um sério risco de não achar um assento titular para 2013. Afinal, qual equipe precisa de um piloto como ele? Uma Lotus (futura Caterham)? Rubens deveria ditar seus últimos passos na F1. Mas parece que se passar por vítima desse mundo “cruel” da F1, que o acolheu durante 19 anos, seja mais conveniente para ele. Venha, Rubens. Venha ser feliz aqui fora.

  • Rubens não teve culpa, a Williams não cumpriu seu papel, devido a zona que a equipe estava, e no meu ver, continua uma bagunça. Rubinho estará ano que vem sim na F1, não creio que esse seja seu fim.
    A jogada pode ser, Raikkonen volta, corre 1 ano na Williams e entra em 2013 no lugar de Webber na Red Bull.

  • Se bobear, Barrichello fecha com a Catherham que possuirá ano que vem uma estrutura quase igual a da Williams e ainda ande na frente deles. Pois eles terão uma evolução do carro atual, já a Williams terá que começar praticamente do zero com o FW 34.

  • A Williams nunca foi muito “carinhosa” com seus pilotos, vide o que aconteceu com Mansell, Hill…

    Barrichello é só mais um desta lista, diferenciando-se dos dois citados por não ter sido campeão. E isso que está acontecendo com ele lembra o que aconteceu com Hulkemberg em 2010, não?

    Abraço!

  • Uai, mas a Williams tá certa.

    Se uma condição dos patrocinadores é o piloto X, sendo que este não é pior do que o seu atual, qual o problema em trocar?

    A vida é cíclica, as empresas mudam, é preciso animo novo e mudança de ares periodicamente.

    Não vejo trairagem da Wiliams não.

    Ao Rubens, resta entender que teve uma baita carreira na F1, mas chega ao fim. Simples assim.

  • Caríssimos, bons dias!
    Dezenove anos na corporação mais competitiva do mundo, onde tantos pouco ficam e a maioria absoluta não consegue chegar, basta para certificar o valor de Rubens, gostem ou não dele.
    Gostaria que ele ficasse, mas onde pudesse mostrar algum serviço. Kimi, coitado! Se Schumacher mostra o que mostra…
    Obrigado pela atenção.

  • Sejamos honestos, embora se diga das qualidades barrichellianas no acerto e na condução dos monopostos nd disso pôde ser verificado no desempenho de sua atual equipe. Se ele foi contratado pra dar um norte ao time por sua experiencia, o q vimos foi justo o contrário, uma Williams em franca decadência. Gostaria mto q o Raikkonen e o Kubica voltassem, são grandes pilotos e fazem falta à categoria. Qto ao Barrichello há controvérsias…

  • A resposta é uma só a williams é ainda vista como aquela williamns de antigamente equipre de outro planeta que não é mais a williams hoje é um time pequeno e ponto tão pequeno que sequer hoje pode manter um piloto para acelerar e outro para trazer dinheiro são 2 pilotos para trazer dinheiro, ao rubinho só espero que não aceite correr por umas das amadoras que ocupam o fim do grid para disputar outra temporada isso não ai é melhor parar honrradamente !

  • Pois é, onde foi parar aquele amor todo entre a equipe e o piloto meses atrás, em todo caso, Rubinho merece respeito, seus recordes são imbatíveis, dá até DÓ dos recordes do Schumacher…rs

    19 anos sem título…até D.Hill chegou lá batendo o companheiro de equipe, e venceu 8 corridas em 96. Será que Hill é mesmo fraco? Em 94 era apenas seu segundo ano de F1, para um piloto que nem existia na equipe, Hill venceu 6 corridas(e não contam as 3 primeiras provas de 94, pq Senna era o numero um na equipe, Hill ninguém lembrava), mas ele venceu 6 provas com um carro que Senna chamou de porcaria, Hill como primeiro piloto correu apenas 13 corridas em 94. Em 93 (seu primeiro ano completo na F1), ainda novato sem conhecer nada venceu 3 GPs seguidos assustando Prost, pelo menos ele fez melhor que Rubens em 00 e 01 juntos. Fora que Hill venceu de Jordan na chuva em 98 e pelo menos outras duas corridas de Williams Hill venceu na chuva. Também chegou a frente de Prost naquelas duas corridas que o Senna venceu em 93, BRA e EUR, Hill chegou em segundo…quem é fraco D.Hill que fez o BÁSICO em 96 batendo o companheiro de equipe, ou Rubinho que só APANHOU de Button, sequer conseguiu ser vice(Villeneuve foi vice vencendo 4 GPs em 96, Rubens venceu apenas duas em 09). Acho que Hill foi muito injustiçado, não estou comparando ele aos grandes campeões, mas acredito que piloto fraco ele não foi, tem que se lembrar que Hill veio das motos, sua escola foi outra, então ele não chegou a fezer feio na F1. Hill perdeu dois títulos em 94/95 para depois ser campeão, mas isso também aconteceu com Prost em 83/84. Mansell foi pior, perdeu 3 títulos(86/87/91) para depois ser campeão com um carro pronto em 93.

    Pra mim a realidade outra…Rubinho sempre foi SUPOSTO grande acertador de carro! Suposto grande piloto na chuva, nada mais que isso.

    Hill, Frentzen e Fisichella venceram de Jordan… Rubens nunca conseguiu isso. Fora aquela vitória de Hebert na CHUVA de Stewart quando era companheiro de Rubens em 99, também na CHUVA Button bateu Rubens em 06 no GP da HUN e venceu a prova, isso largando em décimo quarto!!!

    Voltando aos recordes!!!

    19 anos sem vencer em casa(interlagos)
    19 anos sem vencer em Mônaco(venceu 3 em Monza, mas duas o Schumacher NÃO FORÇOU ultrapassagem no final( e Monza o que não falta é lugar para ultrapassar), isso NINGUÉM LEMBRA!!!

    Rubinho tem também o recorde HISTÓRICO de levar SURRA seguida(por OITO anos dos companheiros de equipe): 00/01/02/03/04/05/06/07…fora 09 que apanhou que nem gente grande do Butão, basta comparar a pontuação nesses anos.

    Mas o que dá orgulho mesmo é o recorde que Schumacher nunca conseguiu e NEM VAI CONSEGUIR, esse ninguém tira de Rubinho.

    O recorde de PUXÕES DE ORELHA por equipes diferentes:

    Na Jordan no início era o maior oba-oba(Rubinho era muito jovem) levava um monte de amigos no boxe da Jordan, tomou puxão de orelha do patrão.

    Na Stewart não me lembro, mas deve ter tomado pelo menos um.

    Ferrari…pqp, saiu de orelha roxa, mas pelo menos saiu MUITO RICO!

    Brawn GP tomou puxão de orelha quando fez o maior BARRACO ao dizer que, se Button estivesse sendo favorecido ele sairia da equipe e até da F1(só rindo né Schumacher). Entra em ação R.Brawn com quela MÃO GRANDE:

    “deixa comigo que essa orelha eu conheço”.

    Na Williams, Rubinho em 2010 chamou o carro de PORCARIA, mas pelo jeito tio Frank não soube( os carros são como filhos para F.Williams, ele não gosta desse tipo de piada em cima de seus carros).

    O puxão veio quando Rubinho mostrou DESCONTENTAMENTO ao saber que teria que testar peças do carro, e pior, disse isso na mídia:

    “Não quero ser piloto de testes”

    Chama o Schumacher, ele esta implorando para voltar os testes e testar o que puder, até para as férias como fazia nos tempos de Ferrari.

    Frank Williams ficou p…com Rubens e proibiu os dois pilotos a dar entrevistas, se não me engano isso ocorreu nas férias de 3 semanas antes do GP de Bélgica.

    Já pensou se Rubens para em 2011, e Schumacher fica mais uns 3, 4 anos na Mercedes…adeus recordes de GPs de Rubinho, imagina a cara de BUNDA do Rubens e do Galvão(roxo de raiva)…

  • FINALMENTE ! ! ! ! ! !

    O MAIOR acertador de carro vai agora acertar carros de stock car para os Giaffones, afinal ele já é parte da familia.

    Mas ainda acho que vai tentar ficar em 1 das 3 pequenas……ELE NÃO QUER LARGAR O OSSO …………….

    Vai com DEUS……..

  • Estranho é esta possível saída dele após tantos elogios ano passado sobre seus serviços. Parece mesmo questão de $$$.O problema é que ano que vem, com motores Renault ela posso sim ter um desempenho melhor que este ano, aí, se ele sair mesmo, vão dizer que ele é incompetente.

    Eu sinceramente acho ele um dos pilotos mais queridos no grid hoje em dia, caso ele saia da Williams vou torcer para ele ir para a Force India, onde parece, Sutil está na mesma situação dele hoje.

    Antes que falem algo, não é pachequismo, não, é torcida mesmo. Assim como torço pela recuperação plena de Kubica e para o Kobayashi faer uma temporada bem melhor ano que vem.

  • Quem fala que RB não é um bom acertador de carros , não conhece a fundo este esporte.
    O carro deste ano nasceu muito ruim e por melhor acertador que seja , muito pouco ou quase nada o piloto pode fazer pra reverter isso. A contratação do Kimmi é puramente visando o lado financeiro que vem do Qatar pq eu concordo com alguns comentarios daqui que o Kimmi não vai trazer melhor performance que o RB . Quanto a novos valores , Felipe Nasr vem por aí , mais uns 2 anos até a F1…aguardem. Abs a todos.

  • Ao ser terceiro colocado do Mundial com a Brawn, em 2009, e ir para a Williams no ano seguinte, o fim de carreira de Barrichello se parecia muito com o de Ricardo Patrese – ao menos, sob meu ponto de vista.

    Patrese, em sua 16ª temporada, teve o melhor carro do grid e chances de ser campeão, mas foi superado pelo seu companheiro Nigel Mansell. No ano seguinte foi para a então terceira força do grid, Benetton, fez um trabalho honesto, desenvolveu o carro que seria campeão mundial em 1994, e encerrou sua carreira.

    Ano passado Rubinho conseguiu uma boa evolução com a Williams, com um P4 em Valencia e a pole de Hulkenberg em Interlagos. Se ele deixasse a F1 após Abu Dhabi, estaria de bom tamanho. Esse ano a mais, contudo, tem sido uma mancha – pequena, claro – desnecessária ao seu currículo.

    Agora, Raikkonen? Se o objetivo é ter um ‘professor’ para Maldonado, a Williams poderia pegar algum outro veterano já presente no grid, como Kovalainen, Sutil (deixando a vaga para Hulk) ou até mesmo Mark Webber (inverossímil, mas vai que a Red Bull resolve dar o acento logo a Alguersuari?)

  • A contratação do finlandês e não renovação de contrato do brasileiro, é uma decisão empresarial, business. O valor de piloto acertador de carros cada dia pesa menos. Hoje quem acerta carros é a tecnologia, engenharia, softwares. A maior função do piloto é acelerar, é obter o melhor desempenho possível é tirar o máximo de rendimento do equipamento disponível e isso convenhamos Rubinho está longe de conseguir. Tenho dúvidas se o kimi é o cara ideal para esta tarefa, mas a grana fala mais alto na F1 infelizmente.

    • Discordo, o melhor acerto q o computador achar, não é NADA se o piloto não se sentir confortável neste setup. O estilo de pilotagem e a confiança do piloto na configuração do carro contam muito para tirar desempenho.

  • Olha, depois de ler tantos comentários absurdos aqui, tenho que me manifestar.
    Ver pessoas dizendo que o Barrichello nunca foi um bom acertador de carros? ver pessoas dizendo que o Barrichello nunca foi um bom piloto na chuva ? e dizer que o Barrichello nunca foi um piloto competente são apenas comprovações de que o brasileiro realmente não entende de F1. São pessoas que acompanham F1 apenas pela TV Bobo e dormem durante a transmissão.
    Rubens Barrichello sempre foi um dos mais conceituados acertador de carros da F1. Sua contribuição para o crescimento tecnológico da Ferrari após a sua chegada em 2000 é notória. Rubens ajudou a equipe Stewart Grand Prix e contribuiu muito para a Brawn GP. Lembrem-se, acertador de carros não quer dizer que ele tenha que ser mágico. Quanto ao não ser competente na chuva, prefiro nem comentar. Pódio em Magny-Cours/99, pole em Spa/94, “quase” 3º lugar em Donington Park/93, pódio em Monaco/97, vitória em Hockenheim/2000 são apenas alguns lembretes aos desinformados. Para terminar, quanto ao Barrichello ser incompetente. Gostaria de ser “incompetente” e ficar quase 20 anos na F1 com quase 300 GP’s, ah! como eu gostaria…

  • Gente, acho que o Bruno Valle disse tudo, Barichello mereçe os parabéns por sua carreira da Fórmula 1, mas querendo ou não, tá chegando a hora de parar. Se não for agora, não vai passar do ano que vem. A idade chega para todos, não adianta. Isso não quer dizer que ele precise se aposentar completamente, será que não dá para pensar em outra categoria?

    Quem gosta do Barichello vai continuar torcendo por ele em outras categorias, quem sabe ainda não sai um título fora da Fórmula 1.

  • Rendimento do Rubinho caiu muito nesse ano, é só ver como o Maldonado que era mais lento, se aproximou e hoje já anda mais rápido que ele. A Williams percebeu isso. E com 2 pilotos no mesmo nível, porque manter o Barrichello, se ele custa uns 5 milhões, sendo que o Maldonado PAGA 30 milhões? Óbvio que o Maldonado é a melhor opção. E na comparação com o Raikkonen é a mesma coisa. Raikkonen tem totais condições de ser tecnicamente do mesmo nível que o Barrichello… então a discussão vai pra questão financeira… Raikkonen levaria uns 15 milhões pra equipe já descontando o salário. Com o Rubinho, a Williams teria que desembolsar uns 5… Qual é o melhor nesse custo x benefício? Não adianta chorar, ainda mais em se tratando de um britânico que por sinal já demitiu dois campeões do mundo INGLESES. Nesse caso, a razão e a sobrevivência fala mais alto do que a emoção.

  • O negócio é simples, não tem dinheiro na Williams então, é contratar o meia boca do Raikkonen com a mala de Petrodolares e o resto que vá pros quiabos. Lamentável é a falta de conduta que paira sobre a F-1, o Rubinho sempre se mostrou parceiro (ainda acho que após tantos anos no circo ainda demonstra inocência nesse jogo),um piloto do qual qualquer equipe pode contar para qualquer situação.Se olharmos do ponto de vista financeiro, não sacanearam o Rubinho porém, no âmbito profissional pisaram feio na bola, deixarão de lado um cara profissional/técnico/interessado para se escorarem num bêbado que mal sabe abrir a boca. É, a Williams vai de mal a pior.

  • A verdade é que tá na hora do Rubinho parar com essa mania de se perpetuar na fórmula1, pegar seus pertences e curtir a vida em sua bela casa em Orlando. Game over !
    A Willians não esta fazendo nada de errado, esta apenas cuidando da saúde financeira da empresa, e isto é o que todos fazem de uma maneira ou de outra.
    O futuro para os Brazucas é negro, mas para quem quer enxergar esta tudo muito claro: No máximo em 2012 o Brasil estará sem nenhum representante na F1, e isto não será uma tragédia para o automobilismo mundial como apregoa o Galvão Bueno… o automobilismo e a F1 vão seguir seus caminhos como sempre fez, mesmo sem os fraquinhos brazucas.

  • Adeus Rubinho!!!! è uma pena que um piloto de tanto talento como o rubinho não tenha conseguido ser campeão de F1… Mas por outro lado ele foi campeão na quantidade de mundiais de que participou, e não foi de graça ele ganhou e ganhou muito bem… Então já passou da hora de deixar o cockpit para pilotos + jovens como por exemplo Bruno Senna ou Lucas de Grassi… Mas tem outros pilotos que também deveriam pendurar suas sapatilhas EX. Jarno Trulli!!

      • Um vice campeonato já seria um bom resultado, dois é melhor ainda. Tenho um vice campeonato Brasileiro … que nem chega perto do mundial … na minha modalidade esportiva, e cara eu valorizo demais esse vice … foi um dos melhores momentos da minha vida

      • o rubens merece todo nosso respeito,quantos pilotos ao longo desses 19anos passaram pela a categoria e ele ficou, a ferrari,não queria q ele tivesse saido, mas depois de tanta sacanagem com ele resolveu mesmo assim ,teve coragem pq se não tivesse saido teria sido campeão;.

    • O máximo que você conseguirá com esse sarcasmo são comentários de pessoas mais ingênuas, com o Victor acima. Porque, fora isso, não há graça alguma, volto a avisá-lo.

  • Caros amigos,

    Respeitosamente, preciso discordar de alguns comentários acima. É fato que o Rubens faz seu ultimo GP na F1 em Interlagos. Palmas pra ele por ter corrido duas décadas na F1. Mais palmas por ter sobrevivido por tanto tempo sem ter comprado uma vaga, como hj sao escolhidos a maioria dos pilotos. Julgá-lo por ter ido correr na Williams, GANHANDO dezenas de milhoes de doletas, é algo que nenhum de nós pode, nem deve. Ou algum de vcs recusaria ganhar 1% disso pra fazer um trampo infinitamente mais chato que o dele? E estamos falando da lendária Williams. Eu correria lá em troca de pão e água (rs).
    Sei la, de fora, falar é fácil pacas…e não achem que sou da linha global, a qual se recusa a criticar alguem que mereça.
    Enfim, esse “lixo” atribuído ao Rubens, me parece estranho e errôneo. Parece aquele hábito tupiniquim do “ou és o 1o ou não és nada”. (Perdoem-me pelos acentos e etc, escrever pelo celular não é a tarefa mais agradável!
    Abraços a todos e parabens Vitonez!

  • Sei lá, isso é mais uma troca 6 por meia dúzia.
    Barrichello já era, Kimi é um sonâmbulo ambulante que não passa de um mero fanfarrão.

    A Williams precisa de novos ares, más não com Kimi, creio que é perca de tempo.
    E Barrichello que vá chupa um carpim.

  • Parece que esquecem que o tio Frank cansou de demitir campeões mundiais…

    O Barrichello devia ter encerrado a carreira no fim de 2009, teria saído pela porta da frente, inventou de correr mais, agora vai ser enxotado igual cahorro doente…

  • Vitor, esse tipo de noticia não merece muita discursão. Tem alguns pontos para a dscursão, a Williams realmente nogociou e fechou com o Kimi em silencio com relação ao Rubens? Se sim é uma puta sacanagem da equipe para com um piloto que sempre respeitou a equipe, que tem uma linda historia na F1 e o pior com o mercado tão apertado esse tipo de manobra da Williams tira as chances do Rubens procurar um acento decente na F1. Se o Rubens foi informado desde do incio dessa possibiliadade da equipe fechar com o Kimi, assim dando total condições para o Rubens negociar com outras equipes, ai sim tudo bem, a equipe tem o direito de contratar o piloto que ela achar melhor.

    Mais a pergunta principal é muito simples, o Kimi que saiu da Ferrari por falta de motivação, Kimi que não ficou na Nascar por falta de motivação, o Kimi que foi excluido do Wtcc por não querer ir correr na Australia por ser longe, esse Kimi q não guia um F1 a mais de 2 anos é relamente melhor para a Williams do que um Rubens que apesar de quase 40 anos está totalmente motivado e concentrado e guiando no mesmo nivel ou ate melhor que os outros pilotos do atual grid da F1? A resposta p/ mim é muito clara, e pode anotar: Maldonado 13 x 6 Kimi em classificação, e Maldonado com o dobro de pontos que o Kimi no ano que vem. Anotem!

  • Sempre achei que este casamento Barrichello com Williams não daria certo.
    Acho que Barrichello é um bom piloto, não a ponto de ser campeão, mas que contribui sim muito para o desenvolvimento da equipe. Ele não tem culpa nenhuma pelo péssimo carro deste ano.
    O problema é quanto a boca grande de Rubens em suas declarações, que digamos não se “encaixar” muito com o comportamento admirado pela Williams.
    Claro que não irá acontecer, pois a equipe tem uma política de subir pilotos da equipe B e também Rubens está em fim de carrerira, mas ele se daria muito bem é com o ambiente de liberdade da Red Bull.

  • Rubens Barrichello, apesar de não ser unanimidade entre os melhores pilotos brasileiros,merece muito, mas muito respeito pelo que fez nesses anos na categoria.Ninguem permanece nela, tanto tempo, pela sua beleza interior.Acredito que, sua atual equipe deveria se portar com dignidade, pela qual cobra de seus comandados,certo?Acredito que respeito, tem que vir sempre em primeiro lugar.

  • vai tarde mesmo ne fez um serviço muito mal feito então dos companheiros deles na Willians quem fez melhor me responda por favor. vc queria oq que um fusquinha andasse mais q uma ferrari.

  • Se ele tivesse vergonha nem iria tentar correr na Renault, pois não vejo a possibilidade de haver dois brasileiros na mesma equipa. Custa a crer que ele encare a possibilidade de colocar-se de novo no caminho de Bruno Senna. Já basta o que aconteceu em 2009, quando insistiu em continuar na F1 após 16 temporadas. Estava mais que na hora de dar lugar a um piloto mais jovem e teria prestado um grande serviço ao automobilismo brasileiro (e à F1) se tivesse ido embora nessa altura. Se tivesse entrado com a Brawn o Bruno Senna seria agora um piloto muito melhor do que é neste momento e provavelmente teria ganho corridas logo na estreia. As duas vitórias de Barrichello em 2009 não compensam as muitas vitórias que o Bruno poderia alcançar na sua carreira se tivesse entrado na F1 na hora certa e com o carro certo, ou seja, em 2009.

      • É isso que eu digo. Bruno Senna seria um piloto muito melhor se tivesse entrado na altura certa. Agora precisa de grandes apoios para continuar na F1, pois não é entrando a meio de uma época que vai conseguir fazer grandes coisas. Nem Gilles Villeneuve conseguiu, quando entrou na Ferrari no final de 1977.

        O Bruno precisa de uma temporada completa com uma equipa decente para estar em condições de igualdade com os outros pilotos. Se lhe derem tempo para evoluír ainda pode vir a ser um Campeão no futuro. É preciso lembrar que Jenson Button perdeu para o colega de equipa nas 3 primeiras temporadas de F1 (entre 2000 e 2002) e deram-lhe tempo para evoluír. Mas parece que as oportunidades não são iguais para todos. O Bruno merece no mínimo a oportunidade de fazer uma temporada completa. O Button só à quarta tentativa (2003) conseguiu fazer um bom trabalho.

  • Sacaneou sim, incontestavelmente. Afinal, já há dois meses em que esse murmurinho envolvendo a equipe e o filandês rola solto. Ou seja, já poderia ter informado isso ao Rubinho faz tempo…
    Contudo, ele nem deveria ter assinado com esta porcaria de equipe em 2009. Precipitou-se. Ele tava em alta, disputando o mundial pela Brown GP e fechou com a Willians em pleno GP da Itália, pouco mais que o meio do campeonato de 2009. Depois dessa bobagem ele foi sondado até pela Maclaren, mas não tinha mais como voltar atrás.
    Deu mole…MAs, de qualquer forma, não deveria ter sido sacaneado.

  • creio que o tempo de rubens já foi. O que é uma pena, pois dos milhões que ele recebe na F1 uma boa parte vão para crianças carentes do instituto dele…
    Sobre a Willians, mantém a fama de moedor de carne: oq ue fizeram com Hulkemberg ano passado fizeram agora com rubens. Duvido que ele tenha sido avisado, não é assim que o time age, infelizmente, falta muito de respeito aos seus pilotos no time, e esse é um dos motivos que vem deixando a Willians cada vez pior, com pior clima de trabalho, o que resulta em cada vez menos patrocínio e carros com pior desenvolvimento. Lamentável, mas faz tempo que a Willians ficou pra trás.

  • Triste. Triste como uma equipe como a Williams pssa ser tão VIGARISTA com o piloto que a ajudou nos dois últimos anos. Triste como ela se VENDEU a um piloto que vive glórias do passado mas que jpa estava a sombra de Felipe Massa, esse piloto que só toma couro de Alonso.

    Que Barrichello vá pra Force Índia, Renault, etc.

    Sabe qual o pior? A Williams de 2012 certamente será melhor (pois ante ao FW33, TUDO seria melhor) e aí vão dar todo crédito ao Kimi, que detesta reuniões técnicas e desenvolver um carro…

    Barrichello merecia mais respeito mesmo. Muito mais.

    • Concordo com vc, é uma noticia muito triste acompanho f1 a muitos anos e admiro demais o Barrichello, um cara fora de serie, se esta noticia for verdade ano que vem f1 pra mim já era, só fale a grana, falam tanto em cortar custos não consigo entender, sacanagem espero que ano que vem esta equipe continue onde esta ou pior.

  • o kimi é um piloto soneca. parece que ta sempre dormindo quando estava no alge. agora que está a 3 anos fora será que vai voltar melhor? sei não. pro barrichelo é até bom esta willians é um caça niquel. e vai ficar sempre na rabeira do gride

  • “falam em 30 milhões de dinheiros europeus”…será que a Williams vai precisar da grana do Maldonado? Uma dupla como Kimi e Barrichello iria devolver o respeito que a Williams perdeu nos últimos anos. Na minha opinião seria uma dupla muito forte, um campeão do mundo e um piloto experiente, ainda rápido e bom acertador de carros, coisa que depois de dois anos o Kimi não seria.

    • Hello Igor, I want to play a game!

      Sobre a declaração de que o Kimi não seria “bom acertador de carros”, devolvo a seguinte pergunta:

      Qual o melhor “acertador de carros”, Barrichello ou Alonso?

      Lembre-se, Alonso é Bi-Campeão e acertou os carros da Renault sem a ajuda do Barrichello. Portanto, o Sr. não pode dizer que ele teve a mesma “contribuição” que o Barrichello deu a Schumacher, quando diziam que o Barrichello “acertava” os carros para o Schumacher.

      O Alonso já admitiu ter usado o SETUP do Kimi em mais de uma ocasião desde que entrou para a Ferrari. Exemplo: Mônaco 2010. As entrevistas cedidas pelo piloto ainda podem ser conferidas na rede.

      De quebra, responde ao mito de que o Massa estava melhor que o Kimi em 2009. Se não me engano, o primeiro pódio da Ferrari em 2009 foi justamente nas ruas do principado, com o Kimi Raikkonen em 3°.

      Detalhe importante: O Kimi com a claudicante F-60 se classificou à frente de quem no sábado? Resposta: Rubens Barrichello, com a Super Brawn.

    • Qual a competência do Raikkonen???

      Ser campeão graças ao jogo de equipe mesmo com o melhor carro do grid??? Ou tomar pau até do Massa???

      Sacanearam o Barrichello, se fosse pra trazer alguém melhor, tudo bem, seria compreensível. Mas isso aí foi sacanagem, fazer o que né? O dinheiro seduziu até a mais tradicional de todas as equipes “garagistas”. Não será surpresa se logo essa empresa do Catar se tornar acionista majoritária da Williams.

    • Faz me rir que o Raikkonen, depois de 4 anos longe vai ser melhor para a Williams. O questão, se verdadeira e confirmada, é DINHEIRO. E a Williams segue se apequenando com isso.

      • Estou profundamente decepcionado com Frank Williams. À que nível chegou “Sir” Williams. Com toda aquela empáfia de honestidade, honra, lealdade, jogou no lixo o tradicionalismo britânico. Realmente decepcionante.

        À saber: Kimi sempre foi péssimo acertador de carros. Vai tomar tempo do Maldonado. Vou torcer para eles andarem ainda mais para trás, não marcando nenhum ponto ano que vem.

        • E quem falou que o Barrichello é um grande acertador de carros? Galvão Bueno?
          Isso é uma mais uma grande lenda urbana que os pachecos globais engoliram sem mastigar.

          • Quem acompanha Formula 1 não precisa de opinião de Galvão nenhum pra saber. Mostra que sua opinião é antagônica apenas e desinformada. Sim! Barrichello é um dos melhores acertadores de carros da Formula 1.

          • o button mesmo falou que em várias corridas de 2009 pegou o acerto do carro dele….que ele é bom acertador isso não se tem dúvida…. mas não é só isso que conta pra um piloto…

          • Márcio
            A opinião do Galvão não conta.
            Mas a do Jackie Stewart, do Button, do Ross Brawn, do Schumacher e do próprio Williams contam e muito.
            Ninguém ganha corridas, faz poles ou foi vice-campeão 2 vezes por acaso.
            Schumacher e Button correram com acertos do Barrichello e ganharam corridas. Aliás, esse é o maior mérito dele. Não é um piloto excepcional, mas é um bom piloto… ou não estaria na categoria há 19 temporadas.
            E o Ross Brawn só manteve ele na Brawn apenas por essa caracteristica.

          • Foi Jackie Stewart, que disse que as informações pasadas por Barrichello aos engenheiros são muito precisas, e ao que parece, Sir J. Stewart entende de F-1 mais do que nós dois juntos.
            Apesar de que, quando o carro é ruim, e os engenheiros não conseguem interpretar corretamente as informações que o piloto transmite, sem chance, piloto não faz milagre.

          • Sobre o que o Álvaro G. S. Júnior disse defendendo o Barrichello, concordo com o Fernando Alonso. Ele diz que os responsáveis pelo “nascimento” do carro são o(s) engenheiro(s) e o(s) design(ers).

            O piloto pode apenas opinar com relação ao acerto. O piloto não entende de aerodinâmica, dinâmica/mecânica dos fluidos, resistência dos materiais etc. Quem entende disso é o Adrian Newey, e entende bem. Tanto é que o seu carrinho fez com que o Mark Webber disputasse o título de 2010.

          • Pequim disse: “Ninguém ganha corridas, faz poles ou foi vice-campeão 2 vezes por acaso.”

            Concordo. Acho que isso vale para todos os pilotos, inclusive para o Kimi que por sinal, além de ter sido campeão em 2007 também foi vice em duas temporadas (2003 e 2005).

        • Barrichello nunca foi grande acertador de carros: as corridas em que fazia bom resultado com carros inferiores eram na base do “arrisca tudo”. Outro mito é o de que ele corre bem na chuva, sendo que a única corrida com chuva em que ele venceu foi a primeira vitória dele na Alemanha em 2000, quando metade da pista estava seca e ele se aproveitou disso. Também gostavam muito de falar que certos carros tinham colaboração direta do Barrichello no projeto, e esses carros foram justamente os piores carros das equipes, vide os da Honda e o da Williams de 2011.

          • Poxa, o Barrichelo poderá de agora em diante se dedicar a colocar setups de carros de F1 na internet. Ele está nesta onda de corrida pela rede internacional de computadores.

            Barrichelo, me ajude. Não consigo um bom acerto para a Force India no circuito da Coréia do Sul para o jogo F12011 do PS3.

        • Deve ser por isso que o Alonso (já na Ferrari), que tem um título a mais que o Kimi, afirmou mais de uma vez em entrevistas ter se inspirado no acerto dos carros do Raikkonen para classificações e corridas.

          Vejamos o que disse o Alonso após pedir o SETUP de Raikkonen em Mônaco/2009 com a F-60, para então usá-lo no F-10 na mesma corrida no ano seguinte:

          “nós sabemos que aqui, ter o melhor setup faz mais diferença do que pura força aerodinâmica e nós já temos uma boa base, mas dado o ano passado, Kimi quase conseguiu a pole com o carro que era muito distante do F10 em termos de potencial.”

          Isso basta…

      • 1 – É certo que o Kimi será melhor que o Barrichello.

        2 – Raikkonen esteve afastado por 2 anos (2010 – 2011)

        3 – É verdade que a Williams precisa de grana, assim como todas as equipes do Grid

        4 – Nada contra a pessoa do Barrichello, mas O PILOTO nunca ficou afastado da F1 e quais foram os seus resultados?

        Acordem, F1 SEMPRE foi dinheiro. Nunca se tratou de nacionalidade. A Ferrari é italiana, e qual o seu maior patrocinador? SANTANDER, um banco espanhol. Mercedes (Alemã) – Petronas…

        Existe sim, um conglomerado de MARCAS querendo exposição e aumento de lucros. Elas sim, dizem quem entra e quem sai. Sempre foi assim. Só falta o Eike Batista comprar a Coca-Cola e a McDonalds para os Srs. pararem com essa baboseira. A Burguer King já tá na conta. Quem imaginaria que um dia grandes empresas AMERICANAS estariam nas mãos de brasileiros.

        É, a globalização acabou com essas fronteiras que os Srs. insistem em valorizar. Para a infelicidade dos Srs. F1 é um esporte global. O Eike por sinal é um dos patrocinadores do nosso tão querido B. Senna. Tenho certeza de que ele não hesitaria em apoiar um Jamaicano caso o Senna o faça perder grana.

      • 100% apoiado. O Brasil precisa de mais honestidade e menos choradeira. A doutrina da choradeira infelizmente contagiou grande parte dos fãs de um determinado piloto brasileiro assim como vem convertendo outros pilotos brasileiros.

        • Concordo com vcs, O que acho imprecionante é um piloto que em dezenove temporadas algumas delas por equipe que dominavam as corridas ,nunca foi campeão ,com a desculpa de contrato ,mais uma gradissíma balela,pois não existe um chefe de equipe que demita um piloto por ele ganhar corridas,ter tantos defensores é inacreditavel,só mesmo com muito Pachequismo.
          Outro Pachequismo burro é este de grande acertador;se fosse verdade seria muito interessante,pois seus companheiros sempre tiraram mais vantagens de seus pseudos acertos.Isto seria bundosidade ou burrice?
          Chega né!!! 19 anos ocupando sempre a posição de segundo piloto,tirando a oportunidade do surgimento de algum jovem e promissor piloto,pois sabemos muito bem que ele jamais fará melhor(????)do que já fez,
          Um piloto muito bom,más sem o carisma e perssonalidade de um campeão mundial de F1,quem sabe possa se-lo numa categoria em que tenha bastante pilotos veteranos ou sem secesso na F1. Talvez a Indy ????????