Na marca da cal

SÃO PAULO | Além de Barrichello, outro veterano do grid da F1 não está garantido na temporada 2012, segundo o bom site italiano 422race.com. Trulli, que tem contrato assinado com a rebatizada Caterham, pode perder a vaga.

A F1 tem mostrado nos últimos tempos bons exemplos de que assinatura no papel em múltiplas vias não é garantia 100% de um acordo. Meses atrás, a Lotus disse que seus dois pilotos atuais, mencionando Kovalainen, permaneceriam no time no ano que vem. Mas a volúpia de três pilotos bastante abastados financeiramente, aliada com as fracas performances de Trulli, pode mudar o cenário.

É bom resgatar que já era para Trulli ter picado a mula depois do fim da temporada passada, naquela conhecida história da assinatura do contrato de Senna — dada pelo nanico Flavio Gomes às vésperas do GP do Brasil, negada por todos e depois confirmada por gente bem próxima ao piloto, que acabou indo parar na outra Lotus, a Renault; assim que eu achar o link, posto aqui. Jarno, nonna reclamona, passou parte do ano pedindo uma nova direção hidráulica. Quando a teve, seguiu se queixando, principalmente da falta de sorte, enquanto via Kovalainen sempre tendo desempenhos melhores.

A preferência por Kovalainen, aliás, é claramente manifestada por Fernandes e seu grupo. Não fosse o medo de perder o décimo lugar nos Construtores e 23 milhões de dinheiros europeus, Trulli teria perdido momentaneamente o cockpit para Chandhok em Abu Dhabi e Razia no Brasil — há uma chance mínima de isso acontecer, contudo.

O site italiano dá os nomes dos candidatos. O primeiro é D’Ambrosio, que está de adieu da Marussia Virgin, provavelmente já fechada com o francês Pic — cujo nome é perfeito para a transmissão da F1. Os outros dois estão ligados à Red Bull: Daniel Ricciardo, hoje na HRT, e Jean-Eric Vergne, que tem aparecido como piloto do primeiro treino das sextas-feiras dos GPs na Toro Rosso.

Há também um nome a ser considerado, principalmente para as equipes que querem dinheiro, como o auditório do Silvio Santos: Van der Garde, que tem 8 milhões de tutus do velho continente para jogar em aviõezinhos.

Se a Caterham não colocar grana como prioridade absoluta, pode encontrar em casa uma solução: Valsecchi, piloto da AirAsia na GP2.

E Trulli, que está na F1 desde 1997, já deveria picar a mula?

 

Comentários

  • Trulli foi um piloto que chegou com muita fama e mostrando serviço.
    Porem ao longo dos anos se provou um cheque sem fundo e sua unica vitória mostra isso
    Ele nao teve os carros vencedores que teve Rubetta Barrica, se tivesse tinha vencido ate mais corridas que o Rubinho pq sempre me pareceu mais rápido que este.
    Um abraço do forum downforce.com.br a todos bloguistas .
    []´s

  • Esse tal de Trulli, sempre foi FRACO DEMAIS. Poucas vezes vi um piloto tão sem brilho como ele, em todos os meus quase 40 anos acompanhando a F1 e automobilismo em geral.
    A FILA ANDA, e tá na hora de colocar alguém que bote tempo no KOVALAINEN (o que não é tão difícil assim). O problema é achar um piloto jovem, talentoso e que ainda tenha BUFUNFA.
    Voltando ao Trulli, o de sempre: JÁ VAI TARDE!!!! ; (

  • Então Trulli, Rubinho e Bruno estão no CONSELHO DE CLASSE, vamos ver quem passa de ano!!!

    Trulli teve carro bom na Renault, mas raramente se destacava, não tem muito o que comentar. Com Rubinho acho que foi até pior, ele esteve nos anos de “ouro” na Ferrari, os carros de 00/01/02/04 eram de ponta. Também correu na Honda em 06 que tinha um bom carro, Button companheiro de Rubens até fez pole e venceu o espetacular GP da Hungria na chuva largando em 14º, em uma pista complicada de ultrapassar! E o que dizer de Rubens na Brawn GP? Rubinho foi um fiasco, só “apareceu” em 2 GPs(EUR/ITA), muito pouco para quem tinha chance “de ouro” de ser campeão.

    Nessa época entre 00 e 09, teve várias corridas na chuva, e é nessa hora que os grandes pilotos se destacam, mas o suposto “Rubinho bom de chuva” com bons e ótimos carros, pelo que me lembro só venceu um ÚNICO GP na chuva, o da ALE em 2000(e a pista nem estava toda molhada, só o miolo, 30% da pista. Quem trocou os pneus para chuva pensando que ela ia aumenta, quebrou a cara, 70% da pista permaneceu seca, e ela “deteriorou” quem colocou pneus biscoitos). Rubens que ficou de pneus slick, só teve que tomar cuidado no miolo, no resto da pista ele era mais rápido que Hakkinen que vinha atrás com os pneus biscoitos já em fangalhos, mas foi uma bela vitória, pois Rubens largou em 18º. Teve ajuda de um alemão que invadiu a pista(causou safet-car), mas Rubens no final “apostou” que não ia chover em toda pista e venceu a corrida.

    Caso de Bruno esta muito complicado, depois da BEL e ITA, ele não fez mais nada relevante, e pior, tem errado muito e geralmente nas últimas 5 corridas vem “tomando” do Petrov. Ficou muito esquisito Bruno com carro melhor andar atrás(e chegar atrás) do Rubinho no GP do Barein.

    Por outro lado, Rubinho foi bem nesse GP, mas ele nunca muda, só “aparece” a cada 19, 29, 39 corridas…a pergunta é:

    “Porque Rubens nunca foi o Barrichello dos GPs da ALE00/ING03/ITA09?” Oras, simples, porque ele nunca foi um piloto “diferenciado” como Schumacher, Alonso, Hamilton, Vettel.

    Vamos ser coerentes, para Rubinho ser campeão, tinha que ser meio na base como foi D.Hill em 96, mas o curioso é que Hill pelo menos fez o BÁSICO, bateu o companheiro e foi campeão, e Villeneuve que era apenas um novato, foi vice vencendo 4 corridas, Rubinho venceu apenas duas corridas em 09 e nem vice foi. Será que é Hill o piloto fraco, ou Rubinho que não teve capacidade de bater Button? Até então, o inglês era tido como pilotinho mediano até 08, eu me lembro muito bem da pachecada esnobar no ínicio de 09:

    “Rubinho vai massacrar Button!!!”, pois é, ocorreu justamente o contrário, paciência!

    O problema de Rubinho é fácil de perceber, quando se destaca é tarde demais! Maldonado muito antes esse ano, fez duas belas corridas em MON e BEL, em Mônaco ele se classificou muito bem(8º),largou bem e fazia uma corrida até espetacular pelo carro que tinha, mas infelizmente Hamilton o tirou da prova, poderia ter chegado em 7º, pois Lewis chegou em 6º. Na Bélgica, Maldonado largou em 21º e chegou em 10º, para um novato foram duas grandes performances. Lembrando que o venezuelano foi 3 vezes ao Q3, Rubens até agora nenhuma. Barrichello esse ano tomou sufoco de um novato, isso é fato.

    Sorte do Massa que a Ferrari gosta muito dele, por desempenho ele também estaria no conselho de classe, já pensou 3 brasileiros na classe esperando avaliação do professor?

    Como Schumacher é o piloto mais velho, pode ser chamado como professor para avaliar Trulli, Rubinho e Bruno…rs

    Imagina a cara do Rubinho…

    Imagina a cara do Galvão…

    E se alguém for falar do Schumacher, lembre que esse ano com um carro limitado ele fez muito mais que o Rubinho em 09 com um grande carro. Basta ver as performances do velho alemão na ESP/MON(até quebrar)/CAN/ITA/BEL/IND…desses pilotos “véios”, o único que salva é justamente o Schumacher, pelo bem ou pelo mal, ele sempre dá um jeito de se destacar…isso aos 42 anos, pra mundial não é pouco. Graham Hill correu por 18 anos, mas nas ultimas 5 temporadas só se arrastava no fundão, em situação muito pior que o alemão.

    Aquela “aula” que o Schummy deu em cima do Hamilton em Monza vai ficar na história, aquela ultrapassagem em cima do Lewis na Di Lesmo por fora, foi um dos grandes lances do ano. Uma das mais lindas ultrapassagens da Formula 1, o Schumacher não tem jeito, é um caso perdido…ele ainda mantém um restinho do “diferenciado”, mas eu queria ver esse alemão com carro melhor para ver realmente em que nível esta, no lugar do Massa ou Webber, com certeza iria acontecer grandes disputas…

    • Concordo que o Rubinho não seja diferenciado. Mas tem um curriculo que bota no chinelo 90% dos pilotos que ja estiveram na F1. E digo mais : não fosse o favorecimento que sempre ouve na ferrari para o shumacher e na Brawn GP pro button , certamente ele teria um ou dois titulos .

  • Deveria ir para a Tonga da Mironga do Kapuletê levando junto o Barrichello e o Shumacher – já deram o que tinham de dar. Existe uma ótima nova geração de pilotos esperando uma vaga, mas continuam de fora por conta desta turma…

  • Cansou, Trulli cansou da brincadeira e o melhor é cair fora. Em outra equipe já teria dançado há muito tempo, sem compaixão. Os garotos estão ai, cheios de vontades e com muita grana nos bolsos.

  • O Kova é um piloto muito, mas muito ruim… Haja visto o que fez, ou melhor, o não fez, na McLaren… E o Trulli é pior… Mas sinceramente, quem corre nas 3 “nanicas” não faz a menor diferença,,, Nem para atrapalhar quando vai dar ultrapassagem… Mas pega o Trulli junta com o Rubens (coitado se acha q vai correr na F1 em 2012) e o Massa (rodou sozinho… ano passado o problema eram os pneus… esse ano… os pneus… por favor ano que vem coloca a culpa na rebimboca…) e mandem para a “estoque”…

  • Eu acho algumas coisas:

    1 – a fase atual da Fórmula 1 deve servir pra todos os que são fãs de automobilismo DE VERDADE pararem de ser meninos da RGT, que deixa todo mundo meio emburrizado, e evita que as pessoas admirem bons pilotos de verdade, como Alonso, Button, Vettel, Hamilton, Kovalainen, etc… (sim, considero o Kovalento bom)

    2 – e quem está NO ESPORTE, o caso é de uma reflexão mais profunda, mas ações mais efetivas, por que senão o esporte no país tende a mirrar e morrer.

    Mirrar e morrer.

    • É, companheiro, não é fácil, pra RGT, esporte bom é onde tem brasil-sil-sil e só. Galvão narrando aquela briga de rua organizada, o tal do UFC é o sinal de que o circo de Bernie já era pra “Poderosa”.

  • Demorou para o Trulli sair. Fraco.
    E o Sutil? Parece ser o nome ideal pra substituir o Trulli, isso se a Caterham não tiver em busca de grana, é claro.

  • Se o Ricciardo (“Ricardo”, como diria o Luís Roberto…) continuar na Hispania, Jean-Eric Vergne for para a Caterham, e a Toro Rosso for com quem quer que seja (acho que os dois atuais ficam), então a Red Bull teria seis pilotos sob sua tutela no grid ? Nada mal, hein ? Aos poucos Herr Mateschitz amplia seus domínios…

  • Deveria ter saído em 2004, quando caiu fora da Renault. Desde então não acrescentou nada na sua carreira e vêm sendo o piloto mais apático e depressivo que já vi nos últimos tempos.