Os testes dos novatos
SÃO PAULO | Terminou há pouco o primeiro treino dos novatos naquela, hã, pista de Abu Dhabi, e Jean-Éric Vergne fez dele o que se esperava: liderou com folga.
Esse rapaz, o João, precisa ser bem observado, mesmo, e se a Red Bull quer dele algo na carreira, deve fazer algo parecido ao impulso que deu à carreira de Daniel Ricciardo, colocando-o para correr na HRT.
A diferença para Jules Bianchi, da Ferrari, foi pouca coisa menor que um segundo. Desse não se deve esperar muito, não. Na maior parte das vezes que guiou um F1, digamos que não tenha impressionado. Mas tem costas quentes, que levam um nome especial: Nicolas Todt.
De qualquer forma, a França, que havia desaparecido do mapa do automobilismo enquanto sede de corrida e pilotos, começa a esboçar um retorno em massa. Tem também Charles Pic, que tende a ser anunciado tão logo a temporada acabe como o novo companheiro de Timo Glock na Marussia.
O canadense Robert Wickens pôs a Renault em terceiro, o que também é um resultado a ser bem avaliado e verificar como a World Series tem revelado mais qualidades que a GP2, custando 40% da categoria de base da F1. Em quarto ficou o suíço Fabio Leimer, outro desta boa safra.
Agora, Gary Paffett ficar em quinto com a McLaren… é de proclamar sua escravatura ao cargo de testador a vida toda.
Wickens e Vergne são os únicos que valem a pena serem observados nesse bolo (Wickens já passou um pouco da idade de uma revelação). É uma safra bem mais ou menos.
É o Charles “Pic” entrando e a Marussia deixando de ser “virgin”.
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Se o calendário de corridas voltasse para o número “original” de 15 a 16 etapas/ano, seria interessante um treino nestes moldes após cada GP. O lugar de 3º piloto voltaria a ser um posto “importante” para as equipes e uma boa “vitrine” para os jovens pilotos que almejam um lugar.
Porque não temos mais notícias da World Series no GP?
Vitor, o Gary Paffett está fadado a ser um novo De La Rosa?
VM responde: Independente de qualquer configuração que tenha usado hoje, sim.
É diferente. O Gary Paffett tem o foco no DTM. O De La Rosa era piloto de testes exclusivamente.