MENU

18 de novembro de 2011 - 1:33A várzea de rodas, F-Truck

A várzea de rodas, 6

SÃO PAULO | E Geraldo Piquet acabou tomando um gancho de 30 dias por ter provocado o acidente com Felipe Giaffone na etapa da F-Truck realizada há menos de duas semanas em Curitiba. A punição foi revelada pelo próprio piloto em seu Twitter — porque, claro, não foi ainda divulgada pela CBA —, onde desde então trava uma batalha de mensagens em 140 caracteres com o rival das pistas.

No momento do acidente, cheguei a dizer também no Twitter que, se a Truck fosse uma categoria minimamente séria, aplicaria uma punição a Geraldo, retardatário naquela corrida — não importa se tinha problema no freio, cisco no olho, quero-quero atrapalhando; deveria ter sido prudente e não ido dividir a freada do S com Giaffone. Claro que a gente bem sabe que não parte da Truck uma pena; ela sai da cachola da CBA e de seu STJD.

O egrégio STJD, como diz um advogado aí, reuniu-se ou vai se reunir às pressas, do que se depreende. Aí está a estranheza da questão.

O Tribunal da CBA não costuma agir tão rápido assim. Dias atrás, até dedilhei alguns parágrafos no capítulo anterior desta novela. Campeonatos terminam sub judice a rodo no Brasil. Como aconteceu com o Trofeo Linea, que até agora não sabe quem é seu vice porque o supracitado STJD não avaliou os recursos impetrados por Allam Khodair e André Bragantini contra uma desclassificação técnica na segunda corrida da etapa de Londrina, ocorrida há quatro meses. Ou ainda o de Galid Osman, que quis reaver sua vitória em Brasília na Copa Montana que lhe foi levada. Ou mais longe, como campeonatos na terra — o de 2005 ninguém sabe quem venceu…

Pois em dez dias se juntaram e puniram Piquet, que não vai poder correr em Brasília e, assim, está fora da disputa pelo título truckiano e consagra mais uma vez Giaffone. “Jamais gostaria de ganhar no tapetão”, falou Felipe a Geraldo agora à noite, “também jamais gostaria de tomar uma porrada proposital”, e Giaffone jura que o concorrente admitiu que assim o fez lá na pista momentos depois do choque. Geraldo respondeu que Felipe “mexeu seus pauzinhos” e tal.

Sem nenhuma acusação, é relevante adicionar ao caso que Giaffone tem relação próxima com a CBA, que o indicou como comissário para o GP do Brasil nos últimos dois anos. Também, Felipe integra, a pedido da entidade, a Comissão de F-Truck da FIA e é conselheiro da Comissão Nacional de Kart.

Um dos melhores pilotos da Truck e de atributos indubitáveis, Giaffone vai ser declarado campeão sem um embate propício, ao redor de uma história em que entrou aparentemente como vítima, mas que, em virtude da desconfiança que o meio traz e dados os fatos deste enredo, já não deixa ninguém assim tão ileso.

Adendo 1: à Evelyn Guimarães, a assessoria da CBA disse que a Comissão Disciplinar aplicou a punição de 30 dias e que o STJD vai julgar a questão na próxima quarta-feira. Cabe recurso. A história é bem esquisita.

22 comentários

  1. Melo disse:

    Não estou aqui para discutir se o STJD aplicou a pena correta ou não, pois isso se trata de questão técnica e como não tive acesso a denúncia, bem como a decisão que puniu o Geraldo, prefiro não opinar se a punição aplicada foi correta de acordo com o que estabelece o CBJD.
    O que causa espécie é que um processo aberto no STJD demora no mínimo 6 meses para a comissão julgar e mais 6 meses para o Pleno do Tribunal apreciar o recurso, ou seja, um processo no STJD do automobilismo demora no mínimo 1 ano e já vi casos que demoraram 2 anos, enquanto o STJD do futebol demora no máximo 2 meses para findar o processo.
    Não é estranho julgar o processo do Geraldo em tempo recorde? Óbvio que sim.
    Enquanto o STJD senta nos processos bem mais antigos, colocam em pauta em menos de um mês o processo do Geraldo. Isso nada mais é que 1 peso e 2 medidas.
    No lugar do Geraldo também não deixaria ficar assim.
    Abs.

    • EMERSON disse:

      Prezados, existe um video feito por um mecanico no final da reta em curitiba, onde se percebe claramente que o felipe vem para o lado esquero e atinge o piquet ja na freiada
      no final da reta, então estas imagens não estavam ao alcançe das autorizades de prova,de imediato, somente apareceu um dia depois, mas indica claramente a atitude do felipe,portanto. tirem suas conclusoes. quem começou??????
      e por falar em valduga, tem muitos seguidores, sem dormir.pois ou cumprem ordem ou não trabalham mais.
      alguém lembra quando desclassificaram o piloto caca bueno de uma prova em curitiba.
      por haver um componente dentro do habitaculo, pois é isto aconteceu muito depois da vistoria técnica, e ja com todos os carros liberados,pelas autoridades da cba, tanto que o box da equipe ja estava sendo fechado, então chega um comissario pede para tirar uma foto e desclassifica o piloto. a mando de quem?????.tico e teco .rssssssss

  2. Esse Giafonne é uma piada. Não é a família dele que faz carro de papel que mata piloto no Brasil a três anos???
    Era tão simples descobrir essa batida. Vai lá e faz pericia logo após a corrida no caminhão do Geraldo, o freio ta ruim? Pena leve, o freio tá bom? Pena pesada.
    Agora a Truck que er auma boa categoria se rende a essa família de assassinos junto com a CBA

  3. Luc Monteiro disse:

    Minha não confiável observação no dia da corrida em Curitiba indicou que foi Hisgué Benavides, e não Felipe Giaffone, quem acabou envolvido num toque lateral com Geraldo Piquet.

  4. Paulo disse:

    Vc é uma Graça, Victor…

    Se a CBA e seu tribunal agem como se deve agir, vc critica.
    Se não age, vc tb critica.
    Ou seja, não importa se eles agem certo ou errado… o importante é criticar.
    É a “várzea jornalística”!
    Espero que o recurso impetrado pelo Piquet seja julgado antes do dia 4/12. Será um grande feito para fazer com que o esporte e a lisura neste prevaleçam.

  5. Marcão disse:

    Estragaram o único campeonato que até outro dia parecia que passaria ileso, nos desmandos da CBA..
    A entidade arrumou um jeito de acabar com ele também, nitidamente e confortávelmente em favor do Gianfone..
    Nada contra os pilotos Felipe Gianfone e Geraldo Piquet !
    Mas o Reizinho e o Pintor de zebras se unem novamente não para fazer com que a justiça seja feita e sim pra se vingarem mais uma vez contra a familia Piquet.
    Muita gente sabe do ódio que o Valduga nutre pela familia… Caso velho e já esquecido.. Mas ele não, achou agora que era hora de comer o tal do prato frio..
    Justo em Brasilia, justo na última etapa do campeonato e ”principalmete o da Truck””
    Que também não morre de amores pela confederação, e com razão..
    Afinal o que querem mesmo esses senhores? Porque não se manifestam e dizem o propósito de tanta palhaçada em todas as etapas de todos os Brasileiros nesses anos???
    Só que dessa vez esses senhores “””””poderosissimos””” botaram a mão num vespeiro daqueles…
    Certamente isso não vai ficar assim, é um caso clássico para o superior tribunal de justiça, e vai acabar lá mesmo, na justiça comum….
    O Piquezão vai fazer alguma coisa, a Mercedes deve se manifestar também, o pessoal que administra a truck também deve tomar alguma atitude…
    Se a gente parar pra pensar no quanto de valores tem nessa categoria e quem paga toda essa conta. É até lógico que se faça algo a respeito… Afinal essa grana toda não foi ali colocada pra ser jogada na lata do lixo pela CBA dessa maneira….
    Não se trata aqui do caso da batida em si, mas das atitudes que foram ou não tomadas pelos representandes da CBA na ocasião…. Tudo começou bem no ínicio da corrida com o toque do Felipe no Geraldo, ali alguma atitude dos comissários deveria sim ter sido tomada.
    Como não o fizeram deu nisso tudo que estamos assistindo agora….
    E se o caminhão do Geraldo teve problemas mecanicos nos freios?? Pode não ter perdido totalmente os mesmos, mas as imagens nos mostram que é muito estranho a forma como acabou o acidente…
    Se o Geraldo foi pra cima mesmo, foi já com a cabeça fora do lugar, por ter visto o seu empenho e da equipe irem pro ralo numa atitude impensada do outro, e sem nenhuma manifestação da CBA…
    Sinceramente eu não sei quem esta certo ou não nesses incidentes todos que acabaram nesse acidente feio demais…
    Mas vamos aos fatos estranhos da CBA para com os esportistas em geral,, se é amigo da corte pode tudo,, se não é não pode nada…
    Em interlagos nos treinos não oficiais do fim de semana da truck neste ano, o caminhão da volksvagem se desmanchava a toda hora, e em dado momento um pedaço considerável de fibra se despreendeu e acabou indo parar no parabrisas de um outro, ficou lá o dia inteiro pra todo mundo ver…E a CBA nada, nada…. Durante o fim de semana a cada ida a pista esse caminhão deixava um pedaço de fibra, ora dos aérofólios ora das partes da cabine, ocasionando vários furos de pneus.. E a CBA nada, nada…
    Nem chamar o piloto pra uma avaliação dentro dos boxes em nenhum momento do fim de semana ..
    E só, aquele pedaço que se instalou no parabrisas já era motivo mais do que suficiente para uma boa analize do problema, pois se aquele pedaço ali fosse um pouco mais pro lado ou com um pouco mais de força as consequencias poderiam ter sido muito mais graves..
    Poderiamos sim estar comentando da gravidade de um possível acidente ´serio no mínimo…
    Agora se um outro piloto qualquer deixa detritos daquelas proporções na pista é sim chamado aos boxes para uma averiquação avaliação e é impedido de voltar a pista até que o problema seja resolvido…
    Esse é infelismente o modus operandi da CBA “””o tal do dois pesos e duas medidas”””
    Ao entrar no site da CBA e irmos até o CTDN vamos ver que ali só aparece mesmo o nome do Reizinho, o resto é resto pra ele de tão soberano que é….
    Tenho certeza que algum desdobramento disso tudo vai aparecer, a CBA não manda tanto assim.. Ela não manda na Mercedes, nem na Volkswagem, nem na truck, nem nos patrocinadores em geral..
    Certamente ninguem está satisfeito de ver o campeonato ser decidido no tapetão antes mesmo do final dele…
    Isso é simplesmente vergonhoso, ridiculo e sem propósito ! A não ser o de desmoralizar o campeonato em si…
    Como quer o sr Reizinho de nada….Isso mesmo de nada por que hoje a CBA é vista dessa maneira por todo mundo um montão de nada de coisa nenhuma, nem zero a esquerda é..
    E ainda mais isso tudo vindo a publico justamente nos dias que antecedem a etapa da F-1 no Brasil, isso vai pegar muito mal, muito mesmo….
    Será que eles ainda vão estar por lá e tentar aparecer novamente mais do que o espetáculo????
    Dando os seus costumeiros “”barracos”””??????????
    Êêê CBA,,, que maloca que virou isso aí!!!

    • RPL disse:

      A Mercedes vai obviamente se omitir.

      Ou você acha que ela vai querer ficar mostrando a marca dela tirando o líder de uma corrida propositalmente o tempo todo?

      Melhor perder um campeonato e ficar quieta…

      • Marcão disse:

        Ou pode também mostrar os lances do começo da corrida onde foi tirada da tisputa do título..
        Cada um olha por lado que quer!!
        É assim que eu vejo, é minha opinião e ninguem muda.. Fatos são fatos também!!
        Contra fatos não á argumentos…

    • blasterman disse:

      Aviso aos navegantes:
      O Reizinho $$N.V$$ está amigo com o $$F$Briattore$$ depois do GP do Brasil 2011.
      Tá na cara! ou Náo querem ver!

  6. Fernando disse:

    Que a CBA é uma várzea, todo mundo sabe. Mas a punição para Piquet foi justa e não é pq a burocracia manda em outros episódios, que nesse teria que ser igual, o que o Piquet fez na última corrida era motivo de punição para uma temporada inteira..

  7. João Calango disse:

    Os comissários brasileiros punem quando a situação é polêmica, quando “batata quente” não dá para resolver internamente punem exemplarmente, mas deviam punir todos os casos, é triste saber que um bom campeonato sempre tem que ser decidido no tapetão.

    Isso é falta de pulso firme para punir pilotos consagrados nestas categorias…deve mudar isso e punir na hora, não apenas aguardar para depois da corrida….

  8. Eu estou enganado ou a ZF, da família Giaffone, é quem faz o chassis dos carros da Stock?
    .
    Geraldo vacilou, porém também havia tomado o toque na primeira volta, sendo que o Felipe Giaffone foi um dos que o jogou longe…
    .
    Téo José poderia ter ficado quieto quando comentou a batida.
    .
    Enfim, o mais importante e triste é que a CBA também está conseguindo destruir a Truck, uma das únicas coisas que davam muito certo no nosso automobilismo.
    .
    Tudo por politicagem, é claro! Ou vocês acham que se não fosse o Felipe Giaffone a punição a Geraldo Piquet seria tão rápida como foi?
    .
    Por isso que cada vez mais têm pilotos indo não só pra Europa, mas procurando o tursimo nos EUA também. O automobilismo no Brasil hoje é uma mancha negra sem fim…

  9. Eduardo disse:

    Bandeira amarela no meio da corrida só para os caras se juntarem de novo. Radar de limite de velocidade no meio da reta. Desculpe, isso pode ser qualquer coisa, menos corrida.

    • Paulo disse:

      Eduardo, Para seu conhecimento:
      Na Europa os FTrucks são limitados a 160 Km/h. Em nenhum poto da pista eles ultrapassam esta velocidade.
      Aqui no Brasil, a velocidade é “liberada”, sendo que, no ponto de maior velocidade, para a segurança dos pilotos, há o radar, que obriga uma diminuição de velocidade.
      Caso contrário, em autódromos com retas longas como C. Grande e Curitiba, eles chegariam aos 230/240 Km/h!
      Se vc não gosta, não assiste. Assiste o Gugu, o Didi…

      • Luc Monteiro disse:

        Só para dar um pitaco no seu comentário, Paulo, os caminhões chegam facilmente aos 240 km/h mesmo em pistas que não têm retas tão longas quanto as duas que você citou. Em 2002, num treino particular em Brasília, Pedro Muffato atingiu 233 km/h na reta do Colégio Militar. Em 2002, com caminhões bem menos desenvolvidos que os de hoje.

  10. Ricardo Arcuri disse:

    Se essa proximidade de Felipe com a CBA for mesmo um fator de desequilibrio nessa historia, apenas o tempo dirá. Mas é fato que Geraldo merecia aquela puniçao. Alias, se eu fosse comissario, teria o suspendido ainda durante aquela corrida, tamanha a irresponsabilidade da ocasiao. E isso pq eu tava torcendo pelo Piquet esse ano, ja tava na hora de ganhar um titulo. Tava…

    O pouco que pude conhecer de Felipe é de uma pessoa honesta, que se esforça para vencer, e assim ele ganhou um fã. So espero que, qdo as verdades aparecerem, nao se demonstre essa suspeita…

  11. André disse:

    Melhor piloto da Truck é o Danilo Dirani. Mas mesmo que o Giaffone seja total queridinho da Truck, Band, CBA e STJD, vamo combinar que o que o Geraldo fez foi ridículo e merecia até punição maior.

    • Alan disse:

      Nâo que justifique, mas e o que o Giaffone fez com ele na primeira volta? Na boa, eu também teria feito o mesmo, pois ser jogado pra fora na primeira curva da penúltima etapa é F***.

      Se pegou mal o Piquet ter sido antidesportivo, pegou muito mal também para o giaffone, téo josé e amigos se movimentarem no twitter para criticá-lo.

      • André disse:

        O Giaffone não fez nada com ele na primeira volta, teve um incidente de corrida e foi outro piloto que começou aquela confusão.

        Eu acho que precisam ficar contentes com o fato da CBA ter sido rápida agora, e não implorar para que sejam demorados como nos outros casos. Aí já seria inversão de valores. O certo é pedir para que julguem os demais casos com a mesma rapidez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>