O calendário da Indy

SÃO PAULO | Giorno, que a sexta-feira começou dinâmica: o calendário da Indy — ainda não divulgado oficialmente — apresenta-se ao gosto do que Tony Kanaan havia dito na Revista Warm Up 19, com apenas três ovais e sem Vegas e Texas. É válido ler a entrevista completa do brasileiro, que adiantava que uma de suas primeiras medidas como líder da categoria após a morte de Dan Wheldon seria rifar os ovais de 1,5 milha.

Até o acidente fatal do fim da temporada, o Texas já estava confirmado com sua rodada dupla, aquela ideia das provas gêmeas; Vegas, idem, para fechar novamente as atividades. Agora, a cidade de Nevada ainda nem aparece, mas como alterações ainda estão para ser feitas, é bem provável e possível que a cidade do cassino finalize a temporada em um circuito de rua.

O calendário da Indy em 2012 é este a seguir, por ora:

25/3 — São Petersburgo
1/4 — Barber
15/4 — Long Beach
29/4 — São Paulo
27/5 — Indianápolis
3/6 — Detroit
24/6 — Iowa
8/7 — Toronto
22/7 — Edmonton
5/8 — Mid-Ohio
19/8 — Qingdao (China)
26/8 — Sonoma
2/9 — Baltimore
16/9 — Fontana

Comentários

  • Também acho que este não seja o calendário definitivo. Mas se for, faltou tirar Fontana do calendário também. Pra mim não faz falta nenhuma os “superspeedways”, só incluiria ovais curtos de até 1 milha, como Phoenix, Milwaukee e New England (incluiria Nazareth também, caso ele ainda exista).

    No meu calendário ideal, entrariam esses três ovais, mais os mistos de Portland, Cleveland, Elkhart Lake, Laguna Seca e Mont Tremblant. Também incluria novamente os circuitos de rua de Surfers Paradise, Denver (usado na Champ Car) e Vancouver (a primeira versão, com um hairpin no final da reta).

  • Em se confirmando o calendário, deixo de acompanhar a Fórmula Indy. Ficarei torcendo para que, um dia, o Tony George resolva criar novamente uma categoria que corra somente em ovais, como ele fez em 1996. Brincadeira. Em vez de se buscar uma solução para os ovais de 1,5 milha, reduzindo a velocidade, por exemplo, resolveram tirar o que era mais emocionante. A Fórmula Indy vai para a vala comum, com corridas monótonas, sem ultrapassagens na pista. Tempos modernos…

  • Não acho que o correto seja acabar com os ovais na Indy, até porque a origem do nome é INDY é um Oval,

    Mas também não acho certo a Indy querer ser Nascar (Como o Tony George queria, e correr em ovais como Texas, Vegas…etc..)

    Mas não vejo que provas devam ser banidas pela morte de pilotos, se for assim, teriam que retirar, Fontana (Greg Moore morreu lá) Toronto (tivemos morte também), etc..

    Eu acredito que a Indy deve sim voltar aos ovais de origem (UMA MILHA, E PLANOS), como Phoenix, New Hampshire, ou construir novas pistas semelhantes a essas….. como ocorreu na Disney, Iowa, Chicago (Aquela pista que era do Ganassi) ai sim, teriamos a verdadeira Indy de volta, só que revitalizada, e em novas praças….

    Acredito que antes de ter quantidade de eventos (Um calendário grande demais) é melhor ter 14 provas super lotadas, fazer um espetaculo de qualidade por onde passar….

    O que eu mudaria neste calendário, seria no inicio da temporada fazer um tipo de mini-campeonato de ovais, e colocar Phoenix, depois Indy, Iowa, e talvez New Hampshire juntas, e deixar Fontana para penultima prova….. e é isso, que venha Indy 2012, e eu estarei em SP

  • Ricardo e André. Assino embaixo.

    Se essa exclusão dos ovais de 1,5 milha foi por causa da pressão dos pilotos, então que eles possam cogitar também se auto-excluírem da Indy por falta de CORAGEM!

    Mexe na velocidade dos carros, na pressão do turbo, na potência dos motores, na aerodinâmica dos carros, mas é possível SIM correr em ovais rápidos com segurança.

    No Kentucky’2011 não teve acidente grave. E era um oval de 1,5 milha com 29 carros competindo.
    No Texas’2011 não teve acidente grave. E era um oval de 1,5 milha com 30 carros competindo.
    Em Chicago’2010 não teve acidente grave. E era um oval de 1,5 milha com 29 carros competindo.

    Kentucky, Texas e Chicago não são tão velozes quanto Las Vegas. Apenas essa é a diferença. Então reduz a velocidade dos carros quando for correr em Vegas, Texas, e similares, e pronto!

    Mas com o excesso de medo imperando, vão destruir a imagem e a identidade da Indy com isso…

    • Senta a bunda num carro daqueles e vai dar voltas a 330 km/h perto do muro com um monte de caras, alguns muito bons e outros com competência duvidosa pra ver.

      Agora, falando sério, também acho que a Indy precisa de mais ovais, mas não os de 1,5mi. Não esses ovais que permitam 3 filas de carros. Quando um piloto sentar a bunda num carro ele não quer saber da segurança, ele quer vencer, é natural. Se não for assim ele não é piloto. A segurança eles discutem fora da pista.

      Mas tem muito oval bacana pra entrar que permitiria boas e seguras provas, acho que o que mais faz falta é o de Michigan. Era uma prova muito maneira, uma segunda 500 milhas, bem legal.

    • Eu concordo com você. Por causa de um circuito (Las Vegas), vão excluir outros que sempre proporcionavam corridas disputadas (Kansas, Kentucky, Texas, Chicagoland, Homestead-Miami).

  • Fonte fraca essa sua, filhote. São 16 provas no mínimo, por contrato. Não vejo como Fontana pode estar no calendário e Texas não. O que você ficou sabendo hoje foram as provas com datas confirmadas, só.

  • O problema era não só dos ovais e da segurança dos carros, mas também de cabeça dos pilotos. Agora parabéns aos pilotos que preferiram rifar os ovais de 1.5 milhas ao invés de correrem decentemente sem fazer 3 wide!! Patetas!! Tão de brincadeira que essa foi a melhor solução que encontraram, porra!!

  • Vao destruir o calendario… Me desculpem os pilotos, mas o problema nao esta nos ovais de 1,5 milha e sim na segurança dos carros que corriam la. Agora, com carros mais modernos e controle de potencia (atraves da pressao do turbo), as velocidades vao diminuir e a segurança aumentar. Tipinho da medida desnecessaria.

    A Indy precisa de mais ovais sim. E se nao querem os de 1,5 milhas, tem uma renca de ovais de 1 e 2 milhas pra se procurar. Pocono, Milwaukee, Dover e varios outros. Vao mesmo destruir o espirito americano de correr, como a Champ Car fez? Vejo a Indy ha 20 anos e to começando a desconsiderar a categoria….

  • Victor, qual foi a sua fonte confiável para essa informação da exclusão do Texas e Las Vegas?

    Lá nos EUA o Curt Cavin, especialista em Indy do jornal Indianapolis Star, não mencionou uma palavra sequer sobre a saída da lucrativa e bem-sucedida corrida do Texas. Também não vi nada nesse sentido saindo do Robin Miller, especialista do Speed Channel.

    Se lá nos EUA não estão falando nada sobre a saída dos ovais de 1,5 milha do calendário, então porque viraria notícia aqui no Brasil?
    Quando o Tony Kanaan disse que há discussões no sentido de retirar os ovais de 1,5 milha do calendário pode ter sido que aventarame sse tipo de ideia nos bastidores da Indy no calor e comoção do acontecimento terrível de Las Vegas. Agora que a poeira já baixou, e a Indy sabe que pode desenvolver o chassi DW12 para ser mais seguro nos ovais rápidos, não há nenhum indício racional que indique a saída da corrida do Texas para 2012.

    A corrida do Texas Motor Speedway existe desde 1997, e sempre atrai mais de 80.000 pessoas. É sempre o segundo ou terceiro melhor público na temporada, só perde para Indianapolis e disputa com Long Beach para saber quem atrai mais gente. Uma corrida que atrai mídia e neste ano de 2011 teve simplesmente 30 carros competindo e NENHUM ACIDENTE GRAVE. As médias horárias no Texas são mais baixas que no Kentucky e Las Vegas.

    Com o Texas há um contrato e uma data já anunciada pelos promotores (noite de sábado, 9 de Junho de 2012, corrida em rodada-dupla).

    Já Las Vegas o Randy Bernard está ainda negociando com a Speedway Motorsports Inc., a dona da pista. Há também um contrato e uma data para 2012 previamente anunciada pela própria Indycar antes da tragédia alí ocorrida mês passado (domingo, 14 de Outubro de 2012).

    Os ovais de Milwaukee, Motegi e New Hampshire são os que realmente vão sair.
    Milwaukee e New Hampshire foram fracassos de público em 2011 (15.000 pessoas no primeiro, e 30.000 no segundo). Motegi já estava de saída mesmo antes do terremoto no Japão por conta de comissões que a Indycar cobra para sancionar o evento.

    O oval do Kentucky agora só tem interesse em fazer corridas da NASCAR, já que foi comprada pela Speedway Motorsports Inc., e não se empenhou para atrair público para a corrida da Indy no começo de outubro, que só levou 20.000 pessoas ao oval. A imprensa americana diz que este oval vai sair do calendário.

    Pelo que se diz nos bastidores da Indy, o Randy Bernard está empenhado em trazer mais corridas em ovais para a Indy já em 2012, por isso o calendário ainda não foi anunciado. Dizem que ele renegocia com Las Vegas, e também negocia com o oval de Phoenix. Dizem que ele não encerrou as negociações com Kentucky também.

    O que o Randy está tentando criar é um modelo de negócios viável para os donos de ovais fecharem acordos com a Indy na qual possam se empenhar em atrair o máximo público possível, pagando a sanção que a Indy precisa e se comprometendo em acordos de longo-prazo.

    Apesar dos percalços, o homem “dos rodeios” entende a importância de um equilíbrio 50% a 50% entre circuitos mistos e ovais no calendário da Indy, e o que ele tenta fazer é que a Indy seja um produto viável para os promotores de corridas em ovais.

    PS: Victor, alguma luz sobre o calendário da StockCar para 2012 também?

  • Pronto! conseguiram o q queriam, amputaram a indy. Tudo bem tirar os ovais de 1,5 milhas, mas só 3! é muito pouco, dá pra correr em millwaukee, phoenix, New Hempishere ou então trazer de volta Laguna Seca, Elkhart Lake, Cleveland, fazer corridas no mexico como fazia a champ car quando começou a parar de correr em ovais

    • O problema é a falta de público em ovais. A questão da segurança nem é muito questionada. Me lembro da prova em homestead, na final do campeonato de 2010 e o autódromo praticamente vazio. Complicado!!!

  • É lamentável que a Indy esteja seguindo o mesmo caminho da antiga CART, cometendo erros um atrás do outro, indo para mercados internacionais e não se preocupar com o principal mercado americano, principalmente agora com a entrada da Chevrolet.

    Corridas como da China ou mesmo em São Paulo são necessárias ou só estão lá pelo dinheiro?

    Alguma coisa me lembra Las Vegas, que só estão no calendário pq ninguém morreu (ainda).

    Mas seria legal se corressem em Gilles Villeneuve, Hermano Rodriguez, Portland, Cleveland, Laguna Seca, Milwaukee, Phoenix(oval) e Richmond.

  • Achei pouca pista. 16,17 seria o ideal. E tirar os ovais de 1 milha pra quê? Milwaukee era um oval simpatico. “Champcarizou” a categoria mas tudo bem. Quem sabe nos próximos anos alguns ovais voltem, sem ser 1,5 milha.

  • Um dos piores calendários que já apareceu na história da Indy/Champ/Irl/Cart-Indy.

    Salvam-se: Indianápolis, Long Beach e forçando já um pouco Mid-Ohio (mais pela história).