Brasil, 40

SÃO PAULO | 20 anos atrás, aquela que é considerada por muitos a maior vitória de Senna e uma das mais emocionantes e difíceis de todos os tempos. Longe na frente de Patrese, o brasileiro começou a perder as marchas no fim da prova, ficando apenas com a sexta. Uma diferença de 40 segundos começou a cair vertiginosamente. No fim, uma leve garoa atrapalhou as pretensões do italiano, e Ayrton comemorou sua primeira vitória no Brasil.

Essa prova, certeza, muita gente deve ter visto no autódromo e todo mundo na vida.

Comentários

  • Eu assisti esta corrida na França e o Patrick Tambay (ex-piloto) percebeu que o Senna estava sem trocar a marcha, duvidei…o Edgar de Mello Filho (ex-piloto) também disse a mesma coisa, também duvidei, até que eu vi um imagem da última volta pela Fugi do Japão e realmente o Senna fez a úlima volta sem trocar nenhuma marcha.

  • Porra, não é só no Brasil que o Senna é considerado um mito. Dois terços de todos os participantes da F1 reconhecem isso. Até seus antigos adversários como Mansell e Prost. Os atuais pilotos da F1 (Vettel incluso) também reconhecem isso.
    Não é coisa de pacheco. Pacheco é quem acho que Barrichello e o Massa foram sacaneados pela Ferrari. O que acontece é que a Ferrari é e sempre foi uma equipe de um piloto só. Portanto, quem não chega arrebentando lá tá fadado a segundo piloto, com mecânicos e engenheiros de segunda linha. Se de cara eles fizessem o que o Hamilton fez com o Alonso na Mclaren a história seria outra…

  • Aos 6:48 do vídeo percebe-se que a falta de torque, por ele estar na 6ª marcha, era tão gritante que ele bombeava o pedal de embreagem, ainda acelerando, pro giro dar uma subida e o motor não morrer na saída da junção…

    Ele era, realmente, um piloto muito diferenciado…

  • E a partir desse momento nasce a Igreja Tricampeã da 6ª Marcha, onde o mandamento 1 é:

    Senna acima de todos os pilotos e coisas e até sua mulher.

    Em outras palavras, foi uma bela atuação sim? Mas não é o Deus que a Globo ama pregar para o povo brasileiro. Foi um grande filho da mãe como grande parte que esteve ou está na F1. O legal é que coisas como a tentativa de homicídio pra cima do Prost em Suzuka/90 ninguém lembra…

    Paciência, só mentes fora do pensamento Global percebem isso.

    • Que imbecil. Me revolta pessoas que criticam o Senna só para se aparecer. Quem realmente entende de F1 sabe que o cara foi o melhor. Ponto. Vc mesmo, ô idiota, lembra que o Prost fez com Senna no ano anterior? Vai assistir o medíocre futebol brasileiro vai e deixa isso aqui para quem entende de F1, que são poucos aqui no Brasil…

      • Os riscos de um acidente grave em uma chicane de baixíssima velocidade são bem menores que em uma curva de alta em uma largada.

        Acho que o homicida Senna não se importa com isso, não é atoa que foi ele que sugeriu o ajuste da tal barra de direção em Imola e hoje virou esse mito nojento construido pela mídia brasileira.

        Ele pode ter sido um dos grandes, mas ainda está abaixo de Prost, Fangio e Schumacher.

  • Pessoal,

    Quanto ao motor especial do Senna na Lotus em 85/86, vale lembrar que todos os times usavam motor só para classificação. Inclusive o motor mais potente da época não era o da Renault, mas sim o BMW (4 cilindors em linha, bloco derivado de motor de carro de passeio…) que, em sua versão de qualificação, usava módicos 7 (!) bar de pressão, chegando a quase 1300 cavalos.

    Em 85 e 86 haviam carros muito melhores que a Lotus, de forma que, as poles eram sim mérito do Senna, afinal ter a capacidade de andar acima de todos os limites por uma volta não é para qualquer um. Com isso não desmereço nenhum dos outros gênios que lhe foram contemporâneos, sendo que, ninguém foi perfeito, mas cada um tinha a sua especialidade. Senna foi gênio assim como foram Emerson, Piquet, Prost, Mansell, Lauda, Schumacher, etc…

    Em termos de ser “completo” Emerson e Piquet não devem nanda a Senna. Mas não podemos negar que Senna deu verdadeiros shows, como em Interlagos 91 e 93, Donington 93, Mônaco 84 e 92 (e, de certa forma, 88 também), Suzuka 88 e 89, e tantos outros!

    [ ]’s

  • Tem gente que ta precisando se internar. A começar com o tal Marcelo (cabaço) e o Luciano Simões Neto (viuva), o Sandro vai entyrar nessa, porque ainda acredita na entrevista falsa do Osamu Goto a Autosprint que o tal do Capt. Walker forjou no Orkut.

  • Victor, so para constar: Senna tinha a 2a. e a 6a. marchas em questao. Porem, a mudança entre elas era problematica e ainda corria o risco de, numa tentativa de troca entre elas, mais alguma (ou o sistema todo) ir pro saco. Dai, ele tentar fazer tudo com a 6a!

  • Osamu Goto sempre achou estranho essa historia da sexta marcha. Foi ironico: “quem poderia responder a essa pergunta morreu…” E olha que a camera onboard mostra que Senna nao tira as maos do volante!

  • Gente aquela corrida realmente foi fantástica e o impressionante é como o senna conseguiu baixar o seu próprio tempo naquela situação em até 3 segundos.
    Agora mais impressionante ainda é ver que os carros hoje viram 10 segundos mais rápidos do que naquela época e olha que o motor hoje é v8 e com limitador de giros nos 18mil, sem suspensão ativa e sem controle de tração.
    abraço

  • Estava lá tambem, no final da reta dos box, freiada para o S do Senna, no final fiquei cismado pois não ouvia mais as reduções de marcha, mas não tinha certeza do problema que fiquei sabendo só na entrevista que ouvi ainda no autódromo, saindo na maior alegria.

  • Quando li as primeiras linhas do post já percebi que ia encher de comentários de gente chamando os demais de viúvas e tentando desmerecer a vitória do Senna. Vamos crescer um pouco, galera? Todos que ficam nessa picuinha de Senna x Piquet são umas crianças birrentas.

  • Deixar de lado essa rivalidade absurda, seria até que bom para a atual situação que vive nosso automobilismo!!
    Afinal essa foi sim uma vitória maiscula, uma das melhores da nossa época de ouro!!
    Só perde mesmo na minha opinião pra dobradinha deles no Rio de Janeiro..
    E também pela de 1993 em São Paulo..
    Depois deles todos nós estamos vivendo só das glorias do passado..
    Isso não é bom, discutir quem foi o melhor também não o é !!
    Tanto é verdade que hoje estamos falando mal de “” todos”” os pilotos Brasileiros na F-1.
    Quando digo todos é por causa da divisão de opiniões.. Precisa acabar com isso de uma vez por todas…

  • Me impressiona o empenho de alguns de querer desvalorizar a trajetória de um piloto brasileiro….e haja empenho hein….listar essa ladainha toda exige uma motivação quase que sexual…mas enfim….

    Ah, e avisa o cidadão aí, que o alemão e o leão ficaram com a 5ª, e o ayrton ficou só com a 6ª, e se o cidadão souber o que é a diferença de relação de marchas X curva de torque, pelo menos não desvalorizaria tanto o que foi feito em interlagos ’91… Confundiu saco de boi com pão sovado, diria o meu pai.

    Corrida épica, dificuldades cristalinas, williams de outro mundo vindo a milhão com câmbio semi-automático…..foda-se o que disseram: foi foda pra caralho. Se existir outro adjunto que descreva algo superlativo, avisem-me, por favor.

    Abras.

  • Porque tem idiotas brasileiros que sempre querem denegri o feito de brasileiros notórios,eta espirito de COLONIZADO que não sai nunca,maldita baixa estima nacional, O deslumbrado,porque vc não aprende pelo menos a valorizar as coisa do seu pais como os americanos fazem,que até a porcaria do hamburguer,para eles é o melhor que existe em carne. Vc de ser um ESPANTO´´ ao volante de seu potentissimo 1.0.Ainda bem que não esta na F1 ,pois com sua grande capacidade de pilotagem ,que se pode acreditar pela sua capacidade de critica,pois só sendo muito bom para tecer criticas pejorativas a pilotos que foram campeões mundiais,teria humilhado a todos os pilotos ,e mesmo correndo com uma hispania ganharia de qualquer outro piloto. Sr Marcelo,porque o Sr, não faz um favor a este país e vai morar em um outro país que lhe agrade mais.De pucha saco de gringos já estamos cheios,nossa nação já foi por demais prejudicada por pessoas com o mesmo tipo de visão que a sua.Que sempre tiraram da qui para dar para gringos ,só olhando para propia situação sem se importar se prejudicaria outros brasileiros.Lamentavel que tenhamos compatriotas tão idiotas.

  • Em relação ao comentário do colega Marcio Gil, existem na internet muitos vídeos da camera on board do carro de Senna, e é possível ver claramente que ele pilota muitas voltas sem tirar as mãos do volante, o que comprova que ele já não mudava marchas, lembrando que na época o câmbio era sequencial, com uma alavanca ao lado direito do piloto no cockpit, e o próprio som do motor, quase engasopando e apagando nas subidas e curvas de baixa, enfim, corrida épica, vitória na garra e no imenso talento desse ser humano, que eu tenho orgulho de ter assistido e gravado em VHS, esse inesquecível momento do esporte, que também está gravado para sempre na nossa memória.

  • Mansell também venceu somente com 5º marcha e deu muito mais voltas que Senna, pelo menos umas 30 ele deu! Schumacher em certa corrida após 15 voltas também ficou só com a 5º, percorreu mais de 40 voltas e chegou em um belo segundo lugar(em certos momento até diminuindo a vantagem para o líder), Senna deu sorte, venceu porque foram apenas 6 voltas, mais duas Patrese teria passado. Senna fez o maior TEATRO no pódio querendo mostrar que estava cansado, fez isso para dar uma valorizada,. Prost mesmo tirava sarro com esse teatro que o brasileiro fazia, mas como Senna ficou cansado se não tinha mais o trabalho de trocar as marchas? O certo seria acontecer o contrário…

    Valorizam ao extremo as vitórias do Senna e não fazem o mesmo com Piquet e Fittipaldi, fora outros pilotos, tem muito marketing em cima do nome Senna(aquelas poles da Lotus em 85/86 ele conseguiu graças ao espetacular motor especial de classificação, tinha 100 cv a mais que os rivias, sem esse motor, Senna só fez 1 pole em 87, mas na cabeça do povo Senna fez essas 15 poles na raça, mas não foi bem assim, o que fez a diferença foram esses 100 cv a mais). E as 26 poles em 88/89 Senna ganhou de presente, já pegou um carro PRONTO(graças ao Prost) pra fazer recordes…reclamaram das poles de Vettel esse ano, mas Senna não tinha rival nas classificações em 88/89, nas corridas havia equilibrio porque o Senna fazia muita cagada durante as corridas, o próprio Prost comentou isso em 89: “Ele é rápido, mas erra…e quando errar, estarei por perto”, queria ver o Senna desenvolver um carro(chassi, motor) lá debaixo e fazer esses recordes na raça.. Aquela vitória no Brasil e Europa em 93 na chuva fizeram maior “carnaval” em cima por causa da primeira volta(GP da Europa), mas ultrapassar Prost e Hill na chuva nunca foi bicho de 7 cabeças. Prost mesmo, era fraquíssimo na chuva, ele mesmo admitia isso, para se ter uma idéia ninguém lembra uma vitória de Prost na chuva(se venceu um GP na chuva, não me lembro), mas quem diria até D.Hill venceu em grande estilo com carro inferior em piso molhado(GP BEL 98), e nesses dois GPs do BRA e EUR em 93, Hill terminou a frente de Prost, o francês era muito ruim no molhado. Hill já tinha vencido mais corridas na chuva , mas sequer é reconhecido como bom piloto(quando o Senna tava vivo Hill era bom, só foi o “herói” morrer que Hill virou piloto fraco). Senna passou Hill, Prost e Wendlinger na primeira volta no GP da Europa 93, Wendlinger era novato, talvez era sua primeira corrida na chuva, Prost e Hill nunca foram fora de série na chuva, sem um único rival ficou fácil Senna vencer a corrida Quem poderia desafiar Senna nesses dois GPs em 93 seria Schumacher, mas nesses GPs ele teve problemas, mas o novato alemão já tinha provado que era fera na chuva, andando na frente do próprio Senna nos GPs da ESP e BEL 92. Na ESP Senna sequer conseguiu ameaçar, sempre ficou + de 5 segundos atrás do alemão a corrida toda, E No GP da BEL Schumacher venceu na chuva ultrapassando Senna por fora na curva,( o brasileiro fez uma baita besteira nessa corrida, quis se manter na chuva com pneus slicks, sendo que todos já tinham trocados para biscoito, até Mikka de Lotus-carroça passou Senna na maior facilidade, o brasileiro tinha esse problema de querer humilhar a concorrencia, mas em muitos casos ele ficava no vexame, como MON 88, esse GP da BEL do Senna foi bizarro, até rodada de bobeira ele deu). Nem sempre quando caía chuva era certeza que Senna e Schumacher dariam show, BRA e EUR 93 Senna deu show, o alemão no GP da EUR não foi bem, mas se destacou no GP Brasil 93(fez uma brilhante corrida de recuperação), mas nos GPs ESP e BEL em 92 o novato alemão andou na frente e Senna ficou para trás…fora eles, quem era bom de chuva era o Mansell, mas o inglês era meio estabanado…

    • Piquetista frustrado é soda! Desmerecer os feitos heróicos do Ayrton com teses estapafúrdias… Vai dormir meu filho, acorda desse pesadê-lo em que você vive.

    • Ao comentario do Marelo, gostari de saber de vc sabe, que um cambio semi automatico, pode durar uma corrida inteira ao contrartio de um cambio manual (alavanca) que dura no maximo 10 voltas- tudo isso com uma marcha. Com um cambio semi automatico, via de regra, vc perde no maximo de 3 a 4 decimos por volta, ao contrario de um manual, que pode variar de 1 a 1,5 segundo por volta. Em relaçao a comparação ao schumacher, podemos verificar que em 94, ano fatidico, ele shumacher nunca conseguiu ser mais rapido do que o senna, da metade pro fim do campeonato, nao conseguia sequer ser mais rapido queo damon hill. Muita se fala da rodada do senna no brasil, mas nao foi pela rodada que ele perdeu, e sim nos boxes por um erro da equipe williams. Ele fez pole e liderou toda corrida no brasil, perdendo como disse nops boxes….foi novamente pole no japao e foi tirado da pista na primeira curva, e em imola, mais uma vez na frente do alemao e liderando ate com uma certa folga..se nao fosse o acidente. Quanto ao motor, entao podemos olhat de ma outra maneira, se ele conseguiu graças ao super motor como vc disse, entaopodemos dizer que ele so nos fez mais poles graças a suspensao ativa que a williams tinha e a mcalren nao?

      • Relembrando que em 1994 Schumacher e Benetton estavam irregulares: Controle de tração e outras engenhocas.

        O verdadeiro Schumacher é este da Mercedes e aquele da Benetton 1992/1993.

        Com aquele carro da Ferrari e as mordomias que tinha, qualquer piloto mediano ganharia. Bata lembrar que quando teve um carro igual (nem inferior eu digo), tomou pau do Alonso em 2006.

        • Tomou pau do Alonso? Tirou 25 pontos de vantagem para chegarem empatados em Suzuka quando o pistão do motor da Ferrari esfarelou e ainda tomou pau?

          Ah deixa de ser medíocre vai…

          É incrível como que para brasileiro falar, ou melhor, ousar falar que alguém fez mais que o Ayrton é uma blasfêmia.

          • Tomou pau do Alonso sim Sr.
            Tirou 25 pontos pq no ocmeço do ano a Renault era melhor. E depois a Ferrari ficou melhor. Na media, os carros se equivaliam. E quebrar o motor acontece, principalmente para quem força demais, da nisso.

            Nao defendo o Ayrton por ser brasileiro, mas sim, por ele ser acima da média, assim como Alonso, Vettel, Hamilton e Button são.

    • Poxa, Marcelo, jurava que você iria entoar o coro daqueles que não acreditam na vitória da 6ª marcha, mas ao invés disso você trouxe Schumacher para o mesmo patamar, de forma muito mais espetacular, claro. Mas você faz comentários bem interessantes. Graças a você sabemos agora que o Senna só tem 26 poles de verdade, descontando aquelas da Lotus e as da McLaren 1988/1989. E dessa forma já pode ser considerado superado por Vettel. Temos que dar um jeito de comunicar isso ao alemão, ele ficará mais do que feliz com essa descoberta, especialmente porque o alemão considera Senna o maior piloto da história da F1. Imagine a alegria do rapaz!

      Sério, cara, recalque mata. Procure ajuda.

    • Despeito. Foi comprovado pela telemetria que Senna ganhou só com a sexta marcha, apesar da desconfiança (ou ciúmes, que ele sempre teve) de Piquet, que duvidou publicamente da façanha. Estas outras façanhas que vc citou do Mansell e o Schumacher foram em quais GPs? Também foram confirmadas pela telemetria?
      Admitam, o cara foi o maior de todos. Tinha algo quase sobrenatural. Não sou pacheco e não torço para o Brasil nem na copa do mundo, mas confesso que o Senna me fez adorar a F1 e sou fanático até hoje, mesmo sem brasileiros vencendo.

    • Concordo com vc em algumas coisas, e em outras eu discordo. O Senna realmente tinha um motor especial na Lotus preta de 85 e 86, fez a maioria das poles em virtude disso, mas não dá para tirar seu valor em voltas rápidas, pois em 88 e 89 quando dividia o mesmo carro com Prost fez a grande maioria das poles. Realmente em corridas errou muito principalmente na temporada de 89 quando abandonou várias provas como na Inglaterra e Portugal por erros próprios e que o fizeram perder a disputa com o francês, este estava sempre probto para aproveitar os erros e abandonos alheios. É só procurar os videos dessa temporada no You tube.
      Em relaçao às corridas na chuva de 1993 concordo com vc, o Senna chutava cachorro morto, Prost e Hill mesmo naquela Williams não eram adversários, mas porém o Senna não tinha culpa dessa inferioridade e aproveitava. Era muito bom mesmo n chuva. E o Schumacher também se aproveitou da limitação dos outros e venceu várias na chuva, inclusive com Senna na pista como vc destacou. No caso do Hill em Spa 98, o Schumacher e as duas McLarens naquela prova já estavam fora da disputa ( veja corrida no You tube) e sobrou para ele, que estava especialmente inspirado naquele ida.
      O ponto que menos concordo com voce é em relação ao Hill que sempre considerei péssimo, ele e Villeneuve os piores campeões mundiais no meu ponto de vista.
      Considero o Senna um piloto excepcional, lendo a sua opinião parece que foi um exagero injustificado esse pensamento, e nisso eu discordo de voce, porém concordo que os chiliques que ele dava e a paixão dos fãs criaram em torno dele uma fama de herói que chega a ser ridícula.

    • È, pelo que você escreveu tudo que Senna fez foi na sorte, que cara sortudo em… deu ate sorte de virar MITO, você deve ter uma esplicação logica para isto tambem, vai escre ela ai

    • Interessante q Senna é ídolo também para muitos PILOTOS PROFISSIONAIS (não pessoas q só assistem corridas) estrangeiros… Será q o marketing dele é tão bom a ponto de influenciar até esses pilotos?
      Quanta desculpa furada

  • Eu assisti essa corrida e digo que foi a partir dela que surgiu o tesão pela f1… O Ayrton era foda… levar o carro com a sexta marcha foi algo para ficar na história.

  • Eu estava lá nesse dia, e lembro que a chuva nas últimas voltas era fraca, mas logo depois da bandeirada aumentou muito. Se aumentasse uns 3 minutos antes certamente prejucaria muito o Senna apenas com a sexta marcha. Talvez ele não tivesse vencido.

  • Eu assisti esta corrida quando criança, bom tempo aquele. Ainda não acredito que um carro de F1 consiga percorrer a parte mista, pinheirinho, pico-de-pato, e a subida da junção somente com a sexta marcha. Pela potência do motor poderia, mas a embreagem e o diferencial deveriam ter quebrado. O cara é um MITO.

    • é… era pequeno na epoca, não lembro bem da corrida, mas andar só em sexta marcha, já disseram que era impossível mesmo…

      acho que o galvão disse que era isso que etava acontecendo e ninguém quiz desmentir ele kkk

        • Tinha um video no youtube (ainda pode ter se a FIA nao tirou) que mostrava o comparativo do Senna nas primeiras voltas (trando a mao do volante) e das ultimas voltas (com a mao so no volante).
          Portanto, nao é necessário dizer mais nada, a nao ser: SENNA MITO

      • Há 3 tomadas da câmera on-board, dá para notar claramente que ele não troca marchas. Na última delas, ele sai da reta oposta e contorna a Curva do Lago na mesma sexta marcha, algo completamente sem sentido em condições normais. Me surpreende o fato de Reginaldo não perceber este detalhe nem o barulho atípico do motor.
        Embora a vitória tenha sido facilitada pela grande vantagem que ele já tinha e pela chuva do finalzinho, o simples fato de completar estas voltas nestas condições de carro diferenciam Senna de todos os outros, de qualquer época.

      • O Galvão em nenhum momento da transmissão falou qualquer coisa de problemas com marcha…..tenho essa corrida gravada e não me lembro dele mencionando nada….e pelo video vc vê que ele não tirava a mão do volante….e o câmbio era do lado direito do piloto, e não como as usuais borboletas que existem hoje….acho que na época só a Williams tinha esse dispositivo….ou foi colocado no Williams de 1992….