Brasil, 40

SÃO PAULO | Nelson Piquet, do Brasil… aos ouvidos mais jovens, é uma chamada que chega a ser rara, acostumada a Ayrton Senna e ao tema da vitória, Brasil-sil-sil. Ugh!, mas este é o GP do Brasil mais afeito à torcida da história de 40 anos. Naquele Jacarepaguá que todos gostariam de vê-lo vivo e ativo, em 23 de março de 1986, Piquet e Senna fizeram dobradinha e ergueram a bandeira no pódio.

Senna fizera a pole com sua Lotus Renault, mas Piquet, de Williams, tinha mais carro na corrida. Ayrton foi ameaçado por Nigel Mansell na largada, mas o inglês acabou abandonando ao tentar ultrapassar o brasileiro na Curva Sul — foi parar no guard-rail. Na sequência, Piquet assumiu a liderança, que só foi perdida na tática dos boxes para Alain Prost e devidamente recuperada em pista. “Foi a vitória mais fácil da minha vida”, disse Piquet à época.

Aqui está a última volta da corrida que entra no top-10 dos momentos da F1 no Brasil. Pessoal do Rio e outras praças estiveram lá?

Comentários

  • Ola Victor,

    O que mais impressionou foi a volta que o Senna deu na qualificaçao, aquela Lotus tinha um motor de qualificaçàao que era um torpedo. Boas Lembranças.

    Abraços.

  • Acho uma babaquice a eterna guerra entre Piquezetes e Sennoiolas. Torci muito pelos 2, mas não resisto a observaçao:
    “Piquet disse que foi a vitória mais fácil de sua carreira”
    Por isso Senna tinha muito mais fãs, em particular Galvão Bueno e Glória Peres. Para Senna nunca existiria a “vitória mais fácil”. Todas as suas vitórias eram heróicas, dramáticas e sofridas. Com direito a desmaios, caretas, visão da luz dos anjos na última ultrapassagem, etc, etc.
    Esses dois se completavam mesmo. Um era o clímax, o outro o tédio!!!

  • Piquet soberbo nessa corrida. Lembro que assisti naquele Março ’86, com o álbum de figurinhas que ainda tava cabaço de tudo, bonezinho da Goodyear, e um caderno de desenho com lápis de cor pra desenhar essas máquinas……

    Galvão também irrepreensível em pleno Rio 1986….

    Vale a pena ver isso aqui também….épocas de criatividade.

    http://m.youtube.com/index?desktop_uri=%2F&gl=BR#/watch?v=bgNWUWqxKt8

    Bons tempos de calças USTop, Kolynos, Chevrolet, Brahma Chopp entre outros a patrocinar…

  • Estava lá , no final do retão, freiada para a curva sul, foi uma festa esta dobradinha com direito a mãos dadas e tudo no podium, segurando a bandeira.

  • Brasil 40 !!!
    Que grande sacada essa de vcs!!
    Parabéns mesmo !!!!!
    Depois disso o que a gente acabou de ver ou melhor “rever e reviver” tem gente ainda com coragem de acabar com tudo isso que a história de Jacarepaguá escreveu!!
    Um fim de semana que nunca deveria ter saido da cabeça dos Brasileiros!!
    Tinha que ter um equipamento passando essas imagens todas todos os dias dos anos todos que se passaram bem na entrada desse autodromo…
    Ainda dá tempo!! Sempre teremos tempo de recuperar esse autodromo!!
    É tão simples, mais simples até do que destrui-lo…
    Não deixem que jacarepaguá morra assim melancólico, essas retas e curvas contaram muito da história de honra dos Brasileiros…