Barrichello e a Stock Car

SÃO PAULO | A Force India demorou, pôs os dalits para dançar, enrolou mais um pouco, nadou no Ganges e, enfim, anunciou que vai de Di Resta e Hülkenberg no ano que vem, o que configura uma das duplas fortes do grid. Aliás, a F1 vem muito bem no papel, tirando uma ou outra opção.

O anúncio dos indianos deve, enfim, fazer a Williams se preparar para divulgar seu segundo piloto. A equipe pretendia informar sua dupla no fim de semana do GP do Brasil e mudou de ideia depois que a Force India abortou seus planos similares. O que só pode significar que o nó do laço é Sutil.

Dado o enredo, é lógico que a posição dos brasileiros é complicadíssima. Enquanto Senna busca uma vaga de reserva novamente, Barrichello quer ser titular. E já admite a pessoas mais próximas que sua situação é realmente difícil.

Tanto é que Rubens andou conversando com gente da Stock Car já — gente que tem cargo diretivo em equipe. Barrichello acabou recebendo um ‘convite natural’, um incentivo para integrar a categoria. E falou que, se de fato não for continuar na F1, tira um ano sabático e pensa no campeonato de turismo brasileiro em 2013, quando estiver com 41 anos.

Barrichello na Stock Car: o que pensar desta aliança, ainda que seja em médio prazo?

Comentários

  • Rubinho e bem vindo em qq categoria. Com todos os problemas políticos da Stock, os melhores do Brasil estão lá. Isso e incontestável. Respeito o Rubinho pela bela carreira , q certamente esta longe do fim. Aline Mattheis

  • Se eu fosse ele, ia para DTM, Indy ou qq outra coisa que não fosse lixão da Stock Car nacional, ele é muito superior a esta categoria lixo nacional

  • Despedício demais pro Rubinho. Se for pra ir parar na Stock Car, melhor aposentar de vez do automobilismo. Vai correr na Indy, DTM, qualquer Rally da vida é muito mais legal para um piloto como ele.

  • Stock Car é mto pouco mesmo para o Rubens, agora com a redução drástica nos Ovais, se ele for para Indy todos irão se dar bem, tanto a categoria como o próprio piloto, mas a TV que detem os direitos de Transmissão vai ter que se desdobrar para fazer melhor do que tem feito até hoje, pois as provas são na hora do Futebol e a lambança esta feita.

    Indy para o Rubinho, ele pode se dar mto bem por lá.

  • O Rubens é um orgulho para o Brasil. Ninguém fica tanto tempo num ambiente tão disputado, guia para a Ferrari por tanto tempo e ganha o que ele ganhou nesse período. Basta fazer um pequeno exercício e perceber que tirando Senna e Massa, os brasileiros que disputaram a F1 nas últimas décadas foram pilotos pagantes, ou, na pior hipótese não pagaram e não ganharam para correr. Uma pena que o povo brasileiro, sempre tão ácido e exigente com os ídolos do esporte – e diametralmente oposto quando se trata de votar direito e cobrar dos governantes – não reconheça o trabalho do Rubens, que sempre se mostrou um cara do bem.
    Não acho que a Stock seria seu destino natural. Le Mans Series e 24 Horas de Le Mans me parecem destinos muito mais interessantes. E num Peugeot ou Audi em Le Mans, ele poderia render muito ainda. Gostaria de vê-lo ao comando de uma máquina dessas. Mas se o destino for a Stock, não nos esqueçamos que ele é amissíssimo do Gualtinho Salles, sócio da Vogel.

  • Stock Car? O Rubinho merece muito mais que isso… ele sempre comenta que gostaria de correr na Indy, mas que a mulher não aprova. Se a mulher dele aprovar sua ida para a Stock Car, provará que é incoerente…

  • O Rubinho e um cara 10 , não ganhou um titulo na f 1 porque nao estava na hora certa com o carro certo , seu talento e inquestionavel , depois de parar de correr fe F 1 ele tem várias opções eu no lugar dele iria correr de le mans la estão os melhores carros depois da f 1 , correndo numa equipe de ponta como a peugeot ou audi aliada ao seu talento talvez se daria muito bem , mas entendo seu lado de querer voltar pra o Brasil e estar mais perto da familia , caso ele vim pra stock seria otimo para a categoria , ele andaria muito se acertasse com uma bao equipe como red bull , eurofarma , mauro voeguel , amir nasser , qualquer que seja o caminho vo ta torcendo pra ele .

    • Tem toda razão!!! O campeonato mundial de endurance seria o ideal pois lá correm os que gostam só de participar e vitórias não é o fundamental e aida tem como principal componente a equipe e não o piloto,do jeito que ele “diz´´ que gosta.

  • Turismo…Só se for na V8 Supercars ou na DTM, na Nascar ele seria um Montoya, so ganha no misto onde sobra sobre os rodadores natos. Na Indy ele seria talvez uma alavanca pra tirar a categoria do ostracismo, afinal Emerson ajudou muito a tornar a categoria grande (depois se apequenou) e trouxe pilotos Europeus melhorando o nivel do certame…outra alternativa que talvez não tenha visto por ca nos comentarios é bater na porta da Audi ou peugeot, e correr com prototipos tipo Le mans, onde há muita tecnologia e nenhum piloto com seu talento, Agora Stock car no Brasil, acho fim de feira é melhor não correr mais.

  • Marcelo, acho interessante seu comentário sobre as categorias, mas discordo do seu ponto de vista em relação à Indy. Franchitti é tetra, mas Will Power vem muito bem, mas há que se lembrar que a categoria vai ter apenas 3 ovais – e que Franchitti e Power vieram do automobilismo europeu. Acho que Barrichello poderia muito bem ter sucesso na Indy, desde que andasse na Penske ou na Ganassi. Basta lembrar o número de pilotos que saíram da F1 e fizeram sucesso na Indy, e o baixo número de pilotos que fez o caminho inverso e obteve êxito (Zanardi e Michael Andretti, por exemplo)

  • Já que disseram q o negócio agora é ele correr por prazer, lógico que em uma categoria rápida e competitiva, que considere a Porsche Cup! Pois a Stockcar me desculpe mas é a categoria Mais Chata Que eu ja vi na vida!

    Isso porque amigos do “inside” relatam o insuportável ambiente das “celebridades” que por lá desfilam suas arrogâncias…

  • Rubinho na Indy?

    Na Indy tem Franchitti(Schumacher da categoria), esta pilotando uma barbaridade, já é tetra campeão, fora outros pilotos que estão se destacando como Will Power. Rubinho só ia levar pau no início, basta ver Kanaan e Castro Neves, a anos estão na Indy, Kanaan só foi campeão 1 vez, Castro Nevez nunca foi campeão, mas venceu a Indy 500 por 3 vezes. Nos últimos anos os dois pouco fizeram na categoria.

    Rubinho no DTM?

    Vários pilotos da F1 correram no DTM, e não vingaram, tá cheio de cobra criada lá, pilotos que não são tão conhecidos, mas são super respeitados na Europa. DTM é campo minado…basta ver quem foi campeão nos últimos anos o promissor Di Resta.

    Rubinho na NASCAR?

    Mesma coisa do DTM….olha o caso do arrojado Montoya, só passa sufoco.

    Não vão pensando que só porque correu na F1 que o piloto vai ABAFAR em outra categoria, isso não tem muito haver. Nova categoria é sempre terreno desconhecido, muitas vezes leva tempo para se adaptar, ainda mais piloto chegando aos 40 anos.

    Burt mesmo raramente se destaca na Stock, bater um piloto como Cacá em alta com anos de Stock não é tarefa fácil.

    Rubens pode ir para qualquer categoria, desde que começe com bom equipamento e certa humildade. O caminho é a Stock porque é mais barata e dá para arrumar patrocinador, pegando uma boa equipe dá para pensar em vitórias e título a médio prazo…depois de uns 3 anos…

    Correr fora dificilmente Rubens vai correr, senão quem vai botar ele pra correr vai ser a mulher…melhor correr por divesão no Brasil, vence umas corridas na Stock, se possível leva um título, esta bom demais pra 40 anos.

    INDY,NASCAR,WRC,DTM,WTCC ou Le Mans Series é tudo categoria alto nível, não tem molesinha não. E o Rubinho nunca foi piloto fora de série, pode no máximo fazer uma boa carreira…títulos lá fora, bem complicado de conseguir, ainda mais o Rubens que no lado esportivo sempre foi pé frio!!! Melhor correr no Brasil, e uma vez por ano arrisca um Indy 500, uma 24 horas de Le Mans, etc…por diversão, se ganhar ótimo, se não ganhar valeu a experiência. É o que J.Villeneuve faz a anos…sem se importar com resultados.

    • Tu deve ser muito bom, ou o melhor no que faz….Não é????Segundo melhor, então????Tbm não é??? Terceiro???Quarto???Quinto???
      Então vai criar galinha na casa da sogra….
      Facil falar qdo não se é “nada”…..Senta a bunda num carro e vem pra pista pra ver como vc se sai….
      Já sei!!! Vc é o 1º lugar em falar demais?????
      Parabens campeão de “qualauer merda”…..

  • Humilhação!!!!!! Correr na Várzea da Stock. Se ele tivesse amor a carreira dele, vai para os EUA, corre na Rolex Grand Am. Ganha as 24 horas de Daytona! Termina a carreira de uma maneira digna, Mas sempre quis vida fácil, vai correr na stock para ser bajulado pelos manés da Globo.

  • Ainda torço por ele para 2012,mas está difícil,pois a Williams está virando uma equipe pequena graças ao dinheiro,e se for o Sutil,a Williams não chegará tão longe,pois o Rubinho é o melhor acertador de carro na F1 atual,prova disso é o campeonato de 2010 quando ele ajudou a Williams no carro,e conseguiu grandes resultados da metade para a frente daquele campeonato com 2 4 lugares e até um 6 lugar no grid do Gp de Cingapura,derrotando as duas Mercedes,e a dois décimos do Massa

    Rubinho tem que correr em qualquer categoria,menos na stock car,a stock tá perdendo o gosto em relação com 2000 ou antes,até mesmo a fórmula truck é melhor.

    Porém eu gostaria de ver ele correndo mesmo é em Le Mans,Nascar,Indy,DTM,porque são categorias que tem prestígio e ele se daria bem nelas por causa de sua larga experiência com o acerto de carro e seu conhecimento

  • Se eu fosse ele eu iria pro DTM em 2013 ja que depois da F-1 lá é o lugar onde a tecnologia esta quase que a mesma da F-1, a Stock Car não tem nada haver, muito nariz empinado e politicagem,Rubens ja encarou isso a vida toda e agora vai querer encarar isso dentro de casa ai não dá né!!!

  • Se ele vai pra Indy, tem tudo pra andar em nível altamente competitivo por uns 4-5 anos pelo menos. Lá tá cheio de bração. Ele poderia chegar e dar uma de Mansell já levando na primeira.

    Se fosse eu, ia andar na V8 australiana. Correr por diversão, mesmo. A Estoque é muito cheia de politicagem e muito desorganizada pro cara se divertir, eu acho.

  • Realmente a situação do Rubinho está muito difícil! Infelizmente. E o mãos triste é que, caso sua saída seja confirmada, ele terá uma aposentadoria compulsória. O que o impede de fazer uma festa, uma corrida de despedida, ou algo semelhante. Sinceramente, é uma situação, no mínimo, de ingratidão com alguém que sempre deu seu melhor, sempre transbordou orgulho de ser brasileiro e representou com excelência não só o Brasil, como a própria F1. Força Rubinho!!

  • O Rubinho fez uma carreira brilhante, foi o primeiro brasileiro a ser piloto da Ferrari e lá ficou por vários anos. É o atual recordista de provas disputadas em toda história da F1, é milionário e muito feliz. Mas apenas quem realmente entende de corridas gosta dele.

    • Concordo com seus comentários Dionísio, só acho que vc se equivocou na informação: Rubens não foi o primeiro brasileiro a ser piloto da Ferrari. Chico Landi correu de Ferrari nos anos 50 e José Carlos Pace andou de Ferrari no mundial de Endurance nos anos 70. Concordo que ele foi o primeiro brasileiro contratado para andar de Ferrari na F1…

  • Acho que ele deveria experimentar a indy. Lá, com aquele monte de cabeça de bagre e carro novo, quem sabe ele não consegue ser campeão. Depois disso, ele vem andar na stock…

  • Seria interessante ver o Rubinho no DTM.

    Esse tal Rally de São Paulo vai ser realizado com Minis, que são fabricados pela BMW.

    Será?

  • Acho que ele poderia fazer qualquer outra coisa. Correr na Porche, na GT, no Marcas ou qualquer outra categoria que não seja o lixão da Stock Car. O Barrichello não têm que se rebaixar tanto. Ele não precisa disso.
    Garanto que ele consegue vaga em outras categorias fora do Brasil. WTCC, DTM, Nascar que são categorias bem organizadas que não matam ninguém.
    Admiro muito o Rubens, mas espero que ele seja mais inteligente do que eu imagino.

    • Não precisa se rebaixar ??????????. Más ele já havia se rebaixado quando cedeu a posição para o Dick Alemão ,lá em 2002,e de lá para cá ,foi só decendente, agora o fundo do posso esta próximo.Que final de carreira hemmmm!!!! Bem merecido pela sua covardia.

  • Se Barrichello sair mesmo da F1, espero que não vá pra Stock Car do Brasil.

    Acho que Barrichello merece mais do que isso.

    Gostaria de vê-lo na NASCAR ou no DTM alemão….ou até na Indy, onde Emerson Fittipaldi correu até os 47 ou 48 anos de idade.

    Seria ótimo vê-lo recomeçar sua carreira numa categoria de ponta. Infelizmente, a Stock-Brasil é uma categoria para pilotos que não deram certo em uma categoria maior……o que não é o caso de Rubens.

  • Qualquer categoria tem muito a ganhar com Barrichello, eu acho… é um cara que, aparentemente, levará publicidade! Querendo, ou não foi o piloto brasileiro que ficou mais anos na F1 e tem um grande sucesso nas redes sociais (embora dê block em alguns jornalistas! hahaha mas isso faz parte!).

    Acredito que fará bem o papel na Stock Car! É um carro diferente, bem diferente… nada a ver com o que pilotou nos últimos 19 anos, mas é um bom piloto! Chegar na F1 não é tão fácil! Se manter é mais difícil ainda!

    Torco por ele!

  • acho que a Force India fez merda, sou capaz de apostar que ela vai ser a última do pelotão do meio, no ano que vem, se a williams acertar a mão.

    e o Barrichello deve encerrar mesmo, infelizmente. Acho que vamos acabar ficando mais cedo do que esperávamos sem nenhum representante na F1…

  • Barrichello não tem que provar nada pra ninguém. Agora é hora de correr por prazer. Fosse eu, na idade, com o currículo de peso e amando o que faz, iria pro Turismo feliz e contente. Com o calendário folgado da Stock, dá até para se divertir em outras categorias: Endurance, ser piloto convidado da V8 Supercars, fazer as etapas mistas da Nascar etc e tal.

  • É fato, Sutil na Willians. Não precisam nem anunciar. Se a Willians quisesse barrichello já tinha o anunciado no Gp Brasil.

    Eu acho uma perda para a F1, mas fazer o que? nada