Campeonato das Índias

SÃO PAULO | Foi lá em Abu Dhabi que um grupo de promotores indianos lançou hoje a i1 Supercar Series, uma categoria que, como o nome diz, terá supercarro. E, por enquanto, só será um: o SR3, protótipo que atinge de 0 a 100 km/h em 3 segundos e velocidade superior a 250 km/h.

Diante da criação do circuito de Greater Noida, os indianos se sentiram impulsionados a estimular o desenvolvimento do automobilismo no país, daí a criação da Supercar. O campeonato será de tiro curto e terá cinco etapas entre janeiro e fevereiro — na ordem, Abu Dhabi, Sepang, Sakhir, Losail e, por fim, a pista da Índia. Serão feitas rodadas duplas em cada fim de semana, com nove equipes que representam cidades dalits e três carros cada, obrigatoriamente um deles sendo piloto indiano.

Nomes como Jacques Villeneuve, Vitantonio Liuzzi, Giancarlo Fisichella, Heinz-Harald Frentzen, Mika Salo, Jean Alesi e até Alex Yoong estão confirmados. O prêmio para o campeão é de 2 milhões de dinheiros americanos.

Comentários

  • Sou muito fã dos Radical, acho esse tipo de protótipo muito legal. O mais loco deles é que tem alguns que são homologados para andar na rua, com placa da União Européia e tudo. Tem uma história de uns carros que saíram da Inglaterra e foram até Nürburgring Nordschleife bater algum recorde (acho que volta mais rápida de carro de rua). Eu jogo às vezes com esse carro no Race07/Gtr Evolution é um carro legal e que um meia roda como eu consegue dar várias voltas sem errar muito.

    Agora sobre os Spyder Race, apesar de não conhecer tanto da parte técnica e dos custos do campeonato, acho animal esse campeonato também, já vi algumas corridas (mas foi ano passado, então acho que era campeonato paulista ainda).
    Essa categoria não poderia ser uma alternativa na preparação de pilotos novos?
    Uma dúvida, esses Spyder Race tem alguma coisa a ver com os Formula Espron que o Piquet promoveu a um tempo atrás??

    Pode deixar como está, os Radical lá na Europa e Ásia e os Spyder aqui no Brasil que está de bom tamanho. Trazer os Radical para cá acho que teriam um custo muito elevado e mataria quem fabrica os Spyder…

    • Olá Vantoil Lima Jr, respondendo sua pergunta: o Campeonato Brasileiro de Spyder Race existe desde 2010; antes sim era paulista. Esse protótipo não tem nenhuma relação com os Espron do Piquet.
      Atualmente os Spyder Race do campeonato nacional utilizam motor AP 2.0 de 200cv, sendo que o protótipo pesa 720kg e o combustível é o etanol brasuca! Em 2012, além do campeonato nacional, haverá também certames paulistas e paranaenses. O site oficial da categoria é o http://www.spyderrace.com.br com algumas informações.

      Forte abraço

      • Tem mais uma coisinha de nada!!!
        No força livre aqui em interlagos esses carros dão canceira em Porches Ferraris e o que vier…
        É muito louco ver um carro custar uns 10 ou 15% desses e fazer bonito..
        Com o bom e velho AP…
        É demais de bom…..

  • Isso é um Prototipo Radical SR3… Motor de moto Suzuki Hayabusa, se não me engano com cilindrada aumentada para 1400cc. Ja tive a oportunidade de dar umas voltas. A bagaça acelera bem e é um “autorama”… existem outras versões, SR4, SR5, SR8… Seria muito bom um campeonato com esses carros aqui no Brasa!!!

  • Thiago, o Campeonato Brasileiro de Spyder Race existe desde 2010, pois antes era apenas paulista. Como o André disse, o evento ainda tem que evoluir, pois não existem grandes estrelas e nem aquela dinheirama de outras categorias nacionais, mas a competição na pista posso lhe dizer que é uma das melhores do nosso país: lhe convido a conhecer! Abraço forte…

  • É tipo um Brasileiro de Spyder Race, só que ao contrário. Por aqui eles fazem bem feito, mas sem nenhuma pompa, apoio ou premiação exorbitante (o que é uma pena, porque é um campeonato de baixo custo e bem organizado).