A várzea de rodas, 11

SÃO PAULO | O retorno de Antonio Hermann ao comando da SRO Latin America está ocasionando um rebu nos bastidores do GT Brasil que deve provocar a bipartição da categoria e o provável enfraquecimento da série dos supercarros, num caso complexo que abrange umas tantas partes com interesses específicos.

No meio do ano passado, o empresário Antonio Hermann deixou seu cargo diretivo na SRO Latin America em meio às divergências internas que ocorreram no grupo que encabeça o GT Brasil — Itaipava. No fim de 2011, Hermann iniciou um trabalho para capitanear a chegada da BMW ao campeonato dos grandes carros de um Team Brazil da marca alemã. Concomitantemente, a mudança de postura — e acionária — do Grupo Petrópolis levou à retirada do patrocínio principal do campeonato, abrindo caminho para que o Banco BVA assumisse os direitos do nome a partir desta temporada.

Só que nos derradeiros dias de janeiro, Hermann foi convidado a reintegrar a SRO. Como há uma proximidade grande com o pessoal da Itaipava, a medida não foi bem aceita pelo BVA, por assim dizer.

Por um lado, a SRO se põe como a única responsável para a realização de um campeonato denominado GT e é a única companhia com chancela da CBA para promovê-lo. Só que os direitos de transmissão, como da etapa preliminar da etapa da Indy em São Paulo, pertencem à Auto+, aliada à parceria Itaipava-BVA. Assim, a TV Bandeirantes está diretamente relacionada à história, e comenta-se que o intermediário para a solução de tal é Otávio Mesquita.

Ainda, fala-se que neste cenário se inclui Carlos Col como possível sócio ou parceiro da SRO. Seu interesse encontra-se num possível acordo de Cacá Bueno com a equipe BMW, comandada por Hermann, para participar do GT Brasil. Por trás disso está a intenção em fazer com o que o campeonato seja transmitido pelo SporTV — e isso envolve aquela determinação da TV Globo, apoiada pela Vicar, de que os pilotos que correm na Stock Car não podem participar de séries transmitidas por emissoras concorrentes — e alinhar as grandes marcas internacionais ao calendário do Brasileiro de Marcas.

Ao outro grupo, restaria, com o patrocínio máster do BVA, apoio da Auto+ e membros/ex-membros do conglomerado Itaipava, conceber num novo campeonato, sem menção à marca GT, com os mesmos supercarros. A ideia que se ventila é fazer algo no estilo endurance.

É neste pé em que se encontra mais este lindíssimo caso do automobilismo tupiniquim.

Comentários

  • Amigos, é dificil acreditar nesta “história”. Ou ela é equivocada ou esta contada pela metade. A GT Brasil ja é um sucesso, e nenhum dos mencionados queima nota de cem, ou seja, não ira haver divisão nenhuma e a GT Brasil será denovo um grande sucesso. O Hermann voltou à SRO para por ordem na casa, para fazer a GT Brasil identica à FIA GT, onde os fabricantes e representantes homologam seus carros a acompanham a evolução, mantendo o equilibrio durante todo o ano, e os relaxados mimados (os Faria, Queirolos e Cia Ltda), ficaram com ciumes. Não podemos esquecer que os irmãos Faria ja compraram carros novos GT3, mais competitivos, para a temporada de 2012.
    Tambem não acredito que a possivel vinda do Caca para a categora cause qq problema. Aos olhares de cada um ele pode ser qq coisa, mas não podemos omitir o grande piloto que ja provou ser, um campeão. E tambem não tenho duvidas de que com ele a categoria so tem a crescer fazendo com que outros bons pilotos se interessem a disputar a GT Brasil, principalmente se o Hermann mantiver o principio da categoria, IGUALDADE, EQUILIBRIO e JOGO ABERTO.
    Sou Fã da GT Brasil e torço por isso !!!!

      • Senhores,

        simplesmente não é possivel haver igualdade entre os carros quando os “sócios fundadores” tem carros no grid.

        Vamos ver os resultados? Ford GT40 campeão duas veses, na equipe do Hermann, Rafael Derani e Carlos Richi, pilotos sem nenhuma expressão serem campeoes???

        sinceramente, desde minha infancia como hooligan no automobilismo ingles eu nunca vi igualização ser feita honestamente.

  • BASTA ENTRAR INTERESSES DA REDE GLOBO E COM O CACA NO MEIO PARA MELAR O AUTOMOBILISMO TUPINIQUIM – E COMO DISSE UM DOS COMENTARIOS ANTERIORES O EGO É QUE VALE MAIS. NUNCA PENSAM NO CRESCIMENTO DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO.
    PAULO.

    • concordo. é revoltante que a dita emissora venha se meter com a GT3 e o pivô disso seja o referido piloto campeão da categoria rival.
      o piloto vai trazer consigo os defeitos que a dita emissora introduz na promoção e na condução dos campeonatos que, mais do que apoiar, toma posse.

      quero ver o tal campeão achar questionar a segurança da pista de Interlagos a bordo de um GT – só falta vir exigir a utilização daquela medíocre e equivocada chicane construída no Café.

  • Bom, pelo que sei os caras do Auto+, estavam metendo a mão na fatia do bolo que deveria ser repartida igualmente com o Walter Derani, ai o Walter chutou o pau da barraca e os caras do Auto+ foram bater direto no prtrocinador master Itapava agora BVA, que são as mesmas pessoas os irmãos Farias. Assim, os Faria tomaram as dores do Auto+ e tiraram a granda da SRO (Walter Dereni).
    Quem está se derretendo de felicidade deve ser o Sr. Carlos Col por conta da proibição dos pilotos e a Globo pq a GT3 vinha ingolindo a Stock e agora com essa situação certamente irá perder ibope.
    LAMENTÁVEL sempre existir uns que se acham mais espertos que outros, roubando o próprio sócio ! ! ! !

    • Ué???
      Não tem contabilidade nisso tudo???
      Ou será que é igual a jg do bicho, vale o que tá no papelzinho!!!
      Que confusão danada!!!
      E aí torcedor conta mais detalhes pra gente.
      Detalhes de como é que esse povo ganha tanto dinheiro!!

  • Nossa que balaio de gatos…e como fica a categoria da Mercedes-Benz que até então integrava a GT Brasil…..parece que os alemães vão entrar pelo cano, também quem mandou acreditar nos promotores do automobilsmo brasileiro.

  • Isso é uma zona que começou com um bando de picareta querendo meter a mão em um campeonato consolidado e quem vem crescendo ano após ano. Só quero ver onde vai dar essa confusão. (P.S: Tem alguns pilotos da Stock Car que correm na GT Brasil, sendo que os pilotos dela não correm nos campeonatos das emissoras concorrentes. O que esses caras fazem para correr em ambos os certames ?)

  • A categoria mais legal do nosso automobilismo está começando a ser eliminada das nossas pistas, claro que com um empurrão da Globo junto com uns “espertos” (no mau sentido da palavra”.

  • voces que tanto qurem enaltecer a vicar e o sr carlos col não que eles não mereçam,mas deveriam ao menos conhecer a verdadeira historia da stock car e baterem cabeça aos pes do sr, washington bezerra pois sem este a stock ja teria sucumbido quando a gm desse tchau,vão aprender pessoal

  • Trofeo Maserati + GT3 = GT Brasil
    GT Brasil = GT3 + GT4
    GT Brasil : 2 = GT + Endurance

    Entendi, mas não faz sentido. Outra:

    Mini Challenge + Stock Light + Porsche Cup + Brasileiro de Marcas + Mercedes Challenge + Audi DTCC + F3 Sulamericana + F-Future + Trofeo Linea = zero de audiência

    Está difícil acompanhar o automobilismo… e quem criticou o nome várzea de rodas, a semelhança é que ambos vivem na lama, uma real, outra metafórica…

  • Como diz a música do sr.bezerra da silva “malandro,malandro,mané é mané,podes crer que é”.o automobilismo virou uma verdadeira roda de samba embalado ao som do saudoso bezerra da silva que não escapa do quesito malandragem e sabe compor samba como ninguém falando a mais pura verdade e por um outro lado,sendo realista com os outros e dedicando uma singela homenagem ao individuo que só da bola fora,sobre a gt,pelo que estamos presenciando,isto ai,vai virar uma novela com lances espetaculares e surpreendentes no decorrer dos proximos dias.

  • Essa é a merda de se ter grupos que organizam as coisas sem um lider forte. Bernie é durão com os tubarões de porte bem maior que esses da SRO. O cara da NASCAR também, assim como o DONO da marca UFC.
    Esses caras enfrentaram dificuldades mas como donos nunca viram o campeonato poder deixar de existir por causa rachas.
    Aqui no Brasil, não tem confederação ou federação minimamente séria, por isso que pilotos gabaritados tem que ir correr na argentina, como fez Cacá Bueno anos atras.
    Se for olhar bem tudo fica encima de futebol, e o resto tem que ficar com as sobras.
    Bem que eu queria ver o Nelsão Piquet montar uma categoria como fez anos atrás a fim de sair fora de CBA, SRO, VICAR, PQP, VTNC….
    Ao grande Vitor Martins, fica a sugestão de mudar o nome dessa seção para Vergonha das Rodas.
    Um abraço,

  • O problema é que onde tem muita gente querendo mexer na panela, da nisso, a comida estraga.
    Não sou fã numero 1 da stock, mas pelo menos a categoria está conseguindo ter uma continuidade, méritos da VICAR (Carlos Col), apesar de a Globo ainda tratar os espectadores como lixo.
    Uma pena estragarem uma receita de sucesso que foi a união dos GTs.

  • Iso é o mesmo que juntar os piores predadores da natureza num mesmo espaço!
    Depois da batalha só vai sobrar um. Esse não sairá ileso. Provavelmente com ferimentos mortais..
    Infelismente é assim com esse pessoal todo que se juntou.
    Tenham a certeza absoluta que não foi pra melhorar nada da categoria.
    Foi só pra destrui-la. A Globo tem interesse mesmo é na Stock, quer fazer igual a Nascar. um show padrão americano…
    Com alguma tramóia alguem colocou junto com os carros e da Cigla GT3, gente que não deveria nem pisar na mesma calçada de tanta divergencia “profissional” é claro..
    Ou isso tudo acaba bem rápidinho, ou as consequencias a gente só vai mesmo conhecer depois, e bem depois…
    A unica certeza é que de uma forma ou de outra quem perdeu mais uma vez foi o automobilismo Brasileiro….E certamente aqueles que vislumbraram mais do que a categoria GT poderia oferecer nos próximos dois anos.. Se a paciencia fosse o mote, ela alcançaria o topo de nosso automobilsmo numa boa…
    Mas não, enfiaram os pés pelas mãos. Tá dando nisso tudo aí!
    Infelismente…
    Bom! escolheram isso pra eles, agora que o prato tá na mesa não da mais pra voltar atrás!!
    Será que ainda dá????
    Puta merda! Todo mundo sabia já que o endurence o turismo e o GT, está voltando as suas origens de melhores campeonatos mundiais…
    E a Global não vai admitir ficar fora desse filão adormecido…
    Formula-1, Indy estão com os dias contados… E infelismente não temos mesmo organizadores de corridas, temos sim especuladores que não aprenderam ainda a olhar automobilismo como um negócio a longo prazo…
    De novo estão dando um tapa no que é bom e vão fazer de tudo pra que alguns coloquem seu dinheiro bom em coisa ruim… Coisa que a GT3 nunca foi!!!
    Uma pena tudo isso assim de repente….
    Torço muito para que idéias novas surjam nesses próximos dias ou horas…
    Afinal é a pior coisa fuçar no time que tá ganhando.. arrumem uma maneira de deixar tudo do jeito que estava antes desse embrolho todo…
    Ou vai sobrar um monte de carro bonito encostado em campeonatos inferiores as qualidades desses carros…
    Vamos ver o que vai acontecer… Só podemos mesmo é esperar por soluções de continuidade. Esse negócio de racha em organizações nunca deu certo. Todos perdem, uns no começo alguns no meio e o resto no final…
    Eu mesmo quando ouvi as primeiras conversas sobre isso tudo, fiquei sem entender direito o por que de tudo isso.. E o que me vem a cabeça é simplesmente.
    Ganancia! Olho grande! Ganho rápido! Especullação!
    Uma pena…

  • Com essa cambada aí o automobilismo do Brasil tá mortin da silva, o difci de intendê é como eles viraram “empresários de sucesso”. Deve de sê com o dinheiro do povo “BNDES”….. Qualquer coisa gerenciada por eles vai quebrar na certa. Coitado do Brasil….. Tem mais esperto que gente.

  • Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão
    Se gritar pega ladrão, não fica um
    Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão
    Se gritar pega ladrão, não fica um

    bezerra-da-silva/se-gritar-pega-ladrao

  • Interessante como a maioria das categorias no Brasil, quando experimentam um crescimento, em seguida, por diversos motivos, acabam se desintegrando. Poucas sobrevivem a mais de 3 anos de forma incólume e crescendo. Será incompetência ou ganância?

    • Acho que é um pouco de cada, viu Carlos? Eu acho que ainda tem algo não muito claro nesta história. Deve ter políticagem demais rolando nos bastidores e como sempre, quem perde o espetáculo…..somos nós.. claro.

      Abraços

  • Se o Hermann está dentro novamente o Col não entra, pois são inimigos figadais no sentido de gerir uma categoria. Se o Hermann está dentro os irmãos Faria (leber e Vanue) que eram Isocios da Itaipava e agora são proprietarios do BVA, estão fora porque o Hermann saiu da SRO por causa deles. Se o Kiko está fora eu não sei quem entra para gerenciar A GT Brasil!
    Resta saber como vai se posicionar o Sr. Walter Derani, socio fundador da SRO-LA.
    É a Várzea de Rodas mesmo!!!

      • Pois é Sr. Sato. Sai o Prepotente Kiko Barros e ficam na SRO familiares e puxa sacos do lamentável Sr. Derani. Não duvido nada que o Sr. Hermann tenha ficado apavorado com a gestão catastrófica do do Sr. Derani (que por sinal não tem nenhum negócio lucrativo além da herança). O Sr. Barros é prepotente, monossilábico e reservado, mas foi ele quem operou a vinda da Le Mans Series ao Brasil, uma etapa do mundial da GT1 e junto com outras pessoas e com fundamental ajuda da Itaipava tirou o GT de um campeonato com 11 participantes para um campeonato de sucesso com 30 inscritos em sua última etapa. Talvez seja Insuportável… mas o distinto rapaz fez acontecer. Vamos esperar que ele continue no automobilismo e que talvez melhore seu temperamento.

        • Quem trouxe tudo isso que o senhor muito bem lembrou foram alguns caminhões cheios de dinheiro que os irmãos Cleber e Vanue Faria, então socios do tio na Itaipava, Cristal e TNT injetaram nos eventos em questão. Com dinheiro rolando a vontade até minha avó tras até a DTM alemã para o Brasil.

  • Caramba, que complexo… só queria ver um campeonato, igual aos anos anteriores. Não é dificil, dificil é os egos das pessoas que comandam qualquer coisa de qualquer area. GT Brasil Único!! Tbm entra como exemplo o dois campeonatos de motos no Brasil, Superbike Series (Bruno Corano) e Moto 1000 GP (Alex Barros) . Campeonato de motovelocidade Único!!

  • Uma cisão Cart/IRL ao estilo tupiniquim. Resultar em dois campeonatos fracos, um passando entre partidas de showbol , e outro, um pseudo endurance. Também serve para ver a briga entre promotores para que não cresçam as categorias ditas concorrentes, em vez de pensar em crescer o automobilismo como um todo.