Boa

SÃO PAULO | Dois dias de testes em Jerez, e Massa solta o seguinte:

“Ainda tem muito trabalho. É um carro novo e não é o carro que tivemos no ano passado – mesmo no começo. É um carro que precisa de muito mais trabalho e muitas coisas para testar também”. Aí foi perguntado se houve alguma surpresa desagradável, e respondeu que “com um novo carro você sempre tem. Às vezes você não vê o resultado que esperava”, e ressaltou que, “com certeza” a Ferrari vai ter “muito trabalho”.

Já vi gente falando nas redes sociais que é desculpa, que é discurso de fim de carreira e que precisam ver o que Alonso vai falar depois de testar o carro.

Prefiro dizer que, mesmo a cabeça a risco e com tudo que o mundo tem achado dele, Massa teve personalidade pra vir dizer que o carro não é lá essas coisas, por enquanto. E é uma das coisas de se aplaudir nele.

Comentários

  • Massa tem que se preocupar somente em classificar e chegar na frente do Alonso. Esse papo de trabalho é furado, deveria elogiar o carro mesmo sendo uma bosta e partir pra encarar o Alonso. Se tomar outro chocolate vai ser ejetado no meio do ano.

  • Hoje sabemos o que ele disse, a mesma merda.
    O carro é ruim. Usou palavras diferentes da do Massa, mas disse a mesma coisa.
    O carro é ruim mesmo.

  • Depois de uma declaração dessa, crise na Ferrari nessa temporada. Já tô até vendo Ferrari tomando pau da Renault e Mercedes, aquele papo de novos pacotes aerodinâmicos e o carro melhorando alguma coisa lá pra metade do ano.

  • Ele não disse absolutamente nada demais. É mais uma desculpa que os brasileiros acostumaram a dar na F1. Mas é mto cedo pra dizer qualquer coisa….. ano passado disseram: “A Red Bull não é mais a mesma”…. começou o ano e ela destruiu.

    Em 2010 eram os pneus, em 2011 era a adaptação ao carro….. oq vai ser esse ano Massa?

    Abçs!

  • Minha bisavo ja dizia que quem fala demais da bom dia a cavalo…
    E o Massa, para querer mostrar seviço saiu dizendo asneiras (talvez para suprir a falta que o Barrica faz…).
    Ai vem o Fodon e… quase o melhor tempo da semana, e quase 1,5 segundos mais baixo que o rapaz. Se continnuar desse jeito, ano vem so Senninha. E olhe la!

  • Poupe-nos…

    Personalidade nada!

    O que ele teve foi falta de espirito de equipe com a empresa que ainda o emprega!

    Não pode ir á público para dizer qualquer coisa que venham a denegrir a imagem da equipe ou do carro que ela fabricou.

    O Felipe Massa não deveria ter soltado a língua desse jeito.

    Se estava com o pescoço a prêmio em Maranello, agora é certeza que ele sai no final do ano.

    É um derrotado mesmo.

    • Caramba o alonso dizer o mesmo que o felipe pode??? pobre de espirito, isso é pré temporada, vc sabe o que o felipe testou?? vc sabe o que alonso testou??? quanto de combustivel tinham, tudo é blefe… acorda.

  • Hoje o F21012 apresentou ‘problem as hidráulicos’ e atrapalhou o programa da ferrari para o dia.

    Pos Driver Team Time Laps
    1. Rosberg Mercedes 1m17.613s 118
    2. Grosjean Lotus 1m18.419s +0.806 117
    3. Vettel Red Bull 1m19.297s +1.684 96
    4. Hamilton McLaren 1m19.464s +1.851 80
    5. Vergne Toro Rosso 1m19.734s +2.121 79
    6. Perez Sauber 1m19.770s +2.157 48
    7. Alonso Ferrari 1m20.412s +2.799 67
    8. Senna Williams 1m21.293s +3.680 125
    9. Van der Garde Caterham 1m23.324s +5.711 74

  • Todo mundo sabe que na Ferrari quem MANDA é a cúpula de BOX, FÁBRICA E SEUS
    DIRETORES, será que o Felipe Massa nâo foi ACONSELHADO a fazer tal comentário,
    igualmente a entregar posição de vitória ao companheiro de equipe?

  • O Massa precisa procurar uma outra equipe, pois a Ferrari trabalha somente com um piloto, nunca beneficiou os brasileiros. O brasileiro, aliás, não nasceu para pilotar a Ferrari e sim derotá-los.

  • GenTeeee!
    Presta atenção!
    Ele não disse que o carro é ruim!
    É carro novo. Que precisa de acerto.
    A declaração dele é sensata e madura, bem no tom de um lançamento de carro novo.
    O que me faz temer é o fato de a Ferrari ter sido a mais radical no tamanho daquela trapizonga na frente do carro. Aquilo vai acabar com a velocidade final em reta do carro e talvez gere algum tipo de instabilidade em alta velocidade, algo tipo um cabeceio ou babmoleio do carro, fora a turbulencia do ar em direção a cabeça do piloto.
    Adrina Neway fez um buraco no degrau e criou uma espécie de DRS com o bico do carro. Ele diz que é apenas para refrigerar o piloto. HA! HA!
    Para isso bastava um sulco na parte de baixo do bico. Não aquela bocarra, ainda mais com o perfil de fundo que ela tem. E os volumes laterais indicam calramente, o ar daquela entrada corre envolta do cockpit e descarrega logo atras da linha dos retrovisores para baixo, por detras do piloto…

  • Se Felipe vai voltar a correr bem como antes, é uma coisa (o que duvido, infelizmente….). Mas gosto dessa franqueza dele. Mostra que a Ferrari voltou a ser o time italiano de anos atras: muito dinheiro, muita bagunça e pouquissimo custo-beneficio. Vai ser uma equipe que vai viver graças ao nome de seus bons carros de rua até o fim de sua existencia. Ponto.

    • A saída de Massa da Ferrari não significará o fim da carreira do Massa…provavelmente ele irá pra Toro Rosso, Williams ou Hispânia para “de $ envolver o carro”…

  • Em minha opinião existem três opções a serem escolhidas como corretas:
    1 -Estes testes são realizados em diferentes condições e com metas pré-estabelecidas para cada piloto. O que neste caso não cabe comparações. Só poderemos avaliar de fato quando a competição iniciar.
    2 – Em nenhuma competição destes mundo os competidores iriam mostrar os “Pontos Fortes” , Suas estratégias e suas dificuldades.
    3 – E a pior das hipóteses para quem assiste F1 desde 1974 (Emerson Campeão) tinha 12 anos . O carro realmente é uma droga . O “Santo Alonso” aquele que não sabia o que acontecia na época do Nelsinho Piquet e detentor do Patrocinador Master “Santader” já tem aquele contrato igual ao “Schumi” amiguinho do Galvão onde esta definido quem dever ganhar. Aquele que tem os melhores pneus nos treinos. Se for assim realmente o Massa deveria ter uma atitude de Homem e Assumir sou 2º piloto . E não percam tempo em ter que aguentar o Galvão todo domingo falando besteira em nossas casas.

    • Prezado Plauto, eu tenho pouquíssimas dúvidas, ou quase zero, de que o carro que apresentar melhor desempenho vai para o “Santo e de carreira quase irretocável Alonso” (pelas equipes em que ele passa, quaaaase não tem polêmicas) e o outro vai para o “talento ‘mosquinha de bolo’ que atrapalha tudo Massa”, servindo a mesma situação para o jogo de pneus. Uma vez Rubinho deu algumas voltas com a Ferrari de Dick Schummi e fez a seguinte declaração: “esse carro, até minha avó pilota”, ou seja: a Ferrari sabe muito bem o que faz e para quem faz. Ela não tem interesse em pilotos, tem interesse em seu nome e sua imagem além de ter um recente histórico, de alguns poucos anos, de ser uma equipe manipuladora.

    • A ladainha de sempre.

      Os pilotos brasileiros nasceram privilegiados e destinados a serem os super-hiper-campeões.
      O que sair fora disso é complô das equipes ou vigarice dos outros competidores.

      Saco….

      • O montezemolo é um dos caras mais generosos da F1….Se eu fosse o chefe da equipe, já tinha demitido Massa há tempos…

        Massa pode ser o cara mais legal do mundo, mas não ganhar NADA em 3 anos, é muuuito abaixo do esperado…

          • Se vocês fossem o Montezemolo e tivessem tirado o Massa da equipe, já teriam tomado uma dúzia de vaias e uma centena de críticas!!! Todo mundo iria falar que a equipe não apoiou o piloto quando ele estava debilitado pelo acidente com a mola na cabeça. Ou vocês acham que o Massa ainda corre naquela baderna por causa de quê?

          • Renato, se eu fosse o Montezemolo, não estaria nem aí para as críticas de fãs….eu me importaria mais em ter um piloto que não ganha lhufas!!…Estranho é o montezemolo não se preocupar com isso…

  • Gostei da entrevista dele. Bem sereno e direto.

    Quem viu os tempos, viu claramente que o carro está difícil, ainda não pegaram a mão da nova suspensão e os ajustes ou não quecem ou acabam com os pneus.

    Com isso, Massa teve 2 dias de um carro nervoso e instável.

    Ninguém está dizendo que não pode evoluir, mas se compararmos com os tempos em stints médios de McLaren e Red Bull, dá para achar que a Ferrari ainda está atrás.

  • na verdade na pré temporada ou melhor no primeiro teste da pré temporada oq vale menos é os tempos, tem um cronograma a ser cumprido, teste a serem feitos, ou vai me dizer q o carro da Red Bull é ruim so pq o weber nao ficou em pirmeiro lugar na tabela, senao me engano até os cronogramas de teste dos pilotos sao diferentes…..entao acho a declaraçao do Massa bem plausivel…

    • quando me referi “cronogramas de teste dos pilotos sao diferentes”, isso digo dentro da mesma equipe é claro, pq com tao pouco tempo pra testar cada minuto é precioso..

    • Como o Heidfield fez ano passado, e todo mundo viu no que deu.

      Os carros estão todos menstruados.

      Os tempos nessa fase são tão descartáveis quanto modess em dia de chico.

      • Exatamente. Somente as primeiras disputas da temporada poderão apresentar um esboço de como será o resto do ano. Em 2009 na pré temporada, as Ferraris andaram muito à frente das outras em um dos treinos. Depois, só deu Brawn. Nada é certo, nem RBR. Só o trabalho, com muitos ajustes, amadurecimento de carros e pilotos na pista é que irão delinear o que deverá ser feito por cada equipe e o comportamento de cada equipe.

      • Will e Marcelo,vamos lá.Diferenças entre a F2012 do Massa pro o Alonso:
        Pneus:Diferentes,e isso muda muito;
        Mudanças em vários componentes do carro dos dias que o Massa pilotou(e identificou onde tinha que arrumar e passou pra a equipe) pro o os dias do Alonso(que certamente fez uma avaliação do novo acerto,e encontrou novos erros).

        Têm gente que leva muito a sério os Treinos Pré-Temporada,e não ver que as equipes estão mexendo,revirando,mudando todo o minuto e hora os carros.Por isso que são TESTES,eles mudam tudo de uma hora pra outro(ou até de minuto pra minuto a cada parada nos Boxes,ou mesmo nos Sistemas Eletrônicos).

        Procurem se informar e entender um carro de F1…

  • Ano passado a Mclaren estava muito ruim na pré temporada e foi a segunda força do ano.

    Quem é que se lembra do Hamilton pilotando com algo que parecia um grelha de churrasco ao lado do carro?

    Ou se não do nosso amigo GOMES dizendo que: Definitivamente o carro da Mclaren não foi bem nascido? Pq andou com uma bolha de sensores em cima do bico…. E tals… E os caras só não andaram na frente da Red Bull pq não tinha por onde.

    Torço muito pelo Massa, e pela Ferrari.

    Se ele sair acabou o automobilismo de ponta nacional.

    Até o Fantim ir para a GP2…. Até o Felipe Nasr decidir o que vai fazer este ano…

    Até o Lucas Di Grassi conseguir alguma coisa….

    Jesus… Não quero nem pensar em não poder torcer para um brasileiro na F1.

      • E se eu gostar de torcer pra ver as cores do Brasil no alto do podium? Ou vc acha que Americano torce pra alemão? Ou que alemão torce pra Espanhol?
        Salvo as excessoes de idolos ( Schummacher, Prost, Senna) todos tem torcidas locais!

        • É como eu disse, nada te impede de torcer por equipes ou pilotos.

          Mas se quiseres torcer por países, a F1 não é o melhor lugar do planeta. Mas é ao gosto do freguês, tem gente para tudo.

          Sendo mais direto: “E se eu gostar de torcer pra ver as cores do Brasil no alto do podium?”.

          Deverias ter assistido a F3 Inglesa do ano passado.

      • Exato Will.Eu não torço por Pilotos,eu torço pela a Equipe,pois não estou torcendo pro o Piloto,pois pra mim todos são iguais desde que levem a equipe pro o Pódio,não importa se é Brasileiro,Alemão,Polonês,Espanhol ou se qual for a nacionalidade,eu vou torcer pela a Equipe que eu gosto e desejo vê-la na ponta.E não vou deixar de ver a F1 ou qualquer outro corrida porque não têm Brasileiros,se fosse assim não ia acompanhar a Nascar Sprint Cup ou a DTM.

  • Queria ver se ele é macho pra dizer que não pode andar na frente do Alonso. Porque não pode, isso ficou claro entre Rubens e Schumaker, e agora é bem claro entre Massa e Alonso.. Se alem disso o carro não é tão bom, então o negocio é assistir só a Indy, lá tem surpresas, na formula 1 é tudo meio previsível……. abraços a todos…

  • Esses testes de pré-temporada são feitos como em um jogo de xadrez, com muita estratégia, Além de muita quilometragem é importante não entregar a rapadura logo de cara. Será que a Ferrari não fez um carro espetacular e o Massa está orientado a dar declarações desse tipo para ninguém prestar muita atenção neles?

  • Sé perguntarem pro Alonso amanhã é capaz que ele responda: “is ridiculous”

    Aos poucos a Ferrari volta a ser aquela equipe do início dos anos 90

        • Tempo deito com pneus macios Mané, que o Massa não usou> E pra LHE SACANEAR, falou também que o carro não é isso tudo…um Mudo calado, ninguém sabe que é mudo…rsrsrsrsrs…

        • Grandes coisas Luiz.As vezes a Ferrari mudou as configurações do carro,o que estava ruim no dia do Massa e com o Alonso eles arrumaram,e o que tava Bom com o Massa poderia tá ruim com o Alonso.Amigo é um carro novo,não dá pra afirmar que o Alonso foi melhor do que o Massa,e sim que a F2012 e as mudanças que a Ferrari fez de um dia para o outro,deixou o carro melhor.Ambos não estão disputando nada,só estão procurando ajudar a equipe,a achar a melhor performance a apontar os problemas na F2012,o Massa fez um bom trabalho e deixou o carro melhor para o Alonso,e o Espanhol achou problemas que o Brasileiro pode não ter achado,por está concentrado em outros pontos.Isso é TRABALHO DE EQUIPE,e não disputa de Pilotos.
          Pense como uma equipe de Mecânicos,e não a cabeça de quem não entende nada.Os Pilotos são só 10% da Mágica,quem faz a Mágica realmente são os outros 90% que é composto pelo os Mecânicos e Projetistas que estão por trás.