Apoiando Barrichello

GRAVATAÍ | Tempo atrás escrevi aqui que a BMC, que apoiaria Barrichello na F1 até por sua ligação com a Coreia — é uma representante da Hyundai no Brasil — não teria intenções iniciais de fazer o mesmo com o brasileiro na Indy por sua pouca influência na América.

Pois tal posição foi revista. Os diretores da empresa “estão tão fascinados com as corridas”, segundo uma fonte, que este ponto acabou sendo descartado. Ou seja, é a BMC quem vai aparecer na KV de Barrichello. E até se comenta que pode ser no carro todo.

A BMC, Brasil Máquinas, vende escavadeiras e empilhadeiras, e entrou de vez no automobilismo no ano passado, com uma equipe na Stock Car e patrocinando o Desafio das Estrelas.

No Twitter, Barrichello prometeu um anúncio de seu futuro — certo e já sabido — para o começo da semana que vem. Neste fim de semana, Rubens testa em Sonoma. Aguardemos, pois.

Comentários

  • A geração atual não conhece o Barrihello realmente… Na falta de heróis nacionais, ficam maravilhados com um sujeito que põe banca de cara família, humilde, batalhador. Na ausência de vitórias brazucas, ficam enaltecendo o fato de que ele é o piloto com recordes de Gps, e se satisfazem acomodados com estes “feitos”. Quem acampanhou Fitipaldi, Piquet e Senna sabe o que é piloto de verdade. Chegou a hora de contar a verdade sobre este sujeito:

    – Logo após a morte do Senna em 1994, a Williams chegou a procurar o Barrichello, jovem promessa da F1, para correr com seus bólidos. Se negou a aceitar a oferta, uma vez que a Jordan lhe assalariava muito bem, e com a desculpa de que ele precisava “consolidar” seu início de carreira. Já imaginou se o Vettel pensasse assim? Que com 22 anos foi pra Red Bull e aos 23 se tornou o campeão mais jovem da F-1 e bi-campeão com 24?
    Resultado : Williams vice-campeã em 94, e campeã em 96 e 97, e, diga-se de passagem, com pilotos medíocres, ou seja, 2 títulos de campeão que seriam com certeza do Rubinho, e depois dizem que ele não é mercenário…

    – Mas pra não falar que ele é azarado e que chutou fora a única oportunidade da sua vida, foi agraciado novamente com convite da Mclaren… Novamente RECUSOU!!! É aí que entra a briga com Piquet, pois o Piquet era amigo dele, e com a ajuda da Arisco eles arrumaram a vaga na McLaren, e ainda assim o idiota recusou, por isso que o Piquet ficou puto. Resultado: McLaren campeã em 98 e 99, mais dois títulos perdidos.

    – Daí foi para a Ferrari, única e exclusivamente porque o salário oferecido era infinitamente maior que nas outras equipes, mas de antemão ele sabia que seria escudeiro do alemão. Resultado: Ferrari campeã em 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004, e Rubinho ganhou menos corridas em todos estes anos do que um Vettel ou Hamilton em meio ano de temporada… Detalhe: com este carro imbatível, nem conseguia ser vice-campeão, só conseguiu 2 vezes.

    – Mas o destino lhe sorriu novamente: a Honda quebrou em 2008, já tinha contrato assinado com o Bruno Senna, mas entrou o Brawn na jogada e comprou o espólio da equipe e resgatou o Barrichello da aposentadoria. Com um carro imbatível em 2009, que humilhou as outras equipes, e sem desculpas de favorecimento ao colega, etc, o Rubinho não conseguiu nem ser vice-campeão, e seu colega foi campeão disparado. Justo o Rubinho, que sempre chorava: o dia que me derem um carro bom, eu viro campeão….

    – Pasmem, ele ainda teve outra chance! A McLaren procurou o Rubinho em 2010! E novamente, ele RECUSOU!!! Preferiu ficar na Williams falida, com o pior motor do grid, Cosworth, porque a McLaren pagaria um salário ínfimo…Resultado: Jeson Buttom vice-campeão em 2011…

    Então, esta história de Rubinho é piloto bom, injustiçado, cai por terra. Até a fama de acertador de carros é furada, pois ele sempre foi mais lento que seus companheiros de equipe.
    De injustiçado ele não teve nada. Teve nas mãos os melhores carros de Formula 1 da história, fora as inúmeras oportunidades acima citadas de títulos certos que ele jogou fora, e não fez nada.
    O que mais revolta não é ele não ter sido campeão ou ele ser ruim. O que revolta é ele ser falastrão e falar demais. Sempre falando que era o bonzão, que seria campeão, que se dessem um carro bom ele venceria, que ele era só um brasileirinho lutando contra os malvados…
    Se ele tivesse a hombridade de não ter prometido nada,e ficasse na dele, calado, tipo assim: sou mercenário, não me interessa ganhar, e então não vou ficar choramingando e prometendo nada, vou ficar na minha…
    É um nojo uma pessoa assim….trocar chances certas de vitórias e títulos pelo dinheiro. E burro: se ele tivesse se sujeitado a correr em equipes vencedoras mesmo sem salário, pensando no futuro, com certeza ele teria sido campeão, e com a fama e o sucesso fatalmente ele teria retorno financeiro… Podem ter certeza que campeões que se sujeitaram a comer o pão que o diabo amassou ganharam muito mais em suas carreiras que o Rubens em 19 anos de F-1….
    Como dizia Senna: O segundo lugar é o primeiro dos perdedores….

    • Talvez isso até seja verdade, e nós vamos concluir que Barrichello é um péssimo analista de contratos e péssimo analista de oportunidades.

      A mesma coisa aconteceu com Carlos Reutman, que sempre pegava o carro certo na temporada errada e nunca foi campeão.

      …Mas é importante analisar se Barrichello não estava endividado no começo da carreira, se precisava ganhar dinheiro, mais do que oportunidades. Um piloto em começo de carreira, geralmente, entra na F1 devendo dinheiro. Não sei se era o caso dele.

      Se ele fez escolhas erradas, pagou o preço por isso. Vamos torcer para que ele faça escolha melhores agora, certo?

    • Bem colocado! Acho que ele é um misto de será que vai dar com poderia ter dado! Um bom piloto, pois ninguém fica na F1 19 anos sem ter méritos, porém não excepcional, pois estes ganham títulos.

      • Cara, pior que mesmo não sendo bom, dá pra ficar bastante tempo na F-1. É questão de oportunidades e a junção de alguns fatores.
        Hoje em dia é terminantemente proibido testes de carros sem ser estes de pré-temporada. Daí a necessidade de se ter um piloto com experiência, mesmo que ele não seja bom, mas que pelo menos possa informar alguma coisa do carro. Você não vai colocar pra pilotar os seus carros exclusivamente pilotos que nunca viram um F-1 na vida, que acabaram de sair da GP2, por melhor que sejam.
        É o caso do Barrica. Quando ele saiu da Ferrari, ninguém queria saber dele. Mas a Honda ingressou na categoria, e como nunca tinha construído uma carroceria antes, precisava de alguém com experiência. Considerando que toda escuderia tem 2 carros, em um deles você põe um piloto top, no outro, um piloto que mesmo sendo ruim, sabe passar informações do carro pra ajudar o outro colega que é bom…
        Foi o caso da Williams também… Toda falida, com novas regras na F-1 em 2010 e um motor ruim desconhecido dos pilotos da nova geração, mas era um motor que correu na F-1 há quase 20 anos atrás… Mas mesmo assim ninguém quer mais saber dele na F-1…

  • @BobSmith… Acho que você se esqueceu que a formação do Rubens é a Inglaterra, onde temos pistas como Donington, Oulton Park e Brands Hatch, além de correr em Spa, Turquia e Suzuka na F1, todas essas pistas possuem relevos e curvas cegas… Acho que leva mais tempo pra conhecer as pistas, claro, mas longe de ser um grande problema. Qual o risco pra empresa na puta exposição que a indy vai ter com o Rubens??? Cada uma…

    • Prezado Francisco,

      O problema é que a maioria dos circuitos norte-americanos apresenta essas curvas cegas ou sem referência; é a regra e não a exceção!

      Andar em ovais também é uma completa novidade para o Rubens, se é que ele vai correr nos ovais.

      Por isso o comentário, i.e. associar uma marca com um piloto que não vai apresentar um desempenho satisfatório não é uma boa estratégia. Se fosse, os resultados já teriam sido mostrados por Tony Kanaan, Hélio Castroneves, Bia Figueredo ou Rafael Matos, coisa que não aconteceu e não acontece com nenhum destes. Sabemos disto.

      Se fosse para consumir qualquer coisa, independentemente do desempenho que o atleta patrocinado tem, seríamos os piores consumidores, pois apoiaríamos o que não é bom. Eu apoio o que é bom, não o que é ruim. Isso faz toda a diferença.

      Pena.

      (Veja comentário do Anderson, logo acima)

  • Pessoal, acho melhor não criar muita expectativa com o Rubens. Ele errou quando falou que os circuitos em que corre na F1 são similares aos circuitos norte-americanos. As pistas mistas dos EUA são bem diferentes em termos de traçados, sendo sua marca registrada as chamadas curvas cegas ou ainda curvas sem referência (ponto de freada, “turn in”).

    Alguns circuitos típicos:
    Barber Motorsport
    Laguna Seca
    Além da própria Infineon, conhecida também como Sonoma

    Há outros exemplos de circuitos com essa marca:
    Virginia International Raceway (VIR)
    Lime Rock
    Mid-Ohio
    Road Atlanta
    Mosport (Canadá) e tantos outros.

    Pouquíssimos circuitos da F1 têm essas características de curvas cegas ou sem referência.

    Não se pode esquecer também que o Rubens não conhece a dinâmica de provas em ovais, se é que ele vai participar delas. É outro mundo!

    Ser patrocinador apoiando Rubens nesse momento é considerada uma operação de altíssimo risco. São poucas as chances dele ter sucesso nessa temporada.

    No entanto, boa sorte.

    • Para o patrocinador pouco importa o desempenho. Importa a exposição. E esta exposição será imensa. Todos estarão de olho no desempenho dele. E assim, verão as marcas estampadas no carro dele.

      • Esse é o problema, prezado Anderson!

        Patrocinadores que só têm como objetivo a grana, independentemente do desempenho.

        Esportistas ruins, patrocinadores péssimos, marcas mal desenvolvidas!

        Uma pena.

  • Nao é o Rubinho que deve esquecer a Formula-1. Somos nós que devemos esquecer a passagem dele pela categoria. Bem falou o Piquet (o único cara lúcido e com coragem pra falar a verdade…) na entrevista que ele deu há alguns anos, sobre o Rubinho. “O cara é lento. Ele pode até fazer um tempo aqui e ali numa ou noutra classificação mas na corrida ele é muito lento. Basta ver os tempos dele e comparar com os que chegam na frente. Ele é quase 1 segundo mais lento pr volta…”
    O CARA É LENTO E CHORÃO! ! ! Já vai tarde e cá pra nós: já ganhou muito dinheiro sendo escudeiro dos outros. Vai gastar essa grana e não enche mais o saco…

  • Calma aí pessoal, também torço para o Rubinho, mas não podemos esquecer que ele não está numa Penske e sim numa KV. Ninguém faz milagres, mas mesmo assim acho que ele vai fazer bonito. Vamos ver.

  • Acho que para nós, meros espectadores e admiradores de boas corridas é edificante ver Rubens na Indy, porém, nada muda oque já é fato, acho que Rubens vai apanhar no primeiro ano e vai “chorar” um pouco mais, porém, acho que ele é esperto o suficiente para se divertir o ano todo, já que em tese, Rubens não tem a obrigação de ser campeão já que é um “novato”, tudo que vier é lucro, ja penso uma Indianapolis 500?! Mas se lever tempo de um Ernesto Viso da vida ai vai complicar, enfim, torço por ele como mais um brasileiro lá fora, como disse no início, prá nós “telespc”, vai ser um barato!

    • Desculpe mas temos que torcer por quem vale torcer e não pelo mero fato de ser brasileiro. Não aguento essa cafonada patriótica. Vamos olhar pra frente. Rubinho já deu. Não vai fazer nada na indy como não fez na F-1. Recordes mediocres. “Maior numero de corridas”, “O cara mais velho da F-1”. “Piloto que mais sambadinhas deu no pódio” (claro, ninguem com um pingo de dignidade comemora daquele jeito idiota, só ele). Chega desse sujeito.

  • VICTOR MARTINS: Um dos caras mais competentes e bem informados do automobilismo… Pena um punhadinho de gente ignorante que comenta de forma acéfala seus posts… ainda mais quando se trata deste fajuto pseudo piloto… VM, seus posts são INDISPENSÁVEIS !!!! Abs

  • não sei se vocês perceberam, mas os tempos em sonoma com o novo carro já foram cerca de 1 segundo e meio mais rápido que a pole do ano passado. E isso porque é teste. Imagina quando ferver mesmo hein!!! JESUS TE AMA!!!

  • Cara, você é muito burro e desinformado. Tempos atrás anunciou Rubens na Renault, segundo uma fonte próxima ao piloto. Fica quieto, meu filho.

  • Boa sorte a Barrichello!!! Apesar de muito criticado pelos brasileiros, é uma das pessoas mais inteligentes e competentes que nasceram nesse país. Enquanto a gigantesca maioria desses críticos não sabem nem escrever direito, ele está milionário, conhece o mundo todo, já garantiu o sustento até dos seus bisnetos e faz o que gosta. Quantos dos seus críticos já conseguiram isso?

  • Victor, apenas para adicionar a sua informação:
    – A Locaweb deverá patrocinar o capacete do Barrica, da mesma maneira como foi no GP Brasil. O acordo não deverá ser para todas as provas (provavelmente St. Petersburgo, São Paulo e Indianópolis pelo menos);
    – Você viu que a Itaipava e a Nestlê voltaram a ter o naming rights (não sei se escrevi direito em inglês) da SP Indy 300. Meu conhecido da Nestlê falou que o acordo com o Barrica ainda está de pé, porém deverá ser somente um patrocínio pontual para esta prova.
    Abraços,

    • Mas o Viso conhece esta pista, assim como os demais pilotos deste teste, o Barrichello não. Ainda assim ele foi mais rápido que o Tony usando exatamente o mesmo carro.

  • se o layout do carro dele for parecido com a logo do BMC Motorsports da Stockcar que vi no site, pode ficar até legal. A combinação preto, azul e branco é bonita.

    • Nao é o Rubinho que deve esquecer a Formula-1. Somos nós que devemos esquecer a passagem dele pela categoria. Bem falou o Piquet (o único cara lúcido e com coragem pra falar a verdade…) na entrevista que ele deu há alguns anos, sobre o Rubinho. “O cara é lento. Ele pode até fazer um tempo aqui e ali numa ou noutra classificação mas na corrida ele é muito lento. basta ver os tempos dele e comparar com os que chegam na frente dele. O CARA É LENTO E CHORÃO! ! ! Já vai tarde e cá pra nós: devia pilotar carrinho de autorama… e ainda assim seria lento…

  • calma ai gente, a indy nem começou, e depois culpam a globo, pelo oba-oba com o Barrichello!
    Não será tão fácil, como nos treinos, e o piloto tem que estar ligado o tempo todo, pois tudo depende do apetite do piloto ao final da corrida, para vencer!
    Schumy e Alonso dois que detestam perder para os companheiros e puxam mesmo o tapete de qualquer um!
    Massa dificilmente se dará bem com o Alonso, lá. Deve mudar de equipe.
    Red bull, está sacaneando o Webber.
    Nem São Schumy salva a mercedes. Quando não se tem equipamento de ponta, nem ele dá jeito!

  • É UM BARRICHELO MAU CARATER, SACANEOU O PIQUET, SACANEOU A ARISCO (que nunca mais voltou ao automobilismo, após tê-lo tirado da choupana em que morava e tinha um acordo comercial – este sem carater vendo a grana da PEPSI em 1995 deu um pé na bunda do dono da ARISCO).
    NÃO MERECE SEQUER UMA LINHA DE COMENTÁRIOS. PENA A POPULAÇÃO NÃO CONHECER AUTOMOBILISMO DE FATO. PENA ESTA EMPRESA BMC….

    • Não se isso que você está dizendo é verdade, mas…..se for, ele deveria ficar com a Arisco quando a Pepsi estava oferecendo mais dinheiro??

      …Ou seja, se você trabalha numa empresa, e outra empresa te faz uma oferta pagando mais, você não muda de emprego só pra ser visto como um “cara legal”..??

      Acho que você está confundindo “caráter” com “interesse profissional”……Isso é muita vontade de querer criticar alguém, hein??

    • Quem é vc p/ falar isso Ivan? E você acha que entende de automobilismo? hahaha é um coitado mesmo, primeiro pq não conhece a pessoa Rubens Barrichello e depois não sabe da metada de história da Arisco. Vai procurar sabe das coisas primeiros ENTENDIDÃO!!!

  • eu apenas gostaria de saber os tempos dele e do resto da cambada, pra ter uma idéia de como ele foi, se ele foi combativo como nos testes em sebring….