MENU

29 de fevereiro de 2012 - 13:27Automobilismo brasileiro, F-Indy, TV

Lá é como ali

SÃO PAULO | Só uma notinha de bastidor: a Bandeirantes sabe tudo que vai acontecer amanhã na coletiva de Barrichello, marcada para a hora do almoço em São Paulo. Absolutamente tudo. Sabe que Rubens vai confirmar sua chegada à Indy pelas mãos da KV, com patrocínio da BMC. Mas tem a determinação de não falar nada.

A atitude é semelhante à que a Globo tomou quando Senna assinou com a Williams — foi informada da assinatura e logo mandou equipe para cobertura do anúncio, sem antes noticiar em suas mídias o fato.

Assim caminha o jornalismo brasileiro.

Adendo 1: tanto a Bandeirantes sabe do que se trata que a coletiva de amanhã está sendo tratada como evento de gala. Todas as suas equipes estão preparadas para a cobertura. Rádio e TV vão transmitir até ao vivo.

92 comentários

  1. Luis Vieira disse:

    Só lembrando…

    A Bandeirantes paga (e caro) pela transmissão e exclusividade na Indy (assim como a Globo pra F1, etc). Voces acham mesmo que a Bandeirantes entregaria a noticia de mão beijada (e sem custo) para toda a imprensa ter a mesma visibilidade/cobertura deles?

    Para!!!! Midia é mundo corporativo, entendam. Não tem gente boba, se pegam pra transmitir uma categoria vão usar de todas as formas (legais) pra ter vantagens nos assuntos relacionados.

    Também gostaria que nao fosse assim, que todos fossem iguais, que todos pudessem transmitir qualquer evento, etc… Mas o mundo não é assim!

  2. Infelizmente poucos são os jornalistas que querem dar o furo hoje em dia.

    A mídia, em geral, prefere todo um teatro em torno de um sentimento chamado ‘ganância’, que eles mascaram com o patriotismo.

  3. juares disse:

    Todo mundo já sabe, mais o evento é p/ atrair mais patrocinadores e audiência p/ o Rubinho e a BAND que vai sair ganhando.
    Quem vai sair perdendo é o piloto Helio Castroneves que não tem muitas noticias relacionadas na cobertura da Indy por conta de seus patrocinadores ou outros problemas pq a emissora não da enfase ao piloto como deveria.

  4. Fala pessoal.
    Esse negocio de não anunciar antes é marquetingui,,, fazer o que. Hoje em dia tudo é por dinheiro, eles visam o lucro e nada mais. Vejam vocês que até empresas farmacêuticas visam somente o lucro, que dirá uma empresa de televisão. Me fez lembrar de um café filosófico que vi na tv cultura, onde o Ivan Capelatto dizia, “Falta Lucido no mundo, só 5% das pessoas são Lucidas, e uma das definições de lucidez é: (Lucido é aquele que tem responsabilidade infinita pelo outro)” Abraços a todos..

  5. João de Oliveira disse:

    Pessoal,

    não vejo problema nisso, vocês esquecem que a maioria do país ainda não tem acesso à internet e que o maior meio de divulgação ainda é a televisão?

    Se informam isto fazendo uma coletiva ou com apenas uma chamada ao vivo é problema deles. Com certeza, todo as mídias mundiais já sabem, mas alguma divulgou em programas de tv?

  6. Marcelo Uchoa disse:

    Eu simplesmente nao entendo esse tipo de gente que lê um Blog que não gosta. Acho isso mais idiota que segurar informação.
    “VM, vc não presta” “VM, seu blog é um lixo e vc tbm” “VM, vc roubou meu lanche do recreio”.
    Alias, idiota sou eu que ainda lê os comentarios. Nostalgia da época em que tinham comentarios inteligentes e pertinentes dos leitores por aqui.

  7. Fábio disse:

    Gente… entendam o seguinte.

    O sene (lá em cima) bem disse: marketing!!! Pensem qual seria o impacto publicitário dessa coletiva se todos já soubessem, oficialmente, que Rubens correria na Indy. Seria como transmitir um VT de uma corrida que o Brasil inteiro assistiu ao vivo.

  8. Alex disse:

    Não é possível que as pessoas não entendem que é tudo um jogo, até os vazamentos de notícias. Estre tipo de “vazamentos” e amarração de notícias tem como objetivo aumentar o falatório e com isto aumentar o tempo de exposição na mídia. Parece que todo mundo é ingênuo, ou é? Vítor, você com certeza sabe disto. Todas as vezes que um carro será lançado “oficialmente”, já se foram meses, às vezes até ano em que imagens “vazaram”, que dirigentes das montadoras deram pequenas dicas “inconscientemente”. Faz parte do jogo e o que interessa não é dizer que a Band ou Globo são um bando de empresas que só pensam em dinheiro. Quanta besteira, são empresas (negócios) e realmente só existem com um único objetivo que é fazer dinheiro. Infelizmente um jogo do Corinthians ou do Flamengo dá mais público e portanto mais dinheiro. O pessoal que fica descendo o pau vive em que planeta e em que época? Bem ou mal esta “é a realidade” e quem gosta de carros e corridas como eu que se dane, é assim que funciona o nosso planetinha Terra.

  9. Carlos disse:

    Caro Vitor, acho que Sao situações distintas o costume da Globo em fazer matérias exclusivas antes da liberação da noticia para toda a mídia e o que a Band vai fazer. como ela é que transmite a corrida pela tv, nada mais justo do que capitalizar com o anuncio do Barrica. Quanto ao que a Globo faz, é ruim, um desrespeito com os outros jornalistas e, na maioria das vezes com a conivência do entrevistado. Como, em minha opinião, é um discurso perdido, é melhor você continuar fazendo o bom jornalismo que faz e não perder tempo se indignando com o inevitável.
    Agora, uma pergunta, o que essas viuvas do Tarso Marques acham que estão fazendo levantando essa bandeira a todo momento e em qualquer assunto?

  10. O Rubens Barrichello é um cara que muda de opinião rapidinho há um mês atrás ele dizia que jamais iria para F-Indy e jamais iria corre em ovais e agora deve confirmar sua ida para Indy, começando sua choradeira por lá.

  11. Rafael disse:

    É uma bosta mesmo, os caras da bandeirola não aprenderam com as cagadas da Globo ! Faça-me o favor…

  12. Pedechinelo disse:

    Este canalha nāo merece uma linha de comentários…VM, continue com sua qualidade de jornalismo alto nível…vejamos este pé de chinelo se enterrar na nova categoria…

  13. Renato Gonzales disse:

    Ué, mas por que vocês falam da Band se também não anunciaram nada no portal Grande Prêmio?

    Até o momento, não consta nenhuma matéria no site de vocês sobre isso, do tipo “Barrichello confirmado na Indy: saiba tudo sobre o acerto”.

    Parece que vocês não conseguiram apurar esses detalhes e aí querem sentar a lenha no veículo que tem as informações privilegiadas.

    Ora, isso se resolve furando a Band e publicando tudo antes. Bem tranquilo.

  14. marcos bacaro disse:

    …oque vai dizer os Globais………”comentáristas”

  15. marcio disse:

    o mimimi dos excluidos!!!!!

    buaaaaaaa!!!!

  16. renan disse:

    MAIS UMA VEZ A ESCOLA SENSACIONALISTA DO FLAVIO GOMES EM PRATICA
    NAO SE CONTENDO DE FAZER ATAQUES AO TARSO MARQUES,AGORA ATACAM
    A BAND…….LAMENTAVEL

    • victor disse:

      VM responde: Hahahahaha, temos um vencedor.

      • Joubert Amaral disse:

        Só um adendo de um profissional de comunicação:

        O que o Grande Prêmio fez no caso do Tarso Marques, foi jornalismo puro, da maneira que deveria ser feito por muitos outros veículos de comunicação (que não o fazem ou esqueceram como fazer).

        Quanto ao caso da coletiva de Barrichello e a Band estar ciente do que é, antes mesmo do próprio anúncio, não vejo isto como jornalismo, mas na verdade como “Marketing”. A Band é detentora dos direitos de transmissão da Indy, produto em baixa em sua grade e uma divulgação como esta, é tudo o que eles precisavam (a Globo fez a mesma coisa com o anúncio de Bruno Senna).

        Não vejo o Victor ou o Flávio como sensacionalistas. Os vejo como Jornalistas de uma antiga escola, que vêm sendo cada vez mais deturpada por “pseudo cozinheiros”.

  17. Marques disse:

    Como não é nada que vá mudar o curso da humanidade, não vejo nada de errado em não “dar o furo” que todos mais ou menos sabem. Questão de patrocínio, propaganda e acho que nesse caso é justificado.

  18. Eduardo disse:

    Olha, eu acho que amanhã em “Casos de Família” a família de Barrichello vai estar lá com o tema:

    “Silvana deve, ou não deve, deixar ele andar nos ovais?”

  19. Alexandre Scaglia disse:

    E quer saber? Diz uma coisa aí, Victor: a Folha já apurou alguma coisa sobre a coletiva de amanhã?

  20. Alexandre Scaglia disse:

    Eu ia fazer uma piada sobre o assunto, mas depois de ler alguns dos comentários deu até desânimo… Pelamor! O jornalismo vai de mal a pior. Melhor nem falar sobre os leitores.

  21. Gilmar de Souza disse:

    _ Barrichello na Indy!
    _ Assistirei a todas as corridas…
    _ A Band vai transmitir? Ihhhh!
    _ Será que vou ver alguma?
    Espero respeito aos telespectadores e amantes do automobilismo.
    Gilmar de Souza.

  22. sergio disse:

    já sei, vc ta morrendo de inveja da BAND!!

  23. Major disse:

    O grande prêmio tb sabe, ou nao sabe? O cara e a atracão, a emissora e quem transmite, o grande prêmio tb pode mandar suas equipes para lá tb ou e exclusivo da Band? Que mal há nisso? No meio jornalístico isso e falta de ética? Tempos atras foi você disse aqui no seu blog que surgiriam fatos bombásticos da stock e até agora nada, mas blog de jornalista nao vale? Ou vale?

  24. Max disse:

    Pra mim estão certos e não há nada de mais nisso.
    Melhor que noticiar ao vento que Kimi fechou com a Williams e depois o negócio “melar”, como foi o caso, e não se confirmou, mas foi manchete em várias mídias.

  25. TUNICO disse:

    VOCÊ É UM MENINO MIMADO QUE NÃO ACEITA CRÍTICAS.
    SEMPRE RESPONDENDO COM DEBOCHES.

  26. EduardoRS disse:

    Eu até entenderia Band e RG fazerem dessas há uns 10 anos atrás. Mas hoje em dia, quando as notícias voam pelo Twitter e outros canais da internet e invariavelmente chegam ao público geral muito antes da TV, essa “tática” acaba se tornando uma idiotice. Chega a dar vergonha alheia.

    E duvido que a Band transmita mais de meia dúzia de corridas ao vivo esse ano. As corridas nos EUA caem no mesmo horário do sacrossanto futebol. Podem até ressucitar o Senna e botar ele na Indy, que ainda assim a prioridade vai ser Sport Recife x Corinthians.

    • André França disse:

      Acontece que a grande massa ainda não é tão conectada,e mesmo se for, só acompanha automobilismo que é interessado em automobilismo, ou seja, mais uam vez a grande massa não tá sabendo de nada, e vão achar bacana a Band “oficializar” mais um Brasileiro com chances de ganhar lá fora, com o mundo contra ele, etc etc e etc…

  27. Osmar Tellos disse:

    O Rubinho vai anunciar que vai correr na Indy, no programa AGORA É TARDE,

  28. Joao disse:

    Vocês têm é mania de criticar as grandes TVs por qualquer coisa… Eles tão certos em fazer um belo evento e ganhar visibilidade…

  29. playmobil disse:

    legal a band ter a notícia em primeira mão, resta saber se vai continuar tratando a indy como segundo plano ou vai enfim assumi-la como evento de grande porte….porque, se for pra transmitir compactos ou mesmo não transmitir por causa do futebol ou de sei lá o que, preferível então nem fazer este alarde todo.

  30. Luiz Felipe disse:

    E a Globo também fez “reportagens furos” com as contratações do Lucas Foresti, felipe Nars e Luiz Razia, ao mesmo estilo do que fizeram com B. Senna.

  31. Captain Blah disse:

    bando de pela saco, a convenção de Genebra deveria proibir comentários em blogs.

  32. Gustavo disse:

    Acho que quando se tem um furo de reportagem ou a possibilidade de exclusividade não há motivos para sair espalhando a informação, questão de atração de audiência. Também pode ser uma questão contratual ou de patrocínios. Se não fosse assim não estaria todo mundo falando de amahã. Nada de mais. O erro, aí sim, é não passar as corridas ao vivo, seja na Band ou no Bandsports, algo que a Globo ainda não faz com a F1.

  33. Silas Rafael disse:

    Mas qual a duvida que Barrichello, vai correr na Indy?
    E tem mais o que isso vai mudar na minha vida em saber 24h antes ou até mais que o Rubens, vai para Indy? Bem ou mal ele estara la com os milhões que adquiriu em sua vida de piloto.
    Torço por ele e gosto de automobilismo, ele na Indy ou na Stock, seja aonde for.
    A noticias e noticias concordo plenamente.

  34. Tiago disse:

    hahaha
    que engraçado isso…

    Mas pra que tanto alarde, se todo mundo já sabe?
    Na verdade não tem nada demais esse lance da Band, porque todo mundo ja sabe que o Barrichello vai correr pela KV, com patrocínio brasileiro e tudo mais.
    Se todos sabem (ou esperam isso), qual a real vantagem de esconder a “notícia, o furo”?!

  35. Diogo disse:

    Victor, a coletiva foi propositalmente marcada para ao meio-dia porque é o horário do programa Jogo Aberto. As coletivas, principalmente de futebol, alavancam o Ibope do programa. Não estranhe se, durante a coletiva, o Téo José entre “ao vivo” ou haja uma pergunta do Denílson ou do Neto.

  36. Alexandre Fernando, O Sovinil. disse:

    Hehehe … foi mal, mas eu achei mais graça no comentários e réplicas do VM do que na matéria em si …
    E como ele mesmo já disse, lá pelos idos dos anos 70: “Avisa ao formigueiro, vem aí tamanduá …”

  37. Fernando disse:

    Isto era óbvio…porque se não fosse correr na Indy, faria apenas o primeiro teste e nada mais…como ocorreu com Senna na Penske em 1992. Portanto, a Band vai apenas formalizar o que todo mundo já sabe.

    • André França disse:

      a Band não vai formalizar nada, quem tem que formalizar alguma coisa é a KV e o Barrica.
      A bronca toda é essa. Apesar deu achar que tem coisas no jornalismo muito mais serias e graves do que segurar um anuncio desses…

  38. Alexandre Lourenço disse:

    A Globo pode ate ter os seus defeitos mas respeita os seus produtos com relação a visibilidade e renovação , não importa se ele é bom ou não ,mas todos eles tem o seu devido espaço.
    A Indy na Band é uma tremenda “hipocrisia”,nos tempos em que era só IRL as corridas eram na maioria delas aos sábados de noite em ovais e aposto que davam uma boa audiencia.
    Esse negócio de VT apos o jogo nem me interessa mais por que vejo pela internet ao vivo ,esperar pra que?O Barrica deve ter tido problema em arrumar patrocinio em parte por causa disso,evento em VT não ajuda em nada.

  39. Andre Luiz disse:

    Victor, boa tarde.
    Tenho uma pergunta simples: um piloto q nunca disputou uma corrida no oval, com quanto tempo ele se adaptará ????
    Vc acha muito complicado para o Rubinho???
    Tem algum piloto q conseguiu resultados bons mesmo sem ter experiencia no oval???
    Como Mansell foi no seu primeiro ano de Indy???

  40. Junior disse:

    Honestamente, não vejo nada de errado nisso. Isso funciona assim. As “grandes” notícias são sabidas por alguns que “seguram” as mesmas. Faz parte do show. Seja com um álbum novo duma banda, um grande show, filme, etc. Então, não vejo nada de errado em segurar uma notícia desse tipo. Não é algo que vá pôr a vida de alguém em risco como uma epidemia. É só show. É só uma esporte. É só diversão. Não é nada realmente sério que: “Ó, vá ferir o jornalismo honesto e correto, e como são heróis os pobres jornalistas que lutam pra passar uma informação antes dos outros e bla bla bla”. Acho que vocês do Grande Prêmio, infelizmente, andam bastante sensacionalistas. Não que a Band ou a Globo sejam santas. Não são. Mas nesse meio, ninguém é. Nem vocês. Nem eu, nem ninguém…

    • victor disse:

      VM responde: Nós somos sensacionalistas. Omitir uma informação não tem nada de mais. Realmente, você está bem certo…

      • Gutemberg disse:

        Como dizia Roberto Marinho: “O Importante´não é o que publico, mas o que NÃO publico.”

      • Junior disse:

        Não é bem uma “informação”. É show. Não vai prejudicar a vida de ninguém. É só negócio. É só entretenimento. Sendo assim, não é uma “omissão”. É só um cara que vai correr de carro. Não a descoberta do câncer ou do HIV…

        • victor disse:

          Cara, olha o argumento que você tá dando, misturando corrida com doença. E nós somos sensacionalistas…

        • Felipe Mazorca disse:

          Cara, ter uma notícia relevante e não divulgar é um desrespeito ao leitor/ouvinte/espectador. Eu entendo perfeitamente exclusivas. Sou assessor de imprensa e sei que a estratégia de divulgação incluiu exclusivas. Mas a exclusiva é feita justamente para dar o “furo”, o que não aconteceu com Globo ou Band. Elas foram as únicas no evento, mas não noticiaram a seu público com antemão.

    • Pedro Jungbluth disse:

      Cara, a visão do Júnior em parte está certa… e a defesa do Victor, em parte, é pura demagogia…

  41. Sergio Melo disse:

    Eles estão mais do que certo. Para que noticiar algo agora se os patrocinadores que bancam a brincadeira desejam que saia toda as informações, junto com as imagens do Barrica atrelado as marcas dos patrocinadores amanhã. Simples!
    O valor é alto e tem que trazer retorno. Estão mais do que certo. Amanhã todos os meios de comunicação especializado terão a imagem do Barrica ligado as marcas. Muito sucesso ao homem que mais andou com um F1 da história. Que faça bonito na América.

    • Daniel disse:

      É vero. O motivo é simplesmente este. Se todos envolvidos vão ganhar fazendo o anuncio bonitinho com firulas e etc, a Band não ia fazer feio com todos eles apenas para agradar algumas pessoas.
      Jornalismo não é uma coisa certa. Imparcialidade é parcial. Há casos que publicar uma notícia, um furo, é pior que não publicar.

      • victor disse:

        VM responde: Que absurdo…

        • thiago disse:

          não acho que seja um absurdo VM. Como você bem sabe, uma coletiva é sempre o ultimo passo de uma divulgação, um evento usado para dar magnitude a uma noticia, ou anuncio, e nesse caso é algo válido. Se a empresa acha que pode ganhar mais visibilidade ainda garantindo um espaço a mais em um veículo de grande repercussão…pq não? Mas veja bem, pra mim existem casos e casos, noticias e noticias. Nesse caso especifico, acho válido sim.

          • victor disse:

            VM responde: A coletiva é do Barrichello na Indy. Não da Bandeirantes. Ponto.

          • thiago disse:

            concordo, mas acho que se o staff do barrichelo e, pq não, da KV resolveu que essa seria uma forma de atrair mais atenção da midia, patrocinadores e público, é valido. Vamos ser sinceros, pois também sou formado em jornalismo e trabalho como assessor, não é exatamente algo novo.

        • fabio souza disse:

          Absurdo mesmo, pelo argumento dos cara. Acho que a coisa é mais simples: A Band é parceira comercial dos envolvidos, inclusive patrocinadores, daí não poder dar o furo. É meio que um ônus da posição que eles tem atualmente. Que aguentem os outros dando furos neles. :)

          • fabio souza disse:

            Mas eles realmente poderiam capitalizar pelo menos anunciando que amanhã ele faria um anuncio sobre sua carreira, se vai realmente pra Indy ou não, sem maiores detalhes. Não se omitiriam, e não comprometeriam nada, pois já tá na boca do povo.

        • Daniel disse:

          Eu realmente fico confuso.
          Hoje rubens fará uma COLETIVA(onde teoricamente é algo público, não só a BAND) para seu anúncio da sua ida a Indy(coisa que todos que estão acompanhando seus testes e comentários já sabem ou imaginavam).
          Nunca houve um FURO(algo inesperável e abalante) sobre isso, talvez nem um arranhao. Assim como a band não publicou em seus canais de comunicação, vocês do GP não publicaram no site também. Se limitaram a publicar em seus respectivos blogs, algo mais informal/parcial.
          Por sinal, não é raro encontrar títulos de notícias no GP um pouco “deturpadas” para chamar mais atenção.
          Mas ok, cada um vende seu peixe como acha que deve. Assim como a BAND.
          Agora ABSURDO jornalístico-esportivo que espero que a BAND não faça, é por ex a globo em 2009 no gp do brasil colocarem seus reporters com toalhas esperando ver o Button para “secá-lo”.

          Mas é engraçado quando pessoas se agarram em “verdades universais”.

          • Daniel disse:

            Pois bem, acabei de visitar o site da BAND(nao tinha feito ainda) e dou mais razão ao VM.
            Esta lá (11;03 AM de hoje), de cara a maior foto do site(destaque numero) com “Rubens Barrichello anuncia nesta quinta-feira seu futuro no automobilismo”.
            Pra ser DESTAQUE assim, não seria a toa.
            No texto, no último parágrafo:”Na coletiva desta quinta, o brasileiro informará se conseguiu os patrocinadores para participar da Indy ou se seguirá novos rumos no automobilismo. ”
            Aí realmente é putaria.
            Se sabem e querem fazer doce em não noticiar até o momento exato, que façam(eles podem perder com outro anunciando), mas não ficar brincando com a notícia. Aí é outra história.

      • Felipe Mazorca disse:

        “Imparcialidade é parcial”. Essa foi pra entrar nos anais…

  42. Alexandre Lourenço disse:

    A Indy vai crescer tanto dentro dos EUA que aki no Brasil a Band não vai poder mais segurar ela na sua grade dominical por que afinal um evento desse porte não pode continuar em segundo plano numa emissora e em um país que é só do futebol!!!
    Quero a Indy numa emissora que possa de dedicar com um pouco de exclusividade a ela, seja lá em qual horario ela for pro ar.

  43. André disse:

    A Globo podia botar o furo no JN, se antecipar e dar a notícia. Seria mítico.

  44. Phillipe disse:

    É até chocante ver que a Band vai transmitir algo relacionado à Indy, e ao vivo! Quantas corridas será que eles vão passar este ano?

  45. Savio Silva disse:

    Agora que a Band sabe que o Barrichello vai para a Indy. Não duvido que a partir da semana que vem eles aumentem os ingressos para a SP Indy 300. Provavelmente eles vão usar o argumento que o primeiro lote acabou e vão pelo menos aumentar os ingressos entre 50 a 100 reais do preço que já está estabelecido.

    • Danilo Candido disse:

      Putz, excelente dica, estava pensando em ir à corrida…acho melhor então comprar logo o ingresso, hehehe…não duvido também que façam isso mesmo !

  46. Gabriel Souza disse:

    Compromisso com a informação, acima de tudo. Cadê?

    Temo pelo futuro…

    Abraço!

  47. Márcio Haddad disse:

    Lisura, Idoneidade, imparcialidade tudo isso é “coisa antiga”

  48. É melhor um furo na mão do que dois voando. Parabéns jornalismo brasileiro.

    • Sene disse:

      Jornalismo brasileiro??? isso é piada neh!!! não existe jornalista esportivo nas grandes radios, tvs, e jornais, existe apenas marketeiros. Profissionais que se dizem jornalistas mas estão fazendo reportagens apenas de quem paga a eles ou o grupo a qual ele recebe o tutu.

      Ainda bem que existe os blogs para contar um pouco mais de tudo o que acontece, não somente o que pagaram para passar.

      :D

  49. Virgilio disse:

    E qual a vantagem de segurar uma informação, por 24 horas, que todos já sabem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>